Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
MINICURSO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Marlova Estela Caldatto, João César Maciel Valim |
|
A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE PORCENTAGEM EM UMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elvis Ricardo Viana, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
ASPECTOS DE CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elvis Ricardo Viana, Elenice Josefa Kolancko Setti, Maykon Jhonatan Schrenk, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Carina Chulek, Michele Regiane Dias Veronez |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE COMO EMERGE O PROBLEMA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Silvia Regina Potulski dos Santos, Michele Regiane Dias Veronez |
|
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA ENVOLVENDO MATEMÁTICA, ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
Denise Maria Pallesi, Kellen Cristina Saviski, Josmaria Lopes de Morais, Marcelo Souza Motta, Tamara Simone Van Kaick |
|
Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de experiência |
PDF
|
Adriéli Aline Duarte, Adriana Livi, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
UMA PROPOSTA DE TRABALHO ARTICULANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A PESQUISA ESCOLAR |
PDF
|
Aline Vaccari Lunelli, Márcio André Martins, Lucieli Maria Trivizoli |
|
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO PERIÓDICO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA |
PDF
|
Ingridh Fernandes Beliato, Camila Domingues Venturino, Willian Damin, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcio Alexandre Volpato |
|
DIÁLOGOS A RESPEITO DA PERSPECTIVA DE ENSINO EXPLORATÓRIO |
PDF
|
Anna Flávia Magnoni Vieira, Márcia Cristina Cyrino |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO COM POSTAGENS SOBRE A RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA |
PDF
|
Ana Paula Mayara Vitolo, Sergio Carrazedo Dantas |
|
A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NAS UNIVERSIDADES PARANAENSES |
PDF
|
Alcides Jose Trzaskacz, Michele Regiane Dias Veronez |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
COMPREENSSÃO DE ESTUDANTES A RESPEITO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
PDF
|
Ademir Basso, Flor Monserrat Rodrígrez Vásquez, Inez Estrada Apolinar, Francisco Julían Ariza Hernández |
|
UM ESTUDO DE UM VAIVÉM À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Ana Carolina Bardaçon, Lucas de Souza Venturini |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PENSAMENTO ARITMÉTICO E PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Andréa Regina Teixeira Nunomura, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
EXPECTATIVAS E IMPRESSÕES DE ESTUDANTES DE 5° E 6° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TRANSIÇÃO DE UM ANO ESCOLAR PARA O OUTRO |
PDF
|
Daiane Maria Seibert, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
FAZENDO SLIME: UM RELATO SOBRE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Rafael Montenegro Palma, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
Exploração de Padrões e Pensamento Algébrico - um estudo com alunos de diferentes níveis de escolaridade |
PDF
|
Iracema Sbizera dos Santos Ribeiro, Mirian Ferreira Rezende, Rafaela Martins da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO ÁBACO COMO RECURSO NAS SALAS DE AULA |
PDF
|
Keyti Alyne Francisco de Souza, Alex Vardenski, Núbia Aline Núbia, Ana Schirlo, Marceli Goulart |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
JUSTIFICATIVA MATEMÁTICA PARA O PROCEDIMENTO UTILIZADO NA REGRA DE TRÊS COMPOSTA: UMA CONSTRUÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Lucas de Souza Venturini, Leonardo Lemes Pandolfo, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
AÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSOR QUE EXPLORAM UM OBJETO DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Melllo Arruda |
|
A EXPLORAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA LOUSA DIGITAL EM AULAS DE MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE |
PDF
|
Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Melllo Arruda |
|
A PRODUÇÃO ESCRITA DO ALUNO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Renata Graciele Batista Rodrigues, Marcele Tavares Mendes, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS |
PDF
|
João César Maciel Valim, Marlova Estela Caldatto |
|
TANGRAM COMO RECURSO PARA ENSINO |
PDF
|
Gabriela Dauber Facioni, Camila Picotte Vidigal, Rosimeri Cristina Martins Mendes |
|
EVENTO NA QUADRA DE ESPORTES: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM SOBRE FRAÇÕES |
PDF
|
Ana Paula da Silveira Inglat, Flávia Patolea Vilas Boas, Renata Aparecida da Silva, Maria Lucia Panossian |
|
JOGOS E CRIATIVIDADE NO ENSINO DA GEOMETRIA: O USO DO LEGO DIGITAL DESIGNER COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Frederico Braida, Rodolfo Vertuan, Rodrigo Andrade |
|
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: CONSTRUINDO UM BANHEIRO SOLIDÁRIO |
PDF
|
Cleonice Ricardi Nunes Feyh, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
ILUSTRAÇÕES EM MARGARITA PHILOSOPHICA: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO EDUCACIONAL E PARA A GEOMETRIA NA IDADE MÉDIA |
PDF
|
Igor Cardoso Tonhato, Matheus Vieira, Lucieli Trivizoli |
|
Matemática e realidade: uma proposta de Leon Battista Alberti. |
PDF
|
Gabriel Valenga, Mario Umberto Menon |
|
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS: UM ESTUDO HISTÓRICO |
PDF
|
Aline Vilas Boas Ribeiro de Paula, Lucieli Trivizoli |
|
Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
USOS DO TERMO AUTONOMIA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO XIV EPREM |
PDF
|
Ronalti Walaci Santiago Martin, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA ABORDAGEM EM DIFERENTES NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Robson Aparecido Ramos Rocha, Rodolfo Eduardo Vertuan, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
FORMALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA: um estudo de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Lucas de Souza Venturini, José Vinícius Inacio de Souza |
|
UM ESTUDO SOBRE A CONFIABILIDADE DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Lilian Nasser, Rafael Filipe Novôa Vaz |
|
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva
As bases ontológicas e epistemológicas das pesquisas sobre o autismo na educação matemática |
PDF
|
Elton de Andrade Viana, Ana Lucia Manrique |
|
Estratégias inclusivas para estudantes com autismo: uma proposta a partir da exploração de materiais |
PDF
|
Maximiliam Albano Hermelino Ferreira, Elton de Andrade Viana, Ana Lucia Manrique |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .