Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

LABIRINTO DAS OPERAÇÕES – CAMINHANDO PARA UM NOVO APRENDIZADO PDF
Ana Flávia Correia de Abreu, José Luiz de Andrade Barbosa, Guilherme Vinicius Favoretto, Lucas Schechtel, Ana Beatriz dos Reis, Marli Terezinha Van Kan
OPERAÇÕES ADITIVAS COM NÚMEROS INTEIROS A PARTIR DA INTERAÇÃO COM UM JOGO DIGITAL PDF
Edson Ribeiro de Britto Almeida Junior, Valdinei Cezar Cardoso, Lilian Akemi Kato
MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ‘’De moeda em moeda’’ de crianças consumus a crianças responsabilus PDF
Sara Reis Cordeiro, Ana Terra Menezes, Isabella Cordeiro Bruz

Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio

UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO: “PROVAS SEM PALAVRAS – DESPERTANDO O OLHAR GEOMÉTRICO” PDF
Stephany Priscila Correia, Mirian Fernanda Dolores Granado Martins, Línlya Sachs
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE MONÔMIOS E POLINÔMIOS PDF
Dayane Moara Coutinho
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA PDF
ANA MÁRCIA F TUCCI DE CARVALHO, André Lima Rodrigues, Juliana Aparecida de Lima Simões, Maria Aparecida da Silva Carvalho
EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS PIBID NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO ENSINO DE FRAÇÕES PDF
Maiara Canan Koetz, Klara Granetto Lusitani, Janecler Aparecida Amorin Colombo
OS SOFTWARES HOT POTATOES E GEOGEBRA NA ELABORAÇÃO DE UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE FUNÇÕES PDF
Fernanda Meredyk, Alcione Cappelin
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TEOREMA DE TALES PDF
Maria José Fagundes Barbosa, Claudete Cargnin
ALGORITMO DA DIVISÃO DE EUCLIDES COMO FERRAMENTA PARA JUSTIFICAR A NÃO DIVISÃO POR ZERO EM MATEMÁTICA PDF
Ana Paula Willms Capra, Lauren Isabely Cavali, Moisés Aparecido do Nascimento
desvendando a matemática oculta nas histórias infantis PDF
janaina pontes, Nataly Barbosa Castilho, Marisete Rocio Kopis, Marli Van Kan
O TANGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE POLÍGONOS PDF
Lucas Schechtel, Fernanda Brendalise, Ana Flavia Correia de Abreu, José Luiz de Andrade Barbosa
O ENSINO DE GEOMETRIA SOB A LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS PDF
Fernanda Caroline Cybulski, Márcio André Martins
SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO SINAL DE IGUAL E MANEIRAS PARA A APRENDIZAGEM DE SUA UTILIZAÇÃO EM SENTENÇAS MATEMÁTICAS PDF
Eliandra de Oliveira, Andreia Buttner Ciani, Jaqueline do Nascimento, Mariana da Rosa

Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior

FABRICAÇÃO DE BISCOITO: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
José Elias Pereira Calixto, Antonella Fernandes, Camila Iorio Marton, Luana Carvalho dos Santos, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
LIMITE DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL: UMA ANÁLISE DO CONCEITO E SEU ENSINO EM LIVROS TEXTOS PDF
Adriele Carolini Waideman, André Luis Trevisan, Claudete Cargnin

Eixo 5: Educação Matemática Inclusiva

UM ENFOQUE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA PORTADOR DA SÍNDROME DE ASPERGER PDF
Claudete Cargnin, Silvia Teresinha Frizzarini, Giovanna Carolina Cargnin Ferreira
UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES QUANTO AOS DEFICIENTES VISUAIS PDF
Milena Molitor, Claudete Cargnin
UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM SALA DE AULA REGULAR COM DEFICIENTES VISUAIS: RECONHECENDO POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PDF
Camilla Ehrat Dias, Quelen Silveira Coden, Maria Lucia Panossian
Projeto Integrador: Reflexões acerca do ensino de matemática para Surdos PDF
Andressa Paola Cordeiro, Aline Keryn Pin

Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática

CONCEPÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Elhane De Fatima Fritsch Cararo, Tiago Emanuel Klüber
PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PDF
Rodrigo Vitorassi, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO INTEGRADO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO LICENCIANDO PDF
Joseli Almeida Camargo, Célia Finck Brandt
QUEM SOU EU PROFESSOR DE MATEMÁTICA? CRENÇAS APRESENTADAS PELOS LICENCIANDOS NO INÍCIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA PDF
Jaquelini Rocha Simão Cubos, Tania Teresinha Bruns Zimer
VULNERABILIDADE E AGÊNCIA PROFISSIONAL NA CoP-PAEM: A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR PDF
Tânia Marli Rocha Garcia, Laís Maria Costa Pires De Oliveira, Márcia Cristina De Costa Trindade Cyrino
A ANÁLISE DE ERROS E SEU USO NA DEFLAGRAÇÃO DE UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PDF
José Roberto Costa
A MATEMÁTICA E SEUS DOIS LADOS: A EXPERIÊNCIA DA ALUNA QUE SE TORNA BOLSISTA PDF
Lais Amanda Lovato, Janecler Aparecida Amorin Colombo
UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE “MEDIR” PDF
Marlova Estela Caldatto, Carlos Roberto Bortoluzi, Maiara Canan Koetz
O CASO DA LAGOA DAS LÁGRIMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE NOÇÕES DE CÁLCULO INTEGRAL COM O AUXÍLIO DE SOFTWARES PDF
Renata Grossko, Márcio André Martins, Dhyonatan Cais
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES PDF
Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Eliane Maria de Oliveira Araman

Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática

A HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE EM ALGUNS TRABALHOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Mirian Maria Andrade Gonçalez, Fernando Paulino Cerqueira Netto, Maria Carolina Gomes Pulcinelli
(DES)CAMINHOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Ana Paula Moreira, Carine Gonçalves da Silva, Luciene Aparecida de Oliveira Campos, Rafael Gustavo Rospirski, Línlya Sachs, Mirian Maria Andrade
As Frações em Algumas Civilizações Antigas PDF
Kamila Gonçalves Celestino
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: REFLETINDO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PDF
Wesley Emannuel Ribeiro de Freitas, Janecler Aparecida Amorin Colombo

Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente

UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL A PARTIR DO ESTUDO DO FENÔMENO TERREMOTO PDF
Maria Lucia Panossian, Neusa Nogas Tocha, Mara Viviane da Silva Pellegrinello Camargo, Aline Ferreira Marius do Nascimento, Adnielson Lima da Silva
RESOLUÇÕES DE ATIVIDADE SOBRE MÉDIA ANALISADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PDF
Ronaldo Batista de Lima, Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Jader Otavio Dalto
COMO UM ALUNO DO SÉTIMO ANO ANALISA A PRODUÇÃO ESCRITA EM UMA PROVA DE MATEMÁTICA PDF
Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Fernando Francisco Pereira, Jader Otavio Dalto
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA POSSIBILIDADE PDF
Felipe José Rezende de Carvalho
MODELAGEM MATEMÁTICA: DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS PARA UM MESMO TEMA PDF
Élida Maiara Velozo de Castro, Michele Regiane Dias Veronez
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Milene Nagila Mesquita, Amauri Jersi Ceolim
USO DO GEOGEBRA 3D NA FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA GEOMETRIA ESPACIAL PDF
Jotair Elio Kwiatkowski Junior, Marcio André Martins, Maria Regina Carvalho Macieira Lopes

Eixo 10: Minicursos

MINICURSO: PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Renato Francisco Merli, Pablo Chang
MINICURSO: MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Elhane De Fatima Fritsch Cararo, Tiago Emanuel Klüber
ENCAMINHAMENTOS DA METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA PDF
Jéssica Concentino, Juliana Aparecida Alves da Costa, Elaine Cristina Ferruzzi, Adriele Carolini Waideman, Claudete Cargnin

Mesa Temática 4: O currículo de matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino

ALGUMAS DAS CONSEQUÊNCIAS DA ELABORAÇÃO, PUBLICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC PDF
Marlova Estela Caldatto

Grupo de Discussão 6: Formação de Professores que ensinam Matemática

FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Regina Maria Pavanello, Regina Célia Grando, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Grupo de Discussão 7: Avaliação em Educação Matemática

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
André Luis Trevisan, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Andréia Büttner Ciani


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .