n | título | autores | modalidade | arquivo |
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1 | A elaboração das definições de cenário animado, animação e simulador no software Geogebra | Emili Boniecki Carneiro e Bruna A. Ferreira de Castro | Comunicação Científica | texto |
2 | A representação na análise de modelos apoiada por tecnologias digitais | Nabila Iasbik Giroti, Eduardo Cesar Tonin, Emerson Alves Rosa e Adriana Helena Borssoi | Comunicação Científica | texto |
3 | A tecnologia de impressão 3d no processo de construção de um material didático | Taimara Mikieta de Paula e Maria Ivete Basniak | Relato de Experiência | texto |
4 | A utilização do software Scratch no ensino de Pensamento Computacional | Dyana Grazielli Altomani Braga e Tiago Henrique de Oliveira | Prática de Sala de Aula | texto |
5 | Aplicativo Tracker no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática: experiência no Ensino Fundamental | Priscila de Castro Barros Greca e Karina Alessandra Pessoa da Silva | Relato de Experiência | texto |
6 | Aprendizagem comunicativa em uma atividade desenvolvida na plataforma KAHOOT: uma análise semiótica | Suzana Lovos Trindade e Karina Alessandra Pessoa da Silva | Relato de Experiência | texto |
7 | As direções pelas quais caminham as investigações sobre jogos digitais no ensino de matemática nos anos iniciais: uma revisão terciária de literatura | Edson dos Santos Cordeiro e Clodis Boscarioli | Comunicação Científica | texto |
8 | Características geométricas discutidas com alunos do Ensino Fundamental a partir de uma construção no Geogebra | Adrieli Cristine Bueno, Camila Maria Koftun e Maria Ivete Basniak | Relato de Experiência | texto |
9 | Concepções acerca do Pensamento Computacional presentes na BNCC e do referencial curricular do Paraná no Ensino Médio | Vanessa Grazieli Plewka e Sérgio Carrazedo Dantas | Comunicação Científica | texto |
10 | Criação de um material manipulável adaptado para resolução do “problema dos quatro quatros” com a impressora 3D para a educação matemática inclusiva | Bruno E. Strapasson da Cunha, Vanessa Largo Andrade, Aline Keryn Pin e Renato Francisco Merli | Relato de Experiência | texto |
11 | Educação financeira e modelagem matemática: potencialidades dos usos das tecnologias digitais | Fernando Cardoso, Bárbara N. P. Alvim Sousa e Edimar de Souza | Relato de Experiência | texto |
12 | Educação Matemática e tecnologia: proposta didática Interdisciplinar Geográfica e Espacial | Marlon F. M. Ferreira Marques e Fernando Cardoso | Relato de Experiência | texto |
13 | Exemplificando o uso de objetos de aprendizagem Scratch no ensino de sequências numéricas nos anos iniciais | Ana Karen Gonçalves e Clodis Boscarioli | Comunicação Científica | texto |
14 | Experiência matemática educativa em ação: explorando micromundo computacional e princípios matéticos | Luciana Leal da Silva Barbosa e Marcus Vinícius Maltempi | Comunicação Científica | texto |
15 | Explorando a realidade aumentada com o Geogebra na formação de professores de matemática | Tainara A. Lotoski Faria, Joyce Jaquelinne Caetano e Clodogil Fabiano R. dos Santos | Relato de Experiência | texto |
16 | Geogebra, Função Afim e uma proposta de tarefas para surdos e ouvintes | Gabrielle Thais Werle e Vanessa de Almeida Klaus | Comunicação Científica | texto |
17 | Geometria do táxi na formação de professores que ensinam matemática: tecnologias como aporte na aprendizagem | Beatriz dos Santos Silva e Talisson Fernando Leiria | Comunicação Científica | texto |
18 | Indícios de Pensamento Computacional em uma atividade de modelagem matemática com auxílio do Geogebra | Robson A. Ramos Rocha e Rosângela Maria Kowalek | Comunicação Científica | texto |
19 | Integração de tecnologia e modelagem matemática: uma abordagem na educação básica | Eduardo Cesar Tonin, Emerson Alves Rosa, Nabila iasbik Giroti e Adriana Helena Borssoi | Comunicação Científica | texto |
20 | Jogos e gamificação no ensino de coordenadas e plano cartesiano: estratégia para motivar aprendizagem | Henrique Zanelatto, Jean Douglas Santos Pimentel e Andréia Büttner Ciani | Relato de Experiência | texto |
21 | Lançamento de foguete: uma atividade de modelagem matemática com tecnologias digitais | Camila G. da Silva Ceron, Thais Maya Koga e Adriana Helena Borssoi | Comunicação Científica | texto |
22 | Lei do resfriamento de Newton: uma análise sobre as ações do professor | Tais Mara dos Santos, Mariana Martini Rodrigues e Henrique Rizek Elias | Comunicação Científica | texto |
23 | Tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem | Sonia Regina Mincov de Almeida, Amanda Liebl Grosskopf e Marcelo Souza Motta | Minicurso | texto |
24 | Modelagem matemática e tecnologias digitais: um olhar para a construção do modelo matemático | Larissa Cristina Rotta Galdioli | Comunicação Científica | texto |
25 | O Mapa Conceitual como uma estratégia para elaboração de uma sequência de atividades | Vanessa Garcia Shiinoki e Marília Meletti de Abreu Probst | Prática de Sala de Aula | texto |
26 | O método dedutivo em uma proposta de sequência didática de rotação por estações utilizando o chatgpt | Paula Délis Baum, Tainara Aparecida Lotoski Faria, Joyce Jaquelinne Caetano e Márcio André Martins | Comunicação Científica | texto |
27 | O Minecraft no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática integrada à educação STEAM | Tatiane Cristine Pessoa e Karina Alessandra Pessoa da Silva | Relato de Experiência | texto |
28 | O papel do professor no desenvolvimento de tarefa exploratória em um contexto remoto | Rogério Fabricio Hening, Adriana Helena Borssoi e André Luis Trevisan | Comunicação Científica | texto |
29 | O Scratch no estudo das raízes de uma equação do 2º grau na educação básica: um relato de experiência | Amanda Liebl Grosskopf, Sônia R. Mincov de Almeida e Marcelo Souza Motta | Relato de Experiência | texto |
30 | O uso da plataforma Khan Academy como complemento escolar para uma turma de PMA nível I | Josiane A. Busquim Mota e Adriana Helena Borssoi | Relato de Experiência | texto |
31 | O uso das tecnologias digitais e da modelagem matemática no entendimento de sistemas biométricos: um relato de experiência | Emanuelly Cristina da Silva Oliveira, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa e Bianca de Oliveira Martins | Comunicação Científica | texto |
32 | O uso de Tecnologias Digitais para avaliação em Matemática: uma prática | Fernanda Boa Sorte Rocha e Gabriel dos Santo e Silva | Prática de Sala de Aula | texto |
33 | O uso do Cube Solver e do Cubo Mágico no ensino de Grupos e Subgrupos: uma proposta de ensino | Tuila Caroline Frantz, Adriano Schneider, Renato Francisco Merli, Robson Vinciguerra e William Araujo | Relato de Experiência | texto |
34 | O uso do Geogebra no ensino dos parâmetros das funções trigonométricas | Alessandra Assad Angieski e Gilcimar da Cruz Leal | Relato de Experiência | texto |
35 | Objeto de aprendizagem online com feedbacks para a aprendizagem de conceitos necessários para o cálculo | Alex Sandro de Castilho e André Luis Trevisan | Comunicação Científica | texto |
36 | Os usos de tecnologias digitais na educação matemática: um panorama a partir de produtos educacionais | Thiago Bezerra Figueiredo, Michelle Fernanda da Silva, Thiago Sawada, Ariel Cardoso Silva, Ailton da Silva Junior, Geovani Nunes Aguiar, Bárbara N. P. Alvim Sousa | Comunicação Científica | texto |
37 | Pensamento Computacional e o ensino da matemática: experiências com tarefas (des)plugadas | Ana Karen Gonçalves, Vanessa Lucena C. de A. Klaus, Gustavo Henrique Zanette e Clodis Boscarioli | Relato de Experiência | texto |
38 | Pensamento Computacional: a construção do jogo Pac-Man no Scratch | Luan Padilha dos Santos, Suzana Pereira do Prado, Noeli Teresinha de Almeida, Suely Maria de Souza e Sérgio Carrazedo Dantas | Comunicação Científica | texto |
39 | Possibilidades para a inserção da gamificação em aulas de matemática | Márcia Regina Kaminski, Ana Karen Gonçalves, Mariangela Deliberalli e Clodis Boscarioli | Minicurso | texto |
40 | Potencialidades do Geogebra no ensino de cálculo: um relato sobre o engajamento de estudantes na construção de projetos de ensino | Thiago Nagafuchi | Relato de Experiência | texto |
41 | Produção de dados com as plataformas de atividades e Geogebra Classroom em uma pesquisa de mestrado | Vinícius Aparecido Salatta e Sérgio Carrazedo Dantas | Relato de Experiência | texto |
42 | Quais usos do software Geogebra podem ser evidenciados em atividades de modelagem matemática? | Gustavo Avelar, Bianca de Oliveira Martins e Jeferson Takeo Padoan Seki | Comunicação Científica | texto |
43 | Recursos tecnológicos em atividades de modelagem matemática desenvolvidas no 5o ano do Ensino Fundamental | Susane Cristina Pasa Pelaquim e Karina Alessandra Pessoa da Silva | Comunicação Científica | texto |
44 | Recursos tecnológicos no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática com experimentação | Robson A. Ramos Rocha e Karina Alessandra Pessoa da Silva | Relato de Experiência | texto |
45 | Sala de aula invertida com tecnologias digitais no ensino de cálculo diferencial e integral | Geovane Duarte Pinheiro e Clodis Boscarioli | Relato de Experiência | texto |
46 | Sistemas de equações lineares e o Geogebra: interpretações gráficas | Lucas Gabriel S. R. de Jesus, Fernanda de Araújo e Magna Natalia Marin Pires | Relato de Experiência | texto |
47 | Tecnologias digitais como recursos semióticos em atividades de modelagem matemática com experimentação investigativa | Paulo Henrique Hideki Araki e Karina Alessandra Pessoa da Silva | Comunicação Científica | texto |
48 | Tecnologias digitais na formação de professores | Albino Szesz Junior | Minicurso | texto |
49 | Um estudo de trigonometria com auxílio de tecnologias digitais | Francielle Silva Gardin, Fernanda Boa Sorte Rocha e André Lima Rodrigues | Relato de Experiência | texto |
50 | Um recurso digital no Scratch como convite para a modelagem matemática sobre o crescimento das unhas | Aline Beatriz Noveli, Emerson Tortola e Layana Anderson | Relato de Experiência | texto |
51 | Um site educacional interativo para o ensino de sequências no Geogebra | Emanuele Burgo Tiroli, Jair Sozzo Junior, Larissa da Silva e Tainá Gomes da Silva | Relato de Experiência | texto |
52 | Uma análise das interações entre discentes de uma disciplina de mestrado na construção de um jogo utilizando o Scratch | Maísa Regina Baldicera, Felipe de Oliveira Teixeira e Sérgio Carrazedo Dantas | Comunicação Científica | texto |
53 | Uma prática sobre área de figuras planas numa visão Etnomatemática com respaldo do Google Earth | Kelli Caroline Specht, Clodogil Fabiano R. dos Santos | Relato de Experiência | texto |
54 | Uma proposta para o ensino da forma trigonométrica de números complexos | Julio C. Rodrigues de Oliveira, Danilo A. Ferreira de Jesuz e Gilcimar da Cruz Leal | Comunicação Científica | texto |
55 | Uma proposta para o uso do Scratch em uma atividade de modelagem matemática sobre acessibilidade | Jeniffer Paula da Cruz, Karina Alessandra Pessoa da Silva e Letícia Barcaro Celeste Omodei | Relato de Experiência | texto |
56 | Uso das impressoras 3D no ensino de matemática: um levantamento bibliográfico | Angela Cesaro e Renato Francisco Merli | Comunicação Científica | texto |
57 | Uso de objeto educacional digital nos anos iniciais em uma atividade de modelagem matemática | Nagela Martins e Karina Alessandra Pessoa da Silva | Comunicação Científica | texto |
26, 27 e 28 de outubro de 2023
O Encontro de Tecnologia na Educação Matemática vem aí!