título | autores | arquivo |
---|---|---|
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA | LUCAS DOS SANTOS GUILHERME FLAVIA POLLYANY TEODORO |
texto |
APREENSÕES MOBILIZADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PROPOSIÇÃO DE TAREFAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | DAIANE GISELE DE LIMA MARCIA CRISTINA DE COSTA TRINDADE CYRINO |
texto |
AS INFLUÊNCIAS DA INFORMÁTICA E TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA | MANOEL DE ARAÚJO BRANDÃO FILHO MARIA JULIANA DE SOUSA PASSOS FERNANDA MENESES AMARAL |
texto |
AVALIAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES NO PERÍODO DE 2012 A 2021 | BIANCA NÓRA DA SILVEIRA GABRIELE GRANADA VELEDA NEILA TONIN AGRANIONIH |
texto |
CISTERNA: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA VISANDO O PENSAMENTO FUNCIONAL POR CORRESPONDÊNCIA | GIZELE ANTUNES DA LUZ ADRIANA HELENA BORSSOI |
texto |
COMPONENTES DA APRENDIZAGEM EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | SUZANA LOVOS TRINDADE KARINA ALESSANDRA PESSOA DA SILVA |
texto |
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO ELABORAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | RAFAEL MARQUES PINHEIRO | texto |
CONHECIMENTOS REVELADOS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | SUSANE CRISTINA PASA PELAQUIM KARINA ALESSANDRA PESSOA DA SILVA HELLEN NATHALIE APARECIDA DE SALES |
texto |
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES | CAIO VINÍCIUS DA SILVA DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA |
texto |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E SOCIOEMOCIONAL INTEGRADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: REFLEXÃO SOBRE NECESSIDADES HUMANAS | AYRTON ARAUJO KIILL DIVA VALÉRIO NOVAES |
texto |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A PAZ COMO COMPONENTE EDUCACIONAL DE UMA CULTURA DE PAZ | MARCÍLIO LEÃO JOSE SILVIO GOVONE |
texto |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA ELABORADA POR UM LICENCIANDO EM MATEMÁTICA | IARA SOUZA DONEZE FERNANDO FRANCISCO PEREIRA ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA LETÍCIA MUNHOZ PADOVAN MARCELO CARLOS DE PROENÇA |
texto |
MODELAGEM MATEMÁTICA E CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: O QUE SE MOSTRA DESSA RELAÇÃO? | ADAN SANTOS MARTENS MARCIO VIRGINIO DA SILVA |
texto |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL | THIAGO BEZERRA FIGUEIREDO GEOVANI NUNES AGUIAR BARBARA NIVALDA PALHARINI ALVIM SOUSA |
texto |
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA O PROFESSOR E PARA O ALUNO | ROSANGELA MARIA KOWALEK DANIEL JOSÉ KMITA |
texto |
MODELAGEM MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO E COMPLEXIDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES | VANTIELEN DA SILVA SILVA SANDRO RODRIGUES DIONÍSIO BURAK ADIL FERREIRA MAGALHÃES |
texto |
O CONTEXTO DAS ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NAS SALAS DE AULA PARANAENSES – UM OLHAR PARA OS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO IX EPMEM | SIMONE RIBEIRO DA SILVA | texto |
O USO DA ESTRATÉGIA REFORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NA TRANSIÇÃO PARA UM AMBIENTE DE PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | CRISTINA DE JESUS TEIXEIRA GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA |
texto |
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PÓS-PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | AMANDA LIEBL GROSSKOPF SONIA REGINA MINCOV DE ALMEIDA ANDREA JANAINA DE ASSUMPCAO MARCELO SOUZA MOTTA MARCO KALINKE |
texto |
PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO EVIDENCIADO EM UMA TAREFA INVESTIGATIVA | JULIANA APARECIDA GONÇALVES KARINA ALESSANDRA PESSOA DA SILVA |
texto |
PROBLEMAS DE MODELAGEM COM PERÍMETRO E/OU ÁREA: UM OLHAR AOS TRABALHOS PUBLICADOS NA CNMEM | MÁRCIO ADRIANO DE OLIVEIRA JÚNIOR WELLINGTON PIVETA OLIVEIRA |
texto |
UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LOGARITMOS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | RENATO RODRIGUES DOS SANTOS MARCELO CARLOS DE PROENÇA |
texto |
título | autores | arquivo |
---|---|---|
A DISCIPLINA DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES | RENATO FRANCISCO MERLI | texto |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS ANAIS DO XIV E XV EPREM | CATIA PIANO ANA KAREN GONCALVES RENATA CAMACHO BEZERRA BRUNA NASCIMENTO DE SOUZA LUCIANA DEL CASTANHEL PERON DA SILVA |
texto |
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PEDAGOGO: UMA VISÃO SOBRE OS TRABALHOS PUBLICADOS NO XIV E XV EPREM | LUANI GRIGGIO LANGWINSKI DENISE SAYURI ODA NAMPO RICHAEL SILVA CAETANO RENATA CAMACHO BEZERRA MARIELI VANESSA REDISKE DE ALMEIDA |
texto |
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DE TRABALHOS APRESENTADOS NO XIV E XV EPREM | FERNANDA TOMAZI BRUNA NASCIMENTO DE SOUZA HIBA HUSSEIN GHAYAD MARIELI VANESSA REDISKE DE ALMEIDA RENATA CAMACHO BEZERRA |
texto |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A ROBÓTICA EDUCACIONAL: SABERES DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA | NEUMAR REGIANE MACHADO ALBERTONI MARCO KALINKE |
texto |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O LICENCIADO EM MATEMÁTICA: ANALISANDO OS TRABALHOS PUBLICADOS NAS DUAS ÚLTIMAS EDIÇÕES (XIV E XV) DO EPREM | CLARA INÊS WARKEN BRUNA DE OLIVEIRA DOS SANTOS LUCIANA DEL CASTANHEL PERON DA SILVA DENISE SAYURI ODA NAMPO RICHAEL SILVA CAETANO |
texto |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ABERTURA PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | TÂNIA MARA VITACZIK CAMPANUCCI EDER PAULO PEREIRA LUCIANE FERREIRA MOCROSKY |
texto |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL | CIBELLI BATISTA BELO TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER |
texto |
O TRABALHO DOCENTE NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM OLHAR PARA AS DISSERTAÇÕES E TESES | ELIVELTON HENRIQUE GONÇALVES SARAH MENDONÇA DE ARAÚJO FABIANA FIOREZI DE MARCO |
texto |
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL – PDE: PUBLICAÇÕES NAS EDIÇÕES DO EPREM A PARTIR DE 2007 | MARIANA MORAN GERALDA DE FATIMA NERI SANTANA JOÃO DEBASTIANI NETO VANESSA CRISTINA RHEA POLONIA ALTOÉ FUSINATO |
texto |
UMA ANÁLISE DE TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DO XIV E XV EPREM QUE ABORDAM AVALIAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR | FRANCIELLE SILVA GARDIN | texto |
UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM PARA A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | DIVANETE MARIA BITDINGER DE OLIVEIRA FLAVIA DIAS DE SOUZA |
texto |
VOZES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | LUCIANA XAVIER MORAIS DOS SANTOS | texto |
título | autores | arquivo |
---|---|---|
A AVENTURA DA DESCOBERTA MATEMÁTICA EM NÍVEL ELEMENTAR: O “PRINCÍPIO DE VARIABILIDADE” | JOSÉ CARLOS CIFUENTES ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS |
texto |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE MESTRADO DA ÁREA 46 | MARCELI BEHM GOULART MARIA TEREZA CARNEIRO SOARES |
texto |
PESQUISAS SOBRE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM CURSOS DE ENGENHARIA | TAIS MARA DOS SANTOS HENRIQUE RIZEK ELIAS |
texto |
UM ESTUDO DA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS | VITORIA LOURENÇO LUGES DA SILVA SONIA MARIA MONTEIRO DA SILVA BURIGATO |
texto |
título | autores | arquivo |
---|---|---|
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO E A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO: O ENSINO DAS OPERAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | JOSÉ MILSON DOS SANTOS | texto |
A ORGANIZAÇÃO DE LINHAS E COLUNAS NO TRABALHO COM A MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO: EM FOCO O JOGO | MARIA LUIZA EVANGELISTA GIL LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS |
texto |
DEZ SACIZINHOS: VIVENCIANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL | CRISTIANE WINKEL ELERT THAIS PHILIPSEN GRUTZMANN |
texto |
EM PAUTA: FEEDBACK E AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | FRANCERLY CARDOSO DA CRUZ GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA |
texto |
MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: NA SALA DE AULA COM O KAHOOT! | GISELE MORALES LETÍCIA DE MATTOS PEREIRA |
texto |
QUAL O PAPEL DOS DEDOS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INICIAL? | DEBORA MAYER NUNES LUCIANA VELLINHO CORSO |
texto |
título | autores | arquivo |
---|---|---|
ANÁLISE DIDÁTICA DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA | DAVI LIMA IACOMINI MARIA LUCIA PANOSSIAN |
texto |
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE COMO É CONDUZIDA NO MUNICÍPIO DE CANOAS - RS | JOICE CONCEIÇÃO DA SILVA CARMEN TEREZA KAIBER |
texto |
ENSINO DE FRAÇÕES ENVOLVENDO SITUAÇÕES DE ENSINO NA PERSPECTIVA DE MEDIÇÃO: ESBOÇANDO UMA ANÁLISE | LUCIANE THIELE TIAGO EMANUEL KLUBER ARTHUR BELFORD POWELL |
texto |
ENSINO EXPLORATÓRIO DE ESTATÍSTICA E LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | JAQUELINE PANNEITZ PASCOSKI EVERTON JOSÉ GOLDONI ESTEVAM |
texto |
O PROCESSO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS ANIMADOS POR ALUNOS COM INDICATIVO DE ALTAS HABILIDADE/SUPERDOTAÇÃO | EMILI BONIECKI CARNEIRO ENRICO MARCELO MIROTO MARIA IVETE BASNIAK |
texto |
ORALIDADE POR MEIO DE PRÁTICAS AVALIATIVAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO DE VIDEOAULA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | LUIZ AUGUSTO PASCHOAL DE SOUZA MARCELE TAVARES MENDES |
texto |
PENSAMENTO ALGÉBRICO MANIFESTADO POR ESTUDANTES AO RESOLVEREM UMA TAREFA EXPLORATÓRIA | SUIANE PRISCILLA PEREZ FELICIO DA SILVA HENRIQUE RIZEK ELIAS LAÍS CRISTINA VIEL GERETI |
texto |
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO PHOTOMATH PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO PÓS PANDEMIA. | SONIA REGINA MINCOV DE ALMEIDA AMANDA LIEBL GROSSKOPF MARCELO SOUZA MOTTA |
texto |
PUBLICAÇÕES REALIZADAS NO EPREM QUE ABORDAM A GEOMETRIA DOS FRACTAIS | MARIANA MORAN ANA ELIZA PESCINI GUILHERME OLIVEIRA SANTOS LUAN PADILHA DOS SANTOS RAINE CRISTINA DE OLIVEIRA MARTINS |
texto |
QUESTÕES DO PISA ENVOLVENDO FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | SANDRA MARIA TIEPPO CLÉLIA MARIA IGNATIUS NOGUEIRA MARLI SCHMITT ZANELLA |
texto |
SCRATCH E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO | GIANE FERNANDA SCHNEIDER GROSS ARNOLD VINICIUS PRADO SOUZA RONALDO THEODOROVSKI ANDRÉ LUIS TREVISAN ALESSANDRA DUTRA |
texto |
TAREFAS QUE ENTRELAÇAM MATEMÁTICA E FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO Á LUZ DA RME | ADRIANA IKEGAME CALDEIRA MARCELE TAVARES MENDES |
texto |
UM OLHAR PARA ASPECTOS DO PENSAMENTO ALGÉBRICO POR MEIO DE EPISÓDIOS DE RESOLUÇÃO DE TAREFAS | GISELI SANGUINO MARCELE TAVARES MENDES |
texto |
UM OLHAR PARA O CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM SOB A PERSPECTIVA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM | TAYNARA KAROLINE DOS SANTOS LEONARDO FERREIRA ZANATTA WELLINGTON HERMANN |
texto |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO PROBABILIDADE E PRIMEIRA LEI DE MENDEL PARA O ENSINO MÉDIO | VALDIGLEY FERREIRA CAMPOS JOÃO MARCOS DA SILVA BARROS ANA NONATO TRIGUEIRO WELITON IRIS DE SOUSA |
texto |
título | autores | arquivo |
---|---|---|
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DE PARECERES DESCRITIVOS EM UMA ESCOLA ITINERANTE DO PARANÁ | JADER GUSTAVO DE CAMPOS SANTOS LÍNLYA SACHS |
texto |
A PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DO “BOM PROFESSOR” | SHIRLEY MARA TEIXEIRA WILHELM REGINALDO APARECIDO ZARA REGINALDO APARECIDO ZARA |
texto |
ESCOLA ITINERANTE VALMIR MOTTA DE OLIVEIRA: UMA HISTÓRIA SOBRE SUA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO | BRUNO ELIAS DOMINGUES LÍNLYA SACHS |
texto |
FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA: UMA ANÁLISE DE RESOLUÇÕES DE TAREFA POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR | LEONARDO FERREIRA ZANATTA AMANDA PINHEIRO DE BONFIM DOS SANTOS VERIDIANA REZENDE |
texto |
MAPEAMENTO DOS ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA DOS PERIÓDICOS A1 E A2 | MATEUS AUGUSTO FERREIRA GARCIA DOMINGUES GUATAÇARA DOS SANTOS JR |
texto |
título | autores | arquivo |
---|---|---|
PREMISSAS PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UCPEL (1930-1960) | LAURA LEAL MOREIRA | texto |
SOPHIE GERMAIN, SUAS CONTRIBUIÇÕES E O EFEITO MATILDA: UMA PERSONAGEM FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | VITÓRIA DANIELLE CANDIDO PEQUENO | texto |
UMA NARRATIVA SOBRE UMA ESCOLA RURAL DA REGIÃO DO NORTE PIONEIRO DO ESTADO DO PARANÁ NO PERÍODO DE 1947 A 1985. | JULIANA DE MELO MIRIAN MARIA ANDRADE GONÇALEZ |
texto |
título | autores | arquivo |
---|---|---|
FUNÇÕES EXECUTIVAS E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA | DYANA GRAZIELLI ALTOMANI BRAGA JADER OTAVIO DALTO |
texto |
título | autores | arquivo |
---|---|---|
EDUCAÇÃO [MATEMATICA] E NEOLIBERALISMO: O DESAFIO PÓS-PANDEMIA | KAREN PAOLA VALENCIA MERCADO ROSA MONTEIRO PAULO |
texto |
ENFRENTAMENTOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PÓS-PANDEMIA | ALESSANDRA APARECIDA DOS REIS SILVA MARCOS LÜBECK |
texto |
MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL | ADRIELA MARIA NORONHA SANI DE CARVALHO RUTZ DA SILVA ELSA MIDORI SHIMAZAKI |
texto |
O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA À LUZ DA COMPLEXIDADE | PAULA FERNANDA GOMULSKI MUNIZ PAULA REGINA RAKSA JOSÉ RICARDO DOLENGA COELHO HELIZA COLAÇO GÓES ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES |
texto |
SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: TRABALHO E IMPASSES ENCONTRADOS EM UMA PESQUISA DE MESTRADO | LARISSA LEAL SCAPIN GUBERT MARCOS LÜBECK |
texto |
Os desafios da educação matemática no pós-pandemia.
17, 18 e 19 de novembro de 2022 em Foz do Iguaçu