Pesquisas em Modelagem na Educação Matemática no Estado do Paraná
Prof. Dr. Dionísio Burak
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Mesa Temática 1 | Que modelagem acontece na sala de aula?
|
Mesa Temática 2 | Avanços da pesquisa em Modelagem na Educação Matemática Paranaense: debates emergentes |
Mesa Temática 3 | Modelagem Matemática e Formação de Professores |
Mesa Temática 4 | Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais
|
Minicurso 1 | Modelos Matemáticos e seus usos para o ensino e a aprendizagem: uma perspectiva filosófica texto
|
Minicurso 2 | Autenticidade em atividades de Modelagem Matemática e Formação de Professores texto
|
Minicurso 3 | Competências em atividades de Modelagem Matemática texto
|
Minicurso 4 | Práticas com Modelagem Matemática: reflexões a partir da BNCC e do Novo Ensino Médio texto
|
Minicurso 5 | Modelagem Matemática: práticas na perspectiva de uma nova racionalidade texto
|
título | autores | arquivo |
---|---|---|
“Ah, vá plantar batatas!”: uma investigação apoiada na Modelagem Matemática | Márcio Adriano de Oliveira Junior Wellington Piveta Oliveira |
texto |
A Dimensão Social do Significado em uma Atividade de Modelagem Matemática | Thiago Fernando Mendes Kassiana Schmidt Surjus Lourdes Maria Werle de Almeida |
texto |
Análise de Produções Científicas em Contexto de Modelagem Matemática | Elaine Cristina Souza Gomes Marcelo Henrique Tomacheusk da Rosa Isabella Francisco Michele Regiane Dias Veronez |
texto |
Análise do Desenvolvimento de Competências dos Alunos em uma Atividade de Modelagem Matemática | Ana Paula Zanim Lourdes Maria Werle de Almeida |
texto |
Aprender e Ensinar com Modelagem Matemática: algumas impressões reveladas | Letícia Barcaro Celeste Omodei Karina Alessandra Pessoa da Silva |
texto |
Aproximações entre Modelagem Matemática e Experimentação Didática Reveladas a partir de uma Revisão Sistemática de Pesquisas Nacionais | Paulo Henrique Hideki Araki Lilian Akemi Kato |
texto |
Articulações entre Modelagem Matemática e Formação de Professores em Dissertações e Teses | Emanueli Pereira Alcides José Trzaskacz Larissa Cristina Rotta Galdioli Michele Regiane Dias Veronez Paulo Henrique Rodrigues |
texto |
As Fases da Modelagem Matemática e a Constituição de um Ciclo de Modelagem de uma Atividade desenvolvida com Alunos do Ensino Fundamental | Erica Moletta Jeniffer Paula da Cruz Ana Paula Zanim Michele Regiane Dias Veronez |
texto |
Avaliação Formativa e Modelagem Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Nágela Martins Karina Alessandra Pessoa da Silva Marcele Tavares Mendes |
texto |
Características do Pensamento Criativo manifestado em Crianças envolvidas numa Atividade com Modelagem Matemática | Rosângela Maria Kowalek Gabriele Granada Veleda |
texto |
Conceitos de Geometria emergentes na Fase Resolução em uma Atividade de Modelagem Matemática | Élida Maiara Veloso de Castro Rosângela Maria kowalek Joice Caroline Sander Pierobon Gomes Kassiana Schmidt Surjus Lourdes Maria Werle de Almeida |
texto |
Concepções de Aprendizagem na Modelagem Matemática: um olhar para dois eventos da área | Joice Caroline Sander Pierobon Gomes Rosângela Maria Kowalek Lourdes Maria Werle de Almeida |
texto |
Educação STEAM em uma Atividade de Modelagem Matemática sobre Acessibilidade | Tatiane Cristine Pessoa Karina Alessandra Pessoa da Silva |
texto |
Estratégias Metacognitivas delimitando Hipóteses e Simplificações em Atividades de Modelagem Matemática | Élida Maiara Velozo de Castro Lourdes Maria Werle de Almeida |
texto |
Formação de Professores e as Fases para Ambientalização com a Modelagem Matemática | Debora Coelho de Souza Claudia Carreira da Rosa |
texto |
Modelagem Matemática associada ao Pensamento Funcional: uma atividade a partir de dados de um Pluviômetro Caseiro | Gizele Antunes da Luz Adriana Helena Borssoi |
texto |
Modelagem Matemática e a Pandemia de Covid-19: possibilidades educacionais | Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Bianca de Oliveira Martins Jeferson Takeo Padoan Seki Rudolph dos Santos Gomes Pereira |
texto |
Modelagem Matemática e as Percepções dos Futuros Professores: medos, possiblidades e limitações | Claudia Carreira da Rosa Debora Coelho de Souza Vanilda Alves da Silva |
texto |
Modelagem Matemática e Educação Financeira: uma discussão sobre endividamento | Vanicleia Marinho De Melo Bruna Oliveira Belo Dionísio Burak Laynara dos Reis Santos Zontini |
texto |
Modelagem Matemática e Física Teórica na Formação Inicial de Professores | Janayna da Costa Goulart Leônia Gabardo Negrelli |
texto |
Modelagem Matemática e o Ensino de Geometria: uma revisão narrativa de literatura | Talita Dutra da Hora Bianca de Oliveira Martins Lourdes Maria Werle de Almeida |
texto |
Modelagem Matemática na Educação Básica: um estudo a partir dos produtos educacionais no estado do Paraná | Thiago Bezerra Figueiredo Geovani Nunes Aguiar Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
texto |
Modelagem Matemática na Educação Infantil: bibliografias publicadas no Estado do Paraná | Jaqueline Bilek Horst Dionísio Burak |
texto |
Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: a ludicidade como uma característica da investigação de temáticas associadas à realidade | Antonella Fernandes Emerson Tortola |
texto |
O que um Problema de Modelagem tem a oferecer para as Aulas de Matemática? Uma análise à luz da linguagem | Michael Felipe Koga Emerson Tortola |
texto |
Princípios da Aprendizagem Significativa em Práticas de Modelagem Matemática na Educação Básica: um mapeamento do EPMEM | Samuel Francisco Huf Viviane Barbosa de Souza Huf Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Dionísio Burak |
texto |
Reflexões sobre as Orientações e Intervenções de Duas Professoras que viveram uma Primeira Experiência com Modelagem Matemática | Rosângela Maria Kowalek Maricleusa Ingles da Silva Gomes Isabela de Fátima Halila Marcondes Michele Regiane Dias Veronez |
texto |
Simulação e Modelo Matemático em Modelagem Matemática: que interrelações podem ser estabelecidas? | Jeferson Takeo Padoan Seki Bianca de Oliveira Martins Talita Dutra da Hora Geovani Nunes Aguiar Lourdes Maria Werle de Almeida |
texto |
Sobre o Papel da Modelagem na Aprendizagem da Matemática: uma interpretação pautada numa perspectiva wittgensteiniana | Emerson Tortola Jeferson Takeo Padoan Seki Lourdes Maria Werle de Almeida |
texto |
Um Mapeamento das Pesquisas Scricto Sensu de 2016 a 2022 que abordam a Modelagem Matemática nos Anos Iniciais | Lilian Gislaine Pereira da Silva Jocieli Jocoski Gabriele Granada Veleda Michele Regiane Dias Veronez |
texto |
Um Olhar para as Regras em uma Atividade de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: uma perspectiva wittgensteiniana | Edcléber Carvalho dos Santos Emerson Tortola |
texto |
Um Olhar sobre a Validação em uma Atividade de Modelagem Matemática | Rosângela Maria Kowalek Lourdes Maria Werle de Almeida |
texto |
Uma Análise de Diagramas Semióticos Construídos por Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma Atividade de Modelagem Matemática | Susane Cristina Pasa Pelaquim Karina Alessandra Pessoa da Silva |
texto |
Uma Análise dos Relatos de Experiências da XI CNMEM a partir dos Conceitos de Classificação e Enquadramento | Bruna Santos de Souza Marilaine de Fraga Sant'Ana |
texto |
Uma Atividade de Modelagem Matemática interpretada por Lentes Semióticas | Thayná Felix dos Santos Liane Maria da Silva Ariely Aparecida Caruzo Michele Regiane Dias Veronez |
texto |
Uma Proposta de Atividade de Modelagem Matemática na Perspectiva Sócio-crítica: cálculo da pena de reclusão | Caio Cesar Moreira Pinto Lourdes Maria Werle de Almeida |
texto |
Uso de Tecnologias Digitais nas atividades de Modelagem para o ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática | Alessandro Ribeiro da Silva Eugenia Brunilda Opazo Uribe Claudia Carreira da Rosa |
texto |
Usos e Funções de Tecnologias Digitais no Desenvolvimento de uma Atividade de Modelagem Matemática | Ariel Cardoso da Silva Lourdes Maria Werle de Almeida |
texto |
título | autores | arquivo |
---|---|---|
“Comprar ou Fazer em Casa o Pão?” Um Estudo realizado através da perspectiva da Modelagem Matemática | João Angelo da Costa Masnik Aline Zavadzki Cintia Carolina Luczynski Moisés |
texto |
Análise de Modelos no Estudo do Pêndulo Simples em uma Atividade de Modelagem Matemática | Nabila Iasbik Giroti Adriana Helena Borssoi Karina Alessandra Pessoa da Silva |
texto |
Estudando Matematicamente Informações sobre Redes Sociais: uma primeira experiência com Modelagem Matemática | Tais Mara dos Santos Karina Alessandra Pessoa da Silva Adriana Helena Borssoi Henrique Rizek Elias |
texto |
Modelagem Matemática como uma Metodologia de Ensino para determinar Áreas de Construções da Escola: relato de uma experiência | Marcos Vinicius Graciano Garrido Karina Alessandra Pessoa da Silva Rodolfo Eduardo Vertuan |
texto |
Modelagem Matemática e a Investigação do Espaço Escolar: um relato sobre as resoluções de estudantes de quintos e sextos anos | Maykon Jhonatan Schrenk Rodolfo Eduardo Vertuan |
texto |
Modelagem Matemática e a Organização da Rotina: um relato da experiência vivida | Denise Schwendler Tiago Emanuel Klüber Carla Melli Tambarussi |
texto |
Modelagem Matemática e Ensino Remoto – relato de uma experiência em tempos de pandemia | Camila Iorio Marton Rodolfo Eduardo Vertuan |
texto |
Modelagem Matemática e o Uso Consciente dos Recursos Naturais: o “custo” da energia elétrica do banho | Elhane de Fatima Fritsch Cararo Lenoar Eloi Cararo |
texto |
Modelagem Matemática e Razão Áurea: relato de uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental | Marina Cunha Ferreira Emerson Tortola Karina Alessandra Pessoa da Silva |
texto |
Modelagem Matemática e Tecnologia: prática sobre a Copa do Mundo de 2022 | Maycon dos Santos Fraga Josias Reis Lima Cassio Tadeu Caldas Dionísio Burak Laynara dos Reis Santos Zontini |
texto |
Modelagem Matemática em um Contexto Interdisciplinar: o lançamento oblíquo utilizando arco e flecha | Eduardo Cesar Tonin Adriana Helena Borssoi Karina Alessandra Pessoa da Silva |
texto |
Modelagem Matemática no Ensino Remoto: um olhar para as interações desenvolvidas | Gabrielly Giovana Pereira Senes Bárbara Cândido Braz |
texto |
Modelagem Matemática no Ensino: primeiras experiências de uma professora em formação inicial | Jeniffer Paula da Cruz Letícia Barcaro Celeste Omodei |
texto |
Modelagem Matemática resgatando a Construção Histórica e Cultural de Estudantes da Educação do Campo | Viviane Barbosa de Souza Huf Samuel Francisco Huf Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Dionísio Burak |
texto |
Modelagem Matemática: uma experiência com a Educação Financeira no Novo Ensino Médio | Elhane de Fatima Fritsch Cararo Carlos Roberto Ferreira Caroline de Farias Alves Pablo Saldanha da Luz |
texto |
Os Poliedros de Platão: uma proposta de atividade para estudantes com altas habilidades/superdotação | Fernanda Celestino dos Santos Espanhol Elhane de Fatima Fritsch Cararo |
texto |
Pavimentação Asfáltica: uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Matemática | Nagmar Ferreira de Souza Rosangela Ramon Tiago Emanuel Klüber |
texto |
Prática de Modelagem Matemática em uma Atividade sobre Volume de Balões | Priscila de Castro Barros Greca Karina Alessandra Pessoa da Silva |
texto |
Quando uma Atividade de Modelagem Matemática parece “não dar certo”: relato de uma experiência no contexto da Educação Matemática Inclusiva | Aline Keryn Pin Rodolfo Eduardo Vertuan |
texto |
Relato de uma Aluna do Residência Pedagógica no Desenvolvimento de uma Atividade de Modelagem Matemática | Maria Isabela Galvani Zussa Emilly Gonzales Jolandek Lilian Akemi Kato |
texto |
Relato de uma Atividade de Modelagem Matemática: lavando peças com material corrosivo | Silvio César Mendonça Renato Francisco Merli |
texto |
Retomando Conceitos de Medidas Convencionais e Não-Convencionais em uma Prática com Modelagem Matemática | Suzana Lovos Trindade Karina Alessandra Pessoa da Silva |
texto |
Revisitando Conteúdos Matemáticos no Desenvolvimento de uma Atividade de Modelagem Matemática | Ana Caroline Zampirolli Ana Caroline Frigéri Barboza Érica Gambarotto Jardim Bergamim Lilian Akemi Kato |
texto |
Um Estudo sobre a Viabilidade da Energia Fotovoltaica pelo Viés da Modelagem Matemática | Paula Délis Baum Ediane Elita Carlos Lilian Kellen Pacheco Tumasz Laynara dos Reis Santos Zontini Dionísio Burak |
texto |
O Encontro de Modelagem na Educação Matemática vem aí!