Trabalhos

Submissão de trabalhos até 10 de julho de 2022.

Para a submissão de trabalhos, é necessário que a inscrição de pelo menos um dos autores esteja paga.
E para a publicação do trabalho nos anais do evento, é necessário que todos os autores estejam com suas inscrições pagas.
Os textos podem ser submetidos à análise da Comissão de Arbitragem nas modalidades:

Orientações para submissão

Para todas as modalidades é disponibilizado um “arquivo padrão” (template) com todas as normas técnicas requeridas para os textos submetidos.

baixe o template aqui

Os trabalhos devem ser submetidos via sistema próprio do evento: Eventos SBEM/PR. Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas no template.

Sistema de Eventos

O arquivo deve ser enviado com o nome: “CC” (para Comunicação Científica), “RE” (para Relato de Experiência) ou “PSA” (para Práticas de Sala de Aula) + CPF do 1º autor. Por exemplo: CC01234567890.
O texto deve ser submetido para a avaliação sem a identificação dos autores.
Os textos das modalidades CC e RE devem conter entre 8 e 15 páginas, já inclusos referências e anexos. Já os textos da modalidade PSA devem conter entre 2 e 6 páginas, com descrição detalhada da atividade de Modelagem realizada com os alunos.

Quanto às normas do texto:
  1. A margem superior deve ser configurada para 3 cm e as margens esquerda, direita e inferior para 2 cm. As páginas devem ser numeradas.
  2. O resumo consiste em um texto escrito em parágrafo único, espaçamento entre linhas simples, fonte Calibri, tamanho da fonte 10pt, alinhamento justificado, sem recuo na primeira linha, contendo no máximo 150 palavras. É uma apresentação concisa de todos os pontos relevantes do trabalho, os objetivos, a abordagem metodológica, os resultados e as conclusões. O uso de citações bibliográficas no resumo deve ser evitado. Não incluir notas de rodapé no resumo.
  3. Deve-se apresentar no máximo 3 palavras-chave, separadas por ponto. Evitar repetir palavras utilizadas no título.
  4. Os títulos das seções devem ser digitados em fonte Calibri, tamanho 14 pt, negrito e com cor verde (nº 2B653B), posicionados junto à margem esquerda. Caso utilize subseções, seus títulos devem ser formados com fonte Calibri, tamanho 12 pt, sem negrito e com cor verde (nº 2B653B), também posicionados junto à margem esquerda.
  5. Separe sempre um novo título da seção anterior por um espaço.
  6. O texto das seções deve ser digitado na linha após o título, utilizando fonte Calibri, tamanho 12 pt, sem negrito e sem efeitos. Deve ser justificado e com espaçamento entre linhas 1,5.
  7. Para palavras estrangeiras, utilizar itálico.
  8. Para citações com até três linhas, inseri-las no corpo do texto, entre aspas. Para citações com mais que três linhas, utilize a formatação: fonte Calibri, tamanho 10 pt, justificada, recuo de 4 cm da margem esquerda, espaçamento simples, sem aspas, separadas do texto com um espaço antes e um depois de tamanho 10 pt e espaçamento simples.
  9. Para incluir notas de rodapé utilize a ferramenta do Word, com a seguinte formatação: fonte Calibri, tamanho da fonte 10 pt, justificada, espaçamento entre linhas simples e sem recuo.
  10. Para Tabelas utilize a formatação: fonte Calibri, tamanho 10 pt, centralizada, espaçamento simples e numerada. Formatação semelhante deve ser utilizada nos Quadros e nas Figuras.
  11. Separar Tabelas, Figuras e/ou Quadros do texto por um espaço antes e um depois de tamanho 10 pt e espaçamento simples.
  12. As referências devem ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, contendo, exclusivamente, as obras citadas e observando as normas da ABNT em vigor. Para a formatação utilize: fonte Calibri, tamanho 12 pt, justificada, espaçamento simples, sem recuo, com um espaço separando uma da outra.

IX EPMEM em União da Vitória (PR)

O Encontro de Modelagem na Educação Matemática vem aí!

Se prepare para fazer sua inscrição em breve.

Universidade Estadual do Paraná
Curso de Licenciatura em Matemática
Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelagem na Educação Matemática – GEPMEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraná