Clique aqui para orientações sobre como proceder para acessar o parecer de seu trabalho e o modo e prazo para envio da versão final.
O processo de submissão de trabalhos ao XV EPREM ocorrerá exclusivamente pela plataforma online do evento disponível em http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XV_EPREM.
O texto submetido deverá preservar a estrutura de artigo científico, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências bibliográficas, de acordo com as normas específicas apresentadas a seguir e templates disponibilizados. Para a submissão do trabalho, ao menos um dos autores deverá estar inscrito, com a taxa devidamente paga. Contudo, com uma mesma inscrição efetivada só é possível submeter no máximo de 3 trabalhos, independente da modalidade ou eixo temático (por exemplo, uma pessoa que é autora/coautora de 5 trabalhos poderá submeter 3 deles a partir de uma única inscrição efetivada, mas o quarto e o quinta exigirão a efetivação da(s) inscrição(ões) de outro autor/coautor).
É fundamental a atenção com as informações de cadastro do trabalho e dos autores na plataforma online do evento (além daquelas presente no arquivo com o texto), porque elas constituirão as informações de base para elaboração dos certificados e anais do evento. Desta forma, os títulos dos trabalhos deverão ser cadastrados em caixa alta (ex. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E COMPROMISSO SOCIAL) e o nome completo do(s) autor(es) indicados com apenas as primeiras letras maiúsculas (Ex. João da Silva Santos).
Os trabalhos poderão ser submetidos ao XV EPREM em quatro modalidades diferentes:
Comunicação Científica (CC): resultados, discussões e problematizações decorrentes de investigações científicas, contemplando os princípios de rigor teórico e metodológico da pesquisa, apresentando contribuições consistentes e inovadoras, fundamentadas e articuladas com a produção científica da temática tratada. Sua estrutura (do título às referências bibliográficas) deve totalizar de 10 a 14 páginas.
Relato de Experiência (RE)): relato com descrição precisa problematizando uma ou mais experiências de ensino, aprendizagem e/ou formativas, com sujeitos, objetos, contextos e espaços diversos, cujos resultados apresentam contribuições relevantes para o campo científico da Educação Matemática. Sua estrutura (do título às referências bibliográficas) deve totalizar de 08 a 14 páginas.
Pôster (PO): resultados objetivos de investigações científicas ou experiências, concluídas ou em andamento, cuja apresentação visual seja pertinente ou promissora para socialização do trabalho. Sua estrutura (do título às referências bibliográficas) deve totalizar de 04 a 08 páginas. Além do texto, será de responsabilidade do(s) autor(es) a confecção do pôster para apresentação no evento.
Minicurso (MC): proposta de abordagem prática de um tema, envolvendo aspectos relevantes e potenciais para o campo da Educação Matemática, devidamente fundamentado e articulado teórica e metodologicamente, esclarecendo espaços, materiais e equipamentos necessários. Sua estrutura (do título às referências bibliográficas) deve totalizar de 04 a 08 páginas. Além deste texto, caberá aos proponentes providenciar o material necessário para a realização do minicurso, bem como verificar a disponibilidade de equipamentos específicos. Os minicursos terão duração aproximada de 3 horas.
Todos os trabalhos (Comunicação Científica (CC), Relato de Experiência (RE), Pôster (PO) e Minicurso (MC)) deverão respeitar as seguintes normas:/p>
Os templates para a submissão dos trabalhos nas diferentes modalidades estão disponibilizados nos links a seguir
Os trabalhos deverão ser submetidos ao XV EPREM em um dos eixos temáticos abaixo, considerando aquele que mais se ajusta a seu objetivo ou problemática central
Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente: foco nas diversas perspectivas e tendências metodológicas que fundamentam a prática de ensino de Matemática nos diferentes níveis. Como exemplo, situam-se neste eixo a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas, o Ensino Exploratório, as Investigações Matemáticas, etc.
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática: foco em ações, projetos e programas direcionados à formação e ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática (em seu aspecto multifacetado), tanto no contexto de formação inicial, quanto continuada e em serviço.
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior: foco em ações, projetos e programas que tratem aspectos particulares e proeminentes da Educação Matemática no Ensino Superior, em curso de Licenciaturas ou não.
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: foco na abordagem conceitual, procedimental e metodológica do ensino de Matemática, com especial atenção às singularidades inerentes ao início do processo de escolarização das crianças e as implicações decorrentes.
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio: foco na abordagem conceitual, procedimental e metodológica do ensino de Matemática, com particularidades proeminentes e relevantes aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos: foco em ações, projetos e pesquisas de Educação Matemática que consideram os diversos contextos e ambientes em que se inserem, como na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação Indígena, na Educação Quilombola ou em movimentos sociais.
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática: foco em questões históricas, filosóficas e epistemológicas relacionadas ao desenvolvimento da Matemática e da Educação Matemática.
Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática: foco em aspectos teóricos e metodológicos assentes na cognição e na linguagem e em meio ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, nos diferentes níveis, espaços e contextos.
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva: foco em estudos direcionados àqueles marginalizados nos processos regulares de ensino, e àqueles que não se encontram “de acordo” com as normas sociais, linguísticas, físicas e raciais estabelecidas, envolvendo diferentes práticas, espaços, demandas e saberes.
A submissão de trabalhos para o XV EPREM ocorrerá exclusivamente por meio de plataforma digital online do evento. Um dos autores deverá, portanto, acessar o sistema e indicar todas as informações do trabalho e anexar a versão cega do trabalho. O arquivo de Word com a versão do trabalho deverá ser salvo com o número do eixo temático (observar lista de eixos temáticos do XV EPREM) no qual o trabalho se insere, hífen, seguido das siglas de cada modalidade de trabalho (Comunicação Científica - CC; Relato de Experiência - RE; Pôster - PO; Minicurso - MC) e do número do CPF do primeiro autor. Ex. Um trabalho que constitui um relato de experiência com foco na formação de professores, cujo CPF do primeiro autor é 123.456.789-10 deve ser salvo com o seguinte nome: 2-RE12345678910
Em todo o texto a ser submetido, os autores deverão omitir qualquer menção aos seus nomes ou elementos que permitam sua identificação. Nestes casos (incluindo as referências, quando for o caso), os autores deverão substituir estes elementos por uma sequência de cinco letras X (maiúsculas): Ex.: “Em um trabalho anterior, XXXXX, investigamos...”.
O processo de avaliação cega será conduzido pela Comissão Científica por meio de, no mínimo, dois pareceres ad hoc, os quais serão orientados pelos seguintes critérios:
Como resultado da avaliação, os trabalhos poderão receber parecer final:
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