Resultado da submissão de trabalhos
Normas para submissão de trabalhos
A) Os trabalhos submetidos deverão apresentar resultados de pesquisas (concluídas ou em andamento) e ser submetido a apenas um dos 15 Grupos de Trabalho:
- GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
- GT3 - Currículo e Educação Matemática
- GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior
- GT5 - História da Matemática e Cultura
- GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância
- GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática
- GT8 - Avaliação em Educação Matemática
- GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
- GT10 - Modelagem Matemática
- GT11 - Filosofia da Educação Matemática
- GT12 - Ensino de probabilidade e estatística
- GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática
- GT14 – Didática da Matemática
- GT15 – História da Educação Matemática
Cada pesquisador poderá submeter até dois trabalhos considerando-se as seguintes situações:
- O pesquisador será autor (ou coautor) dos dois trabalhos que serão submetidos ao GT do qual participará.
- O pesquisador será autor de um trabalho submetido ao GT no qual participará durante todo o evento e, coautor de um segundo trabalho que deverá ser apresentado pelo primeiro autor em outro GT.
Os trabalhos poderão ser submetidos em Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês.
- No momento da submissão, todos os autores deverão estar associados à SBEM, com a anuidade de 2018 em dia e inscritos no evento. Essa exigência não diz respeito aos estrangeiros, os quais não precisam se afiliar à SBEM para submeter um trabalho. Após o resultado, caso o trabalho seja aceito, o primeiro autor deverá estar com a taxa de inscrição paga para garantir a publicação nos anais.
- Cada GT determinará o número máximo de trabalhos aceitos, seja na condição de apresentação e publicação ou somente para publicação, de acordo com a demanda. Em todos os grupos serão aceitos um número limitado de trabalhos, sendo alguns aceitos para apresentação oral e outros apenas publicados nos anais do evento.
B) Do texto
- Deve conter de 8 a 12 páginas, incluindo resumo, palavras-chave, figuras, diagramas, referências bibliográficas e anexos, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor.
- Deve ter formato de artigo, com problemática anunciada e justificada, referencial teórico e metodológico explicitados, análise e discussão dos resultados, conclusões/recomendações, referências bibliográficas e, se necessário, anexos.
- Deve apresentar resumo (máximo de 200 palavras), título, e palavras-chave (de 3 a 6) em inglês e na língua do texto. É opcional a inclusão do título do trabalho em outra língua o qual deve ser colocado logo acima do resumo (na segunda língua).
- O trabalho deve ser enviado sem a identificação dos autores.
- As notas de rodapé, em caso de serem indispensáveis, devem ser colocadas na própria página da referência.
- As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor.
- As figuras e tabelas devem ter legendas e estas devem seguir o padrão ABNT, com indicação de fonte (quando for o caso).
- As referências bibliográficas devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas.
- A digitação do texto deverá, necessariamente, ser feita no template (Baixe o Modelo Aqui) disponibilizado no site do evento, respeitando a formatação descrita no item C, a seguir. Serão automaticamente recusados os textos que não forem submetidos usando o referido template.
C) Da digitação e formatação (Baixe o Modelo Aqui)
- Formato PDF.
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
- Papel tamanho A4; margens superior e inferior com 2,5 cm; margens esquerda e direita com 3 cm; espaçamento entre linhas de 1,5 cm; alinhamento justificado.
- Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita).
- Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado.
- Nome(s) do(s) autor(es) e instituição(ões) com alinhamento à direita.
- Os títulos das seções internas devem estar em negrito e posicionados na margem esquerda.
Avaliação dos trabalhos
O Comitê Cientifico é composto pelos coordenadores dos 15 GT sob a coordenação de um membro da DNE. Cabe ao Comitê compor o corpo de pareceristas, estabelecer critérios para avaliação dos trabalhos e comunicar aos autores e à Comissão Organizadora os resultados da avaliação.
A avaliação dos trabalhos considerará os seguintes critérios básicos:
- Relevância e pertinência da pesquisa para as temáticas do GT para o qual o trabalho foi submetido;
- Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica utilizada na pesquisa e na argumentação apresentada no texto;
- Interlocução com a produção da área;
- Conclusões fundamentadas;
- Correção gramatical.
Cada GT poderá, a seu critério, considerar outros pontos que julgar relevantes para a avaliação das propostas recebidas.
O trabalho poderá ser aprovado com modificações em que os avaliadores sugerem alterações no trabalho. As alterações serão realizadas para a publicação nos anais do evento.
Os anais serão disponibilizados online e antes do evento.
Envio dos trabalhos
O acesso para envio dos trabalhos é pelo link: http://www.sbemparana.com.br/eventos/
Para que você possa enviar trabalho no SIPEM, você precisa se cadastrar como Autor(a) no evento. Como fazer isso?
1) Vá na conferência SIPEM: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
2) Faça seu login
3) No canto direito, vá em Meu Perfil
4) No final da página, check a opção Autor (e as demais, caso queira)
5) Salve
6) Vá em Página do Usuário
7) Vai estar disponível a opção no SIPEM - Autor - Nova Submissão