Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
UMA EXPERIÊNCIA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PIC-OBMEP |
PDF
|
Fernanda Caroline Cybulski, Cassiano Antonio Barboza, Márcio André Martins, Cheila Miranda Tachevski, Giliane Souza de Matos |
|
ARTEFATOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM AS POTENCIALIDADES DA TECNOLOGIA 3D |
PDF
|
Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Rogério de Aguiar |
|
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO A SER CONHECIDA |
PDF
|
Fabricio Luiz Rech, Andriéli da Luz Bortolli, Érica Fernanda Massolo, Larissa Winck Donadel |
|
OVOS DE PÁSCOA: UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rafaeli Ramos, Adriana Cristina Loli, Liane Maria da Silva, Dionísio Burak |
|
UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM PARA O CÁLCULO DE ÁREA: A RODOVIÁRIA DE LONDRINA COMO MOTIVAÇÃO |
PDF
|
Luana Carvalho Santos, Adriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Silva |
|
GEOGEBRA: UM ALIADO NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO |
PDF
|
CARLA MELISSA SANGUINO BIAZON, Elaine Cristina Ferruzzi |
|
PRATICANDO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Leandro Caciolato de Souza, Carla Melissa Sanguino Biazon, Rafaela Martins da Silva, Caio Barreto de Oliveira Reis, Elaine Cristina Ferruzzi |
|
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO PERIÓDICO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA |
PDF
|
Ingridh Fernandes Beliato, Camila Domingues Venturino, Willian Damin, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim |
|
CONHECENDO A SAÚDE DOS MESTRANDOS DE MATEMÁTICA DO PPGEN POR MEIO DE UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rafaeli Ramos, Adriana Cristina Loli, Liane Maria da Silva, Dionísio Burak |
|
A UTILIZAÇÃO DO PLUVIÔMETRO E OS IMPACTOS DA CHUVA: UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM |
PDF
|
Maria Mazur, Edina Aparecida Stresser, Fabiano Jose da Cruz, Dionísio Burak |
|
ESTUDO SOBRE INVESTIMENTO EM ENERGIA SOLAR: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
João Paulo Correa de oliveira Junior, Gustavo Granado Magalhães, Lourdes Maria Werle de Almeida, Adriana Helena Borssoi |
|
CANUDINHO DE PLÁSTICO X CANUDINHO DE ABACATE – UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Juliana Santoni, Ingrid Ponvequi Oliveira, Emily Gabrieli de Oliveira da Silva, Letícia Barcaro Celeste Omodei |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
PESQUISAS QUE VERSAM SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM LEVANTAMENTO INICIAL |
PDF
|
Ana Caroline Frigéri Barboza, Lucieli M. Trivizoli |
|
Uma experiência de elaboração de curso em EAD para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais |
PDF
|
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Victor Hugo Ricco Bone Antunes, Rosélia Sezerino Fenner, Clodis Boscarioli |
|
A SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM COM MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA |
PDF
|
Laynara dos Reis Santos Zontini, Dionísio Burak |
|
INVESTIGAÇÕES A CERCA DOS PROGRAMAS E PROJETOS VIGENTES NO PARANÁ COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Camila Maria Koftun, Maria Ivete Basniak |
|
PERSPECTIVAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS PUBLICADOS EM 2017 E 2018 |
PDF
|
Ana Cláudia Barretto, Julio Cezar Rodrigues Oliveira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
|
A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Gezelda Christiane Moraes, Vanessa Terezinha Ales, Mara Franciele Motin, Karla Cristine Arsie, Izabela Patricio Battos, Rodrigo Busato |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
GEOMETRIA DINÂMICA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Alexandre Costa, Izabel Passos Bonete |
|
COMPREENSSÃO DE ESTUDANTES A RESPEITO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
PDF
|
Ademir Basso, Flor Monserrat Rodrígrez Vásquez, Inez Estrada Apolinar, Francisco Julían Ariza Hernández |
|
UM ESTUDO DE UM VAIVÉM À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Ana Carolina Bardaçon, Lucas de Souza Venturini |
|
AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO: algumas considerações a partir da aplicação de uma Prova-Escrita-com-Cola |
PDF
|
Cristiano Forster, Regina Luzia Corio de Buriasco, Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO PARA AULA DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Camila Garbelini da Silva Ceron, Adriana Helena Borssoi |
|
SOFTWARES EDUCACIONAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO |
PDF
|
Rodrigo Cabanha, Renata Camacho Bezerra |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
O ERRO COMO ELEMENTO DESENCADEADOR DE OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Daniela Harmuch, Regina Luzia Corio de Buriasco, Marcele Tavares Mendes |
|
TEORIA DE VAN HIELE E GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE TAREFAS |
PDF
|
Renata Barros, André Trevisan |
|
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO 6º ANO: O QUE ELA MOSTRA EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Viviane Barbosa de Souza Huf, Samuel Francisco Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Dionísio Burak |
|
