Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
MINICURSO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Marlova Estela Caldatto, João César Maciel Valim |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM A UTILIZAÇÃO DE CALCULADORAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM TESES E DISSERTAÇÕES |
PDF
|
Willian Aparecido de Jesus Luditk, Simone Luccas, Josiane Luiz, João Coelho Neto |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PIC-OBMEP |
PDF
|
Fernanda Caroline Cybulski, Cassiano Antonio Barboza, Márcio André Martins, Cheila Miranda Tachevski, Giliane Souza de Matos |
|
A ENGENHARIA DIDÁTICA: um olhar sobre pesquisas acadêmicas que envolvem os registros de representação da função afim |
PDF
|
Tamires Vieira Calado, Lisiane Cristina Amplatz |
|
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DE ESTUDANTES EM UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elida Maiara Velozo de Castro, João Paulo Sebben de Jesus, Fernanda Silva Pinto |
|
ANÁLISE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ELABORADAS A PARTIR DO JOGO ESCOPA DO ZERO APLICADAS PARA ALUNOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES |
PDF
|
Caio Juvanelli, Valdete dos Santos Coqueiro, Mariana Moran |
|
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Carina Chulek, Michele Regiane Dias Veronez |
|
FUNÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Tânia Camila Kochmanscky Goulart, Élida Maiara Velozo de Castro, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ACERCA DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY |
PDF
|
Henrique Treml, Emerson Blum Corrêa, Luiz Otávio Rodrigues Mendes, Luciane Grossi |
|
DIÁLOGOS A RESPEITO DA PERSPECTIVA DE ENSINO EXPLORATÓRIO |
PDF
|
Anna Flávia Magnoni Vieira, Márcia Cristina Cyrino |
|
ESTUDO SOBRE INVESTIMENTO EM ENERGIA SOLAR: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
João Paulo Correa de oliveira Junior, Gustavo Granado Magalhães, Lourdes Maria Werle de Almeida, Adriana Helena Borssoi |
|
O NÚMERO QUE CALÇO NÃO É O TAMANHO DO MEU PÉ?: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elhane De Fatima Fritsch Cararo, Lenoar Eloi Cararo |
|
Uma análise do pensamento matemático criativo |
PDF
|
ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS, Francielli Aparecida Rocha de Carli, Geralda de Fatima Neri Santana, Karine da Silva Macedo |
|
A CONVERSÃO 2D-3D EM GEOMETRIA: UMA ANÁLISE NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Ricardo Almeida dos Santos, Claudete Cargnin |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: FORMANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM E DE COLABORAÇÃO |
PDF
|
Marilda de Souza, MEIRI DAS GRAÇAS CARDOSO |
|
PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E IMPREVISTOS: ANÁLISE DE UMA OFICINA DE STOP MOTION DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PDF
|
Jocilene Cristina de Oliveira, Marilaine Luzia Cintra, Línlya Sachs |
|
ASPECTOS DA RELAÇÃO QUE ALUNOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES TÊM COM A MATEMÁTICA |
PDF
|
Caio Juvanelli, Valdete dos Santos Coqueiro, Wellington Hermann |
|
ÁREA E PERÍMETRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS (2010–2016) |
PDF
|
Jéssika Naves de Oliveira, Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino |
|
IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: APRENDENDO SOBRE SER PROFESSOR |
PDF
|
Elisangela de Campos |
|
O CASO MULTIMÍDIA “EXPLORANDO PERÍMETRO E ÁREA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Taynara Fraga, Márcia Cyrino |
|
DOS AMARRADINHOS AO MATERIAL DOURADO: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Andréa Regina Teixeira Nunomura, João Paulo Correa de Oliveira Junior, Ivone Oliveira Torres Serra, Magna Natália Marin Pires, Maria do Carmo Cardoso Bezerra |
|
PERSPECTIVAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS PUBLICADOS EM 2017 E 2018 |
PDF
|
Ana Cláudia Barretto, Julio Cezar Rodrigues Oliveira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
|
PERSPECTIVAS DE TRABALHO COM PENSAMENTO ALGÉBRICO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENTES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS ENTRE 2015-2019. |
PDF
|
Cristiane Santos Oliveira, Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
GEOMETRIA DINÂMICA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Alexandre Costa, Izabel Passos Bonete |
|
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ELE ESTÁ SENDO PREPARADO PARA USAR PEDAGOGICAMENTE AS TECNOLOGIAS? |
PDF
|
Kayque Henrique Maciel, Rosefran Adriano Gonçales Cibotto |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PERSPECTIVA DE PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PRESENTES EM ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM REVISTAS BRASILEIRAS ENTRE 2015 E 2018 |
PDF
|
Mayara Cristina Sugigan, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
|
ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO PARA AULA DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Camila Garbelini da Silva Ceron, Adriana Helena Borssoi |
|
SOFTWARES EDUCACIONAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO |
PDF
|
Rodrigo Cabanha, Renata Camacho Bezerra |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO PROPORCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Leticia Coutinho, Emerson Tortola |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E QUÍMICA: PRIMEIROS RESULTADOS DE UMA PESQUISA COM O OLHAR PARA O ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Adrieli Mazurek Cieslak, Veridiana Veridiana Rezende |
|
DO GIZ AO TABLET: UMA POSSIBILIDADE PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DO KAHOOT |
PDF
|
MEIRI DAS GRAÇAS CARDOSO, Grasielly Dos Santos de Souza |
|
MATEMÁTICA DIVERTIDA E CURIOSA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM COLÉGIOS DE GUARAPUAVA E REGIÃO |
PDF
|
José Roberto Costa, Ana Flávia Tachevski, Márcia Samile Bonfim, Vanessa Tluscik dos Santos, Amanda Cristine da Cruz |
|
A construção de cenários animados no software GeoGebra: Uma proposta para o ensino da matemática |
PDF
|
Emili Boniecki Carneiro, Victor Caldart |
|
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A PRODUÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS |
PDF
|
João César Maciel Valim, Marlova Estela Caldatto |
|
Uma análise do tratamento dado ao raciocínio matemático em currículos nacionais |
PDF
|
Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
RESOLUÇÕES DE EQUAÇÕES COM UMA INCÓGNITA: UMA ATIVIDADE PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Sara Lopes Sene, Claudete Cargnin |
|
Análise sobre os processos de construção do Triângulo de Sierpinski no GeoGebra e Scratch |
PDF
|
Karen Larissa Xavier, Emerson Blum Corrêa, Henrique Treml, Luciane Grossi |
|
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS COM COLA |
PDF
|
Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Regina Luzia Corio de Buriasco |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
APONTAMENTOS SOBRE UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DO LIVRETO INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO DA ESFERA |
PDF
|
Fernando Paulino Cerqueira Netto, Mirian Maria Andrade |
|
O PROBLEMA DA DUPLICAÇÃO DO CUBO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Kamila Gonçalves Celestino, Márcio André Martins |
|
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva
A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROJETOS PEDAGÓGICOS |
PDF
|
Fábio Alexandre Borges, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E AS AULAS DE MATEMÁTICA: QUE RESULTADOS SÃO DESTACADOS EM PESQUISAS BRASILEIRAS? |
PDF
|
Joyce Evellyn da Silva Cruz, Fábio Alexandre Borges |
|
Grupo de Discussão
GD 6: FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Everton José Goldoni Estevam, Regina Maria Pavanello, Andréia Büttner Ciani |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .