Histórico do evento

O EPMEM teve sua origem na Universidade Estadual de Londrina (UEL), que sediou o I EPMEM no ano de 2004, buscando dar visibilidade às discussões realizadas na instituição e colocá-las em debate com professores e pesquisadores de outras regiões brasileiras. Porém, o evento foi além, constituindo-se em um impulso para aproximar diversos pesquisadores que se dedicavam ao tema no estado do Paraná.

Desde então, o evento ocorre a cada 2 anos de forma itinerante, sendo organizado pelos diferentes grupos paranaenses que pesquisam e estudam sobre a Modelagem Matemática na Educação Matemática.

O II EPMEM, com o tema “Práticas, Críticas e Perspectivas da Modelagem na Educação Matemática”, realizou-se em Apucarana em 2006, organizado pela Faculdade de Apucarana (FAP).

O III EPMEM, com o tema “Perspectivas da Modelagem Matemática no Ensino”, realizou-se em Guarapuava em 2008 organizado pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

O IV EPMEM, com o tema “Modelagem Matemática: Perspectivas Interdisciplinares para o Ensino e Aprendizagem da Matemática”, realizou-se em Maringá em 2010, organizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM).

O V EPMEM, com o tema “Diferentes Olhares para a Pesquisa e a Prática da Modelagem Matemática na Educação Matemática no Paraná”, realizou-se em Toledo em 2012 e foi organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O VI EPMEM, comemorando os 10 anos de realização do evento, foi realizado na cidade de Curitiba em 2014, sendo organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), teve como tema central “Rumos e avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática”.

O VII EPMEM retornou à Londrina e, com uma parceria entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), indicando novos núcleos de pesquisa sobre o tema, foi realizado em 2016 e teve como tema “Modelagem Matemática em debate: diálogos, reflexões e desafios”. Essa edição ficou marcada pela oficialização do EPMEM como um evento oficial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Paraná (SBEM-PR).

O VIII EPMEM ocorreu em Cascavel, em 2018, com a organização da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com o tema “Modelagem e a sala de aula”. Na ocasião a Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória foi eleita como responsável para a organização da nona edição do evento, programada para 2020. Entretanto, considerando as medidas de distanciamento social e a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino necessárias para evitar a transmissão da COVID-19, pandemia que paralisou o mundo por cerca de 2 anos, as comissões local e científica do evento optaram por adiar a sua realização.

Retomando os encontros e as discussões presencias, de 1 a 3 de setembro de 2022, na Universidade Estadual do Paraná – Campus de União da Vitória, realizar-se-á o IX EPMEM, com a temática “Práticas e pesquisas atuais em Modelagem na Educação Matemática: ampliando os debates”.

IX EPMEM em União da Vitória (PR)

O Encontro de Modelagem na Educação Matemática vem aí!

Se prepare para fazer sua inscrição em breve.

Universidade Estadual do Paraná
Curso de Licenciatura em Matemática
Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelagem na Educação Matemática – GEPMEM
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraná