Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcela Camila Picin de Melo, Ariadine Castilho Ozan, Andresa Maria Justulin |
|
GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Letícia Barcaro Celeste Omodei, Lourdes Maria Werle Almeida |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E IMPREVISTOS: ANÁLISE DE UMA OFICINA DE STOP MOTION DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PDF
|
Jocilene Cristina de Oliveira, Marilaine Luzia Cintra, Línlya Sachs |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONTEXTOS FORMATIVOS: UM BREVE PANORAMA DE TRABALHOS APRESENTADOS NO XIV EPREM |
PDF
|
Gabriela da Silva Oliveira, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
ÁREA E PERÍMETRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS (2010–2016) |
PDF
|
Jéssika Naves de Oliveira, Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino |
|
PERSPECTIVAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS PUBLICADOS EM 2017 E 2018 |
PDF
|
Ana Cláudia Barretto, Julio Cezar Rodrigues Oliveira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
|
PERSPECTIVAS DE TRABALHO COM PENSAMENTO ALGÉBRICO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENTES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS ENTRE 2015-2019. |
PDF
|
Cristiane Santos Oliveira, Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
CONTINUIDADE DE UMA FUNÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
PDF
|
André Luis Trevisan, Flavio Roberto Gouvea, Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO COMO RECURSO PARA RESOLUÇÃO DO ALGORITMO CONVENCIONAL DA DIVISÃO |
PDF
|
Andréa Regina Teixeira Nunomura, Arthur Ravaghnhani de Oliveira, Magna Natalia Marin Pires |
|
Análise dos Problemas elaborados por alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental |
PDF
|
ELIANE SBORGI LOVO, Jader Otávio Dalto, Eliane Maria Oliveira Araman |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
UMA SITUAÇÃO DE ENSINO UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Gustavo Teixeira Macedo, Fernando Kolb Domingos, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian, Miguel Antonio Sovierzoski |
|
“EXPLORANDO UMA RECEITA”: ESTRATÉGIAS UTILIZANDO FRAÇÃO E DIVISÃO |
PDF
|
Eduardo Cesar Tonin, Wilson Ivan de Oliveira, Rosimeiri da Silva de Morais, Línlya Sachs |
|
O QUE PODEMOS APRENDER ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA QUANDO OUVIMOS NOSSOS ESTUDANTES? |
PDF
|
Letícia Barcaro Celeste Omodei, André Gustavo Oliveira SIlva, Lucineide Keime Nakayama Andrade, Fábio Luis Baccarin |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR MEIO DE MÉTODOS MULTIPLICATIVOS: EGÍPCIO, GELOSIA, RABDOLOGIA E GREGO |
PDF
|
Suélen Rita Andrade Machado, Ana Caroline Frigéri Barboza, Wynston Anunciado Olimpio, Aline Vilas Boas, Lucieli M. Trivizoli |
|
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM TESES E DISSERTAÇÕES NO CATÁLOGO DA CAPES |
PDF
|
Wynston Anunciado Olimpio, Lucieli M. Trivizoli |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM PROJETO DE PESQUISA DO IFPR |
PDF
|
Luani Griggio Langwinski, Adriana Stefanello Somavilla, Sara Cristina de Souza Pereira, Leonardo Silguero Pimentel, José Henrique de Oliveira |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .