Eixo 1 – Tecnologias digitais na formação de professores
USO DO OBS STUDIO PARA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Isabella da Silva Brocardo, Adriana Sbardelotto Di Domenico |
|
Eixo 2 – Aprendizagem com o uso de tecnologias digitais
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EQUAÇÃO DO 1ºGRAU COM SCRATCH |
PDF
|
Renata Camargo dos Passos Barros, Suzana Domingues da Silva |
|
A UTILIZAÇÃO DE MICROMUNDO-SCRATCH EM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
PDF
|
Silvana Gogolla de Mattos, Renata Oliveira Balbino, Evandro Alberto Zatti, Fabiola Martins Stavny, Admilson Iaresk da Silva, Marco Aurelio Kalinke |
|
A TECNOLOGIA E A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ANALISANDO O I EPTEM |
PDF
|
Joel Staub, Renata Camacho Bezerra |
|
SCRATCH E MATEMÁTICA: UNINDO PROGRAMAÇÃO E ARITMÉTICA |
PDF
|
Ana Karen Gonçalves, Renata Camacho Bezerra |
|
SOROBAN COMO RECURSO DIDÁTICO INCLUSIVO PARA AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Davi Cézar da Silva, Fernanda Marchiori Grave, Clodis Boscarioli |
|
O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NO SOFTWARE SCRATCH POR ESTUDANTES DA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Renata oliveira balbino, Marco Aurélio Kalinke, Taniele Loss, Silvana Gogolla de Mattos, Evandro Alberro Zatti, Marcelo Souza Motta |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneider Gross, Fabiola Martins Stavny, Neumar Regiane Machado Albertoni, André Aparecido da Silva, Renata Balbino |
|
UMA PROPOSTA PARA A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO SCIENCE JOURNAL NA PRÁTICA EM SALA DE AULA |
PDF
|
Joao Paulo Correa de Oliveira Junior, Adriana Helena Borssoi, Karina Pessôa, Robson Aparecido Ramos Rocha |
|
RADICIAÇÃO GO: REVISANDO CONTEÚDO POR MEIO DE UM JOGO DE TABULEIRO COM USO DE QR code |
PDF
|
Neumar Regiane Machado Albertoni, Fabiola Martins Stavny, Érica Oliveira dos Santos, Giane Fernanda Schneider Gross, Evandro Alberto Zatti, Alisson Barreira dos Reis |
|
A UTILIZAÇÃO DE MICROMUNDO-SCRATCH EM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
PDF
|
Silvana Gogolla de Mattos, Renata Oliveira Balbino, Evandro Alberto Zatti, Fabiola Martins Stavny, Admilson Iaresk da Silva, Marco Aurelio Kalinke |
|
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: TV, VIDEO E CALCULADORA |
PDF
|
Ademir Basso |
|
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS ANTIGAS |
PDF
|
Ademir Basso |
|
O IMPACTO DO AVEA NO ANOS INICIAIS COM AULAS ON-LINE EM ANO DE PANDEMIA |
PDF
|
Camila Garbelini da Silva Ceron, Adriana Helena Borssoi |
|
TAREFA INVESTIGATIVA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS: EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO |
PDF
|
Nagela Martins, Maria do Carmo Cardoso Bezerra, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi |
|
Eixo 3 – Projeto e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
SCRATCH E A CRIAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Márcia Regina Kaminski, Victor Hugo Ricco Bone Antunes, Clodis Boscarioli |
|
A UTILIZAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DESENVOLVIDO NO APP INVENTOR 2 PARA RESSIGINIFCAR A APRENDIZAGEM DE JUROS SIMPLES |
PDF
|
Vinícius Pinheiro Gordia, Stephanie Johansen Longo Basso, Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Marco Aurélio Kalinke, Marcelo Souza Motta Motta |
|
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE APP INVENTOR 2 PARA DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Vinícius Pinheiro Gordia, Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Stephanie Johansen Longo Basso, Marcelo Souza Motta |
|
ENSINO DE COORDENADAS CARTESIANAS E CIRCUITOS PARA ALUNOS DO 4º e 5º ANO |
PDF
|
Gustavo Henrique Almeida, Renata Camacho Bezera, Eliane Nascimento Pereira |
|
QUIZ SOBRE TRIÂNGULOS NO SCRATCH |
PDF
|
Adrieli Cristine Bueno, Luan Padilha dos Santos, Maria Ivete Basniak |
|
Eixo 4 – Mobile Learning
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO A UTILIZAÇÃO DO SCIENCE JOURNAL |
PDF
|
Paulo Henrique Hideki Araki, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi |
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO QR CODE NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Letícia da Silva Vitor Model, Renata Camacho Bezerra, Regiane Cristina Mareze Sipioni Castione |
|
AS POTENCIALIDADES DO RECURSO SCIENCE JOURNAL PARA AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Luana Carvalho Santos, Andrea Nunomura, Adriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Silva |
|
Eixo 6 – Educação a Distância
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM AULAS REMOTAS |
PDF
|
Josiane Aparecida Busquim Mota, Juliana Aparecida Gonçalves, Elaine Cristina Ferruzzi, Adriana Helena Borssoi |
|
A COLABORAÇÃO EM UMA TAREFA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE MAIS DE UMA VARIÁVEL EM UM AMBIENTE DE ENSINO REMOTO |
PDF
|
Rogério Fabricio Hening, Adriana Helena Borssoi, André Luis Trevisan |
|
Eixo 7 – Jogos Digitais e Gamificação
GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Márcia Regina Kaminski, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Geovane Duarte Pinheiro, Priscila Gleden Novaes da Silva, Clodis Boscarioli |
|
PROGRAMAÇÃO COM SCRATCH: UM SOFTWARE FACILITADOR PARA O ENSINO DA LÓGICA DO PENSAMENTO |
PDF
|
Diego Berti Bagestan, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
|
DIVERSÃO E APRENDIZAGEM: JOGOS DIGITAIS, MATEMÁTICA E CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
PDF
|
Rodrigo Cabanha, Renata Camacho Bezerra |
|
GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Sidnéia Valero Egido, Camila da Silva Cortiano de Filippis, Renata Balbino, Taniele Loss, Marcelo Souza Motta, Stephanie Diaz Urdaneta |
|
O USO DE GAMIFICAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA DIGITAL PARA REVISÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO |
PDF
|
Taniele Loss, Renata Oliveira Balbino, Ana Paula de Andrade Janz Elias, Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Fabio Mendes Teófilo, Marcelo Souza Motta |
|
Eixo 8 – Inovação e Tecnologias Digitais
A BNCC E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM SOB O PONTO DE VISTA DA TECNOLOGIA |
PDF
|
Bruna Derossi Aguilar, Roberto Aguilar de Souza Junior, Renata de Oliveira Balbino, Flavia Manuella de Almeida Ksiaszczyk, Bruna Caroline Leite, Marco Aurélio Kalinke |
|
MICROMUNDO EM 3D: DISCUTINDO A APRENDIZAGEM CRIATIVA NA E COM A MATEMÁTICA |
PDF
|
Letícia da Silva Vitor Model, Regiane Cristina Mareze Sipioni Castione, Renata Camacho Bezerra |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-65-87305-08-0