II Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação Matemática

II Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação Matemática

De a 30 de abril a 02 de maio de 2020 na UTFPR de Curitiba (PR)

O II Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação Matemática (EPTEM) é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR).

O EPTEM surgiu a partir da necessidade de ampliação de espaço para debates sobre o uso de tecnologias na Educação Matemática por professores, estudantes e pesquisadores da área. Sua primeira edição aconteceu em 2018 na cidade de Apucarana e foi muito bem-sucedido. A comunidade reunida no primeiro encontro aprovou a realização de encontros bianuais e decidiu indicar a UTFPR de Curitiba como sede do segundo evento.

Neste II EPTEM as discussões sobre o uso de tecnologias na Educação Matemática buscarão contribuir para o aprofundamento das discussões sobre as problemáticas da região de inquérito, com debates entre os pesquisadores e seus respectivos grupos de pesquisa em atividade no Paraná. A intenção declarada é contribuir para as discussões sobre a inserção de tecnologias nas escolas e universidades paranaenses em primeira instância, sem, contudo, esquecer as realidades nacional e internacional dos estudos em andamento.

Nesta segunda edição o evento tem os seguintes objetivos:

A relevância do evento reside na possibilidade de reunião dessas múltiplas possibilidades, ampliando compreensões e discussões sobre os impactos das tecnologias nas salas de aula, no ensino e na aprendizagem de Matemática. Busca-se, particularmente, a aproximação da produção científica com a Educação Básica, um dos grandes desafios da academia e dos sistemas educacionais

A SBEM-PR considera que a realização desses encontros periódicos favorece à necessária aproximação e integração dos diferentes atores da área de tecnologias na Educação Matemática, visando o crescimento e fortalecimento da área quanto do Ensino da Matemática.


Datas importantes


atividades período
Inscrições 18/11/2019 a 29/04/2020
Submissão trabalhos De 18/11/2019 a 01/02/2020
Análise dos trabalhos pela comissão científica 01/12/2019 a 29/02/2020
Divulgação trabalhos aceitos Até 16/03/2020
Evento 29/04 a 02/05/2020
Fale Conosco Enviar trabalho Inscrição