Eixo 1 – Tecnologias digitais na formação de professores
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO SUPERMERCADO VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS |
PDF
|
Marcos Poleti Alves, Marceli Behm Goulart, Ana Cristina Schirlo, Adriane Aparecida Lorbiete, Denise Nascimento de Oliveira |
|
HOMO SAPIENS DIGITAL – PERSPECTIVAS DO APRIMORAMENTO DIGITAL NO SECULO XXI |
PDF
|
Sonia de Souza e Silva, Cinthia Domit Zaniolo Renaux |
|
PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM RECURSOS TECNOLÓGICOS POR MEIO DO LEM NO IFPR |
PDF
|
Flávia Manuella de Almeida Ksiaszczyk, Juciele Gemin Loeper, Ettiène Cordeiro Guérios, Bruna Derossi Aguilar, Roberto Aguilar de Souza Jr., Stephanie Diaz-Urdaneta |
|
Eixo 2 – Aprendizagem com o uso de tecnologias digitais
A UTILIZAÇÃO DE MICROMUNDO-SCRATCH EM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
PDF
|
Silvana Gogolla de Mattos, Renata Oliveira Balbino, Evandro Alberto Zatti, Fabiola Martins Stavny, Admilson Iaresk da Silva, Marco Aurelio Kalinke |
|
A TECNOLOGIA E A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ANALISANDO O I EPTEM |
PDF
|
Joel Staub, Renata Camacho Bezerra |
|
O USO DE TICs NO ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES UTILIZANDO UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA |
PDF
|
Braian Lucas Camargo Almeida, Fernanda Meredyk, Marcelo Souza Motta, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
O USO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DAS PIRÂMIDES |
PDF
|
Ricardo Almeida dos Santos, Claudete Cargnin |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneider Gross, Fabiola Martins Stavny, Neumar Regiane Machado Albertoni, André Aparecido da Silva, Renata Balbino |
|
RADICIAÇÃO GO: REVISANDO CONTEÚDO POR MEIO DE UM JOGO DE TABULEIRO COM USO DE QR code |
PDF
|
Neumar Regiane Machado Albertoni, Fabiola Martins Stavny, Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneider Gross, Evandro Alberto Zatti, Alisson Barreira dos Reis |
|
CAÇA AOS QR CODES: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ENVOLVENDO OS DESCRITORES COMPREENDIDOS NA PROVA PARANÁ |
PDF
|
Fabiola Martins Stavny, Patrícia Muchinski Kuhn, Neumar Regiane Machado Albertoni, Giane Fernanda Schneider Gross, Érica Oliveira dos Santos, Silvana Gogolla de Mattos |
|
O AMBIENTE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO 4.0: UMA EXPERIÊNCIA COM TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO SENAI CETIQT |
PDF
|
Luciano Padilha Andrade, Geneci Alves Sousa |
|
A UTILIZAÇÃO DE MICROMUNDO-SCRATCH EM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
PDF
|
Silvana Gogolla de Mattos, Renata Oliveira Balbino, Evandro Alberto Zatti, Fabiola Martins Stavny, Admilson Iaresk da Silva, Marco Aurelio Kalinke |
|
O uso do software GeoGebra na elaboração de simuladores para investigar situações da realidade |
PDF
|
Jeferson Takeo Padoan Seki, Rosângela Kowalek, Thiago Fernando Mendes, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS DE FUNÇÕES LINEARES POR MEIO DO CONTEXTO DA CINEMÁTICA E DA UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA |
PDF
|
Adriana Ikegame Caldeira, Giseli Sanguino, Mateus Felipes, Marcele Tavares Mendes |
|
TAREFA INVESTIGATIVA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS: EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO |
PDF
|
Nagela Martins, Maria do Carmo Cardoso Bezerra, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi |
|
Eixo 4 – Mobile Learning
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO A UTILIZAÇÃO DO SCIENCE JOURNAL |
PDF
|
Paulo Henrique Hideki Araki, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi |
|
AS POTENCIALIDADES DO RECURSO SCIENCE JOURNAL PARA AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Luana Carvalho Santos, Andrea Nunomura, Adriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Silva |
|
ANÁLISE E MAPEAMENTO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA AUXÍLIO NO ENSINO DE ESTATÍSTICA |
PDF
|
Rafaela Martins da Silva, Paulo Jorge Dias Filho, Elaine Cristina Ferruzzi, Leonardo Sturion |
|
Eixo 6 – Educação a Distância
ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO ESPÍRITO-SANTENSE |
PDF
|
Jussanã Gomes dos Santos, Leydiane Rodrigues dos Santos Gonçalves, Valdinei Cezar Cardoso |
|
Eixo 7 – Jogos Digitais e Gamificação
GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Márcia Regina Kaminski, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Geovane Duarte Pinheiro, Priscila Gleden Novaes da Silva, Clodis Boscarioli |
|
GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Sidnéia Valero Egido, Camila da Silva Cortiano de Filippis, Renata Balbino, Taniele Loss, Marcelo Souza Motta, Stephanie Diaz Urdaneta |
|
ALGORITMO DO JOGO BICOLORIDO NO GEOGEBRA |
PDF
|
Luzia da Costa Tonon Martarelli, Brendow Pena de Mattos Souto, Ubyrajara Carvalho Tajima, Fernando Grigorio da Silva |
|
Eixo 8 – Inovação e Tecnologias Digitais
INSERÇÃO DE SMARTPHONES EM AULAS DE MATEMÁTICA PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL |
PDF
|
Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Alvaro Henrique Mateus da Rocha, Ângela Taborda Ribas, Kellen Cristina Saviski, Marcelo Souza Motta |
|
UM ENFOQUE ETNOMATEMÁTICO MEDIADO PELA UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL PARA DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
PDF
|
Kellen Cristina Saviski, Angela Taborda Ribas, Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Marcelo Souza Motta, Marco Aurélio Kalinke |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-65-87305-08-0