Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
Proporcionalidade direta e inversa: uma introdução através da Resolução de Problemas |
PDF
|
André Lima Rodrigues, Francielle Silva Gardin, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
FUNÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Tânia Camila Kochmanscky Goulart, Élida Maiara Velozo de Castro, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ACERCA DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY |
PDF
|
Henrique Treml, Emerson Blum Corrêa, Luiz Otávio Rodrigues Mendes, Luciane Grossi |
|
Modelagem Matemática nos Anos Iniciais: Uma Prática com o tema Jogos |
PDF
|
Rosangela Maria Kowalek, Ana Pogogelski, Grabiele Granada |
|
JOGOS MATEMÁTICOS: UTILIZANDO O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
PDF
|
Karen Vanessa Gozer Banheza, Maria Clara Dari Gomes, Denis Rogério Sanches Alves |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA: PRECIPITAÇÃO DA CHUVA E O ENSINO DE FUNÇÕES |
PDF
|
Daine Rosa, Daiani Goedert, Rosane Hildebrandt, Morgana Scheller, Elisângela Regina Melz |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
CONHECIMENTO DO CONTEÚDO E DOS ESTUDANTES MOBILIZADO POR UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Flávia Maria Gonçalves, Silmara Ribeiro Rodrigues, Henrique Rizek Elias, André Luis Trevisan |
|
FORMADORES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS |
PDF
|
Sandra Sausen, Ettiène Guérios |
|
FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PEDAGOGOS (AS) NO BRASIL: UMA METANÁLISE QUALITATIVA DAS PESQUISAS STRICTO SENSU |
PDF
|
Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva, Ettiène Guérios |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
CONTINUIDADE DE UMA FUNÇÃO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
PDF
|
André Luis Trevisan, Flavio Roberto Gouvea, Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA E LITERATURA: APRENDENDO ALGARISMOS COM LEITURA |
PDF
|
Ingrid Fiorentin, Elisângela Regina Melz, Daiane Rosa, Daiani Goedert |
|
CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO, UM CAMINHO POSSÍVEL? |
PDF
|
Aline Roberta Weber Moreira da SILVA, Anderson Roges Teixeira Góes |
|
NÚMEROS NATURAIS E RACIONAIS NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS LEVANTADAS NO GEAMAI |
PDF
|
Cristina Nalon de Araujo Caniceiro, Josebeli de Oliveira Marigo, Marli Guimarães da Silva |
|
MOVIMENTO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO A INVESTIGAR |
PDF
|
paulo robson duarte barbosa, ettiène cordeiro guérios |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO |
PDF
|
Andressa Franciele Scambara Schipanski, Gabriele Granada Veleda |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO ÁBACO COMO RECURSO NAS SALAS DE AULA |
PDF
|
Keyti Alyne Francisco de Souza, Alex Vardenski, Núbia Aline Núbia, Ana Schirlo, Marceli Goulart |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
MÚLTIPLAS AVALIAÇÕES EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánchez, Maria José Cáceres García, María Mercedes Rodrígues Sánchez |
|
ARTICULAÇÕES ENTRE OS REGISTROS SIMBÓLICO ALGÉBRICO E GRÁFICO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS UTILIZANDO O GEOGEBRA |
PDF
|
Wellington Fernando Delvechio Gama Garcia, Lisiane Cristina Amplatz, Veridiana Rezende |
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A PARTIR DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DO GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Emilly Gonzales Jolandek, Ana Lúcia Pereira, Luiz Otavio Rodrigues Mendes |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM A GEOMETRIA FRACTAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PDF
|
Fernanda Boa Sorte Rocha, Gustavo Granado Magalhães, Magna Marin Pires |
|
Análise sobre os processos de construção do Triângulo de Sierpinski no GeoGebra e Scratch |
PDF
|
Karen Larissa Xavier, Emerson Blum Corrêa, Henrique Treml, Luciane Grossi |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
A CIÊNCIA É RACIONAL? TENTATIVA DE RESPOSTA EM PAUL FEYERABEND E EDGAR MORIN. |
PDF
|
Deise Leandra Fontana, Ettiène Cordeiro Guérios |
|
Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ENCAMINHAMENTO DE ATIVIDADE |
PDF
|
JOICE Caroline Sander Pierobon Gomes, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
Grupo de Discussão
GD 3: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Andresa Maria Justulin, Ettiène Guérios, Magna Natália Marin Pires |
|
GD 4: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS USOS DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Lucieli Maria Trivizoli, Angela Marta P. das Dores Savioli, Antonio Vicente Marafioti Garnica |
|
Mesa Temática
MT 3: ENCULTURAÇÃO E EMPODERAMENTO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elenilton Vieira Godoy |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2