Anais

Editorial texto
Painel de Abertura texto apresentação

Pesquisas em Modelagem na Educação Matemática no Estado do Paraná
Prof. Dr. Dionísio Burak
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mesas Temáticas
Mesa Temática 1 Que modelagem acontece na sala de aula?
  • Prof. Me. Juarês Jocoski - UNESPAR/União da Vitória texto
  • Prof. Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan - UTFPR/Toledo
Mesa Temática 2 Avanços da pesquisa em Modelagem na Educação Matemática Paranaense: debates emergentes
  • Profa. Dra. Karina Alessandra Pessoa da Silva - UTFPR/Londrina texto
  • Profa. Dra. Lilian Akemi Kato - UEM/Maringá texto
Mesa Temática 3 Modelagem Matemática e Formação de Professores
  • Profa. Dra. Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa - UENP/Cornélio Procópio texto
  • Prof. Dr. Tiago Emanuel Klüber - UNIOSTE/Cascavel texto
Mesa Temática 4 Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais
  • Profa. Dra. Adriana Helena Borssoi - UTFPR/Londrina
  • Prof. Me. Renato Francisco Merli - UTFPR/Toledo texto
Minicursos
Minicurso 1 Modelos Matemáticos e seus usos para o ensino e a aprendizagem: uma perspectiva filosófica texto
  • Profa. Dra. Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa - UENP/Cornélio Procópio
  • Prof. Dr. Emerson Tortola - UTFPR/Toledo
Minicurso 2 Autenticidade em atividades de Modelagem Matemática e Formação de Professores texto
  • Profa. Dra. Letícia Barcaro Celeste Omodei - UNESPAR/Apucarana
  • Profa. Dra. Michele Regiane Dias Veronez - UNESPAR/Apucarana/li>
Minicurso 3 Competências em atividades de Modelagem Matemática texto
  • Profa. Dra. Ana Paula Zanim - UNESPAR/Apucarana
Minicurso 4 Práticas com Modelagem Matemática: reflexões a partir da BNCC e do Novo Ensino Médio texto
  • Profa. Dra. Elhane de Fátima Fritsch Cararo - SEED-PR/Guarapuava
Minicurso 5 Modelagem Matemática: práticas na perspectiva de uma nova racionalidade texto
  • Profa. Dra. Laynara dos Reis Santos Zontini - IFPR/Irati
  • Prof. Dr. Dionísio Burak - UNICENTRO/Guarapuava
Grupos de Pesquisa do Paraná texto
Comunicações Científicas
título autores arquivo
“Ah, vá plantar batatas!”: uma investigação apoiada na Modelagem Matemática Márcio Adriano de Oliveira Junior
Wellington Piveta Oliveira
texto
A Dimensão Social do Significado em uma Atividade de Modelagem Matemática Thiago Fernando Mendes
Kassiana Schmidt Surjus
Lourdes Maria Werle de Almeida
texto
Análise de Produções Científicas em Contexto de Modelagem Matemática Elaine Cristina Souza Gomes
Marcelo Henrique Tomacheusk da Rosa
Isabella Francisco
Michele Regiane Dias Veronez
texto
Análise do Desenvolvimento de Competências dos Alunos em uma Atividade de Modelagem Matemática Ana Paula Zanim
Lourdes Maria Werle de Almeida
texto
Aprender e Ensinar com Modelagem Matemática: algumas impressões reveladas Letícia Barcaro Celeste Omodei
Karina Alessandra Pessoa da Silva
texto
Aproximações entre Modelagem Matemática e Experimentação Didática Reveladas a partir de uma Revisão Sistemática de Pesquisas Nacionais Paulo Henrique Hideki Araki
Lilian Akemi Kato
texto
Articulações entre Modelagem Matemática e Formação de Professores em Dissertações e Teses Emanueli Pereira
Alcides José Trzaskacz
Larissa Cristina Rotta Galdioli
Michele Regiane Dias Veronez
Paulo Henrique Rodrigues
texto
As Fases da Modelagem Matemática e a Constituição de um Ciclo de Modelagem de uma Atividade desenvolvida com Alunos do Ensino Fundamental Erica Moletta
Jeniffer Paula da Cruz
Ana Paula Zanim
Michele Regiane Dias Veronez
texto
Avaliação Formativa e Modelagem Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental Nágela Martins
Karina Alessandra Pessoa da Silva
Marcele Tavares Mendes
texto
Características do Pensamento Criativo manifestado em Crianças envolvidas numa Atividade com Modelagem Matemática Rosângela Maria Kowalek
Gabriele Granada Veleda
texto
Conceitos de Geometria emergentes na Fase Resolução em uma Atividade de Modelagem Matemática Élida Maiara Veloso de Castro
Rosângela Maria kowalek
Joice Caroline Sander Pierobon Gomes
Kassiana Schmidt Surjus
Lourdes Maria Werle de Almeida
texto
Concepções de Aprendizagem na Modelagem Matemática: um olhar para dois eventos da área Joice Caroline Sander Pierobon Gomes
Rosângela Maria Kowalek
Lourdes Maria Werle de Almeida
texto
Educação STEAM em uma Atividade de Modelagem Matemática sobre Acessibilidade Tatiane Cristine Pessoa
Karina Alessandra Pessoa da Silva
texto
Estratégias Metacognitivas delimitando Hipóteses e Simplificações em Atividades de Modelagem Matemática Élida Maiara Velozo de Castro
Lourdes Maria Werle de Almeida
texto
Formação de Professores e as Fases para Ambientalização com a Modelagem Matemática Debora Coelho de Souza
Claudia Carreira da Rosa
texto
Modelagem Matemática associada ao Pensamento Funcional: uma atividade a partir de dados de um Pluviômetro Caseiro Gizele Antunes da Luz
Adriana Helena Borssoi
texto
Modelagem Matemática e a Pandemia de Covid-19: possibilidades educacionais Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
Bianca de Oliveira Martins
Jeferson Takeo Padoan Seki
Rudolph dos Santos Gomes Pereira
texto
Modelagem Matemática e as Percepções dos Futuros Professores: medos, possiblidades e limitações Claudia Carreira da Rosa
Debora Coelho de Souza
Vanilda Alves da Silva
texto
Modelagem Matemática e Educação Financeira: uma discussão sobre endividamento Vanicleia Marinho De Melo
Bruna Oliveira Belo
Dionísio Burak
Laynara dos Reis Santos Zontini
texto
Modelagem Matemática e Física Teórica na Formação Inicial de Professores Janayna da Costa Goulart
Leônia Gabardo Negrelli
texto
Modelagem Matemática e o Ensino de Geometria: uma revisão narrativa de literatura Talita Dutra da Hora
Bianca de Oliveira Martins
Lourdes Maria Werle de Almeida
texto
Modelagem Matemática na Educação Básica: um estudo a partir dos produtos educacionais no estado do Paraná Thiago Bezerra Figueiredo
Geovani Nunes Aguiar
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
texto
Modelagem Matemática na Educação Infantil: bibliografias publicadas no Estado do Paraná Jaqueline Bilek Horst
Dionísio Burak
texto
Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: a ludicidade como uma característica da investigação de temáticas associadas à realidade Antonella Fernandes
Emerson Tortola
texto
O que um Problema de Modelagem tem a oferecer para as Aulas de Matemática? Uma análise à luz da linguagem Michael Felipe Koga
Emerson Tortola
texto
Princípios da Aprendizagem Significativa em Práticas de Modelagem Matemática na Educação Básica: um mapeamento do EPMEM Samuel Francisco Huf
Viviane Barbosa de Souza Huf
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Dionísio Burak
texto
Reflexões sobre as Orientações e Intervenções de Duas Professoras que viveram uma Primeira Experiência com Modelagem Matemática Rosângela Maria Kowalek
Maricleusa Ingles da Silva Gomes
Isabela de Fátima Halila Marcondes
Michele Regiane Dias Veronez
texto
Simulação e Modelo Matemático em Modelagem Matemática: que interrelações podem ser estabelecidas? Jeferson Takeo Padoan Seki
Bianca de Oliveira Martins
Talita Dutra da Hora
Geovani Nunes Aguiar
Lourdes Maria Werle de Almeida
texto
Sobre o Papel da Modelagem na Aprendizagem da Matemática: uma interpretação pautada numa perspectiva wittgensteiniana Emerson Tortola
Jeferson Takeo Padoan Seki
Lourdes Maria Werle de Almeida
texto
Um Mapeamento das Pesquisas Scricto Sensu de 2016 a 2022 que abordam a Modelagem Matemática nos Anos Iniciais Lilian Gislaine Pereira da Silva
Jocieli Jocoski
Gabriele Granada Veleda
Michele Regiane Dias Veronez
texto
Um Olhar para as Regras em uma Atividade de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: uma perspectiva wittgensteiniana Edcléber Carvalho dos Santos
Emerson Tortola
texto
Um Olhar sobre a Validação em uma Atividade de Modelagem Matemática Rosângela Maria Kowalek
Lourdes Maria Werle de Almeida
texto
Uma Análise de Diagramas Semióticos Construídos por Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma Atividade de Modelagem Matemática Susane Cristina Pasa Pelaquim
Karina Alessandra Pessoa da Silva
texto
Uma Análise dos Relatos de Experiências da XI CNMEM a partir dos Conceitos de Classificação e Enquadramento Bruna Santos de Souza
Marilaine de Fraga Sant'Ana
texto
Uma Atividade de Modelagem Matemática interpretada por Lentes Semióticas Thayná Felix dos Santos
Liane Maria da Silva
Ariely Aparecida Caruzo
Michele Regiane Dias Veronez
texto
Uma Proposta de Atividade de Modelagem Matemática na Perspectiva Sócio-crítica: cálculo da pena de reclusão Caio Cesar Moreira Pinto
Lourdes Maria Werle de Almeida
texto
Uso de Tecnologias Digitais nas atividades de Modelagem para o ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática Alessandro Ribeiro da Silva
Eugenia Brunilda Opazo Uribe
Claudia Carreira da Rosa
texto
Usos e Funções de Tecnologias Digitais no Desenvolvimento de uma Atividade de Modelagem Matemática Ariel Cardoso da Silva
Lourdes Maria Werle de Almeida
texto
Relatos de Experiência
título autores arquivo
“Comprar ou Fazer em Casa o Pão?” Um Estudo realizado através da perspectiva da Modelagem Matemática João Angelo da Costa Masnik
Aline Zavadzki
Cintia Carolina Luczynski Moisés
texto
Análise de Modelos no Estudo do Pêndulo Simples em uma Atividade de Modelagem Matemática Nabila Iasbik Giroti
Adriana Helena Borssoi
Karina Alessandra Pessoa da Silva
texto
Estudando Matematicamente Informações sobre Redes Sociais: uma primeira experiência com Modelagem Matemática Tais Mara dos Santos
Karina Alessandra Pessoa da Silva
Adriana Helena Borssoi
Henrique Rizek Elias
texto
Modelagem Matemática como uma Metodologia de Ensino para determinar Áreas de Construções da Escola: relato de uma experiência Marcos Vinicius Graciano Garrido
Karina Alessandra Pessoa da Silva
Rodolfo Eduardo Vertuan
texto
Modelagem Matemática e a Investigação do Espaço Escolar: um relato sobre as resoluções de estudantes de quintos e sextos anos Maykon Jhonatan Schrenk
Rodolfo Eduardo Vertuan
texto
Modelagem Matemática e a Organização da Rotina: um relato da experiência vivida Denise Schwendler
Tiago Emanuel Klüber
Carla Melli Tambarussi
texto
Modelagem Matemática e Ensino Remoto – relato de uma experiência em tempos de pandemia Camila Iorio Marton
Rodolfo Eduardo Vertuan
texto
Modelagem Matemática e o Uso Consciente dos Recursos Naturais: o “custo” da energia elétrica do banho Elhane de Fatima Fritsch Cararo
Lenoar Eloi Cararo
texto
Modelagem Matemática e Razão Áurea: relato de uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Marina Cunha Ferreira
Emerson Tortola
Karina Alessandra Pessoa da Silva
texto
Modelagem Matemática e Tecnologia: prática sobre a Copa do Mundo de 2022 Maycon dos Santos Fraga
Josias Reis Lima
Cassio Tadeu Caldas
Dionísio Burak
Laynara dos Reis Santos Zontini
texto
Modelagem Matemática em um Contexto Interdisciplinar: o lançamento oblíquo utilizando arco e flecha Eduardo Cesar Tonin
Adriana Helena Borssoi
Karina Alessandra Pessoa da Silva
texto
Modelagem Matemática no Ensino Remoto: um olhar para as interações desenvolvidas Gabrielly Giovana Pereira Senes
Bárbara Cândido Braz
texto
Modelagem Matemática no Ensino: primeiras experiências de uma professora em formação inicial Jeniffer Paula da Cruz
Letícia Barcaro Celeste Omodei
texto
Modelagem Matemática resgatando a Construção Histórica e Cultural de Estudantes da Educação do Campo Viviane Barbosa de Souza Huf
Samuel Francisco Huf
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Dionísio Burak
texto
Modelagem Matemática: uma experiência com a Educação Financeira no Novo Ensino Médio Elhane de Fatima Fritsch Cararo
Carlos Roberto Ferreira
Caroline de Farias Alves
Pablo Saldanha da Luz
texto
Os Poliedros de Platão: uma proposta de atividade para estudantes com altas habilidades/superdotação Fernanda Celestino dos Santos Espanhol
Elhane de Fatima Fritsch Cararo
texto
Pavimentação Asfáltica: uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Matemática Nagmar Ferreira de Souza
Rosangela Ramon
Tiago Emanuel Klüber
texto
Prática de Modelagem Matemática em uma Atividade sobre Volume de Balões Priscila de Castro Barros Greca
Karina Alessandra Pessoa da Silva
texto
Quando uma Atividade de Modelagem Matemática parece “não dar certo”: relato de uma experiência no contexto da Educação Matemática Inclusiva Aline Keryn Pin
Rodolfo Eduardo Vertuan
texto
Relato de uma Aluna do Residência Pedagógica no Desenvolvimento de uma Atividade de Modelagem Matemática Maria Isabela Galvani Zussa
Emilly Gonzales Jolandek
Lilian Akemi Kato
texto
Relato de uma Atividade de Modelagem Matemática: lavando peças com material corrosivo Silvio César Mendonça
Renato Francisco Merli
texto
Retomando Conceitos de Medidas Convencionais e Não-Convencionais em uma Prática com Modelagem Matemática Suzana Lovos Trindade
Karina Alessandra Pessoa da Silva
texto
Revisitando Conteúdos Matemáticos no Desenvolvimento de uma Atividade de Modelagem Matemática Ana Caroline Zampirolli
Ana Caroline Frigéri Barboza
Érica Gambarotto Jardim Bergamim
Lilian Akemi Kato
texto
Um Estudo sobre a Viabilidade da Energia Fotovoltaica pelo Viés da Modelagem Matemática Paula Délis Baum
Ediane Elita Carlos
Lilian Kellen Pacheco Tumasz
Laynara dos Reis Santos Zontini
Dionísio Burak
texto

IX EPMEM em União da Vitória (PR)

O Encontro de Modelagem na Educação Matemática vem aí!

Universidade Estadual do Paraná
Curso de Licenciatura em Matemática
Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelagem na Educação Matemática – GEPMEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraná