Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
LABIRINTO DAS OPERAÇÕES – CAMINHANDO PARA UM NOVO APRENDIZADO |
PDF
|
Ana Flávia Correia de Abreu, José Luiz de Andrade Barbosa, Guilherme Vinicius Favoretto, Lucas Schechtel, Ana Beatriz dos Reis, Marli Terezinha Van Kan |
|
OPERAÇÕES ADITIVAS COM NÚMEROS INTEIROS A PARTIR DA INTERAÇÃO COM UM JOGO DIGITAL |
PDF
|
Edson Ribeiro de Britto Almeida Junior, Valdinei Cezar Cardoso, Lilian Akemi Kato |
|
MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ‘’De moeda em moeda’’ de crianças consumus a crianças responsabilus |
PDF
|
Sara Reis Cordeiro, Ana Terra Menezes, Isabella Cordeiro Bruz |
|
Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO: “PROVAS SEM PALAVRAS – DESPERTANDO O OLHAR GEOMÉTRICO” |
PDF
|
Stephany Priscila Correia, Mirian Fernanda Dolores Granado Martins, Línlya Sachs |
|
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE MONÔMIOS E POLINÔMIOS |
PDF
|
Dayane Moara Coutinho |
|
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA |
PDF
|
ANA MÁRCIA F TUCCI DE CARVALHO, André Lima Rodrigues, Juliana Aparecida de Lima Simões, Maria Aparecida da Silva Carvalho |
|
EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS PIBID NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO ENSINO DE FRAÇÕES |
PDF
|
Maiara Canan Koetz, Klara Granetto Lusitani, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
OS SOFTWARES HOT POTATOES E GEOGEBRA NA ELABORAÇÃO DE UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE FUNÇÕES |
PDF
|
Fernanda Meredyk, Alcione Cappelin |
|
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TEOREMA DE TALES |
PDF
|
Maria José Fagundes Barbosa, Claudete Cargnin |
|
ALGORITMO DA DIVISÃO DE EUCLIDES COMO FERRAMENTA PARA JUSTIFICAR A NÃO DIVISÃO POR ZERO EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Willms Capra, Lauren Isabely Cavali, Moisés Aparecido do Nascimento |
|
desvendando a matemática oculta nas histórias infantis |
PDF
|
janaina pontes, Nataly Barbosa Castilho, Marisete Rocio Kopis, Marli Van Kan |
|
O TANGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE POLÍGONOS |
PDF
|
Lucas Schechtel, Fernanda Brendalise, Ana Flavia Correia de Abreu, José Luiz de Andrade Barbosa |
|
O ENSINO DE GEOMETRIA SOB A LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS |
PDF
|
Fernanda Caroline Cybulski, Márcio André Martins |
|
SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO SINAL DE IGUAL E MANEIRAS PARA A APRENDIZAGEM DE SUA UTILIZAÇÃO EM SENTENÇAS MATEMÁTICAS |
PDF
|
Eliandra de Oliveira, Andreia Buttner Ciani, Jaqueline do Nascimento, Mariana da Rosa |
|
Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior
FABRICAÇÃO DE BISCOITO: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
José Elias Pereira Calixto, Antonella Fernandes, Camila Iorio Marton, Luana Carvalho dos Santos, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
LIMITE DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL: UMA ANÁLISE DO CONCEITO E SEU ENSINO EM LIVROS TEXTOS |
PDF
|
Adriele Carolini Waideman, André Luis Trevisan, Claudete Cargnin |
|
Eixo 5: Educação Matemática Inclusiva
UM ENFOQUE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA PORTADOR DA SÍNDROME DE ASPERGER |
PDF
|
Claudete Cargnin, Silvia Teresinha Frizzarini, Giovanna Carolina Cargnin Ferreira |
|
UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES QUANTO AOS DEFICIENTES VISUAIS |
PDF
|
Milena Molitor, Claudete Cargnin |
|
UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM SALA DE AULA REGULAR COM DEFICIENTES VISUAIS: RECONHECENDO POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO |
PDF
|
Camilla Ehrat Dias, Quelen Silveira Coden, Maria Lucia Panossian |
|
Projeto Integrador: Reflexões acerca do ensino de matemática para Surdos |
PDF
|
Andressa Paola Cordeiro, Aline Keryn Pin |
|
Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática
CONCEPÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elhane De Fatima Fritsch Cararo, Tiago Emanuel Klüber |
|
PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Rodrigo Vitorassi, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
|
A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO INTEGRADO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO LICENCIANDO |
PDF
|
Joseli Almeida Camargo, Célia Finck Brandt |
|
QUEM SOU EU PROFESSOR DE MATEMÁTICA? CRENÇAS APRESENTADAS PELOS LICENCIANDOS NO INÍCIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Jaquelini Rocha Simão Cubos, Tania Teresinha Bruns Zimer |
|
VULNERABILIDADE E AGÊNCIA PROFISSIONAL NA CoP-PAEM: A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR |
PDF
|
Tânia Marli Rocha Garcia, Laís Maria Costa Pires De Oliveira, Márcia Cristina De Costa Trindade Cyrino |
|
A ANÁLISE DE ERROS E SEU USO NA DEFLAGRAÇÃO DE UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
PDF
|
José Roberto Costa |
|
A MATEMÁTICA E SEUS DOIS LADOS: A EXPERIÊNCIA DA ALUNA QUE SE TORNA BOLSISTA |
PDF
|
Lais Amanda Lovato, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE “MEDIR” |
PDF
|
Marlova Estela Caldatto, Carlos Roberto Bortoluzi, Maiara Canan Koetz |
|
O CASO DA LAGOA DAS LÁGRIMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE NOÇÕES DE CÁLCULO INTEGRAL COM O AUXÍLIO DE SOFTWARES |
PDF
|
Renata Grossko, Márcio André Martins, Dhyonatan Cais |
|
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES |
PDF
|
Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
A HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE EM ALGUNS TRABALHOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Mirian Maria Andrade Gonçalez, Fernando Paulino Cerqueira Netto, Maria Carolina Gomes Pulcinelli |
|
(DES)CAMINHOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Moreira, Carine Gonçalves da Silva, Luciene Aparecida de Oliveira Campos, Rafael Gustavo Rospirski, Línlya Sachs, Mirian Maria Andrade |
|
As Frações em Algumas Civilizações Antigas |
PDF
|
Kamila Gonçalves Celestino |
|
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: REFLETINDO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
PDF
|
Wesley Emannuel Ribeiro de Freitas, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente
UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL A PARTIR DO ESTUDO DO FENÔMENO TERREMOTO |
PDF
|
Maria Lucia Panossian, Neusa Nogas Tocha, Mara Viviane da Silva Pellegrinello Camargo, Aline Ferreira Marius do Nascimento, Adnielson Lima da Silva |
|
RESOLUÇÕES DE ATIVIDADE SOBRE MÉDIA ANALISADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Ronaldo Batista de Lima, Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Jader Otavio Dalto |
|
COMO UM ALUNO DO SÉTIMO ANO ANALISA A PRODUÇÃO ESCRITA EM UMA PROVA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Fernando Francisco Pereira, Jader Otavio Dalto |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA POSSIBILIDADE |
PDF
|
Felipe José Rezende de Carvalho |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA: DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS PARA UM MESMO TEMA |
PDF
|
Élida Maiara Velozo de Castro, Michele Regiane Dias Veronez |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Milene Nagila Mesquita, Amauri Jersi Ceolim |
|
USO DO GEOGEBRA 3D NA FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA GEOMETRIA ESPACIAL |
PDF
|
Jotair Elio Kwiatkowski Junior, Marcio André Martins, Maria Regina Carvalho Macieira Lopes |
|
Eixo 10: Minicursos
MINICURSO: PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Renato Francisco Merli, Pablo Chang |
|
MINICURSO: MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Elhane De Fatima Fritsch Cararo, Tiago Emanuel Klüber |
|
ENCAMINHAMENTOS DA METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA |
PDF
|
Jéssica Concentino, Juliana Aparecida Alves da Costa, Elaine Cristina Ferruzzi, Adriele Carolini Waideman, Claudete Cargnin |
|
Mesa Temática 4: O currículo de matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino
ALGUMAS DAS CONSEQUÊNCIAS DA ELABORAÇÃO, PUBLICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC |
PDF
|
Marlova Estela Caldatto |
|
Grupo de Discussão 6: Formação de Professores que ensinam Matemática
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Regina Maria Pavanello, Regina Célia Grando, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
|
Grupo de Discussão 7: Avaliação em Educação Matemática
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
André Luis Trevisan, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Andréia Büttner Ciani |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2