O Encontro Paranaense de Educação Matemática é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR). Em 2017 será realizado em Cascavel sob a responsabilidade e organização de uma comissão formada por professores e estudantes de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel.
O EPREM tem como objetivos: propiciar a interação entre pesquisadores em Educação Matemática, professores que lecionam Matemática e acadêmicos dos vários cursos de Licenciatura em Matemática do Estado; discutir ações para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática nos diferentes níveis de escolaridade; socializar experiências e possibilitar discussões concernentes à Educação Matemática no âmbito da Educação Básica e Superior; estimular a produção do conhecimento em Educação Matemática por meio da criação de grupos de estudo e pesquisa.
A realização desse evento na região oeste do Paraná atende à política da SBEM Regional que propõe a descentralização de suas atividades para promover a aproximação de professores de Matemática que atuam nas diferentes regiões do estado. A relevância do evento consiste na reunião dessas múltiplas intencionalidades, mas especialmente na aproximação da produção científica com a Educação Básica, um dos grandes desafios da academia e dos sistemas educacionais.
A SBEM-PR considera que a realização desses encontros periódicos favorece à necessária aproximação e integração dos diferentes atores da área de Educação Matemática, visando o crescimento e fortalecimento tanto da área da Educação Matemática quanto do Ensino da Matemática.
Com o tema Diversidade e Educação Matemática: perspectivas e desafios, pretende-se dialogar com os participantes do EPREM – professores da Educação Básica e do Ensino Superior, pesquisadores, estudantes de Graduação em Matemática e Pedagogia, estudantes de Pós-Graduação – acerca da diversidade que adentra as salas de aulas. Nesse sentido, a programação do evento foi organizada com vistas a propiciar diálogos e reflexões a respeito das perspectivas e desafios para o ensino de matemática no que se refere a variedade de culturas; diferentes alunos (surdos, cegos, com dificuldades de aprendizagens etc); diversos recursos tecnológicos; currículos; diferentes níveis e modalidades de ensino; abordagens para as aulas de matemática; parcerias entre Universidade e Escola; entre outros temas que se referem a essa ampla diversidade que compreende o cotidiano escolar.