Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
UMA EXPERIÊNCIA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PIC-OBMEP |
PDF
|
Fernanda Caroline Cybulski, Cassiano Antonio Barboza, Márcio André Martins, Cheila Miranda Tachevski, Giliane Souza de Matos |
|
REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcela Camila Picin de Melo, Ariadine Castilho Ozan, Andresa Maria Justulin |
|
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO A SER CONHECIDA |
PDF
|
Fabricio Luiz Rech, Andriéli da Luz Bortolli, Érica Fernanda Massolo, Larissa Winck Donadel |
|
ANÁLISE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ELABORADAS A PARTIR DO JOGO ESCOPA DO ZERO APLICADAS PARA ALUNOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES |
PDF
|
Caio Juvanelli, Valdete dos Santos Coqueiro, Mariana Moran |
|
ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Wanderson Rocha Lopes, Andresa Maria Justulin |
|
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandes, Graziella Fátima Amorin Natali Machado, Luiza Silva de Paula |
|
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA ENVOLVENDO MATEMÁTICA, ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
Denise Maria Pallesi, Kellen Cristina Saviski, Josmaria Lopes de Morais, Marcelo Souza Motta, Tamara Simone Van Kaick |
|
Uma atividade de modelagem matemática visando uma aprendizagem significativa com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Camila Iorio Marton, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Sérgio de Mello Arruda |
|
UMA PROPOSTA DE TRABALHO ARTICULANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A PESQUISA ESCOLAR |
PDF
|
Aline Vaccari Lunelli, Márcio André Martins, Lucieli Maria Trivizoli |
|
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ACERCA DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY |
PDF
|
Henrique Treml, Emerson Blum Corrêa, Luiz Otávio Rodrigues Mendes, Luciane Grossi |
|
A UTILIZAÇÃO DO PLUVIÔMETRO E OS IMPACTOS DA CHUVA: UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM |
PDF
|
Maria Mazur, Edina Aparecida Stresser, Fabiano Jose da Cruz, Dionísio Burak |
|
ESTUDO SOBRE INVESTIMENTO EM ENERGIA SOLAR: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
João Paulo Correa de oliveira Junior, Gustavo Granado Magalhães, Lourdes Maria Werle de Almeida, Adriana Helena Borssoi |
|
Análise Semiótica de uma Atividade de Modelagem Matemática |
PDF
|
Thiago Fernando Mendes, Ana Paula Zanim, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A VISÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
BIANCA DE OLIVEIRA MARTINS, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Rudolph dos Santos Gomes Pereira |
|
Uma análise do pensamento matemático criativo |
PDF
|
ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS, Francielli Aparecida Rocha de Carli, Geralda de Fatima Neri Santana, Karine da Silva Macedo |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA: PRECIPITAÇÃO DA CHUVA E O ENSINO DE FUNÇÕES |
PDF
|
Daine Rosa, Daiani Goedert, Rosane Hildebrandt, Morgana Scheller, Elisângela Regina Melz |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
UM MODO DE PERMANECER EM FORMA-AÇÃO: LEITURAS-DE-PRÁTICAS-DE-ALFABETIZAÇÃO-MATEMÁTICA |
PDF
|
Lidiane Conceição Monferino, Luciane Ferreira Mocrosky, Bernadete Kurek, Marco Aurélio Kalinke |
|
A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Gezelda Christiane Moraes, Vanessa Terezinha Ales, Mara Franciele Motin, Karla Cristine Arsie, Izabela Patricio Battos, Rodrigo Busato |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
UMA LINHA DO TEMPO DOS ESTUDOS SOBRE O ENSINO DE ANÁLISE MATEMÁTICA NO BRASIL |
PDF
|
Renato Francisco Merli, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ELE ESTÁ SENDO PREPARADO PARA USAR PEDAGOGICAMENTE AS TECNOLOGIAS? |
PDF
|
Kayque Henrique Maciel, Rosefran Adriano Gonçales Cibotto |
|
POR UM “NÃO NIVELAMENTO” E “NEM UM CURSO DE PRÉ-CÁLCULO”: REFLEXÕES DE DIFICULDADES DE ESTUDANTES DE CÁLCULO COM BASE EM UMA PROVA DIGNÓSTICA |
PDF
|
Roberta Marcelino de Almeida Alves, André Luis Trevisan, Marcele Tavares Mendes |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FISCAL: 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Jocineia Medeiros, Marcos Lübeck, Graciela Siegloch Lins, Fernando Luiz Andretti |
|
MATEMÁTICA E LITERATURA: APRENDENDO ALGARISMOS COM LEITURA |
PDF
|
Ingrid Fiorentin, Elisângela Regina Melz, Daiane Rosa, Daiani Goedert |
|
LÓGICA E PROGRAMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: A MATEMÁTICA COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE PARA INICIAÇÃO AO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO |
PDF
|
Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneirder Gross, Neumar Regiane Machado Albertoni, Marco Aurélio Kalinke |
|
PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Rafael Tonet Maccagnan, Suélen Rita Andrade Machado |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
O ERRO COMO ELEMENTO DESENCADEADOR DE OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Daniela Harmuch, Regina Luzia Corio de Buriasco, Marcele Tavares Mendes |
|
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO PARANÁ. |
PDF
|
Juliano PORTOLAN, Carlos Alexandre Ribeiro MARTINS |
|
