Trabalhos


Clique aqui para orientações sobre como proceder para acessar o parecer de seu trabalho e o modo e prazo para envio da versão final.

O processo de submissão de trabalhos ao XV EPREM ocorrerá exclusivamente pela plataforma online do evento disponível em http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XV_EPREM.

O texto submetido deverá preservar a estrutura de artigo científico, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências bibliográficas, de acordo com as normas específicas apresentadas a seguir e templates disponibilizados. Para a submissão do trabalho, ao menos um dos autores deverá estar inscrito, com a taxa devidamente paga. Contudo, com uma mesma inscrição efetivada só é possível submeter no máximo de 3 trabalhos, independente da modalidade ou eixo temático (por exemplo, uma pessoa que é autora/coautora de 5 trabalhos poderá submeter 3 deles a partir de uma única inscrição efetivada, mas o quarto e o quinta exigirão a efetivação da(s) inscrição(ões) de outro autor/coautor).

É fundamental a atenção com as informações de cadastro do trabalho e dos autores na plataforma online do evento (além daquelas presente no arquivo com o texto), porque elas constituirão as informações de base para elaboração dos certificados e anais do evento. Desta forma, os títulos dos trabalhos deverão ser cadastrados em caixa alta (ex. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E COMPROMISSO SOCIAL) e o nome completo do(s) autor(es) indicados com apenas as primeiras letras maiúsculas (Ex. João da Silva Santos).


Modalidades dos trabalhos

Os trabalhos poderão ser submetidos ao XV EPREM em quatro modalidades diferentes:

Comunicação Científica (CC): resultados, discussões e problematizações decorrentes de investigações científicas, contemplando os princípios de rigor teórico e metodológico da pesquisa, apresentando contribuições consistentes e inovadoras, fundamentadas e articuladas com a produção científica da temática tratada. Sua estrutura (do título às referências bibliográficas) deve totalizar de 10 a 14 páginas.

Relato de Experiência (RE)): relato com descrição precisa problematizando uma ou mais experiências de ensino, aprendizagem e/ou formativas, com sujeitos, objetos, contextos e espaços diversos, cujos resultados apresentam contribuições relevantes para o campo científico da Educação Matemática. Sua estrutura (do título às referências bibliográficas) deve totalizar de 08 a 14 páginas.

Pôster (PO): resultados objetivos de investigações científicas ou experiências, concluídas ou em andamento, cuja apresentação visual seja pertinente ou promissora para socialização do trabalho. Sua estrutura (do título às referências bibliográficas) deve totalizar de 04 a 08 páginas. Além do texto, será de responsabilidade do(s) autor(es) a confecção do pôster para apresentação no evento.

Minicurso (MC): proposta de abordagem prática de um tema, envolvendo aspectos relevantes e potenciais para o campo da Educação Matemática, devidamente fundamentado e articulado teórica e metodologicamente, esclarecendo espaços, materiais e equipamentos necessários. Sua estrutura (do título às referências bibliográficas) deve totalizar de 04 a 08 páginas. Além deste texto, caberá aos proponentes providenciar o material necessário para a realização do minicurso, bem como verificar a disponibilidade de equipamentos específicos. Os minicursos terão duração aproximada de 3 horas.


Diretrizes gerais para os autores

Todos os trabalhos (Comunicação Científica (CC), Relato de Experiência (RE), Pôster (PO) e Minicurso (MC)) deverão respeitar as seguintes normas:/p>


Templates (modelos)

Os templates para a submissão dos trabalhos nas diferentes modalidades estão disponibilizados nos links a seguir


Eixos Temáticos do XV EPREM

Os trabalhos deverão ser submetidos ao XV EPREM em um dos eixos temáticos abaixo, considerando aquele que mais se ajusta a seu objetivo ou problemática central

Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente: foco nas diversas perspectivas e tendências metodológicas que fundamentam a prática de ensino de Matemática nos diferentes níveis. Como exemplo, situam-se neste eixo a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas, o Ensino Exploratório, as Investigações Matemáticas, etc.

Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática: foco em ações, projetos e programas direcionados à formação e ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática (em seu aspecto multifacetado), tanto no contexto de formação inicial, quanto continuada e em serviço.

Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior: foco em ações, projetos e programas que tratem aspectos particulares e proeminentes da Educação Matemática no Ensino Superior, em curso de Licenciaturas ou não.

Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: foco na abordagem conceitual, procedimental e metodológica do ensino de Matemática, com especial atenção às singularidades inerentes ao início do processo de escolarização das crianças e as implicações decorrentes.

Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio: foco na abordagem conceitual, procedimental e metodológica do ensino de Matemática, com particularidades proeminentes e relevantes aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos: foco em ações, projetos e pesquisas de Educação Matemática que consideram os diversos contextos e ambientes em que se inserem, como na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação Indígena, na Educação Quilombola ou em movimentos sociais.

Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática: foco em questões históricas, filosóficas e epistemológicas relacionadas ao desenvolvimento da Matemática e da Educação Matemática.

Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática: foco em aspectos teóricos e metodológicos assentes na cognição e na linguagem e em meio ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, nos diferentes níveis, espaços e contextos.

Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva: foco em estudos direcionados àqueles marginalizados nos processos regulares de ensino, e àqueles que não se encontram “de acordo” com as normas sociais, linguísticas, físicas e raciais estabelecidas, envolvendo diferentes práticas, espaços, demandas e saberes.


Procedimentos de submissão dos trabalhos

A submissão de trabalhos para o XV EPREM ocorrerá exclusivamente por meio de plataforma digital online do evento. Um dos autores deverá, portanto, acessar o sistema e indicar todas as informações do trabalho e anexar a versão cega do trabalho. O arquivo de Word com a versão do trabalho deverá ser salvo com o número do eixo temático (observar lista de eixos temáticos do XV EPREM) no qual o trabalho se insere, hífen, seguido das siglas de cada modalidade de trabalho (Comunicação Científica - CC; Relato de Experiência - RE; Pôster - PO; Minicurso - MC) e do número do CPF do primeiro autor. Ex. Um trabalho que constitui um relato de experiência com foco na formação de professores, cujo CPF do primeiro autor é 123.456.789-10 deve ser salvo com o seguinte nome: 2-RE12345678910

Em todo o texto a ser submetido, os autores deverão omitir qualquer menção aos seus nomes ou elementos que permitam sua identificação. Nestes casos (incluindo as referências, quando for o caso), os autores deverão substituir estes elementos por uma sequência de cinco letras X (maiúsculas): Ex.: “Em um trabalho anterior, XXXXX, investigamos...”.

Intituições organizadoras

Avaliação dos trabalhos

O processo de avaliação cega será conduzido pela Comissão Científica por meio de, no mínimo, dois pareceres ad hoc, os quais serão orientados pelos seguintes critérios:

  1. relevância, coerência e pertinência do trabalho para o XV EPREM;
  2. consistência conceitual e argumentativa na formulação do problema e no desenvolvimento das seções do trabalho;
  3. adequabilidade, clareza e consistência metodológica;
  4. articulação entre resultados, discussões e conclusões;
  5. interlocução com a produção existente na área.
  6. adequabilidade ortográfica e gramatical, de coerência e de coesão textual, sendo de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) a revisão ortográfica e gramatical do trabalho submetido;
  7. atendimento às normas estabelecidas para a submissão de trabalhos ao XV EPREM.

Como resultado da avaliação, os trabalhos poderão receber parecer final:

  1. Aprovado, sem necessidade de alterações;
  2. Aprovado, condicionado a alterações ou reformulações;
  3. Reprovado.

Observações importantes
  1. Para a avaliação do trabalho é necessário que, ao menos, um dos autores tenha feito a inscrição e o pagamento da taxa. Contudo, as submissões vinculadas a uma única inscrição efetivada são limitadas a 3 trabalhos, independente das modalidades e eixos temáticos.
  2. Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido. O pagamento é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir palestras, mesas redondas, minicurso, submeter trabalho para ser avaliado, e sendo aceito, ser apresentado e publicado nos anais.
  3. Não existem restrições para o número de trabalhos submetidos por participante, seja como autor ou coautor.
  4. Número máximo de autores por trabalho: 5 (cinco).
  5. Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do XV EPREM.
  6. É prerrogativa da Comissão Científica deslocar de modalidade os trabalhos que não atenderem as características para os quais originalmente foram enviados e cumprirem mais adequadamente outra modalidade de proposta (nas diversas etapas da avaliação).
  7. Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas no Template (Modelo - ver arquivo disponível em cada uma das modalidades) podendo implicar em sua reprovação automática, em caso de desacordo.
  8. Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados pelos respectivos autores no XV EPREM.
  9. Os trabalhos deverão respeitar um dos eixos temáticos do evento.
  10. Os textos dos trabalhos submetidos ao XV EPREM podem estar em Português ou Espanhol.
  11. É de inteira responsabilidade dos autores o teor dos trabalhos submetidos, bem como a apresentação adequada das informações (Nome(s), e-mail(s), Instituição(ões), título do trabalho, autor(es), etc.) na plataforma de submissão de trabalho ao XV EPREM.

XV EPREM em Londrina

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