AVALIANDO COM FILMES E LENDAS EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Marelice Aparecida Bonato, Ademir Basso |
|
MÚLTIPLAS AVALIAÇÕES EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánchez, Maria José Cáceres García, María Mercedes Rodrígues Sánchez |
|
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DO EPREM |
PDF
|
Samuel Francisco Huf, Viviane Barbosa de Souza Huf, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Dionísio Burak |
|
USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU |
PDF
|
Beatriz de Oliveira, Matheus Bonafini Chaves, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Rosimeri Cristina Martins Mendes |
|
O QUE PODEMOS APRENDER ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA QUANDO OUVIMOS NOSSOS ESTUDANTES? |
PDF
|
Letícia Barcaro Celeste Omodei, André Gustavo Oliveira SIlva, Lucineide Keime Nakayama Andrade, Fábio Luis Baccarin |
|
MATEMÁTICA DIVERTIDA E CURIOSA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM COLÉGIOS DE GUARAPUAVA E REGIÃO |
PDF
|
José Roberto Costa, Ana Flávia Tachevski, Márcia Samile Bonfim, Vanessa Tluscik dos Santos, Amanda Cristine da Cruz |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE IDEIAS DE FUNÇÃO COM ALUNOS DO 6°ANO E DA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Caio Juvanelli, Paula Eduarda Bazanela, Fabrícia Bernardino, Verdiana Rezende |
|
A construção de cenários animados no software GeoGebra: Uma proposta para o ensino da matemática |
PDF
|
Emili Boniecki Carneiro, Victor Caldart |
|
LABIRINTO DA MATEMÁTICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Michele Seledes, João Paulo Sebben de Jesus, Maria Ivete Basniak |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM A GEOMETRIA FRACTAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PDF
|
Fernanda Boa Sorte Rocha, Gustavo Granado Magalhães, Magna Marin Pires |
|
JOGOS E CRIATIVIDADE NO ENSINO DA GEOMETRIA: O USO DO LEGO DIGITAL DESIGNER COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Frederico Braida, Rodolfo Vertuan, Rodrigo Andrade |
|
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
AVALIAÇÃO DIDÁTICA: COMPARTILHANDO PROPÓSITOS COM AS PRÁTICAS DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA |
PDF
|
José Emidio Gomes Benedito, Regina Luzia Corio Buriasco |
|
RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS COM COLA |
PDF
|
Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Regina Luzia Corio de Buriasco |
|
CRÔNICAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO E LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA CONVERSA |
PDF
|
Daniel Igor Pelissari, Línlya Sachs, Larissa Gehrinh Borges |
|
O CÁLCULO DE ÁREAS DESENVOLVIDO POR AGRICULTORES RURAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
PDF
|
Kelli Caroline Specht, Izabel Passos Bonete |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA SENSIBILIZAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA |
PDF
|
Aline Loise Martins, Larissa Bersan, Lilian Akemi Kato |
|
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADES UTILIZANDO JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
PDF
|
Thallia Aline Ramos, Glaucia Maria Bressan |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA RAZÃO ÁUREA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Ana Caroline Frigéri Barboza, Lucieli M. Trivizoli |
|
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR MEIO DE MÉTODOS MULTIPLICATIVOS: EGÍPCIO, GELOSIA, RABDOLOGIA E GREGO |
PDF
|
Suélen Rita Andrade Machado, Ana Caroline Frigéri Barboza, Wynston Anunciado Olimpio, Aline Vilas Boas, Lucieli M. Trivizoli |
|
Dois paradigmas de escrita matemática grega: Euclides e Arquimedes |
PDF
|
Gustavo Barbosa |
|
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva
A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROJETOS PEDAGÓGICOS |
PDF
|
Fábio Alexandre Borges, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
A MATEMÁTICA E A SÍNDROME DE DOWN: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Beatriz Gretter da Conceição, Renata Camacho Bezerra |
|
ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E AS AULAS DE MATEMÁTICA: QUE RESULTADOS SÃO DESTACADOS EM PESQUISAS BRASILEIRAS? |
PDF
|
Joyce Evellyn da Silva Cruz, Fábio Alexandre Borges |
|
Grupo de Discussão
GD 2: TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Adriana Helena Borssoi, Sandra Malta Barbosa, Sérgio Carrazedo Dantas |
|
GD 5: ESTÁGIO CURRICULAR E SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Renata Camacho Bezerra, Simone Luccas, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
GD 8: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: ALGUNS ASPECTOS PARA UM INÍCIO DE CONVERSA |
PDF
|
Claudia Segadas-Vianna, Fábio Alexandre Borges, Sani de Carvalho Rutz da Silva |
|
Mesa Temática
MT 1: A FORMAÇÃO DO (FUTURO) PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL |
PDF
|
Fábio Alexandre Borges |
|
MT 2: MODELAGEM MATEMÁTICA E O COMPROMISSO SOCIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMATICA |
PDF
|
Bárbara Cândido Braz |
|
MT 5: AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA, COMPROMISSO E SOLIDARIEDADE |
PDF
|
Regina Luzia Corio de Buriasco, Diego Barboza Prestes, Jader Otávio Dalto |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2