Comunicação científica

Eixo 1
Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
título autores arquivo
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA LUCAS DOS SANTOS GUILHERME
FLAVIA POLLYANY TEODORO
texto
APREENSÕES MOBILIZADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PROPOSIÇÃO DE TAREFAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DAIANE GISELE DE LIMA
MARCIA CRISTINA DE COSTA TRINDADE CYRINO
texto
AS INFLUÊNCIAS DA INFORMÁTICA E TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA MANOEL DE ARAÚJO BRANDÃO FILHO
MARIA JULIANA DE SOUSA PASSOS
FERNANDA MENESES AMARAL
texto
AVALIAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES NO PERÍODO DE 2012 A 2021 BIANCA NÓRA DA SILVEIRA
GABRIELE GRANADA VELEDA
NEILA TONIN AGRANIONIH
texto
CISTERNA: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA VISANDO O PENSAMENTO FUNCIONAL POR CORRESPONDÊNCIA GIZELE ANTUNES DA LUZ
ADRIANA HELENA BORSSOI
texto
COMPONENTES DA APRENDIZAGEM EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA SUZANA LOVOS TRINDADE
KARINA ALESSANDRA PESSOA DA SILVA
texto
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO ELABORAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA RAFAEL MARQUES PINHEIRO texto
CONHECIMENTOS REVELADOS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA SUSANE CRISTINA PASA PELAQUIM
KARINA ALESSANDRA PESSOA DA SILVA
HELLEN NATHALIE APARECIDA DE SALES
texto
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES CAIO VINÍCIUS DA SILVA
DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA
texto
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E SOCIOEMOCIONAL INTEGRADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: REFLEXÃO SOBRE NECESSIDADES HUMANAS AYRTON ARAUJO KIILL
DIVA VALÉRIO NOVAES
texto
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A PAZ COMO COMPONENTE EDUCACIONAL DE UMA CULTURA DE PAZ MARCÍLIO LEÃO
JOSE SILVIO GOVONE
texto
ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA ELABORADA POR UM LICENCIANDO EM MATEMÁTICA IARA SOUZA DONEZE
FERNANDO FRANCISCO PEREIRA
ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA
LETÍCIA MUNHOZ PADOVAN
MARCELO CARLOS DE PROENÇA
texto
MODELAGEM MATEMÁTICA E CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: O QUE SE MOSTRA DESSA RELAÇÃO? ADAN SANTOS MARTENS
MARCIO VIRGINIO DA SILVA
texto
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL THIAGO BEZERRA FIGUEIREDO
GEOVANI NUNES AGUIAR
BARBARA NIVALDA PALHARINI ALVIM SOUSA
texto
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA O PROFESSOR E PARA O ALUNO ROSANGELA MARIA KOWALEK
DANIEL JOSÉ KMITA
texto
MODELAGEM MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO E COMPLEXIDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES VANTIELEN DA SILVA SILVA
SANDRO RODRIGUES
DIONÍSIO BURAK
ADIL FERREIRA MAGALHÃES
texto
O CONTEXTO DAS ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NAS SALAS DE AULA PARANAENSES – UM OLHAR PARA OS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO IX EPMEM SIMONE RIBEIRO DA SILVA texto
O USO DA ESTRATÉGIA REFORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NA TRANSIÇÃO PARA UM AMBIENTE DE PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA CRISTINA DE JESUS TEIXEIRA
GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA
texto
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PÓS-PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES AMANDA LIEBL GROSSKOPF
SONIA REGINA MINCOV DE ALMEIDA
ANDREA JANAINA DE ASSUMPCAO
MARCELO SOUZA MOTTA
MARCO KALINKE
texto
PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO EVIDENCIADO EM UMA TAREFA INVESTIGATIVA JULIANA APARECIDA GONÇALVES
KARINA ALESSANDRA PESSOA DA SILVA
texto
PROBLEMAS DE MODELAGEM COM PERÍMETRO E/OU ÁREA: UM OLHAR AOS TRABALHOS PUBLICADOS NA CNMEM MÁRCIO ADRIANO DE OLIVEIRA JÚNIOR
WELLINGTON PIVETA OLIVEIRA
texto
UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LOGARITMOS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RENATO RODRIGUES DOS SANTOS
MARCELO CARLOS DE PROENÇA
texto
Eixo 2
Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
título autores arquivo
A DISCIPLINA DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES RENATO FRANCISCO MERLI texto
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS ANAIS DO XIV E XV EPREM CATIA PIANO
ANA KAREN GONCALVES
RENATA CAMACHO BEZERRA
BRUNA NASCIMENTO DE SOUZA
LUCIANA DEL CASTANHEL PERON DA SILVA
texto
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PEDAGOGO: UMA VISÃO SOBRE OS TRABALHOS PUBLICADOS NO XIV E XV EPREM LUANI GRIGGIO LANGWINSKI
DENISE SAYURI ODA NAMPO
RICHAEL SILVA CAETANO
RENATA CAMACHO BEZERRA
MARIELI VANESSA REDISKE DE ALMEIDA
texto
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DE TRABALHOS APRESENTADOS NO XIV E XV EPREM FERNANDA TOMAZI
BRUNA NASCIMENTO DE SOUZA
HIBA HUSSEIN GHAYAD
MARIELI VANESSA REDISKE DE ALMEIDA
RENATA CAMACHO BEZERRA
texto
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A ROBÓTICA EDUCACIONAL: SABERES DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA NEUMAR REGIANE MACHADO ALBERTONI
MARCO KALINKE
texto
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O LICENCIADO EM MATEMÁTICA: ANALISANDO OS TRABALHOS PUBLICADOS NAS DUAS ÚLTIMAS EDIÇÕES (XIV E XV) DO EPREM CLARA INÊS WARKEN
BRUNA DE OLIVEIRA DOS SANTOS
LUCIANA DEL CASTANHEL PERON DA SILVA
DENISE SAYURI ODA NAMPO
RICHAEL SILVA CAETANO
texto
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ABERTURA PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TÂNIA MARA VITACZIK CAMPANUCCI
EDER PAULO PEREIRA
LUCIANE FERREIRA MOCROSKY
texto
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL CIBELLI BATISTA BELO
TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER
texto
O TRABALHO DOCENTE NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM OLHAR PARA AS DISSERTAÇÕES E TESES ELIVELTON HENRIQUE GONÇALVES
SARAH MENDONÇA DE ARAÚJO
FABIANA FIOREZI DE MARCO
texto
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL – PDE: PUBLICAÇÕES NAS EDIÇÕES DO EPREM A PARTIR DE 2007 MARIANA MORAN
GERALDA DE FATIMA NERI SANTANA
JOÃO DEBASTIANI NETO
VANESSA CRISTINA RHEA
POLONIA ALTOÉ FUSINATO
texto
UMA ANÁLISE DE TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DO XIV E XV EPREM QUE ABORDAM AVALIAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR FRANCIELLE SILVA GARDIN texto
UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM PARA A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIVANETE MARIA BITDINGER DE OLIVEIRA
FLAVIA DIAS DE SOUZA
texto
VOZES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LUCIANA XAVIER MORAIS DOS SANTOS texto
Eixo 3
Educação Matemática no Ensino Superior
título autores arquivo
A AVENTURA DA DESCOBERTA MATEMÁTICA EM NÍVEL ELEMENTAR: O “PRINCÍPIO DE VARIABILIDADE” JOSÉ CARLOS CIFUENTES
ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS
texto
