Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente: foco nas diversas perspectivas e tendências metodológicas que fundamentam a prática de ensino de Matemática nos diferentes níveis. Como exemplo, situam-se neste eixo a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas, o Ensino Exploratório, as Investigações Matemáticas, etc.
Espaços de formação de professores que ensinam Matemática: foco em ações, projetos e programas direcionados à formação e ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática (em seu aspecto multifacetado), tanto no contexto de formação inicial, quanto continuada e em serviço.
Educação Matemática no Ensino Superior: foco em ações, projetos e programas que tratem aspectos particulares e proeminentes da Educação Matemática no Ensino Superior, em curso de Licenciaturas ou não.
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: foco na abordagem conceitual, procedimental e metodológica do ensino de Matemática, com especial atenção às singularidades inerentes ao início do processo de escolarização das crianças e as implicações decorrentes.
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio: foco na abordagem conceitual, procedimental e metodológica do ensino de Matemática, com particularidades proeminentes e relevantes aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos: foco em ações, projetos e pesquisas de Educação Matemática que consideram os diversos contextos e ambientes em que se inserem, como na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação Indígena, na Educação Quilombola ou em movimentos sociais.
História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática: foco em questões históricas, filosóficas e epistemológicas relacionadas ao desenvolvimento da Matemática e da Educação Matemática.
Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática: foco em aspectos teóricos e metodológicos assentes na cognição e na linguagem e em meio ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, nos diferentes níveis, espaços e contextos.
Educação Matemática Inclusiva: foco em estudos direcionados àqueles marginalizados nos processos regulares de ensino, e àqueles que não se encontram “de acordo” com as normas sociais, linguísticas, físicas e raciais estabelecidas, envolvendo diferentes práticas, espaços, demandas e saberes.
Os desafios da educação matemática no pós-pandemia.
17, 18 e 19 de novembro de 2022 em Foz do Iguaçu