Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
ASPECTOS DE CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elvis Ricardo Viana, Elenice Josefa Kolancko Setti, Maykon Jhonatan Schrenk, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
EXPERIMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS PESQUISAS ATUAIS |
PDF
|
Paulo Henrique Hideki Araki, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandes, Graziella Fátima Amorin Natali Machado, Luiza Silva de Paula |
|
UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM PARA O CÁLCULO DE ÁREA: A RODOVIÁRIA DE LONDRINA COMO MOTIVAÇÃO |
PDF
|
Luana Carvalho Santos, Adriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Silva |
|
A DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS: DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
PDF
|
Eliane Siviero da Silva Dalbon, Dulcyene Maria Ribeiro |
|
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA ENVOLVENDO MATEMÁTICA, ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
Denise Maria Pallesi, Kellen Cristina Saviski, Josmaria Lopes de Morais, Marcelo Souza Motta, Tamara Simone Van Kaick |
|
PRATICANDO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Leandro Caciolato de Souza, Carla Melissa Sanguino Biazon, Rafaela Martins da Silva, Caio Barreto de Oliveira Reis, Elaine Cristina Ferruzzi |
|
A UTILIZAÇÃO DO PLUVIÔMETRO E OS IMPACTOS DA CHUVA: UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM |
PDF
|
Maria Mazur, Edina Aparecida Stresser, Fabiano Jose da Cruz, Dionísio Burak |
|
PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O GEOGEBRA |
PDF
|
Rafael Machado Silva, Tereza Aparecida Rozário, Lucieli Trivizoli |
|
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA ANÁLISE DO NÚMERO DE MORTES POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL |
PDF
|
Marina Cunha Ferreira, Leandro de Paula Ribeiro Pereira, Ingrid Rodrigues Pimentel, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
PROVA-ESCRITA-COM-COLA, PROVA-ESCRITA-EM-FASES E VAIVÉM EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes, Cristiano Forster |
|
QUANDO UM JOGO SE TORNA “REALIDADE” EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Gustavo Henrique Zanette, Carlos Henrique Smek, Emerson Tortola |
|
CANUDINHO DE PLÁSTICO X CANUDINHO DE ABACATE – UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Juliana Santoni, Ingrid Ponvequi Oliveira, Emily Gabrieli de Oliveira da Silva, Letícia Barcaro Celeste Omodei |
|
Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: Uma Atividade Envolvendo Desperdício de Alimentos |
PDF
|
Rafael Machado Silva, Karina Alessandra Pessoa SILVA |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A VISÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
BIANCA DE OLIVEIRA MARTINS, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Rudolph dos Santos Gomes Pereira |
|
JOGOS MATEMÁTICOS: UTILIZANDO O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
PDF
|
Karen Vanessa Gozer Banheza, Maria Clara Dari Gomes, Denis Rogério Sanches Alves |
|
Uma análise do pensamento matemático criativo |
PDF
|
ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS, Francielli Aparecida Rocha de Carli, Geralda de Fatima Neri Santana, Karine da Silva Macedo |
|
A CONVERSÃO 2D-3D EM GEOMETRIA: UMA ANÁLISE NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Ricardo Almeida dos Santos, Claudete Cargnin |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA: PRECIPITAÇÃO DA CHUVA E O ENSINO DE FUNÇÕES |
PDF
|
Daine Rosa, Daiani Goedert, Rosane Hildebrandt, Morgana Scheller, Elisângela Regina Melz |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: FORMANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM E DE COLABORAÇÃO |
PDF
|
Marilda de Souza, MEIRI DAS GRAÇAS CARDOSO |
|
PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E IMPREVISTOS: ANÁLISE DE UMA OFICINA DE STOP MOTION DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PDF
|
Jocilene Cristina de Oliveira, Marilaine Luzia Cintra, Línlya Sachs |
|
Uma experiência de elaboração de curso em EAD para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais |
PDF
|
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Victor Hugo Ricco Bone Antunes, Rosélia Sezerino Fenner, Clodis Boscarioli |
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: AVALIAR O QUE? AVALIAR PARA QUE? AVALIAR COMO? |
PDF
|
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto |
|
CONTRIBUTO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO PARA O COMPROMISSO SOCIAL DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Susimeire vivien Rosotti de Andrade, Patrícia Sandalo Pereira |
|
DOS AMARRADINHOS AO MATERIAL DOURADO: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Andréa Regina Teixeira Nunomura, João Paulo Correa de Oliveira Junior, Ivone Oliveira Torres Serra, Magna Natália Marin Pires, Maria do Carmo Cardoso Bezerra |
|
DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
PDF
|
Aislan da Silva Nunes, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, William Junior do Nascimento |
|
CONHECIMENTOS PERTINENTES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. |
PDF
|
Alisson Henrique Santos |
|
DA PROPOSIÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO À FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS |
PDF
|
Priscila Gleden Novaes Silva, Luani Griggio Langwinski, Elenice Ana da Silva de Alencar |
|
FORMADORES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS |
PDF
|
Sandra Sausen, Ettiène Guérios |
|
FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PEDAGOGOS (AS) NO BRASIL: UMA METANÁLISE QUALITATIVA DAS PESQUISAS STRICTO SENSU |
PDF
|
Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva, Ettiène Guérios |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
UM ESTUDO DE UM VAIVÉM À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Ana Carolina Bardaçon, Lucas de Souza Venturini |
|
AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO: algumas considerações a partir da aplicação de uma Prova-Escrita-com-Cola |
PDF
|
Cristiano Forster, Regina Luzia Corio de Buriasco, Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FISCAL: 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Jocineia Medeiros, Marcos Lübeck, Graciela Siegloch Lins, Fernando Luiz Andretti |
|
PERSPECTIVA DE PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PRESENTES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM REVISTAS BRASILEIRAS ENTRE 2015 E 2018 |
PDF
|
Mayara Cristina Sugigan, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
|
LÓGICA E PROGRAMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: A MATEMÁTICA COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE PARA INICIAÇÃO AO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO |
PDF
|
Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneirder Gross, Neumar Regiane Machado Albertoni, Marco Aurélio Kalinke |
|
PENSAMENTO ARITMÉTICO E PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Andréa Regina Teixeira Nunomura, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
O MANUSEIO DO MATERIAL DOURADO COMO AUXÍLIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. |
PDF
|
Fernando Sanches, Matheus Pantoja Ricci, Thiago Trombini, Pamela Emanueli Alves Ferreira |
|
CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO, UM CAMINHO POSSÍVEL? |
PDF
|
Aline Roberta Weber Moreira da SILVA, Anderson Roges Teixeira Góes |
|
EXPECTATIVAS E IMPRESSÕES DE ESTUDANTES DE 5° E 6° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TRANSIÇÃO DE UM ANO ESCOLAR PARA O OUTRO |
PDF
|
Daiane Maria Seibert, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
Exploração de Padrões e Pensamento Algébrico - um estudo com alunos de diferentes níveis de escolaridade |
PDF
|
Iracema Sbizera dos Santos Ribeiro, Mirian Ferreira Rezende, Rafaela Martins da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
Análise dos Problemas elaborados por alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental |
PDF
|
ELIANE SBORGI LOVO, Jader Otávio Dalto, Eliane Maria Oliveira Araman |
|
CONCEPÇÕES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Thamyres Karolyne Wirmond, Graziela Ferrreira de Souza, Samuel Francisco Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO |
PDF
|
Andressa Franciele Scambara Schipanski, Gabriele Granada Veleda |
|
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Edilson de Araújo dos Santos, Caroline Verza de Carvalho França, Luciana Figueiredo Lanacallo Arrais |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO ÁBACO COMO RECURSO NAS SALAS DE AULA |
PDF
|
Keyti Alyne Francisco de Souza, Alex Vardenski, Núbia Aline Núbia, Ana Schirlo, Marceli Goulart |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
PDF
|
Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues, Paulo Jorge Dias Filho, Leonardo Sturion |
|
MÚLTIPLAS AVALIAÇÕES EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánchez, Maria José Cáceres García, María Mercedes Rodrígues Sánchez |
|
“RESOLVER PROBLEMA QUE ENVOLVA EQUAÇÕES DO 1º E/OU 2º GRAUS”: UM DESCRITOR A SER ANALISADO |
PDF
|
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto |
|
UMA SITUAÇÃO DE ENSINO UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Gustavo Teixeira Macedo, Fernando Kolb Domingos, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian, Miguel Antonio Sovierzoski |
|
“EXPLORANDO UMA RECEITA”: ESTRATÉGIAS UTILIZANDO FRAÇÃO E DIVISÃO |
PDF
|
Eduardo Cesar Tonin, Wilson Ivan de Oliveira, Rosimeiri da Silva de Morais, Línlya Sachs |
|
O QUE PODEMOS APRENDER ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA QUANDO OUVIMOS NOSSOS ESTUDANTES? |
PDF
|
Letícia Barcaro Celeste Omodei, André Gustavo Oliveira SIlva, Lucineide Keime Nakayama Andrade, Fábio Luis Baccarin |
|
O FRACTAL HEXÁGONO DE DÜRER: UMA POSSIBILIDADE DE EXPLORAÇÃO COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
PDF
|
LEONARDO FERREIRA ZANATTA, KARINE DA SILVA MACEDO, REBECA LAIANE CEZARINO SEISCENTOS, MARIANA MORAN, VERIDIANA REZENDE |
|
O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL CONCRETO |
PDF
|
Maria Gabriela da Silva, Joseane Scalabrin Neinas, Susiani Back Albano, Luani Back Silvina |
|
UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A CALCULADORA NO COTIDIANO DE UM 6º ANO SOB A VISÃO DA MATEMÁTICA CRÍTICA |
PDF
|
Marcos Poleti Alves, Ana Schirlo, Adriane Aparecida Lorbiete, Andresa Oliveira de Paula, Denise Nascimento de Oliveira |
|
RESOLUÇÕES DE EQUAÇÕES COM UMA INCÓGNITA: UMA ATIVIDADE PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Sara Lopes Sene, Claudete Cargnin |
|
O ENSINO DA MATEMÁTICA EM CONJUNTO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADA COM RESÍDUOS SÓLIDOS |
PDF
|
Alessandra Assad Angieski, Davi Paula da Silva, Mayumi Kuriyama de Lima, Joana Rupprecht Zablonsky |
|
LABIRINTO DA MATEMÁTICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Michele Seledes, João Paulo Sebben de Jesus, Maria Ivete Basniak |
|
A UTILIZAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E PROGRESSÃO GEOMÉTRICA |
PDF
|
Anderson Kohut, Sebastião Romero Franco, Renata Maria de Carvalho Schimitz |
|
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS NO SOFTWARE R |
PDF
|
Vanessa Ferreira Sehaber |
|
Uma atividade com dobraduras para o ensino de Geometria |
PDF
|
Cássia Cristina de Souza, Layane dos Santos Pereira, Cíntia da Silva |
|
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
EQUIDADE E GARANTIA DE EDUCAÇÃO QUANDO É PRECISO SAIR DO CAMPO PARA ESTUDAR |
PDF
|
Amanda Araújo Coelho Nogueira, Línlya Sachs |
|
CRÔNICAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO E LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA CONVERSA |
PDF
|
Daniel Igor Pelissari, Línlya Sachs, Larissa Gehrinh Borges |
|
O CÁLCULO DE ÁREAS DESENVOLVIDO POR AGRICULTORES RURAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
PDF
|
Kelli Caroline Specht, Izabel Passos Bonete |
|
CONSELHO DE CLASSE E AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS A RESPEITO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR |
PDF
|
Darlini Ribeiro Marino, Cláudia Alves Schmidt dos Santos, Marcele Tavares Mendes |
|
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960: DANDO VOZ A ALGUNS EGRESSOS |
PDF
|
Giovanna de Fátima Alvarenga, Maria Eduarda Diniz Ferreira, Bárbara Tamires Costa dos Santos, Hudson Matheus dos Santos, Adriana Quimentão Passos |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
DIFERENCIAÇÃO DOS CONCEITOS DE INFINITO ATUAL E INFINITO POTENCIAL EM REVISTAS BRASILEIRAS |
PDF
|
FERNANDA KELLY DA SILVA SIQUEIRA, JOÃO HENRIQUE LORIN |
|
Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
USOS DO TERMO AUTONOMIA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO XIV EPREM |
PDF
|
Ronalti Walaci Santiago Martin, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ENCAMINHAMENTO DE ATIVIDADE |
PDF
|
JOICE Caroline Sander Pierobon Gomes, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
FORMALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA: um estudo de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Lucas de Souza Venturini, José Vinícius Inacio de Souza |
|
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva
A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS |
PDF
|
Sidney Lopes Sanchez Junior, Márcia Ines Schabarum Mikuska, Ester Gomes de Oliveira Sanches |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM PROJETO DE PESQUISA DO IFPR |
PDF
|
Luani Griggio Langwinski, Adriana Stefanello Somavilla, Sara Cristina de Souza Pereira, Leonardo Silguero Pimentel, José Henrique de Oliveira |
|
Grupo de Discussão
GD 4: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS USOS DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Lucieli Maria Trivizoli, Angela Marta P. das Dores Savioli, Antonio Vicente Marafioti Garnica |
|
GT 7: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcele Tavares Mendes, Maria Tereza Carneiro Soares, Adriana Quimentão Passos |
|
GD 8: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: ALGUNS ASPECTOS PARA UM INÍCIO DE CONVERSA |
PDF
|
Claudia Segadas-Vianna, Fábio Alexandre Borges, Sani de Carvalho Rutz da Silva |
|
Mesa Temática
MT 1: DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: DESAFIOS REFERENTES À MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA |
PDF
|
Claudia Segadas-Vianna |
|
MT 3: O MÁGICO DE OZ, O MITO DA CAVERNA E OS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: O IDEAL E O POSSÍVEL |
PDF
|
Márcio Antonio da Silva |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .