Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Maratona da Tabuada |
PDF
|
Arielin Dobzinski, Henrique Treml, Izauriane Rodrigues Jagas Neves, Luiza Takako Matumoto |
|
O ESTUDO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL TANGRAM |
PDF
|
Henrique Treml, Arielin Dobzinski, Izauriane Rodrigues Jagas Neves, Luiza Takako Matumoto |
|
UMA ANÁLISE NOS ANAIS DOS XI, XII E XIII EPREM EM BUSCA DE TRABALHOS QUE ABORDAM OS ANOS INICIAIS ASSOCIADOS AO USO DE TECNOLOGIAS |
PDF
|
Priscilla Frida Salles Tojeiro, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
ASPECTOS MATEMATICOS REVELADOS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS COM OPERAÇÕES DE FRAÇÕES. |
PDF
|
Teodoro Pollyany Teodoro |
|
O ESTUDO DE GEOMETRIA NA ESCOLA INDÍGENA: O FORTALECIMENTO DA CULTURA AVA-GUARANI NA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA DE REZAS |
PDF
|
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro |
|
Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA BREVE ANÁLISE |
PDF
|
Sara Taís Theobald, Tiago Emanuel Klüber |
|
UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DO ENSINO HÍBRIDO PARA O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Rodrigo Tavares da Silva, Adriana Helena Borssoi |
|
LIMITE DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL: UMA ANÁLISE DO CONCEITO E SEU ENSINO EM LIVROS TEXTOS |
PDF
|
Adriele Carolini Waideman, André Luis Trevisan, Claudete Cargnin |
|
Eixo 5: Educação Matemática Inclusiva
SITUAÇÕES DE ENSINO ENVOLVENDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ESTUDANTES DE ALTAS HABILIDADES |
PDF
|
Gabriel José Cavassin Fabri, Gabriela Martos, Anadir dos Reis Miranda, Neusa Nogas Tocha, Maria Lucia Panossian, Edna Sakon Banin |
|
Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática
ALGUMAS AÇÕES DO PIBID/MAT/FOZ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: TROCA DE EXPERIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO DE SABERES |
PDF
|
Kelly Kananda Teixeira Antunez, Luiza Aline Bordon, Rosângela Braz de Oliveira, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PRÁTICAS FORMATIVAS EM CONTEXTO DE PESQUISA |
PDF
|
Adan Santos Martens, Carla Melli Tambarussi, Tiago Emanuel Klüber |
|
MÚSICA E MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM MINICURSO ANALISADO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE |
PDF
|
Bruno Augusto Teilor, Tania Teresinha Bruns Zimer |
|
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES COMPARTILHADAS E CONTRIBUIÇÕES PARA REPENSAR A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Afrânio Austregésilo Thiel, Elaine Cristina Fuchs dos Reis |
|
Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UMA ATIVIDADE SOBRE SISTEMAS DE NUMERAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Eliane Siviero da Silva, Lucieli M. Trivizoli |
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES NO CENÁRIO DE PESQUISAS REALIZADAS |
PDF
|
Lorena Carolina Rosa Biffi, Lucieli Trivizoli |
|
A OBRA MATEMÁTICA DE ARY QUINTELLA E AS IDEIAS DE VOLUME |
PDF
|
Ana Cristina Dellabetta, Dulcyene Maria Ribeiro, Jean Sebastian Toillier |
|
“DESCUBRA!”: ATIVIDADE PARA A SALA DE AULA A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Wynston Anunciado Olimpio, Lucieli Maria Trivizoli |
|
Identificação de Produções do PDE envolvendo a História da Matemática |
PDF
|
Vanessa Cristina Rhea, Lucieli M. Trivizoli |
|
Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente
UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL A PARTIR DO ESTUDO DO FENÔMENO TERREMOTO |
PDF
|
Maria Lucia Panossian, Neusa Nogas Tocha, Mara Viviane da Silva Pellegrinello Camargo, Aline Ferreira Marius do Nascimento, Adnielson Lima da Silva |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: DIFICULDADES DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APONTADAS EM PESQUISAS |
PDF
|
Amanda Stefani, Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E SEMELHANÇAS DE FAMÍLIA: UMA DISCUSSÃO FUNDAMENTADA NA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA |
PDF
|
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Emerson Tortola, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
CADERNO DE TAREFAS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA ELABORADO NO ÂMBITO DE UM GRUPO DE ESTUDOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
André Luis Trevisan, Daniela Pamela dos Santos, Thamires da Silva Souza |
|
Eixo 10: Minicursos
DESENHO DE TAREFAS PARA AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
André Luis Trevisan, Nélvia Santana Ramos, Anna Flávia Magnoni, Thamires da Silva Souza, Daniela Pamela dos Santos |
|
Grupo de Discussão 4: História da Educação Matemática e os usos da História na Educação Matemática
GD 4: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS USOS DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Lucieli M. Trivizoli, Eliane Maria de Oliveira Araman, Talita Secorun dos Santos |
|
Grupo de Discussão 7: Avaliação em Educação Matemática
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
André Luis Trevisan, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Andréia Büttner Ciani |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2