Apresentação

Encontro Paranaense de Educação Matemática é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR). Em 2022, em formato on-line, será realizado em Foz do Iguaçu sob a responsabilidade e organização de uma comissão formada por professores e estudantes de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu.

O EPREM tem como objetivos: propiciar a interação entre pesquisadores em Educação Matemática, professores que lecionam Matemática e acadêmicos dos vários cursos de Licenciatura em Matemática do Estado; discutir ações para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática nos diferentes níveis de escolaridade; socializar experiências e possibilitar discussões concernentes à Educação Matemática no âmbito da Educação Básica e Superior; estimular a produção do conhecimento em Educação Matemática por meio da criação de grupos de estudo e pesquisa.

A realização desse evento na região oeste do Paraná atende à política da SBEM Regional que propõe a descentralização de suas atividades para promover a aproximação de professores de Matemática que atuam nas diferentes regiões do estado. A relevância do evento consiste na reunião dessas múltiplas intencionalidades, mas especialmente na aproximação da produção científica com a Educação Básica, um dos grandes desafios da academia e dos sistemas educacionais.

A SBEM-PR considera que a realização desses encontros periódicos favorece à necessária aproximação e integração dos diferentes atores da área de Educação Matemática, visando o crescimento e fortalecimento tanto da área da Educação Matemática quanto do Ensino da Matemática.

Com o tema “OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PÓS-PANDEMIA”, pretende-se dialogar com os participantes do EPREM – Professores da Educação Básica e Ensino Superior atuantes ou interessados pela área de Educação Matemática; alunos de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia; Alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Ensino de Ciências e/ou Educação Matemática; pesquisadores nacionais e estrangeiros atuantes na área de Educação Matemática; e profissionais de diferentes áreas atuantes no e/ou interessados pelo ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino – acerca da situação das instituições de ensino, do trabalho docente diante do novo cenário educacional. Nesse sentido, a programação do evento foi organizada com vistas a propiciar a reflexão e o debate no tocante aos diversos aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem da Matemática considerando o contexto pós-pandemia.

Público alvo

Professores da Educação Básica e Ensino Superior atuantes ou interessados pela área de Educação Matemática; alunos de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia; Alunos de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, Ensino de Ciências e/ou Educação Matemática; pesquisadores nacionais e estrangeiros atuantes na área de Educação Matemática; e profissionais de diferentes áreas atuantes no e/ou interessados pelo ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino.

Histórico do evento

O Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraná (SBEM - PR). A cada edição, a SBEM – PR conta com a parceria de instituições de Ensino Superior para sediar e coordenar os EPREMs. No entanto, os EPREM’s I, II e III foram realizados antes mesmo de a SBEM – PR ter se constituído como sociedade. A realização destas três primeiras edições do evento ocorreu em 1989, 1990 e 1995 na cidade de Curitiba, na Universidade Federal do Paraná –UFPR. Em 1995, a SBEM – PR se constituiu como sociedade e realizou os IV e V EPREM’s, nos anos de 1996 e 1999, também na cidade de Curitiba. A partir do VI EPREM, o evento passou a ser itinerante em cidades do Estado do Paraná: VI EPREM ocorreu no ano de 2000 na Universidade Estadual de Londrina – UEL; o VII EPREM foi realizado em 2002 na Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste, em Foz do Iguaçu; o VIII EPREM ocorreu na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, em 2004; o IX EPREM foi realizado em 2007 na UNIMEO, em Assis Chateaubriand; o X EPREM ocorreu em 2009, na Universidade do Centro-oeste do Paraná – Unicentro, em Guarapuava; o XI EPREM foi realizado pela FAP e FECEA na cidade de Apucarana, em 2011; o XII EPREM ocorreu em 2014 na Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão; o XIII EPREM foi realizado em 2015, na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG; o XIV EPREM ocorreu em Cascavel na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, na cidade de Cascavel.; XV edição do EPREM ocorreu em Londrina na Universidade Estadual de Londrina – UEL e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus de Londrina . Em todas as edições o evento contou com a participação de pesquisadores de Programas de Pós-graduação da área de Ensino de Matemática e Educação, alunos de cursos de graduação em Matemática e Pedagogia e professores que ensinam matemática na Educação Básica, totalizando, em média, 500 participantes.


Edições anteriores

XVI EPREM em Foz do Iguaçu

Os desafios da educação matemática no pós-pandemia.


17, 18 e 19 de novembro de 2022 em Foz do Iguaçu