XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática

Tema do Evento: Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas

Site do Evento: http://sbemparana.com.br/xiveprem/

De 21 a 23 de setembro de 2017 na Unioeste de Cascavel (PR)

O XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR) e realizado por grupos de professores e estudantes de Educação Matemática de universidades paranaenses. Em 2017 será realizado na cidade de Cascavel sob a responsabilidade e organização de uma comissão formada por professores e estudantes de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel.

O XIV EPREM tem como objetivos: propiciar a interação entre pesquisadores em Educação Matemática, professores que lecionam Matemática e acadêmicos dos vários cursos de Licenciatura em Matemática do Estado; discutir ações para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática nos diferentes níveis de escolaridade; socializar experiências e possibilitar discussões concernentes à Educação Matemática no âmbito da Educação Básica e Superior; estimular a produção do conhecimento em Educação Matemática por meio da criação de grupos de estudo e pesquisa.

XI FELIMAT – Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática

O XI FELIMAT é um evento que tem como principal característica a reflexão coletiva e permanente das questões que envolvem os Cursos de Licenciatura em Matemática do Paraná. Nesta edição, o evento será realizado na Universidade Estadual de Maringá nos dias 01 e 02 de junho e terá como tema “Implicações das atuais políticas brasileiras na reestruturação dos cursos de Licenciatura em Matemática”. Faça sua inscrição pelo site do evento (www.dma.uem.br/felimat) e participe deste importante evento da Educação Matemática Paranaense!

site do evento: https://sites.google.com/uem.br/xifelimat

VI FNLM – Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática

O VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática (VI FNLM) tem como tema “Adaptar ou transformar? Adequação às novas diretrizes curriculares para a formação inicial dos professores que ensinam matemática”. O evento será realizado nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na cidade de Campo Grande (MS), no período de 22 a 24 de junho de 2017. Para mais informações, consulte o site do evento: http://eventos.ufg.br/VI_FNLM.

IV Feira Nacional de Matemática

As Feiras de Matemática envolvem um processo educativo científico-cultural, que apresenta vivências e experiências em Educação Matemática vindas de todas as redes de ensino, incluindo a comunidade. A participação pode ser na condição de expositores; alunos das redes de ensino pública, privada ou mista, matriculados na Educação Básica (compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), Educação Superior, Educação Especial; professores e pessoas da comunidade.

As mesmas acontecem de forma participativa e o processo de avaliação é qualitativo, envolvendo os professores orientadores de maneira colaborativa. Portanto, mais que incentivar a competição se busca a formação, a socialização e a troca de experiências e vivências através de um movimento afinado com os princípios e objetivos da Educação Matemática.

Os trabalhos podem ser inscritos nas seguintes modalidades: Matemática Aplicada e/ou inter-relação com outras disciplinas, jogos didáticos e/ou materiais instrucionais ou, matemática pura. A Feira de Matemática é também um espaço de Divulgação Científica e Tecnologia tendo a matemática com constituidora dos processos de mudanças sociais.

A IV Feira Nacional de Matemática ocorrerá na Cidade de Jaraguá do Sul/SC nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2015.

Links para acesso e informações: http://www.furb.br/web/3339/feiras-de-matematica/feira-nacional.

Comissão Central Organizadora da IV Feira Nacional de Matemática/IV FNMAT

XIII EPREM – Encontro Paranaense de Educação Matemática

Prezados colegas:
Com imensa satisfação, fazemos aqui o anúncio do XIII EPREM – ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, que ocorrerá em Ponta Grossa-PR, nos dias 2, 3 e 4 de outubro de 2015.

A submissão de trabalhos pode ser realizada até 30 de junho (improrrogável).

Em breve, será lançado o site do evento. Enquanto isso, apresentamos a Programação Prévia do XIII EPREM e algumas datas importantes. Organizem-se e venham participar conosco desse importante evento de Educação Matemática do estado do Paraná!

Aproveitando esta oportunidade, pedimos que encaminhem esta mensagem para o maior número possível de interessados.
Atenciosamente,

Profª Célia Finck Brandt – coordenadora da Comissão Organizadora
Profª Ettiène Cordeiro Guérios – presidente da Comissão Científica
Prof. Rodolfo Eduardo Vertuan – diretor da SBEM-PR

CRONOGRAMA
Lançamento do site do evento e início das inscrições: 15 de maio
Recebimento de Trabalhos: de 15 de maio a 30 de junho
Divulgação dos Trabalhos Aprovados: 10 de setembro
Realização do evento: 02, 03 e 04 de outubro