UMA SITUAÇÃO DE ENSINO UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Gustavo Teixeira Macedo, Fernando Kolb Domingos, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian, Miguel Antonio Sovierzoski |
|
“EXPLORANDO UMA RECEITA”: ESTRATÉGIAS UTILIZANDO FRAÇÃO E DIVISÃO |
PDF
|
Eduardo Cesar Tonin, Wilson Ivan de Oliveira, Rosimeiri da Silva de Morais, Línlya Sachs |
|
REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA AO DELINEAR UMA TRAJETÓRIA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Cleiton Antonio Marino, Marcele Tavares Mendes |
|
A PROVA EM FASES E INTERVENÇÕES ESCRITAS: RECURSOS PARA UMA PRÁTICA AVALIATIVA PARA ALÉM DA VALORAÇÃO |
PDF
|
Celia Alves PEREIRA, Marcele Tavares MENDES, Zenaide de Fátima Dante Correia ROCHA |
|
USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU |
PDF
|
Beatriz de Oliveira, Matheus Bonafini Chaves, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Rosimeri Cristina Martins Mendes |
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS |
PDF
|
Marcela Camila Picin de Melo, Andresa Maria Justulin |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APONTADAS EM DISSERTAÇÕES |
PDF
|
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Marcelo Carlos de Proença |
|
INTERAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA POR MEIO DE UMA PROVA EM DUAS FASES |
PDF
|
Talita Canassa Weber, Marcele Tavares Mendes, Leandro Meneses da Costa |
|
O FRACTAL HEXÁGONO DE DÜRER: UMA POSSIBILIDADE DE EXPLORAÇÃO COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
PDF
|
LEONARDO FERREIRA ZANATTA, KARINE DA SILVA MACEDO, REBECA LAIANE CEZARINO SEISCENTOS, MARIANA MORAN, VERIDIANA REZENDE |
|
Resolução de Problemas: análise de uma experiência com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Leandro Henrique Gonçalves Minella, Andresa Maria Justulin |
|
A PRODUÇÃO ESCRITA DO ALUNO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Renata Graciele Batista Rodrigues, Marcele Tavares Mendes, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
CRIPTOGRAFIA: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Pedro Henrique Monferino Mancini, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian |
|
TANGRAM COMO RECURSO PARA ENSINO |
PDF
|
Gabriela Dauber Facioni, Camila Picotte Vidigal, Rosimeri Cristina Martins Mendes |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM A GEOMETRIA FRACTAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PDF
|
Fernanda Boa Sorte Rocha, Gustavo Granado Magalhães, Magna Marin Pires |
|
CONTRIBUIÇÕES DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA AULA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Juliana Melo, Andresa Maria Justulin |
|
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
RELATO DE UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A ETNOMATEMÁTICA EM UMA ESCOLA INDÍGENA |
PDF
|
Adriana Livi, Adriéli Aline Duarte, Renato Francisco Merli |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA SENSIBILIZAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA |
PDF
|
Aline Loise Martins, Larissa Bersan, Lilian Akemi Kato |
|
ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO: RELATO DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA JUNTO AOS ALUNOS INDÍGENAS |
PDF
|
Danieli Felichak, Daniela Carolina Ludvig, Renato Francisco Merli |
|
CONSELHO DE CLASSE E AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS A RESPEITO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR |
PDF
|
Darlini Ribeiro Marino, Cláudia Alves Schmidt dos Santos, Marcele Tavares Mendes |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
UM OLHAR PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL: DAS ESCOLAS ELEMENTARES A CRIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES |
PDF
|
Suélen Rita Andrade Machado, Lucieli M. Trivizoli |
|
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR MEIO DE MÉTODOS MULTIPLICATIVOS: EGÍPCIO, GELOSIA, RABDOLOGIA E GREGO |
PDF
|
Suélen Rita Andrade Machado, Ana Caroline Frigéri Barboza, Wynston Anunciado Olimpio, Aline Vilas Boas, Lucieli M. Trivizoli |
|
Matemática e realidade: uma proposta de Leon Battista Alberti. |
PDF
|
Gabriel Valenga, Mario Umberto Menon |
|
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA |
PDF
|
ANA MÁRCIA F TUCCI DE CARVALHO, Adenilson Martins |
|
O PROBLEMA DA DUPLICAÇÃO DO CUBO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Kamila Gonçalves Celestino, Márcio André Martins |
|
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva
REFLEXÕES A RESPEITO DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS |
PDF
|
Nadjanara Ana Basso Morás, Luciana Del Castanhel Peron, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS |
PDF
|
Sidney Lopes Sanchez Junior, Márcia Ines Schabarum Mikuska, Ester Gomes de Oliveira Sanches |
|
As bases ontológicas e epistemológicas das pesquisas sobre o autismo na educação matemática |
PDF
|
Elton de Andrade Viana, Ana Lucia Manrique |
|
Estratégias inclusivas para estudantes com autismo: uma proposta a partir da exploração de materiais |
PDF
|
Maximiliam Albano Hermelino Ferreira, Elton de Andrade Viana, Ana Lucia Manrique |
|
Grupo de Discussão
GT 7: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcele Tavares Mendes, Maria Tereza Carneiro Soares, Adriana Quimentão Passos |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .