Comunicação Científica
O USO DA LOUSA DIGITAL EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
ELOISA ROSOTTI NAVARRO, Marco Aurélio Kalinke |
|
A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
André Ricardo Antunes Ribeiro, Bruna Derossi, Stephanie Díaz Urdaneta, Admilson Iaresk da Silva, Eliane Marcolini, Alaíde Molinari Essenfelder |
|
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO |
PDF
|
Tânia Camila Kochmanscky Goulart, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
O SCRATCH COMO PLATAFORMA PARA DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Tatiana Fernandes Meireles, Beatriz Maria Zoppo, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke, Flávia Sucheck Mateus da Rocha, Laíza Erler Janegitz |
|
ALGUMAS PROPRIEDADES DAS CURVAS (Q, P) |
PDF
|
Silvianne Amaral da Silva, Carmen Vieira Mathias |
|
GAMIFICAÇÃO E DISCALCULIA: CONTEXTOS E APROXIMAÇÕES PARA O ENSINO DA MATEMATICA |
PDF
|
João Coelho Neto, Marilia Bazan Blanco, Juliano Aléssio Silva |
|
CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE (FUTUROS) PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA UTILIZANDO O GEOGEBRA |
PDF
|
Loreni Aparecida Ferreira Baldini, Julio Cezar Rodrigues de Oliveira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
|
NOTAS SOBRE A DISCIPLINARIZAÇÃO DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS |
PDF
|
Guilherme Francisco Ferreira, Sergio Carrazedo Dantas |
|
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FACILITADORES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Emerson Tortola, Lourdes Maria Werle Almeida |
|
LOUSAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Marco Aurélio Kalinke, Luciane Ferreira Mocrosky, Bruna Derossi, Renata Balbino, Cristiane Straioto Diniz, Marcelo Souza Motta |
|
TAXONOMIAS PARA A INTEGRAÇÃO DAS TDIC EM SALA DE AULA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
PDF
|
Mariane Isabele Possidonio da Silva, Marceli Behm Goulart |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DO CURSO DE GEOGEBRA |
PDF
|
Emilio Celso de Oliveira |
|
ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NA PRIMEIRA ATIVIDADE DO CURSO DE GEOGEBRA 9ª EDIÇÃO |
PDF
|
Isabel Cristina Frozza, Carmen Vieira Mathias |
|
DERIVADAS DIRECIONAIS NO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 2: UTILIZANDO UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL |
PDF
|
Pamela de Almeida Laurentino, Adriana Helena Borssoi |
|
UM OLHAR PARA O PENSAMENTO FUNCIONAL DE ALUNOS DE ANOS INICIAIS E USO DE UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL |
PDF
|
Camila Garbelini da Silva Ceron, Adriana Helena Borssoi |
|
FUNÇÃO DENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO NORMAL EM UMA ABORDAGEM HÍBRIDA |
PDF
|
Rodrigo Tavares da Silva, Adriana Helena Borssoi |
|
APRENDIZADO DA TABUADA: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS E UTILIZANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Salete Maria Grzybovski Heleno, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Luzia Regis Narok Pereira, Claire Fátima Sachet Ramos, Stephanie Díaz-Urdaneta, Cristiane Straioto Diniz |
|
TECNOLOGIA E MODELAGEM MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Joice Caroline Sander Pierobon Gomes, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi |
|
A MATEMÁTICA POR TRÁS DO CPF: UMA PROPOSTA DE ENSINO PELA MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIA |
PDF
|
Thais Maya Koga, Paulo Sérigio da Silva, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM SCRATCH |
PDF
|
Emerson Blum Corrêa, Danrlley Alexandre Oliveira Barbosa, Henrique Treml, Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Fabiane de Oliveira, Luciane Grossi |
|
O USO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DE EQUAÇÕES DIFERENCAIS ORDINÁRIAS |
PDF
|
Jeferson Takeo Padoan Seki, Bianca de Oliveira Martins, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
A DERIVADA, O CADERNO, O GEOGEBRA E O GRASPABLE MATH: EXPERIMENTANDO O USO DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DINÂMICO MATEMÁTICAS E MODOS DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Ricardo Augusto de Oliveira, William Vieira Gonçalves |
|
SUAV (Sistema Ubíquo de Aprendizagem Vertical) – Um aplicativo para o estudo de geometria espacial |
PDF
|
Felipe Furtado Lorenci, Carmen Vieira Mathias, Tiago Buriol |
|
O QUE REVELAM AS REVISTAS QUALIS A1 SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS |
PDF
|
Fernando Pedro de Sousa, Renato Francisco Merli, Patricia Grandi |
|
O PERFIL DO ACADÊMICO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA E SUA VISÃO DO CURSO |
PDF
|
Priscila Kabbaz Alves da Costa |
|
UM PANORAMA DOS APLICATIVOS GRATUITOS DE GEOMETRIA DISPONÍVEIS PARA SMARTPHONES ANDROID |
PDF
|
Fernanda Meredyk, Marcelo Souza Motta, Ana Paula de Andrade Janz Elias |
|
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Daiane Gisele de Lima, Sérgio Carrazedo Dantas |
|
INVESTIGAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM GEOGEBRABOOK: UMA ABORDAGEM DA GEOMETRIA POR MEIO DE MATERIAIS DIDÁTICOS |
PDF
|
Sabrina Paris de Lima, Carmen Vieira Mathias |
|
Relato de Experiência
O USO DO QR Code COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Neumar Regiane Machado Albertoni, Edna Sakon Banin, Luciana Schreiner de Oliveira, Isabella Shiraiwa Cruz, Marcia Janayna Kozakiewicz |
|
GRÁFICOS DA FUNÇÃO EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO USO DO GEOGEBRA |
PDF
|
Mauricio Ramos Lutz, Luciano de Oliveira, Danieli Maria Junges Friederich |
|
EXPLORANDO PROPORCIONALIDADE E FRAÇÕES POR MEIO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos |
|
ENSINO HÍBRIDO: EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
Mauricio Ramos Lutz, Gabriel de Oliveira Soares, Janilse Fernandes Nunes, Iuri Lammel Marques |
|
BUSCANDO DIFERENCIAIS NO ENSINO HÍBRIDO: USO DE PROJETO DO SCRATCH EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Flavia Sucheck Mateus da ROCHA, Ana Paula de Andrade Janz Elias, Taniele Loss Nesi, Marco Aurélio Kalinke, Marcelo Souza Motta, Paulo Martinelli |
|
DESCOBRINDO COMPRIMENTOS: OBJETO DE APRENDIZAGEM IMPULSOR PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Beatriz Maria Zoppo, Andre Aparecido da Silva, Cinthia Domit Zaniolo, Claire Fatima Sachet, Evandro Zatti, Tatiana Fernandes Meireles |
|
RELATANDO O USO DE JOGOS NA REVISÃO DE CONTEÚDOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO |
PDF
|
Eduardo Alberto Felippsen, Clodis Boscarioli |
|
REVISANDO CONTEÚDO MATEMÁTICO POR MEIO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CRIADO NO SOFTWARE SCRATCH |
PDF
|
Taniele Loss Nesi, Marco Aurélio Kalinke, Renata Oliveira Balbino, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Salete Maria Grzybovski Heleno, Alaide Molinari Essenfelder |
|
A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PROGRAMAÊ! NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Taniele Loss Nesi, Marco Aurélio Kalinke, Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Ana Paula de Andrade Janz Elias, Luzia Regis Narok Pereira, Evandro Alberto Zatti |
|
AS PERCEPÇÕES DO USO DO SOFTWARE SCRATCH POR PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
renata oliveira balbino, admilson iaresk da silva, bruna derossi, joão luís stival, marco aurélio kalinke, taliele loss nesi |
|
A EXPERIÊNCIA COM O APLICATIVO MATHWAY NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE NA VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES. |
PDF
|
Meiriele Catarine Siqueira, Alana Stefany Brizola, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
|
O USO DO DA ROTAÇÃO NO GEOGEBRA PARA A ELABORAÇÃO DE UM SIMULADOR DE RELÓGIO DE PÊNDULO |
PDF
|
Stephanie Díaz-Urdaneta, Luzia Narok Pereira, Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Admilson Iaresk da Silva, André Ricardo Antunes Ribeiro, Marco Aurélio Kalinke |
|
O USO DO GEOGEBRA E O ESTUDO DE FUNÇÕES |
PDF
|
Bianca de Oliveira Martins, Gustavo Granado Magalhães, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM USO DE TIC: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DOS CLUBES DE ROBÓTICA |
PDF
|
Andre Carlos Koloda, Clodogil Fabiano Ribeiro Dos Santos |
|
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU: UTILIZANDO DIFERENTES RECUSOSDIDÁTICOS |
PDF
|
Priscila Kabbaz Alves da Costa, Fabíola Przybyviz, Jéssica Karolinne Medeiros Nascimento, Jaqueline Meni Stacheski, Lillyan FERNANDA UCOSKI |
|
AVALIAÇÃO CENTRADA NOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Aroldo Eduardo Athias Rodrigues |
|
A ROBÓTICA COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Milena Molitor, Claudete Cargnin |
|
UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO COM O AUXÍLIO DA TECNOLOGIA |
PDF
|
Letícia barcaro celeste omodei, Luciana Kemie Nakayama, Lucineide Keime Nakayama Andrade |
|
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA NO ESTUDO DE PAVIMENTAÇÕES E CONSTRUÇÃO DE CALEIDOSCÓPIOS |
PDF
|
Daniele Simas Pereira Alves, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa, João Domingos Gomes da Silva Junior |
|
ARTE E IMPRESSORA 3D NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Cristine Tokarski Lima, Leônia Gabardo Negrelli |
|
A EXPRESSÃO GRÁFICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BÁSICA POR MEIO DE OFICINAS |
PDF
|
Alessandra Assad Angieski, Heliza Colaço Góes, Davi Paula da Silva |
|
O USO DO TABLET EM SALA NO ENSINO DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Milene Aparecida Malaquias Cardoso |
|
A MATEMÁTICA ALIADA À TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA |
PDF
|
Luiza Santos Morin, Carmen Vieira Mathias |
|
USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS |
PDF
|
Lialda Bezerra Cavalcanti |
|
Práticas de Sala de Aula
A ROBÓTICA E O APP NEARPOD: UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Meiri das Graças Cardoso, Gisleine Correa Bezerra, Leonardo Sturion |
|
RECONSTRUINDO O HOMEM VITRUVIANO COM AUXILIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
CLARISSA LOPES TROJACK |
|
TRIGONOMETRIA NO GEOGEBRA: ALUNOS DE NONO ANO DESCOBRINDO UMA POSSIBILIDADE DE (RE)CONSTRUIR |
PDF
|
Luzia Regis Narok Pereira, Stephanie Díaz-Urdaneta, Marco Aurélio Kalinke, Bruna Derossi, Cristiane Straioto Diniz, Tatiana Fernandes Meireles |
|
CONSTRUÇÃO VIA O SOFTWARE GEOGEBRA DO FRACTAL TRIÂNGULO DE SIERPINSKI: UMA APLICAÇÃO PARA AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS |
PDF
|
Bruna Luana Züge, Carmen Vieira Mathias |
|
UM AMBIENTE PARA ENSINO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COM A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO PARA CELULAR |
PDF
|
Angelo Márcio de Souza, Thiago Fanelli Ferraiol |
|
UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PARA UM CURSO PRÉ UNIVERSITÁRIO |
PDF
|
Luis Felipe Tatsch Schmidt |
|
O ENSINO HÍBRIDO EM PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM CAÇA AO QR CODE NO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA |
PDF
|
Thais Maya Koga, Paulo Sérgio da Silva, Adriana Helena Borssoi |
|
APRESENTANDO O GEOGEBRA AOS ALUNOS DO 9ºANO EM ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO |
PDF
|
Patrícia Mello Bittencourt |
|
O ESTUDO DE VISTAS ORTOGONAIS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA 3D |
PDF
|
Laura Tiemme de Castro, Carmen Vieira Mathias |
|
(RE)Significando a unidade radiano com o auxílio do software Geogebra. |
PDF
|
Márcio Rocha Lima, Carmen Vieira Mathias |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2