Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DESVELANDO O CENÁRIO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE TESE E DISSERTAÇÕES |
PDF
|
Marcela Boccoli Signorini |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: SOBRE OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AOS DOCENTES |
PDF
|
Vantielen da Silva Silva, Dionísio Burak |
|
A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
CINTIA CARLA BERNARDI, Jenifer Rodrigues de Almeida, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
LABIRINTO DAS OPERAÇÕES – CAMINHANDO PARA UM NOVO APRENDIZADO |
PDF
|
Ana Flávia Correia de Abreu, José Luiz de Andrade Barbosa, Guilherme Vinicius Favoretto, Lucas Schechtel, Ana Beatriz dos Reis, Marli Terezinha Van Kan |
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: TABELAS E GRÁFICOS PARA TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
PDF
|
Antoniely Juliany Rodrigues da Rosa, Karen Cristielle Ribeiro da Rocha, Luzybel Tuski Biba, Elaine Berger de Ramos Marques, Luiza Takako Matumoto, Edérison Luiz Grizafis |
|
MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ‘’De moeda em moeda’’ de crianças consumus a crianças responsabilus |
PDF
|
Sara Reis Cordeiro, Ana Terra Menezes, Isabella Cordeiro Bruz |
|
TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Maiara Aline Junkerfeurbom, Luciana de Souza, Tânia Stella Bassoi |
|
Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO EMERGENTES EM UMA QUESTÃO ADAPTADA DO ENEM E O ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak, Celine Maria Paulek, Dirceu Scaldelai, Natali Angela Felipe |
|
MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Derli Kaczmarek, Dioníso Burak |
|
O TANGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE POLÍGONOS |
PDF
|
Lucas Schechtel, Fernanda Brendalise, Ana Flavia Correia de Abreu, José Luiz de Andrade Barbosa |
|
MATEMÁGICAS: UMA FORMA DIFERENTE DE ABORDAR A MATEMÁTICA |
PDF
|
Vagner Luiz Cadorin Boese, Cinta Carla Bernardi |
|
Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Katia Socorro Bertolazi |
|
UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE O PRINCÍPIO DA CASA DOS POMBOS |
PDF
|
Daniela Barbieri Vidotti, Lilian Akemi Kato |
|
PROCESSOS MENTAIS DE DREYFUS (2002) E O ENSINO EXPLORATÓRIO (2005): DISCUSSÃO E POSSÍVEL INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA |
PDF
|
Christian James de Castro Bussmann, Michelle Andrade Klaiber, Daniele Peres da Silva |
|
UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DO ENSINO HÍBRIDO PARA O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Rodrigo Tavares da Silva, Adriana Helena Borssoi |
|
Eixo 5: Educação Matemática Inclusiva
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS INCLUSOS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA BRASILEIRA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS |
PDF
|
Tiago Pereira, Fábio Alexandre Borges |
|
SITUAÇÕES DE ENSINO ENVOLVENDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ESTUDANTES DE ALTAS HABILIDADES |
PDF
|
Gabriel José Cavassin Fabri, Gabriela Martos, Anadir dos Reis Miranda, Neusa Nogas Tocha, Maria Lucia Panossian, Edna Sakon Banin |
|
Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática
A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO INTEGRADO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO LICENCIANDO |
PDF
|
Joseli Almeida Camargo, Célia Finck Brandt |
|
ALGUMAS AÇÕES DO PIBID/MAT/FOZ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: TROCA DE EXPERIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO DE SABERES |
PDF
|
Kelly Kananda Teixeira Antunez, Luiza Aline Bordon, Rosângela Braz de Oliveira, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
|
O PAPEL DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO NA VISÃO DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Maria Ivete Basniak, Celine Maria Paulek |
|
RECURSOS TECNOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE: ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA EM DOIS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE |
PDF
|
Talita Breschiliare Piffer Freire, Adriana Helena Borssoi |
|
UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE “MEDIR” |
PDF
|
Marlova Estela Caldatto, Carlos Roberto Bortoluzi, Maiara Canan Koetz |
|
Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES NO CENÁRIO DE PESQUISAS REALIZADAS |
PDF
|
Lorena Carolina Rosa Biffi, Lucieli Trivizoli |
|
Finalidades do Cálculo Mental no Ensino Primário no Brasil (1950-1970) |
PDF
|
Danilene Donin Berticelli |
|
HISTÓRIA ORAL PARA CONHECER UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO |
PDF
|
Jader Gustavo de Campos Santos, Thaís Maiara Bailão, Cíntia Aparecida Paião, Línlya Sachs |
|
Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente
MODELAGEM MATEMÁTICA E O PIBIS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL |
PDF
|
Laynara dos Reis Santos Zontini, Dionísio Burak |
|
O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO MÉDIO COMO MEDIADOR NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS E DISPOSITIVOS MOVEIS NA SALA DE AULA |
PDF
|
Leonardo Sturion, Daiane Aparecida Miliossi Morais, Marcia Cristina dos Reis, Maristela Pinheiro de Góes Bortolotto |
|
PLANO DE ESTUDOS E AULAS DE MATEMÁTICA: IDEIAS PARA O COMPLEXO “PRODUÇÃO DE ALIMENTOS” DAS ESCOLAS ITINERANTES |
PDF
|
Larissa Gehrinh Borges, Línlya Sachs |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: RELATO DE UMA ATIVIDADE QUE RELACIONA A ÁREA DA SUPERFÍCIE CORPORAL E A ÁREA DA SOLA DO PÉ |
PDF
|
Letícia Barcaro Celeste Omodei, Lucineide Keime Nakaiama de Andrade, André Gustavo Oliveira da Silva, Fábio Luís Baccarin |
|
PESQUISAS SOBRE FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Fabricia Bernardino, Wellington Fernando Delvechio Garcia, Veridiana Rezende |
|
OUTROS ATORES DA ESCOLA E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Patrick Bellei, Tiago Emanuel Klüber |
|
Eixo 9: Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
PROCESSOS COGNITIVOS NECESSÁRIOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA |
PDF
|
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Carine Scheifer, Franciele Isabelita Lopes Novak, Lucas Matheus Sandeski, Guilherme Vinicius Favoretto, Celia Finck Brandt |
|
Eixo 10: Minicursos
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: APONTAMENTOS ACERCA DO ENSINO PARA SURDOS E DEFICIENTES VISUAIS |
PDF
|
Fábio Alexandre Borges, Tiago Pereira |
|
Mesa Temática 3: Diferentes abordagens para o ensino de matemática e os desafios da sala de aula
ABORDAGENS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Dionísio Burak |
|
Mesa Temática 5: Educação Matemática nos Anos iniciais e a continuidade no processo de ensino de matemática
QUESTÕES PARA A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA SEGUNDO RAYMOND DUVAL |
PDF
|
Celia Finck Brandt |
|
Grupo de Discussão 8: Educação Matemática Inclusiva
Educação Matemática Inclusiva |
|
Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges, Carlos Roberto Vianna |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2