O Fórum Estadual de Licenciaturas em Matemática do Estado do Paraná (FELIMAT), em 2024, está na sua décima sétima edição e destina-se à socialização, estudos, discussões e reflexões sobre as problemáticas e aspectos que permeiam e intervêm na formação de professores de Matemática da Educação Básica, especialmente, a desenvolvida no contexto das Licenciaturas em Matemática.
Esvaziamento dos cursos de Licenciaturas pelo Brasil: impactos para o futuro da educação matemática no cenário nacional
O FELIMAT caracteriza-se pela promoção da reflexão coletiva e permanente das problemáticas e aspectos que permeiam e intervêm nos Cursos de Licenciatura em Matemática do Paraná. Partindo do pressuposto que, as ações e atividades desenvolvidas nos cursos são dinâmicas e influenciadas por distintos estamentos, particularmente, os associados às políticas educacionais e os derivados das novas demandas na sociedade.
Além disso, tem como objetivos:
Licenciatura em Matemática e os conhecimentos próprios da docência
Coordenador: Paulo Henrique Rodrigues - UNESPAR (Paranavaí)
Relatora: Pamela Emanueli Ferreira (UEL)
Objetivo
O GD1 tem por objetivo promover discussões a respeito das especificidades dos processos formativos de professores e professoras de matemática. A intencionalidade é problematizar: (i) os conhecimentos e os saberes próprios de professores e professoras de matemática; (ii) elementos constitutivos da Identidade Profissional; (iii) aspectos da profissionalidade docente; (iv) novos ambientes de aprendizagens; (v) desafios urgentes da Licenciatura em Matemática frente aos contextos atuais; e (vi) ações formativas que podem ser desenvolvidas no âmbito da licenciatura em Matematica.
Políticas Públicas Curriculares para a formação inicial de professores de Matemática
Coordenador: João Carlos de Moraes - UTFPR (Curitiba)
Relator: Gabriel dos Santos e Silva - UFPR (Curitiba)
Objetivo
O GD2 tem por objetivo promover discussões a respeito das políticas curriculares nacionais, com foco nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores de Matemática (Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 e o Projeto de Resolução que a substitui), nos processos de curricularização da extensão nos cursos (Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018) e das possíveis implicações para os cursos com o Novo Ensino Médio (NEM) e plataformização do ensino.
Práticas de Estágio Curricular Obrigatório e suas repercussões na formação docente
Coordenadora: Neusa Nogas Tocha - UTFPR (Curitiba)
Relatora: Magna Natália Marin Pires - UEL (Londrina)
Objetivo
O GD3 tem por objetivo promover discussões a respeito do Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Matemática. A luz da Lei nº 11788, de 25 de setembro de 2008, conhecida como a Lei do Estágio, e da Resolução CNE/CP n° 2 de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, o GD terá como foco discutir como os cursos de Licenciatura em Matemática têm realizado e como podem organizar o componente Estágio Supervisionado, tendo como pontos de reflexão coletiva: (i) Articulações do projeto de Estágio Supervisionado do Curso e o Projeto Pedagógico do Curso – PPC; (ii) Processos de formalização do Estágio Curricular Obrigatório e os impactos dos procedimentos do e-protocolo; (iii) Impactos do Programa de Iniciação à Docência – PIBID ou outros projetos similares para a Prática de Estágio Curricular Obrigatório.
Ingresso, evasão, permanência: perfil e perspectivas de trabalho dos licenciandos em Matemática
Coordenadora: Karla Ap. Lovis - IFPR (Capanema)
Relator: Renato Francisco Merli - UTFPR (Toledo)
Objetivo
O GD4 tem por objetivo discutir as características dos cursos de Licenciatura em Matemática do Paraná, as condições sociais e formativas dos ingressantes, identificar as principais razões das altas taxas de evasão, debater formas de resolver este problema, propondo ações para garantir a permanência e uma formação de qualidade aos estudantes. Também, precisamos (re)pensar a questão do ingresso - diante da desvalorização dos cursos de licenciatura - e o perfil dos egressos, (futuros) professores.
Ensino de Matemática na Educação Inclusiva: perspectivas atuais nos cursos de Licenciatura em Matemática
Coordenadora: Vanessa Klaus - Unioeste (Foz do Iguaçu)
Relatora: Aline Keryn Pin - UTFPR (Toledo)
Objetivo
O GD5 tem por objetivo promover discussões em torno da Educação Inclusiva na formação de professores de matemática, sobretudo problematizar temas emergentes no contexto da Educação Inclusiva e os desafios para instaurar espaços de diálogo acerca da Educação Matemática na perspectiva Inclusiva, considerando três pontos para discussão: i) formação docente para responsabilidade social do professor com a formação do outro; ii) o outro na perspectiva da educação matemática inclusiva; iii) estratégias didáticas e recursos tecnológicos voltados à Educação Matemática Inclusiva.
XVI FELIMAT
organização: SBEM
local: virtualmente
data: 11 e 12 de agosto de 2023
anais
XV FELIMAT
organização: SBEM
local: virtualmente
data: 01 e 02 de junho de 2022
anais
XIV FELIMAT
organização: SBEM e colaboração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco
local: virtualmente
data: 9 e 10 de julho de 2021
anais
XIII FELIMAT
organização: Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campo Mourão
local: Apucarana
data: 6 e 17 de junho de 2019
anais
XII FELIMAT
organização: Unicentro
local: Guarapuava
data: 23 a 24 de agosto de 2018
XI FELIMAT
organização: Universidade Estadual de Maringá (UEM)
local: Maringá
data: 1 e 2 de junho de 2017
anais
X FELIMAT
organização: Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Apucarana
local: Apucarana
data: 6 e 17 de junho de 2016
anais
IX FELIMAT
organização: UTFPR – Campus de Curitiba
local: Curitiba – UTFPR
data: 21 e 22 de maio de 2015
anais
VIII FELIMAT
organização: UTFPR – Campus de Cornélio Procópio
local: Cornélio Procópio – UTFPR
data: 15 e 16 de maio de 2014
anais
VII FELIMAT
organização: UTFPR – Campus de Toledo
local: Toledo
data: 16 e 17 de maio de 2013
anais
VI FELIMAT
organização: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
local: Cascavel
data: 17 e 18 de maio de 2012
anais
V FELIMAT
organização: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
local: Ponta Grossa
data: 28 de fevereiro de 2011
anais
IV FELIMAT
organização: Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)
local: Guarapuava
data: 16 e 17 de setembro de 2009
III FELIMAT
organização: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
local: Foz do Iguaçu
data: 29 e 30 de maio de 2008
II FELIMAT
organização: Centro Técnico-Educacional do Oeste Paranaense (CTESOP – Unimeo)
local: Assis Chateaubriand
data: 2007
I FELIMAT
organização: Universidade Estadual de Londrina (UEL)
local: Londrina
data: 20 e 21 de junho de 2002