Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
ANÁLISE DA AÇÃO DOCENTE E DA AÇÃO DISCENTE EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Mariana Passos Dias, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos |
|
REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DE ESTUDANTES EM UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elida Maiara Velozo de Castro, João Paulo Sebben de Jesus, Fernanda Silva Pinto |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE COMO EMERGE O PROBLEMA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Silvia Regina Potulski dos Santos, Michele Regiane Dias Veronez |
|
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandes, Graziella Fátima Amorin Natali Machado, Luiza Silva de Paula |
|
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA ENVOLVENDO MATEMÁTICA, ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
Denise Maria Pallesi, Kellen Cristina Saviski, Josmaria Lopes de Morais, Marcelo Souza Motta, Tamara Simone Van Kaick |
|
ESTRATÉGIAS HEURÍSTICAS REVELADAS NA PRODUÇÃO ESCRITA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Thais Maya Koga, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Jader Otávio Dalto |
|
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO PERIÓDICO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA |
PDF
|
Ingridh Fernandes Beliato, Camila Domingues Venturino, Willian Damin, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim |
|
Modelagem Matemática nos Anos Iniciais: Uma Prática com o tema Jogos |
PDF
|
Rosangela Maria Kowalek, Ana Pogogelski, Grabiele Granada |
|
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA ANÁLISE DO NÚMERO DE MORTES POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL |
PDF
|
Marina Cunha Ferreira, Leandro de Paula Ribeiro Pereira, Ingrid Rodrigues Pimentel, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
PROVA-ESCRITA-COM-COLA, PROVA-ESCRITA-EM-FASES E VAIVÉM EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes, Cristiano Forster |
|
ENSINO EXPLORATÓRIO DE ESTATÍSTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE O PLANEJAMENTO E A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA |
PDF
|
Jaqueline Panneitz Pascoski, Everton José Goldoni Estevam |
|
CANUDINHO DE PLÁSTICO X CANUDINHO DE ABACATE – UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Juliana Santoni, Ingrid Ponvequi Oliveira, Emily Gabrieli de Oliveira da Silva, Letícia Barcaro Celeste Omodei |
|
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A VISÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
BIANCA DE OLIVEIRA MARTINS, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Rudolph dos Santos Gomes Pereira |
|
AS HIPÓTESES DEFINIDAS PELOS ALUNOS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Ademir Pereira Pereira Junior, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
SENTIDOS QUE ESTUDANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES ATRIBUEM À MATEMÁTICA |
PDF
|
Paula Renata Pedroso Avanço, Valdete Dos Santos Coqueiro, Wellington Hermann |
|
DOS AMARRADINHOS AO MATERIAL DOURADO: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Andréa Regina Teixeira Nunomura, João Paulo Correa de Oliveira Junior, Ivone Oliveira Torres Serra, Magna Natália Marin Pires, Maria do Carmo Cardoso Bezerra |
|
DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
PDF
|
Aislan da Silva Nunes, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, William Junior do Nascimento |
|
LABIRINTO DA MATEMÁTICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS DE MATEMÁTICA DAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Eliseu Zapotoszek Filho, Luan Padilha dos Santos, Maria Ivete Basniak |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO: algumas considerações a partir da aplicação de uma Prova-Escrita-com-Cola |
PDF
|
Cristiano Forster, Regina Luzia Corio de Buriasco, Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO COMO RECURSO PARA RESOLUÇÃO DO ALGORITMO CONVENCIONAL DA DIVISÃO |
PDF
|
Andréa Regina Teixeira Nunomura, Arthur Ravaghnhani de Oliveira, Magna Natalia Marin Pires |
|
FAZENDO SLIME: UM RELATO SOBRE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Rafael Montenegro Palma, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
CONCEPÇÕES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Thamyres Karolyne Wirmond, Graziela Ferrreira de Souza, Samuel Francisco Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA ESPACIAL: ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM QUESTÕES DO ENEM 2018 |
PDF
|
João Alessandro da Luz, Marcelo Carlos de Proença |
|
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO 6º ANO: O QUE ELA MOSTRA EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Viviane Barbosa de Souza Huf, Samuel Francisco Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Dionísio Burak |
|
ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DO 1.º ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Marcelo Carlos de Proença, Érika Janine Maia Afonso, Wilian Barbosa Travassos |
|
DA PESQUISA A UTILIZAÇÃO ESTATÍSTICA COMO MEIO DE APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA |
PDF
|
Celia Alves PEREIRA, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
|
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO PARANÁ. |
PDF
|
Juliano PORTOLAN, Carlos Alexandre Ribeiro MARTINS |
|
JUSTIFICATIVA MATEMÁTICA PARA O PROCEDIMENTO UTILIZADO NA REGRA DE TRÊS COMPOSTA: UMA CONSTRUÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Lucas de Souza Venturini, Leonardo Lemes Pandolfo, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DO EPREM |
PDF
|
Samuel Francisco Huf, Viviane Barbosa de Souza Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Dionísio Burak |
|
AÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSOR QUE EXPLORAM UM OBJETO DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Melllo Arruda |
|
UMA SITUAÇÃO DE ENSINO UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Gustavo Teixeira Macedo, Fernando Kolb Domingos, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian, Miguel Antonio Sovierzoski |
|
A EXPLORAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA LOUSA DIGITAL EM AULAS DE MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE |
PDF
|
Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Melllo Arruda |
|
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE |
PDF
|
Ana Carolina Rolim de Freitas, Miguel Dancini Oliveira, Sérgio Penteado |
|
A PROVA EM FASES E INTERVENÇÕES ESCRITAS: RECURSOS PARA UMA PRÁTICA AVALIATIVA PARA ALÉM DA VALORAÇÃO |
PDF
|
Celia Alves PEREIRA, Marcele Tavares MENDES, Zenaide de Fátima Dante Correia ROCHA |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APONTADAS EM DISSERTAÇÕES |
PDF
|
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Marcelo Carlos de Proença |
|
ANÁLISE SOBRE O USO DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
MARIA ELIZA SITOLINO LEONARDO, MARCELO CARLOS PROENÇA |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A APLICAÇÃO DE ATIVIDADE AVALIATIVA EM UMA PLATAFORMA DIGITAL ONLINE |
PDF
|
DANILO AUGUSTO FERREIRA DE JESUZ, Ana Lucia Pereira, Lorilene Barbosa Lopes |
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A PARTIR DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DO GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Emilly Gonzales Jolandek, Ana Lúcia Pereira, Luiz Otavio Rodrigues Mendes |
|
CÁLCULO DA ALTURA DE UMA CAPELA A PARTIR DE UMA FOTO |
PDF
|
lucio sankiti hamaguti, pedro hamada kikumoto, magna natalia marin pires |
|
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE UMA QUESTÃO DE TOMADA DE DECISÃO |
PDF
|
Erika Regina Santana da Silva Pereira, Paulo Henrique Hideki Araki, Jader Otávio Dalto |
|
CRIPTOGRAFIA: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Pedro Henrique Monferino Mancini, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian |
|
EVENTO NA QUADRA DE ESPORTES: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM SOBRE FRAÇÕES |
PDF
|
Ana Paula da Silveira Inglat, Flávia Patolea Vilas Boas, Renata Aparecida da Silva, Maria Lucia Panossian |
|
Uma atividade com dobraduras para o ensino de Geometria |
PDF
|
Cássia Cristina de Souza, Layane dos Santos Pereira, Cíntia da Silva |
|
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
CRÔNICAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO E LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA CONVERSA |
PDF
|
Daniel Igor Pelissari, Línlya Sachs, Larissa Gehrinh Borges |
|
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960: DANDO VOZ A ALGUNS EGRESSOS |
PDF
|
Giovanna de Fátima Alvarenga, Maria Eduarda Diniz Ferreira, Bárbara Tamires Costa dos Santos, Hudson Matheus dos Santos, Adriana Quimentão Passos |
|
KAHOOT! UMA PERSPECTIVA MOTIVACIONAL |
PDF
|
Deize Regina Poloni, Julia Daniela Esser |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
UM OLHAR NOS TRABALHOS BIOGRÁFICOS SOBRE MATEMÁTICOS QUE ATUARAM NO BRASIL |
PDF
|
ANTONIO PEIXOTO, LUCIELI TRIVIZOLI |
|
GRUPO DE PESQUISA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: HISTÓRICO, PRODUÇÕES E PERSPECTIVAS |
PDF
|
Cristiane de Fatima Budek Dias, Caroline Subirá Pereira, Marcos Mincov Tenório, Guataçara dos Santos Junior |
|
Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA ABORDAGEM EM DIFERENTES NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Robson Aparecido Ramos Rocha, Rodolfo Eduardo Vertuan, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva
REFLEXÕES A RESPEITO DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS |
PDF
|
Nadjanara Ana Basso Morás, Luciana Del Castanhel Peron, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM PROJETO DE PESQUISA DO IFPR |
PDF
|
Luani Griggio Langwinski, Adriana Stefanello Somavilla, Sara Cristina de Souza Pereira, Leonardo Silguero Pimentel, José Henrique de Oliveira |
|
Grupo de Discussão
GD 3: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Andresa Maria Justulin, Ettiène Guérios, Magna Natália Marin Pires |
|
GD 6: FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Everton José Goldoni Estevam, Regina Maria Pavanello, Andréia Büttner Ciani |
|
GT 7: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcele Tavares Mendes, Maria Tereza Carneiro Soares, Adriana Quimentão Passos |
|
Mesa Temática
MT 5: AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA, COMPROMISSO E SOLIDARIEDADE |
PDF
|
Regina Luzia Corio de Buriasco, Diego Barboza Prestes, Jader Otávio Dalto |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2