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE MESTRADO DA ÁREA 46 MARCELI BEHM GOULART
MARIA TEREZA CARNEIRO SOARES
texto
PESQUISAS SOBRE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM CURSOS DE ENGENHARIA TAIS MARA DOS SANTOS
HENRIQUE RIZEK ELIAS
texto
UM ESTUDO DA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS VITORIA LOURENÇO LUGES DA SILVA
SONIA MARIA MONTEIRO DA SILVA BURIGATO
texto
Eixo 4
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
título autores arquivo
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO E A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO: O ENSINO DAS OPERAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ MILSON DOS SANTOS texto
A ORGANIZAÇÃO DE LINHAS E COLUNAS NO TRABALHO COM A MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO: EM FOCO O JOGO MARIA LUIZA EVANGELISTA GIL
LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS
texto
DEZ SACIZINHOS: VIVENCIANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL CRISTIANE WINKEL ELERT
THAIS PHILIPSEN GRUTZMANN
texto
EM PAUTA: FEEDBACK E AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL FRANCERLY CARDOSO DA CRUZ
GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA
texto
MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: NA SALA DE AULA COM O KAHOOT! GISELE MORALES
LETÍCIA DE MATTOS PEREIRA
texto
QUAL O PAPEL DOS DEDOS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INICIAL? DEBORA MAYER NUNES
LUCIANA VELLINHO CORSO
texto
Eixo 5
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
título autores arquivo
ANÁLISE DIDÁTICA DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DAVI LIMA IACOMINI
MARIA LUCIA PANOSSIAN
texto
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE COMO É CONDUZIDA NO MUNICÍPIO DE CANOAS - RS JOICE CONCEIÇÃO DA SILVA
CARMEN TEREZA KAIBER
texto
ENSINO DE FRAÇÕES ENVOLVENDO SITUAÇÕES DE ENSINO NA PERSPECTIVA DE MEDIÇÃO: ESBOÇANDO UMA ANÁLISE LUCIANE THIELE
TIAGO EMANUEL KLUBER
ARTHUR BELFORD POWELL
texto
ENSINO EXPLORATÓRIO DE ESTATÍSTICA E LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL JAQUELINE PANNEITZ PASCOSKI
EVERTON JOSÉ GOLDONI ESTEVAM
texto
O PROCESSO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS ANIMADOS POR ALUNOS COM INDICATIVO DE ALTAS HABILIDADE/SUPERDOTAÇÃO EMILI BONIECKI CARNEIRO
ENRICO MARCELO MIROTO
MARIA IVETE BASNIAK
texto
ORALIDADE POR MEIO DE PRÁTICAS AVALIATIVAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO DE VIDEOAULA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LUIZ AUGUSTO PASCHOAL DE SOUZA
MARCELE TAVARES MENDES
texto
PENSAMENTO ALGÉBRICO MANIFESTADO POR ESTUDANTES AO RESOLVEREM UMA TAREFA EXPLORATÓRIA SUIANE PRISCILLA PEREZ FELICIO DA SILVA
HENRIQUE RIZEK ELIAS
LAÍS CRISTINA VIEL GERETI
texto
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO PHOTOMATH PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO PÓS PANDEMIA. SONIA REGINA MINCOV DE ALMEIDA
AMANDA LIEBL GROSSKOPF
MARCELO SOUZA MOTTA
texto
PUBLICAÇÕES REALIZADAS NO EPREM QUE ABORDAM A GEOMETRIA DOS FRACTAIS MARIANA MORAN
ANA ELIZA PESCINI
GUILHERME OLIVEIRA SANTOS
LUAN PADILHA DOS SANTOS
RAINE CRISTINA DE OLIVEIRA MARTINS
texto
QUESTÕES DO PISA ENVOLVENDO FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS SANDRA MARIA TIEPPO
CLÉLIA MARIA IGNATIUS NOGUEIRA
MARLI SCHMITT ZANELLA
texto
SCRATCH E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO GIANE FERNANDA SCHNEIDER GROSS
ARNOLD VINICIUS PRADO SOUZA
RONALDO THEODOROVSKI
ANDRÉ LUIS TREVISAN
ALESSANDRA DUTRA
texto
TAREFAS QUE ENTRELAÇAM MATEMÁTICA E FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO Á LUZ DA RME ADRIANA IKEGAME CALDEIRA
MARCELE TAVARES MENDES
texto
UM OLHAR PARA ASPECTOS DO PENSAMENTO ALGÉBRICO POR MEIO DE EPISÓDIOS DE RESOLUÇÃO DE TAREFAS GISELI SANGUINO
MARCELE TAVARES MENDES
texto
UM OLHAR PARA O CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM SOB A PERSPECTIVA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM TAYNARA KAROLINE DOS SANTOS
LEONARDO FERREIRA ZANATTA
WELLINGTON HERMANN
texto
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO PROBABILIDADE E PRIMEIRA LEI DE MENDEL PARA O ENSINO MÉDIO VALDIGLEY FERREIRA CAMPOS
JOÃO MARCOS DA SILVA BARROS
ANA NONATO TRIGUEIRO
WELITON IRIS DE SOUSA
texto
Eixo 6
Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
título autores arquivo
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DE PARECERES DESCRITIVOS EM UMA ESCOLA ITINERANTE DO PARANÁ JADER GUSTAVO DE CAMPOS SANTOS
LÍNLYA SACHS
texto
A PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DO “BOM PROFESSOR” SHIRLEY MARA TEIXEIRA WILHELM
REGINALDO APARECIDO ZARA
REGINALDO APARECIDO ZARA
texto
ESCOLA ITINERANTE VALMIR MOTTA DE OLIVEIRA: UMA HISTÓRIA SOBRE SUA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO BRUNO ELIAS DOMINGUES
LÍNLYA SACHS
texto
FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA: UMA ANÁLISE DE RESOLUÇÕES DE TAREFA POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR LEONARDO FERREIRA ZANATTA
AMANDA PINHEIRO DE BONFIM DOS SANTOS
VERIDIANA REZENDE
texto
MAPEAMENTO DOS ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA DOS PERIÓDICOS A1 E A2 MATEUS AUGUSTO FERREIRA GARCIA DOMINGUES
GUATAÇARA DOS SANTOS JR
texto
Eixo 7
História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
título autores arquivo
PREMISSAS PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UCPEL (1930-1960) LAURA LEAL MOREIRA texto
SOPHIE GERMAIN, SUAS CONTRIBUIÇÕES E O EFEITO MATILDA: UMA PERSONAGEM FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA VITÓRIA DANIELLE CANDIDO PEQUENO texto
UMA NARRATIVA SOBRE UMA ESCOLA RURAL DA REGIÃO DO NORTE PIONEIRO DO ESTADO DO PARANÁ NO PERÍODO DE 1947 A 1985. JULIANA DE MELO
MIRIAN MARIA ANDRADE GONÇALEZ
texto
Eixo 8
Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
título autores arquivo
FUNÇÕES EXECUTIVAS E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DYANA GRAZIELLI ALTOMANI BRAGA
JADER OTAVIO DALTO
texto
Eixo 9
Educação Matemática Inclusiva
título autores arquivo
EDUCAÇÃO [MATEMATICA] E NEOLIBERALISMO: O DESAFIO PÓS-PANDEMIA KAREN PAOLA VALENCIA MERCADO
ROSA MONTEIRO PAULO
texto
ENFRENTAMENTOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PÓS-PANDEMIA ALESSANDRA APARECIDA DOS REIS SILVA
MARCOS LÜBECK
texto
MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL ADRIELA MARIA NORONHA
SANI DE CARVALHO RUTZ DA SILVA
ELSA MIDORI SHIMAZAKI
texto
O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA À LUZ DA COMPLEXIDADE PAULA FERNANDA GOMULSKI MUNIZ
PAULA REGINA RAKSA
JOSÉ RICARDO DOLENGA COELHO
HELIZA COLAÇO GÓES
ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES
texto
SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: TRABALHO E IMPASSES ENCONTRADOS EM UMA PESQUISA DE MESTRADO LARISSA LEAL SCAPIN GUBERT
MARCOS LÜBECK
texto

XVI EPREM em Foz do Iguaçu

Os desafios da educação matemática no pós-pandemia.


17, 18 e 19 de novembro de 2022 em Foz do Iguaçu