Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Flavia Cristine Fernandes Souto, Ettiène Cordeiro Guérios |
|
CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO INTERDISCIPLINAR PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Ceres Oliveira Jendreieck, Ettiène C. Guérios |
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: TABELAS E GRÁFICOS PARA TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
PDF
|
Antoniely Juliany Rodrigues da Rosa, Karen Cristielle Ribeiro da Rocha, Luzybel Tuski Biba, Elaine Berger de Ramos Marques, Luiza Takako Matumoto, Edérison Luiz Grizafis |
|
Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS PIBID NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO ENSINO DE FRAÇÕES |
PDF
|
Maiara Canan Koetz, Klara Granetto Lusitani, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRÊS VISÕES E UMA ANÁLISE |
PDF
|
Cesar Augusto da Rocha Santiago Santos, Fernando Paulino de Cerqueira Netto, Luiz Otávio Fernandes, Mirian Maria Andrade Gonçalez |
|
APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL: ANÁLISE DE DADOS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS |
PDF
|
Priscila Pigatto Gasparin, Franciele Buss Frescki Kestring |
|
Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática
VULNERABILIDADE E AGÊNCIA PROFISSIONAL NA CoP-PAEM: A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR |
PDF
|
Tânia Marli Rocha Garcia, Laís Maria Costa Pires De Oliveira, Márcia Cristina De Costa Trindade Cyrino |
|
O CASO DA LAGOA DAS LÁGRIMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE NOÇÕES DE CÁLCULO INTEGRAL COM O AUXÍLIO DE SOFTWARES |
PDF
|
Renata Grossko, Márcio André Martins, Dhyonatan Cais |
|
Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
Teatro Uma Alternativa ao Ensino de Conteúdos de História da Matemática |
PDF
|
Marlon Luiz Dal Pasquale Junior, Eliana Claudia Graciliano |
|
Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente
MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE EMBALAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Joice Caroline Sander Pierobon Gomes, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
O USO DE TRAJETÓRIAS HIPOTÉTICAS DE APRENDIZAGEM EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA |
PDF
|
Victor Hugo dos Santos Gois, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
PESQUISAS SOBRE FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Fabricia Bernardino, Wellington Fernando Delvechio Garcia, Veridiana Rezende |
|
Eixo 10: Minicursos
ENSINO EXPLORATÓRIO NO TRABALHO COM NÚMEROS REAIS: A DUPLICAÇÃO DA ÁREA DO QUADRADO |
PDF
|
LAÍS MARIA COSTA PIRES OLIVEIRA, TÂNIA MARLI ROCHA GARCIA |
|
UMA ABORDAGEM PARA O CONCEITO MODERNO DE SIMETRIA (ADRIEN-MARIE LEGENDRE) |
PDF
|
REGINA Célia Guapo Pasquini, Alan Machado Pizzo Machado Pizzo |
|
Mesa Temática 3: Diferentes abordagens para o ensino de matemática e os desafios da sala de aula
FAZENDO MATEMÁTICA COM SENTIDO: PROBLEMATIZAÇÕES EM PRÁTICAS ESCOLARES NA INFÂNCIA |
PDF
|
Regina Célia Grando |
|
Mesa Temática 5: Educação Matemática nos Anos iniciais e a continuidade no processo de ensino de matemática
A CONTINUIDADE NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E A DESCONTINUIDADE FORMATIVA DE PROFESSORES |
PDF
|
Ettiène Guérios |
|
Grupo de Discussão 3: Resolução de Problemas e Investigações Matemáticas
Resolução de Problemas e Investigação Matemática |
PDF
|
Everton José Goldoni Estevam, Marcelo Carlos de Proença, Ettiène Cordeiro Guérios |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2