II Encontro Paranaense de Tecnologias na Educação Matemática

Período de Submissão de trabalhos

De 18 de novembro de 2019 a 01 de de fevereiro de 2020


Orientações para submissão dos trabalhos

Os trabalhos poderão ser submetidos ao II EPTEM em cinco modalidades diferentes:


Modalidades de trabalhos para o II EPTEM

Os trabalhos poderão ser submetidos ao II EPTEM em cinco modalidades diferentes:


Eixos temáticos dos trabalhos do II EPTEM

Os trabalhos deverão ser submetidos ao II EPTEM em um dos eixos temáticos abaixo, considerando aquele que mais se ajusta a seu objetivo ou problemática central.

Eixo 1 – Tecnologias digitais na formação de professores: são trabalhos com foco em ações, projetos ou programas direcionados à formação de professor, quanto ao uso de tecnologias digitais.

Eixo 2 – Aprendizagem com o uso de tecnologias digitais: são trabalhos que buscam apresentar contribuições da utilização de tecnologias digitais, para a aprendizagem de conceitos matemáticos.

Eixo 3 – Projeto e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem: são trabalhos com foco na utilização, criação ou adaptação de objetos de aprendizagem direcionados à todas as modalidades e níveis de ensino.

Eixo 4 – Mobile Learning: são trabalhos com foco na utilização de smartphones na sala de aula ou ainda no uso, criação ou adaptação de aplicativos educacionais móveis direcionados à todas as modalidades e níveis de ensino.

Eixo 5 – Teorias educacionais aplicadas a Tecnologias Digitais: são trabalhos teóricos voltados a apresentação de contribuições teóricas a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática.

Eixo 6 – Educação a Distância: são trabalhos que apresentam contribuições teóricas ou práticas ao ensino ou aprendizagem matemática, por meio da utilização de ambientes virtuais, redes sociais ou outras possibilidades síncronas ou assíncronas.

Eixo 7 – Jogos Digitais e Gamificação: são trabalhos que buscam apresentar contribuições práticas ou teórica da utilização de jogos digitais no ensino de Matemática.

Eixo 8 – Inovação e Tecnologias Digitais: são trabalhos que apresentam outras possibilidades de uso das tecnologias digitais (realidade aumentada, lousa digital, vídeos, dentre outros) ou inovações metodológicas (micromundos, simulação, laboratórios virtuais, repositórios, mineração de dados, web semântica, dentre outras) no ensino de Matemática.


Procedimentos de Submissão dos trabalhos

Para realizar a submissão de trabalhos para o II EPTEM devem ser realizados os três 3 passos descritos a seguir:

  1. Cadastro no Portal de Eventos da SBEM - regional Paraná ( www.sbemparana.com.br/eventos);
  2. Acesso ao Portal de Eventos;
  3. Envio do trabalho.

A submissão dos trabalhos para o II EPTEM será realizada exclusivamente por meio da plataforma online. Um dos autores deverá acessar o sistema e indicar todas as informações do trabalho, anexando a versão cega do mesmo.

O arquivo enviado deve ser, obrigatoriamente, no formato .doc, .docx ou .odt, e deverá ser salvo com o número do CPF do autor que está efetuando a submissão, seguido da sigla da modalidade de trabalho (CC, RE, PS, PE e MC) e número do eixo temático.

Exemplo: Um trabalho que constitui-se em uma comunicação científica (CC), com foco na formação de professores (1), cujo CPF do autor que está submetendo o manuscrito é 12345678901. Deverá ser salvo da seguinte forma: 12345678901_CC_1.

Para submeter o trabalho, os autores devem utilizar, obrigatoriamente, um dos templates disponibilizados nos links abaixo, que já se encontram nas normas aceitas pelo II EPTEM.


Modelos ou templates

  1. Comunicação Científica: download do arquivo
  2. Relato de Experiência: download do arquivo
  3. Práticas de Sala de Aula: download do arquivo
  4. Produtos Educacionais: download do arquivo
  5. Minicursos: download do arquivo

Normas para os trabalhos

Todas as modalidades de trabalho deverão respeitar as seguintes normas:

Os textos deverão ser elaborados no Word (extensão .doc ou .docx), com tamanho do papel A4.

Margens : superior e esquerda: 3cm; inferior e direita: 2cm.

Título : Times New Roman, centralizado, fonte 14, caixa alta, em negrito, espaçamento 1,5.

Nome(s) do(s) autor(es) : Times New Roman, alinhado à direita, fonte 12, espaçamento simples, acompanhado da Instituição na qual está vinculado, bem como o e-mail.

Resumo : a palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, alinhada à esquerda e seguida pelo texto do resumo. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 200 palavras.

Palavras-chave : podem ser usadas até quatro. Estas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado e separadas por ponto final.

Subtítulos : devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento entre linhas de 1,5, justificado e sem numeração de seções e subseções. Somente a letra inicial do subtítulo deve ser escrita em maiúscula.

Corpo do texto : o corpo do texto deve se iniciar na segunda linha após o subtítulo de cada seção . A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12. Os parágrafos devem apresentar um recuo de 1,25 cm na primeira linha. Notas de Rodapé deverão vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte Times New Roman, tamanho 10. Para Citações, devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002).

Tabelas e gráficos : deverão ter como elementos: número, título, fonte e nota respeitando as normas da ABNT.

Referências : devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002).

Omitir informações dos autores : em todo o texto a ser submetido, os autores deverão omitir qualquer menção aos seus nomes. Nos casos em que houver a menção do nome de qualquer dos autores, eles deverão trocar a referência por uma sequência de letras “X”, conforme exemplo abaixo:

XXXXXXXXX. Educação Matemática. Curitiba: Editora, 2019.

Idioma: os textos deverão ser redigidos em Língua Portuguesa

Número de laudas : Somente serão aceitos trabalhos com o número de laudas dentro dos parâmetros abaixo:


A avaliação dos trabalhos

O processo de avaliação cega será conduzido pela Comissão Científica, por meio da avaliação de pareceristas ad hoc, que balizaram suas avaliações nos critérios abaixo:

  1. relevância, coerência e pertinência do trabalho para o II EPTEM;
  2. consistência conceitual e argumentativa na formulação do problema (quando cabível) e no desenvolvimento das seções do trabalho;
  3. adequabilidade, clareza e consistência metodológica;
  4. articulação entre resultados, discussões e conclusões;
  5. interlocução com a produção existente na área.
  6. adequabilidade ortográfica e gramatical, de coerência e de coesão textual, sendo de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) a revisão ortográfica e gramatical do trabalho submetido;
  7. atendimento às normas estabelecidas para a submissão de trabalhos ao II EPTEM.

Como resultado da avaliação, os trabalhos poderão receber parecer final:

  1. Aprovado, sem necessidade de alterações;
  2. Aprovado, condicionado a alterações ou reformulações;
  3. Reprovado.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por meio do Fale Conosco direcionando sua mensagem para a Comissão Científica.



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