Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
MINICURSO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Marlova Estela Caldatto, João César Maciel Valim |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM A UTILIZAÇÃO DE CALCULADORAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM TESES E DISSERTAÇÕES |
PDF
|
Willian Aparecido de Jesus Luditk, Simone Luccas, Josiane Luiz, João Coelho Neto |
|
Proporcionalidade direta e inversa: uma introdução através da Resolução de Problemas |
PDF
|
André Lima Rodrigues, Francielle Silva Gardin, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PIC-OBMEP |
PDF
|
Fernanda Caroline Cybulski, Cassiano Antonio Barboza, Márcio André Martins, Cheila Miranda Tachevski, Giliane Souza de Matos |
|
A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE PORCENTAGEM EM UMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elvis Ricardo Viana, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
ANÁLISE DA AÇÃO DOCENTE E DA AÇÃO DISCENTE EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Mariana Passos Dias, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos |
|
O ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO ARTICULANDO RPG AO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Matheus Gustavo Jakimiu, Everton José Goldoni Estevam |
|
A ENGENHARIA DIDÁTICA: um olhar sobre pesquisas acadêmicas que envolvem os registros de representação da função afim |
PDF
|
Tamires Vieira Calado, Lisiane Cristina Amplatz |
|
REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcela Camila Picin de Melo, Ariadine Castilho Ozan, Andresa Maria Justulin |
|
ARTEFATOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM AS POTENCIALIDADES DA TECNOLOGIA 3D |
PDF
|
Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Rogério de Aguiar |
|
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DE ESTUDANTES EM UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elida Maiara Velozo de Castro, João Paulo Sebben de Jesus, Fernanda Silva Pinto |
|
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO A SER CONHECIDA |
PDF
|
Fabricio Luiz Rech, Andriéli da Luz Bortolli, Érica Fernanda Massolo, Larissa Winck Donadel |
|
ASPECTOS DE CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elvis Ricardo Viana, Elenice Josefa Kolancko Setti, Maykon Jhonatan Schrenk, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
ANÁLISE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ELABORADAS A PARTIR DO JOGO ESCOPA DO ZERO APLICADAS PARA ALUNOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES |
PDF
|
Caio Juvanelli, Valdete dos Santos Coqueiro, Mariana Moran |
|
ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Wanderson Rocha Lopes, Andresa Maria Justulin |
|
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Carina Chulek, Michele Regiane Dias Veronez |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE COMO EMERGE O PROBLEMA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Silvia Regina Potulski dos Santos, Michele Regiane Dias Veronez |
|
PROGRAMAÇÃO LINEAR NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Danielle Durski Figueiredo, Luiz Fernando Nunes |
|
EXPERIMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS PESQUISAS ATUAIS |
PDF
|
Paulo Henrique Hideki Araki, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
FUNÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Tânia Camila Kochmanscky Goulart, Élida Maiara Velozo de Castro, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
OVOS DE PÁSCOA: UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rafaeli Ramos, Adriana Cristina Loli, Liane Maria da Silva, Dionísio Burak |
|
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandes, Graziella Fátima Amorin Natali Machado, Luiza Silva de Paula |
|
UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM PARA O CÁLCULO DE ÁREA: A RODOVIÁRIA DE LONDRINA COMO MOTIVAÇÃO |
PDF
|
Luana Carvalho Santos, Adriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Silva |
|
A DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS: DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
PDF
|
Eliane Siviero da Silva Dalbon, Dulcyene Maria Ribeiro |
|
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA ENVOLVENDO MATEMÁTICA, ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
Denise Maria Pallesi, Kellen Cristina Saviski, Josmaria Lopes de Morais, Marcelo Souza Motta, Tamara Simone Van Kaick |
|
ESSES CARROS EXISTEM? UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM MINIATURAS |
PDF
|
Cristiana Fadin, Mirian Ferreira Rezende, Emerson Tortola |
|
DINÂMICA POPULACIONAL: MODELAGEM MATEMÁTICA UTILIZANDO EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS |
PDF
|
Guilherme Henrique Ferreira, Marília Davoli Moreira Lopes, Monica Fürkotter |
|
GEOGEBRA: UM ALIADO NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO |
PDF
|
CARLA MELISSA SANGUINO BIAZON, Elaine Cristina Ferruzzi |
|
ANÁLISE DE UMA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Ariane da Silva Landgraf, Andresa Maria Justulin |
|
Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de experiência |
PDF
|
Adriéli Aline Duarte, Adriana Livi, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
Uma atividade de modelagem matemática visando uma aprendizagem significativa com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Camila Iorio Marton, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Sérgio de Mello Arruda |
|
ESTRATÉGIAS HEURÍSTICAS REVELADAS NA PRODUÇÃO ESCRITA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Thais Maya Koga, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Jader Otávio Dalto |
|
UMA PROPOSTA DE TRABALHO ARTICULANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A PESQUISA ESCOLAR |
PDF
|
Aline Vaccari Lunelli, Márcio André Martins, Lucieli Maria Trivizoli |
|
PRATICANDO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Leandro Caciolato de Souza, Carla Melissa Sanguino Biazon, Rafaela Martins da Silva, Caio Barreto de Oliveira Reis, Elaine Cristina Ferruzzi |
|
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO PERIÓDICO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA |
PDF
|
Ingridh Fernandes Beliato, Camila Domingues Venturino, Willian Damin, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim |
|
GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Letícia Barcaro Celeste Omodei, Lourdes Maria Werle Almeida |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcio Alexandre Volpato |
|
CONHECENDO A SAÚDE DOS MESTRANDOS DE MATEMÁTICA DO PPGEN POR MEIO DE UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rafaeli Ramos, Adriana Cristina Loli, Liane Maria da Silva, Dionísio Burak |
|
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ACERCA DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY |
PDF
|
Henrique Treml, Emerson Blum Corrêa, Luiz Otávio Rodrigues Mendes, Luciane Grossi |
|
Modelagem Matemática nos Anos Iniciais: Uma Prática com o tema Jogos |
PDF
|
Rosangela Maria Kowalek, Ana Pogogelski, Grabiele Granada |
|
A UTILIZAÇÃO DO PLUVIÔMETRO E OS IMPACTOS DA CHUVA: UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM |
PDF
|
Maria Mazur, Edina Aparecida Stresser, Fabiano Jose da Cruz, Dionísio Burak |
|
DIÁLOGOS A RESPEITO DA PERSPECTIVA DE ENSINO EXPLORATÓRIO |
PDF
|
Anna Flávia Magnoni Vieira, Márcia Cristina Cyrino |
|
PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O GEOGEBRA |
PDF
|
Rafael Machado Silva, Tereza Aparecida Rozário, Lucieli Trivizoli |
|
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA ANÁLISE DO NÚMERO DE MORTES POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL |
PDF
|
Marina Cunha Ferreira, Leandro de Paula Ribeiro Pereira, Ingrid Rodrigues Pimentel, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
PROVA-ESCRITA-COM-COLA, PROVA-ESCRITA-EM-FASES E VAIVÉM EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes, Cristiano Forster |
|
ESTUDO SOBRE INVESTIMENTO EM ENERGIA SOLAR: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
João Paulo Correa de oliveira Junior, Gustavo Granado Magalhães, Lourdes Maria Werle de Almeida, Adriana Helena Borssoi |
|
ENSINO EXPLORATÓRIO DE ESTATÍSTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE O PLANEJAMENTO E A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA |
PDF
|
Jaqueline Panneitz Pascoski, Everton José Goldoni Estevam |
|
MODELOS MATEMÁTICOS NA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Henrique Zanelatto, Tiago Emanuel Klüber |
|
QUANDO UM JOGO SE TORNA “REALIDADE” EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Gustavo Henrique Zanette, Carlos Henrique Smek, Emerson Tortola |
|
LEI DO RESFRIAMENTO DE NEWTON: MODELAGEM MATEMÁTICA E ENSINO-APRENDIZAGEM |
PDF
|
Wesley Muniz Domingos Rodrigues, Monica Fürkotter, Marília Davoli Moreira Lopes |
|
CANUDINHO DE PLÁSTICO X CANUDINHO DE ABACATE – UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Juliana Santoni, Ingrid Ponvequi Oliveira, Emily Gabrieli de Oliveira da Silva, Letícia Barcaro Celeste Omodei |
|
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: Uma Atividade Envolvendo Desperdício de Alimentos |
PDF
|
Rafael Machado Silva, Karina Alessandra Pessoa SILVA |
|
Análise Semiótica de uma Atividade de Modelagem Matemática |
PDF
|
Thiago Fernando Mendes, Ana Paula Zanim, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
PDF
|
Jeferson Takeo Padoan Seki, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
O NÚMERO QUE CALÇO NÃO É O TAMANHO DO MEU PÉ?: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elhane De Fatima Fritsch Cararo, Lenoar Eloi Cararo |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A VISÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
BIANCA DE OLIVEIRA MARTINS, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Rudolph dos Santos Gomes Pereira |
|
JOGOS MATEMÁTICOS: UTILIZANDO O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
PDF
|
Karen Vanessa Gozer Banheza, Maria Clara Dari Gomes, Denis Rogério Sanches Alves |
|
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTAGEM ATRAVÉS DE JOGOS |
PDF
|
Brendow Pena de Mattos Souto, Luzia da Costa Tonon Martarelli |
|
Uma análise do pensamento matemático criativo |
PDF
|
ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS, Francielli Aparecida Rocha de Carli, Geralda de Fatima Neri Santana, Karine da Silva Macedo |
|
A CONVERSÃO 2D-3D EM GEOMETRIA: UMA ANÁLISE NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Ricardo Almeida dos Santos, Claudete Cargnin |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA: PRECIPITAÇÃO DA CHUVA E O ENSINO DE FUNÇÕES |
PDF
|
Daine Rosa, Daiani Goedert, Rosane Hildebrandt, Morgana Scheller, Elisângela Regina Melz |
|
AS HIPÓTESES DEFINIDAS PELOS ALUNOS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Ademir Pereira Pereira Junior, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: FORMANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM E DE COLABORAÇÃO |
PDF
|
Marilda de Souza, MEIRI DAS GRAÇAS CARDOSO |
|
PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E IMPREVISTOS: ANÁLISE DE UMA OFICINA DE STOP MOTION DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PDF
|
Jocilene Cristina de Oliveira, Marilaine Luzia Cintra, Línlya Sachs |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONTEXTOS FORMATIVOS: UM BREVE PANORAMA DE TRABALHOS APRESENTADOS NO XIV EPREM |
PDF
|
Gabriela da Silva Oliveira, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
ASPECTOS DA RELAÇÃO QUE ALUNOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES TÊM COM A MATEMÁTICA |
PDF
|
Caio Juvanelli, Valdete dos Santos Coqueiro, Wellington Hermann |
|
PESQUISAS QUE VERSAM SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM LEVANTAMENTO INICIAL |
PDF
|
Ana Caroline Frigéri Barboza, Lucieli M. Trivizoli |
|
SENTIDOS QUE ESTUDANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES ATRIBUEM À MATEMÁTICA |
PDF
|
Paula Renata Pedroso Avanço, Valdete Dos Santos Coqueiro, Wellington Hermann |
|
Uma experiência de elaboração de curso em EAD para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais |
PDF
|
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Victor Hugo Ricco Bone Antunes, Rosélia Sezerino Fenner, Clodis Boscarioli |
|
A SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM COM MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
PDF
|
Laynara dos Reis Santos Zontini, Dionísio Burak |
|
CONHECIMENTO DO CONTEÚDO E DOS ESTUDANTES MOBILIZADO POR UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Flávia Maria Gonçalves, Silmara Ribeiro Rodrigues, Henrique Rizek Elias, André Luis Trevisan |
|
DISCUSSÕES MATEMÁTICAS PRODUTIVAS POR MEIO DE UMA TAREFA ENVOLVENDO OS NÚMEROS RACIONAIS |
PDF
|
Henrique Rizek Elias |
|
ÁREA E PERÍMETRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS (2010–2016) |
PDF
|
Jéssika Naves de Oliveira, Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino |
|
INVESTIGAÇÕES A CERCA DOS PROGRAMAS E PROJETOS VIGENTES NO PARANÁ COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Camila Maria Koftun, Maria Ivete Basniak |
|
IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: APRENDENDO SOBRE SER PROFESSOR |
PDF
|
Elisangela de Campos |
|
O CASO MULTIMÍDIA “EXPLORANDO PERÍMETRO E ÁREA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Taynara Fraga, Márcia Cyrino |
|
FÓRUNS ONLINE COMO UM LUGAR DE INTERAÇÕES E DE PRODUÇÕES DE CONHECIMENTOS |
PDF
|
Sérgio Carrazedo Dantas, Daiane Gisele de Lima |
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: AVALIAR O QUE? AVALIAR PARA QUE? AVALIAR COMO? |
PDF
|
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto |
|
CONTRIBUTO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO PARA O COMPROMISSO SOCIAL DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Susimeire vivien Rosotti de Andrade, Patrícia Sandalo Pereira |
|
UM MODO DE PERMANECER EM FORMA-AÇÃO: LEITURAS-DE-PRÁTICAS-DE-ALFABETIZAÇÃO-MATEMÁTICA |
PDF
|
Lidiane Conceição Monferino, Luciane Ferreira Mocrosky, Bernadete Kurek, Marco Aurélio Kalinke |
|
DOS AMARRADINHOS AO MATERIAL DOURADO: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Andréa Regina Teixeira Nunomura, João Paulo Correa de Oliveira Junior, Ivone Oliveira Torres Serra, Magna Natália Marin Pires, Maria do Carmo Cardoso Bezerra |
|
PERSPECTIVAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS PUBLICADOS EM 2017 E 2018 |
PDF
|
Ana Cláudia Barretto, Julio Cezar Rodrigues Oliveira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
|
A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Gezelda Christiane Moraes, Vanessa Terezinha Ales, Mara Franciele Motin, Karla Cristine Arsie, Izabela Patricio Battos, Rodrigo Busato |
|
DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
PDF
|
Aislan da Silva Nunes, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, William Junior do Nascimento |
|
CONHECIMENTOS PERTINENTES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. |
PDF
|
Alisson Henrique Santos |
|
DA PROPOSIÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO À FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS |
PDF
|
Priscila Gleden Novaes Silva, Luani Griggio Langwinski, Elenice Ana da Silva de Alencar |
|
FORMADORES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS |
PDF
|
Sandra Sausen, Ettiène Guérios |
|
LABIRINTO DA MATEMÁTICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS DE MATEMÁTICA DAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Eliseu Zapotoszek Filho, Luan Padilha dos Santos, Maria Ivete Basniak |
|
UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO COM POSTAGENS SOBRE A RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA |
PDF
|
Ana Paula Mayara Vitolo, Sergio Carrazedo Dantas |
|
FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PEDAGOGOS (AS) NO BRASIL: UMA METANÁLISE QUALITATIVA DAS PESQUISAS STRICTO SENSU |
PDF
|
Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva, Ettiène Guérios |
|
A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NAS UNIVERSIDADES PARANAENSES |
PDF
|
Alcides Jose Trzaskacz, Michele Regiane Dias Veronez |
|
PERSPECTIVAS DE TRABALHO COM PENSAMENTO ALGÉBRICO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENTES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS ENTRE 2015-2019. |
PDF
|
Cristiane Santos Oliveira, Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino |
|
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE DISCUSSÃO E INVESTIGAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Solange Mariano da Silva Santos, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
UMA LINHA DO TEMPO DOS ESTUDOS SOBRE O ENSINO DE ANÁLISE MATEMÁTICA NO BRASIL |
PDF
|
Renato Francisco Merli, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
GEOMETRIA DINÂMICA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Alexandre Costa, Izabel Passos Bonete |
|
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E DESENVOLVIMENTO DE TAREFAS NAS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Nélvia Santana Ramos, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca, André Luis Trevisan |
|
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ELE ESTÁ SENDO PREPARADO PARA USAR PEDAGOGICAMENTE AS TECNOLOGIAS? |
PDF
|
Kayque Henrique Maciel, Rosefran Adriano Gonçales Cibotto |
|
COMPREENSSÃO DE ESTUDANTES A RESPEITO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
PDF
|
Ademir Basso, Flor Monserrat Rodrígrez Vásquez, Inez Estrada Apolinar, Francisco Julían Ariza Hernández |
|
POR UM “NÃO NIVELAMENTO” E “NEM UM CURSO DE PRÉ-CÁLCULO”: REFLEXÕES DE DIFICULDADES DE ESTUDANTES DE CÁLCULO COM BASE EM UMA PROVA DIGNÓSTICA |
PDF
|
Roberta Marcelino de Almeida Alves, André Luis Trevisan, Marcele Tavares Mendes |
|
CONTINUIDADE DE UMA FUNÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
PDF
|
André Luis Trevisan, Flavio Roberto Gouvea, Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira |
|
UM ESTUDO DE UM VAIVÉM À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Ana Carolina Bardaçon, Lucas de Souza Venturini |
|
UMA TAREFA NO AMBIENTE VIRTUAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PROFESSOR |
PDF
|
Rodrigo Tavares da Silva, Adriana Helena Borssoi |
|
AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO: algumas considerações a partir da aplicação de uma Prova-Escrita-com-Cola |
PDF
|
Cristiano Forster, Regina Luzia Corio de Buriasco, Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes |
|
QUANTOS FUNCIONÁRIOS SÃO NECESSÁRIOS PARA LIMPAR A UNIVERSIDADE ONDE ESTUDO? UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
FRANCIELI CRISTINA AGOSTINETTO ANTUNES |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FISCAL: 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Jocineia Medeiros, Marcos Lübeck, Graciela Siegloch Lins, Fernando Luiz Andretti |
|
MATEMÁTICA E LITERATURA: APRENDENDO ALGARISMOS COM LEITURA |
PDF
|
Ingrid Fiorentin, Elisângela Regina Melz, Daiane Rosa, Daiani Goedert |
|
PERSPECTIVA DE PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PRESENTES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM REVISTAS BRASILEIRAS ENTRE 2015 E 2018 |
PDF
|
Mayara Cristina Sugigan, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
|
LÓGICA E PROGRAMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: A MATEMÁTICA COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE PARA INICIAÇÃO AO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO |
PDF
|
Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneirder Gross, Neumar Regiane Machado Albertoni, Marco Aurélio Kalinke |
|
PENSAMENTO ARITMÉTICO E PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Andréa Regina Teixeira Nunomura, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
O MANUSEIO DO MATERIAL DOURADO COMO AUXÍLIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. |
PDF
|
Fernando Sanches, Matheus Pantoja Ricci, Thiago Trombini, Pamela Emanueli Alves Ferreira |
|
CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO, UM CAMINHO POSSÍVEL? |
PDF
|
Aline Roberta Weber Moreira da SILVA, Anderson Roges Teixeira Góes |
|
PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Rafael Tonet Maccagnan, Suélen Rita Andrade Machado |
|
NÚMEROS NATURAIS E RACIONAIS NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS LEVANTADAS NO GEAMAI |
PDF
|
Cristina Nalon de Araujo Caniceiro, Josebeli de Oliveira Marigo, Marli Guimarães da Silva |
|
ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO PARA AULA DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Camila Garbelini da Silva Ceron, Adriana Helena Borssoi |
|
MOVIMENTO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO A INVESTIGAR |
PDF
|
paulo robson duarte barbosa, ettiène cordeiro guérios |
|
A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO COMO RECURSO PARA RESOLUÇÃO DO ALGORITMO CONVENCIONAL DA DIVISÃO |
PDF
|
Andréa Regina Teixeira Nunomura, Arthur Ravaghnhani de Oliveira, Magna Natalia Marin Pires |
|
PROBLEMAS MISTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
PDF
|
Carla Larissa Halum Rodrigues, Veridiana Rezende |
|
EXPECTATIVAS E IMPRESSÕES DE ESTUDANTES DE 5° E 6° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TRANSIÇÃO DE UM ANO ESCOLAR PARA O OUTRO |
PDF
|
Daiane Maria Seibert, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
FAZENDO SLIME: UM RELATO SOBRE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Rafael Montenegro Palma, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
Exploração de Padrões e Pensamento Algébrico - um estudo com alunos de diferentes níveis de escolaridade |
PDF
|
Iracema Sbizera dos Santos Ribeiro, Mirian Ferreira Rezende, Rafaela Martins da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
Análise dos Problemas elaborados por alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental |
PDF
|
ELIANE SBORGI LOVO, Jader Otávio Dalto, Eliane Maria Oliveira Araman |
|
CONCEPÇÕES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Thamyres Karolyne Wirmond, Graziela Ferrreira de Souza, Samuel Francisco Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro |
|
SOFTWARES EDUCACIONAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO |
PDF
|
Rodrigo Cabanha, Renata Camacho Bezerra |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO PROPORCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Leticia Coutinho, Emerson Tortola |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO |
PDF
|
Andressa Franciele Scambara Schipanski, Gabriele Granada Veleda |
|
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Edilson de Araújo dos Santos, Caroline Verza de Carvalho França, Luciana Figueiredo Lanacallo Arrais |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO ÁBACO COMO RECURSO NAS SALAS DE AULA |
PDF
|
Keyti Alyne Francisco de Souza, Alex Vardenski, Núbia Aline Núbia, Ana Schirlo, Marceli Goulart |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA ESPACIAL: ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM QUESTÕES DO ENEM 2018 |
PDF
|
João Alessandro da Luz, Marcelo Carlos de Proença |
|
MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
PDF
|
Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues, Paulo Jorge Dias Filho, Leonardo Sturion |
|
O ERRO COMO ELEMENTO DESENCADEADOR DE OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Daniela Harmuch, Regina Luzia Corio de Buriasco, Marcele Tavares Mendes |
|
TEORIA DE VAN HIELE E GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE TAREFAS |
PDF
|
Renata Barros, André Trevisan |
|
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO 6º ANO: O QUE ELA MOSTRA EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Viviane Barbosa de Souza Huf, Samuel Francisco Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Dionísio Burak |
|
ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DO 1.º ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Marcelo Carlos de Proença, Érika Janine Maia Afonso, Wilian Barbosa Travassos |
|
DA PESQUISA A UTILIZAÇÃO ESTATÍSTICA COMO MEIO DE APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA |
PDF
|
Celia Alves PEREIRA, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
|
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO PARANÁ. |
PDF
|
Juliano PORTOLAN, Carlos Alexandre Ribeiro MARTINS |
|
AVALIANDO COM FILMES E LENDAS EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Marelice Aparecida Bonato, Ademir Basso |
|
DIÁLOGO ENTRE ALUNOS COMO INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAR CONCEITOS MOBILIZADOS DURANTE A REALIZAÇÃO DE TAREFAS SOBRE FUNÇÃO AFIM |
PDF
|
Pricila Basilio Marçal Lorencini, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Veridiana Rezende |
|
MÚLTIPLAS AVALIAÇÕES EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánchez, Maria José Cáceres García, María Mercedes Rodrígues Sánchez |
|
JUSTIFICATIVA MATEMÁTICA PARA O PROCEDIMENTO UTILIZADO NA REGRA DE TRÊS COMPOSTA: UMA CONSTRUÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Lucas de Souza Venturini, Leonardo Lemes Pandolfo, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E QUÍMICA: PRIMEIROS RESULTADOS DE UMA PESQUISA COM O OLHAR PARA O ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Adrieli Mazurek Cieslak, Veridiana Veridiana Rezende |
|
“RESOLVER PROBLEMA QUE ENVOLVA EQUAÇÕES DO 1º E/OU 2º GRAUS”: UM DESCRITOR A SER ANALISADO |
PDF
|
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto |
|
LER E APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE |
PDF
|
ÉRIKA APARECIDA NAVARRO RODRIGUES |
|
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DO EPREM |
PDF
|
Samuel Francisco Huf, Viviane Barbosa de Souza Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Dionísio Burak |
|
AÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSOR QUE EXPLORAM UM OBJETO DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Melllo Arruda |
|
EXPLORAÇÃO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DE ALUNOS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Marcia Cristina Nagy, Cristina Cirino de Jesus |
|
UMA SITUAÇÃO DE ENSINO UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Gustavo Teixeira Macedo, Fernando Kolb Domingos, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian, Miguel Antonio Sovierzoski |
|
DO GIZ AO TABLET: UMA POSSIBILIDADE PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DO KAHOOT |
PDF
|
MEIRI DAS GRAÇAS CARDOSO, Grasielly Dos Santos de Souza |
|
“EXPLORANDO UMA RECEITA”: ESTRATÉGIAS UTILIZANDO FRAÇÃO E DIVISÃO |
PDF
|
Eduardo Cesar Tonin, Wilson Ivan de Oliveira, Rosimeiri da Silva de Morais, Línlya Sachs |
|
A EXPLORAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA LOUSA DIGITAL EM AULAS DE MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE |
PDF
|
Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Melllo Arruda |
|
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE |
PDF
|
Ana Carolina Rolim de Freitas, Miguel Dancini Oliveira, Sérgio Penteado |
|
REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA AO DELINEAR UMA TRAJETÓRIA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Cleiton Antonio Marino, Marcele Tavares Mendes |
|
A PROVA EM FASES E INTERVENÇÕES ESCRITAS: RECURSOS PARA UMA PRÁTICA AVALIATIVA PARA ALÉM DA VALORAÇÃO |
PDF
|
Celia Alves PEREIRA, Marcele Tavares MENDES, Zenaide de Fátima Dante Correia ROCHA |
|
USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU |
PDF
|
Beatriz de Oliveira, Matheus Bonafini Chaves, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Rosimeri Cristina Martins Mendes |
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS |
PDF
|
Marcela Camila Picin de Melo, Andresa Maria Justulin |
|
O QUE PODEMOS APRENDER ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA QUANDO OUVIMOS NOSSOS ESTUDANTES? |
PDF
|
Letícia Barcaro Celeste Omodei, André Gustavo Oliveira SIlva, Lucineide Keime Nakayama Andrade, Fábio Luis Baccarin |
|
MATEMÁTICA DIVERTIDA E CURIOSA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM COLÉGIOS DE GUARAPUAVA E REGIÃO |
PDF
|
José Roberto Costa, Ana Flávia Tachevski, Márcia Samile Bonfim, Vanessa Tluscik dos Santos, Amanda Cristine da Cruz |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APONTADAS EM DISSERTAÇÕES |
PDF
|
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Marcelo Carlos de Proença |
|
ANÁLISE SOBRE O USO DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
MARIA ELIZA SITOLINO LEONARDO, MARCELO CARLOS PROENÇA |
|
INTERAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA POR MEIO DE UMA PROVA EM DUAS FASES |
PDF
|
Talita Canassa Weber, Marcele Tavares Mendes, Leandro Meneses da Costa |
|
O FRACTAL HEXÁGONO DE DÜRER: UMA POSSIBILIDADE DE EXPLORAÇÃO COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
PDF
|
LEONARDO FERREIRA ZANATTA, KARINE DA SILVA MACEDO, REBECA LAIANE CEZARINO SEISCENTOS, MARIANA MORAN, VERIDIANA REZENDE |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A APLICAÇÃO DE ATIVIDADE AVALIATIVA EM UMA PLATAFORMA DIGITAL ONLINE |
PDF
|
DANILO AUGUSTO FERREIRA DE JESUZ, Ana Lucia Pereira, Lorilene Barbosa Lopes |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE IDEIAS DE FUNÇÃO COM ALUNOS DO 6°ANO E DA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Caio Juvanelli, Paula Eduarda Bazanela, Fabrícia Bernardino, Verdiana Rezende |
|
ARTICULAÇÕES ENTRE OS REGISTROS SIMBÓLICO ALGÉBRICO E GRÁFICO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS UTILIZANDO O GEOGEBRA |
PDF
|
Wellington Fernando Delvechio Gama Garcia, Lisiane Cristina Amplatz, Veridiana Rezende |
|
A construção de cenários animados no software GeoGebra: Uma proposta para o ensino da matemática |
PDF
|
Emili Boniecki Carneiro, Victor Caldart |
|
O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL CONCRETO |
PDF
|
Maria Gabriela da Silva, Joseane Scalabrin Neinas, Susiani Back Albano, Luani Back Silvina |
|
Resolução de Problemas: análise de uma experiência com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Leandro Henrique Gonçalves Minella, Andresa Maria Justulin |
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A PARTIR DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DO GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Emilly Gonzales Jolandek, Ana Lúcia Pereira, Luiz Otavio Rodrigues Mendes |
|
CÁLCULO DA ALTURA DE UMA CAPELA A PARTIR DE UMA FOTO |
PDF
|
lucio sankiti hamaguti, pedro hamada kikumoto, magna natalia marin pires |
|
UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A CALCULADORA NO COTIDIANO DE UM 6º ANO SOB A VISÃO DA MATEMÁTICA CRÍTICA |
PDF
|
Marcos Poleti Alves, Ana Schirlo, Adriane Aparecida Lorbiete, Andresa Oliveira de Paula, Denise Nascimento de Oliveira |
|
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE UMA QUESTÃO DE TOMADA DE DECISÃO |
PDF
|
Erika Regina Santana da Silva Pereira, Paulo Henrique Hideki Araki, Jader Otávio Dalto |
|
A PRODUÇÃO ESCRITA DO ALUNO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Renata Graciele Batista Rodrigues, Marcele Tavares Mendes, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS |
PDF
|
João César Maciel Valim, Marlova Estela Caldatto |
|
CRIPTOGRAFIA: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Pedro Henrique Monferino Mancini, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian |
|
Uma análise do tratamento dado ao raciocínio matemático em currículos nacionais |
PDF
|
Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
RESOLUÇÕES DE EQUAÇÕES COM UMA INCÓGNITA: UMA ATIVIDADE PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Sara Lopes Sene, Claudete Cargnin |
|
TANGRAM COMO RECURSO PARA ENSINO |
PDF
|
Gabriela Dauber Facioni, Camila Picotte Vidigal, Rosimeri Cristina Martins Mendes |
|
O ENSINO DA MATEMÁTICA EM CONJUNTO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADA COM RESÍDUOS SÓLIDOS |
PDF
|
Alessandra Assad Angieski, Davi Paula da Silva, Mayumi Kuriyama de Lima, Joana Rupprecht Zablonsky |
|
LABIRINTO DA MATEMÁTICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Michele Seledes, João Paulo Sebben de Jesus, Maria Ivete Basniak |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM A GEOMETRIA FRACTAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PDF
|
Fernanda Boa Sorte Rocha, Gustavo Granado Magalhães, Magna Marin Pires |
|
A UTILIZAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E PROGRESSÃO GEOMÉTRICA |
PDF
|
Anderson Kohut, Sebastião Romero Franco, Renata Maria de Carvalho Schimitz |
|
APONTAMENTOS A RESPEITO DA CORREÇÃO DE PROVAS MATEMÁTICA |
PDF
|
Emily Caroline Felix Cordeiro, Cristiano Foster |
|
EVENTO NA QUADRA DE ESPORTES: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM SOBRE FRAÇÕES |
PDF
|
Ana Paula da Silveira Inglat, Flávia Patolea Vilas Boas, Renata Aparecida da Silva, Maria Lucia Panossian |
|
CONTRIBUIÇÕES DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA AULA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Juliana Melo, Andresa Maria Justulin |
|
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS NO SOFTWARE R |
PDF
|
Vanessa Ferreira Sehaber |
|
Uma atividade com dobraduras para o ensino de Geometria |
PDF
|
Cássia Cristina de Souza, Layane dos Santos Pereira, Cíntia da Silva |
|
JOGOS E CRIATIVIDADE NO ENSINO DA GEOMETRIA: O USO DO LEGO DIGITAL DESIGNER COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Frederico Braida, Rodolfo Vertuan, Rodrigo Andrade |
|
Análise sobre os processos de construção do Triângulo de Sierpinski no GeoGebra e Scratch |
PDF
|
Karen Larissa Xavier, Emerson Blum Corrêa, Henrique Treml, Luciane Grossi |
|
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
EQUIDADE E GARANTIA DE EDUCAÇÃO QUANDO É PRECISO SAIR DO CAMPO PARA ESTUDAR |
PDF
|
Amanda Araújo Coelho Nogueira, Línlya Sachs |
|
DO LÚDICO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
PDF
|
Ellen Akemi Lodi Daikuhara, Nara Hitomi Lodi Daikuhara, Pamela Emanueli Alves Ferreira |
|
AVALIAÇÃO DIDÁTICA: COMPARTILHANDO PROPÓSITOS COM AS PRÁTICAS DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA |
PDF
|
José Emidio Gomes Benedito, Regina Luzia Corio Buriasco |
|
RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS COM COLA |
PDF
|
Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Regina Luzia Corio de Buriasco |
|
CRÔNICAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO E LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA CONVERSA |
PDF
|
Daniel Igor Pelissari, Línlya Sachs, Larissa Gehrinh Borges |
|
O CÁLCULO DE ÁREAS DESENVOLVIDO POR AGRICULTORES RURAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
PDF
|
Kelli Caroline Specht, Izabel Passos Bonete |
|
RELATO DE UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A ETNOMATEMÁTICA EM UMA ESCOLA INDÍGENA |
PDF
|
Adriana Livi, Adriéli Aline Duarte, Renato Francisco Merli |
|
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESCOLAS INDÍGENAS: LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS |
PDF
|
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Lucieli Maria Trivizoli |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: CONSTRUINDO UM BANHEIRO SOLIDÁRIO |
PDF
|
Cleonice Ricardi Nunes Feyh, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA SENSIBILIZAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA |
PDF
|
Aline Loise Martins, Larissa Bersan, Lilian Akemi Kato |
|
ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO: RELATO DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA JUNTO AOS ALUNOS INDÍGENAS |
PDF
|
Danieli Felichak, Daniela Carolina Ludvig, Renato Francisco Merli |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INDÍGENA : GEOMETRIA ANALÍTICA NA PLANTAÇÃO DE BANANEIRAS |
PDF
|
Cleonice Ricardi Nunes Feyh |
|
CONSELHO DE CLASSE E AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS A RESPEITO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR |
PDF
|
Darlini Ribeiro Marino, Cláudia Alves Schmidt dos Santos, Marcele Tavares Mendes |
|
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADES UTILIZANDO JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
PDF
|
Thallia Aline Ramos, Glaucia Maria Bressan |
|
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960: DANDO VOZ A ALGUNS EGRESSOS |
PDF
|
Giovanna de Fátima Alvarenga, Maria Eduarda Diniz Ferreira, Bárbara Tamires Costa dos Santos, Hudson Matheus dos Santos, Adriana Quimentão Passos |
|
KAHOOT! UMA PERSPECTIVA MOTIVACIONAL |
PDF
|
Deize Regina Poloni, Julia Daniela Esser |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
UM OLHAR NOS TRABALHOS BIOGRÁFICOS SOBRE MATEMÁTICOS QUE ATUARAM NO BRASIL |
PDF
|
ANTONIO PEIXOTO, LUCIELI TRIVIZOLI |
|
"Na minha época o ensino era bom, mesmo com toda dificuldade": memórias sobre as travessias de uma Educação Rural |
PDF
|
Grasielly dos Santos de Souza, Mirian Maria Andrade |
|
A HISTÓRIA DOS NÚMEROS COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
PDF
|
Antonio Rodrigues Junior, Marcos Lübeck |
|
UM OLHAR PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL: DAS ESCOLAS ELEMENTARES A CRIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES |
PDF
|
Suélen Rita Andrade Machado, Lucieli M. Trivizoli |
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA RAZÃO ÁUREA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Ana Caroline Frigéri Barboza, Lucieli M. Trivizoli |
|
Uma análise panorâmica das expressões ensino de Matemática e Educação Matemática |
PDF
|
Osvaldo Inarejos |
|
A CIÊNCIA É RACIONAL? TENTATIVA DE RESPOSTA EM PAUL FEYERABEND E EDGAR MORIN. |
PDF
|
Deise Leandra Fontana, Ettiène Cordeiro Guérios |
|
APONTAMENTOS SOBRE UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DO LIVRETO INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO DA ESFERA |
PDF
|
Fernando Paulino Cerqueira Netto, Mirian Maria Andrade |
|
GRUPO DE PESQUISA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: HISTÓRICO, PRODUÇÕES E PERSPECTIVAS |
PDF
|
Cristiane de Fatima Budek Dias, Caroline Subirá Pereira, Marcos Mincov Tenório, Guataçara dos Santos Junior |
|
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR MEIO DE MÉTODOS MULTIPLICATIVOS: EGÍPCIO, GELOSIA, RABDOLOGIA E GREGO |
PDF
|
Suélen Rita Andrade Machado, Ana Caroline Frigéri Barboza, Wynston Anunciado Olimpio, Aline Vilas Boas, Lucieli M. Trivizoli |
|
Dois paradigmas de escrita matemática grega: Euclides e Arquimedes |
PDF
|
Gustavo Barbosa |
|
ILUSTRAÇÕES EM MARGARITA PHILOSOPHICA: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO EDUCACIONAL E PARA A GEOMETRIA NA IDADE MÉDIA |
PDF
|
Igor Cardoso Tonhato, Matheus Vieira, Lucieli Trivizoli |
|
Matemática e realidade: uma proposta de Leon Battista Alberti. |
PDF
|
Gabriel Valenga, Mario Umberto Menon |
|
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA |
PDF
|
ANA MÁRCIA F TUCCI DE CARVALHO, Adenilson Martins |
|
O PROBLEMA DA DUPLICAÇÃO DO CUBO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Kamila Gonçalves Celestino, Márcio André Martins |
|
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS: UM ESTUDO HISTÓRICO |
PDF
|
Aline Vilas Boas Ribeiro de Paula, Lucieli Trivizoli |
|
DIFERENCIAÇÃO DOS CONCEITOS DE INFINITO ATUAL E INFINITO POTENCIAL EM REVISTAS BRASILEIRAS |
PDF
|
FERNANDA KELLY DA SILVA SIQUEIRA, JOÃO HENRIQUE LORIN |
|
COMO AS BIOGRAFIAS SÃO TRATADAS NOS EVENTOS BRASILEIROS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Jean Sebastian Toillier |
|
Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
POSSIBILIDADES DE COORDENAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS EM UMA ATIVIDADE DE FUNÇÃO DE 1⁰ GRAU |
PDF
|
Aparecida De Faria |
|
CONSTRUCTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
PDF
|
Fernanda Goyo Tamanaka, Flainer Rosa de Lima, João Chang Junior |
|
USOS DO TERMO AUTONOMIA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO XIV EPREM |
PDF
|
Ronalti Walaci Santiago Martin, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA ABORDAGEM EM DIFERENTES NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Robson Aparecido Ramos Rocha, Rodolfo Eduardo Vertuan, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO EXPLORATÓRIO DE ESTATÍSTICA |
PDF
|
Cíntia Carolina Luczynski, Everton José Goldoni Estevam |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ENCAMINHAMENTO DE ATIVIDADE |
PDF
|
JOICE Caroline Sander Pierobon Gomes, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
FORMALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA: um estudo de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Lucas de Souza Venturini, José Vinícius Inacio de Souza |
|
UM ESTUDO SOBRE A CONFIABILIDADE DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Lilian Nasser, Rafael Filipe Novôa Vaz |
|
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva
A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROJETOS PEDAGÓGICOS |
PDF
|
Fábio Alexandre Borges, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
REFLEXÕES A RESPEITO DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS |
PDF
|
Nadjanara Ana Basso Morás, Luciana Del Castanhel Peron, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
A MATEMÁTICA E A SÍNDROME DE DOWN: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Beatriz Gretter da Conceição, Renata Camacho Bezerra |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM TESES E DISSERTAÇÕES NO CATÁLOGO DA CAPES |
PDF
|
Wynston Anunciado Olimpio, Lucieli M. Trivizoli |
|
A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS |
PDF
|
Sidney Lopes Sanchez Junior, Márcia Ines Schabarum Mikuska, Ester Gomes de Oliveira Sanches |
|
UM JOGO COMO ATIVIDADE EDUCATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN |
PDF
|
Vânia de Fatima Tluszcz Lippert, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Marcos Lübeck |
|
O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRENTE AO FENÔMENO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Wanderson Thiago Pires Furlan, Marcos Lübeck |
|
ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E AS AULAS DE MATEMÁTICA: QUE RESULTADOS SÃO DESTACADOS EM PESQUISAS BRASILEIRAS? |
PDF
|
Joyce Evellyn da Silva Cruz, Fábio Alexandre Borges |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM PROJETO DE PESQUISA DO IFPR |
PDF
|
Luani Griggio Langwinski, Adriana Stefanello Somavilla, Sara Cristina de Souza Pereira, Leonardo Silguero Pimentel, José Henrique de Oliveira |
|
As bases ontológicas e epistemológicas das pesquisas sobre o autismo na educação matemática |
PDF
|
Elton de Andrade Viana, Ana Lucia Manrique |
|
Estratégias inclusivas para estudantes com autismo: uma proposta a partir da exploração de materiais |
PDF
|
Maximiliam Albano Hermelino Ferreira, Elton de Andrade Viana, Ana Lucia Manrique |
|
Grupo de Discussão
GD 2: TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Adriana Helena Borssoi, Sandra Malta Barbosa, Sérgio Carrazedo Dantas |
|
GD 3: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Andresa Maria Justulin, Ettiène Guérios, Magna Natália Marin Pires |
|
GD 4: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS USOS DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Lucieli Maria Trivizoli, Angela Marta P. das Dores Savioli, Antonio Vicente Marafioti Garnica |
|
GD 5: ESTÁGIO CURRICULAR E SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Renata Camacho Bezerra, Simone Luccas, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
GD 6: FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Everton José Goldoni Estevam, Regina Maria Pavanello, Andréia Büttner Ciani |
|
GT 7: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcele Tavares Mendes, Maria Tereza Carneiro Soares, Adriana Quimentão Passos |
|
GD 8: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: ALGUNS ASPECTOS PARA UM INÍCIO DE CONVERSA |
PDF
|
Claudia Segadas-Vianna, Fábio Alexandre Borges, Sani de Carvalho Rutz da Silva |
|
Mesa Temática
MT 1: DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: DESAFIOS REFERENTES À MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA |
PDF
|
Claudia Segadas-Vianna |
|
MT 1: DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA |
PDF
|
Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
MT 1: A FORMAÇÃO DO (FUTURO) PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL |
PDF
|
Fábio Alexandre Borges |
|
MT 2: MODELAGEM MATEMÁTICA E O COMPROMISSO SOCIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMATICA |
PDF
|
Bárbara Cândido Braz |
|
MT 2: ARTICULAÇÕES ENTRE AS PERSPECTIVAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A IDEIA DE COMPROMISSO POLÍTICO |
PDF
|
Enio Freire de Paula |
|
MT 3: ENCULTURAÇÃO E EMPODERAMENTO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elenilton Vieira Godoy |
|
MT 3: O MÁGICO DE OZ, O MITO DA CAVERNA E OS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: O IDEAL E O POSSÍVEL |
PDF
|
Márcio Antonio da Silva |
|
MT 4: UMA EXPERIÊNCIA DE ABORDAGEM DA ESTATÍSTICA PARA ALÉM DA TÉCNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DA APRENDIZAGEM AO ENSINO |
PDF
|
Everton José Goldoni Estevam |
|
MT 5: AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA, COMPROMISSO E SOLIDARIEDADE |
PDF
|
Regina Luzia Corio de Buriasco, Diego Barboza Prestes, Jader Otávio Dalto |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .