Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
Proporcionalidade direta e inversa: uma introdução através da Resolução de Problemas |
PDF
|
André Lima Rodrigues, Francielle Silva Gardin, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PIC-OBMEP |
PDF
|
Fernanda Caroline Cybulski, Cassiano Antonio Barboza, Márcio André Martins, Cheila Miranda Tachevski, Giliane Souza de Matos |
|
ESSES CARROS EXISTEM? UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM MINIATURAS |
PDF
|
Cristiana Fadin, Mirian Ferreira Rezende, Emerson Tortola |
|
UMA PROPOSTA DE TRABALHO ARTICULANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A PESQUISA ESCOLAR |
PDF
|
Aline Vaccari Lunelli, Márcio André Martins, Lucieli Maria Trivizoli |
|
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ACERCA DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY |
PDF
|
Henrique Treml, Emerson Blum Corrêa, Luiz Otávio Rodrigues Mendes, Luciane Grossi |
|
PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O GEOGEBRA |
PDF
|
Rafael Machado Silva, Tereza Aparecida Rozário, Lucieli Trivizoli |
|
QUANDO UM JOGO SE TORNA “REALIDADE” EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Gustavo Henrique Zanette, Carlos Henrique Smek, Emerson Tortola |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
PDF
|
Jeferson Takeo Padoan Seki, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTAGEM ATRAVÉS DE JOGOS |
PDF
|
Brendow Pena de Mattos Souto, Luzia da Costa Tonon Martarelli |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONTEXTOS FORMATIVOS: UM BREVE PANORAMA DE TRABALHOS APRESENTADOS NO XIV EPREM |
PDF
|
Gabriela da Silva Oliveira, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
PESQUISAS QUE VERSAM SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM LEVANTAMENTO INICIAL |
PDF
|
Ana Caroline Frigéri Barboza, Lucieli M. Trivizoli |
|
CONHECIMENTO DO CONTEÚDO E DOS ESTUDANTES MOBILIZADO POR UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Flávia Maria Gonçalves, Silmara Ribeiro Rodrigues, Henrique Rizek Elias, André Luis Trevisan |
|
A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NAS UNIVERSIDADES PARANAENSES |
PDF
|
Alcides Jose Trzaskacz, Michele Regiane Dias Veronez |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E DESENVOLVIMENTO DE TAREFAS NAS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Nélvia Santana Ramos, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca, André Luis Trevisan |
|
POR UM “NÃO NIVELAMENTO” E “NEM UM CURSO DE PRÉ-CÁLCULO”: REFLEXÕES DE DIFICULDADES DE ESTUDANTES DE CÁLCULO COM BASE EM UMA PROVA DIGNÓSTICA |
PDF
|
Roberta Marcelino de Almeida Alves, André Luis Trevisan, Marcele Tavares Mendes |
|
CONTINUIDADE DE UMA FUNÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
PDF
|
André Luis Trevisan, Flavio Roberto Gouvea, Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira |
|
UMA TAREFA NO AMBIENTE VIRTUAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PROFESSOR |
PDF
|
Rodrigo Tavares da Silva, Adriana Helena Borssoi |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O MANUSEIO DO MATERIAL DOURADO COMO AUXÍLIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. |
PDF
|
Fernando Sanches, Matheus Pantoja Ricci, Thiago Trombini, Pamela Emanueli Alves Ferreira |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO PROPORCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Leticia Coutinho, Emerson Tortola |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
TEORIA DE VAN HIELE E GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE TAREFAS |
PDF
|
Renata Barros, André Trevisan |
|
ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DO 1.º ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Marcelo Carlos de Proença, Érika Janine Maia Afonso, Wilian Barbosa Travassos |
|
JUSTIFICATIVA MATEMÁTICA PARA O PROCEDIMENTO UTILIZADO NA REGRA DE TRÊS COMPOSTA: UMA CONSTRUÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Lucas de Souza Venturini, Leonardo Lemes Pandolfo, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
“EXPLORANDO UMA RECEITA”: ESTRATÉGIAS UTILIZANDO FRAÇÃO E DIVISÃO |
PDF
|
Eduardo Cesar Tonin, Wilson Ivan de Oliveira, Rosimeiri da Silva de Morais, Línlya Sachs |
|
MATEMÁTICA DIVERTIDA E CURIOSA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM COLÉGIOS DE GUARAPUAVA E REGIÃO |
PDF
|
José Roberto Costa, Ana Flávia Tachevski, Márcia Samile Bonfim, Vanessa Tluscik dos Santos, Amanda Cristine da Cruz |
|
Análise sobre os processos de construção do Triângulo de Sierpinski no GeoGebra e Scratch |
PDF
|
Karen Larissa Xavier, Emerson Blum Corrêa, Henrique Treml, Luciane Grossi |
|
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESCOLAS INDÍGENAS: LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS |
PDF
|
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Lucieli Maria Trivizoli |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
UM OLHAR NOS TRABALHOS BIOGRÁFICOS SOBRE MATEMÁTICOS QUE ATUARAM NO BRASIL |
PDF
|
ANTONIO PEIXOTO, LUCIELI TRIVIZOLI |
|
UM OLHAR PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL: DAS ESCOLAS ELEMENTARES A CRIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES |
PDF
|
Suélen Rita Andrade Machado, Lucieli M. Trivizoli |
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA RAZÃO ÁUREA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Ana Caroline Frigéri Barboza, Lucieli M. Trivizoli |
|
GRUPO DE PESQUISA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: HISTÓRICO, PRODUÇÕES E PERSPECTIVAS |
PDF
|
Cristiane de Fatima Budek Dias, Caroline Subirá Pereira, Marcos Mincov Tenório, Guataçara dos Santos Junior |
|
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR MEIO DE MÉTODOS MULTIPLICATIVOS: EGÍPCIO, GELOSIA, RABDOLOGIA E GREGO |
PDF
|
Suélen Rita Andrade Machado, Ana Caroline Frigéri Barboza, Wynston Anunciado Olimpio, Aline Vilas Boas, Lucieli M. Trivizoli |
|
ILUSTRAÇÕES EM MARGARITA PHILOSOPHICA: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO EDUCACIONAL E PARA A GEOMETRIA NA IDADE MÉDIA |
PDF
|
Igor Cardoso Tonhato, Matheus Vieira, Lucieli Trivizoli |
|
MÉTODOS MULTIPLICATIVOS: UM ESTUDO HISTÓRICO |
PDF
|
Aline Vilas Boas Ribeiro de Paula, Lucieli Trivizoli |
|
COMO AS BIOGRAFIAS SÃO TRATADAS NOS EVENTOS BRASILEIROS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Jean Sebastian Toillier |
|
Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
CONSTRUCTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
PDF
|
Fernanda Goyo Tamanaka, Flainer Rosa de Lima, João Chang Junior |
|
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM TESES E DISSERTAÇÕES NO CATÁLOGO DA CAPES |
PDF
|
Wynston Anunciado Olimpio, Lucieli M. Trivizoli |
|
Grupo de Discussão
GD 4: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS USOS DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Lucieli Maria Trivizoli, Angela Marta P. das Dores Savioli, Antonio Vicente Marafioti Garnica |
|
GD 5: ESTÁGIO CURRICULAR E SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Renata Camacho Bezerra, Simone Luccas, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .