Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES PARANAENSES DA ÚLTIMA DÉCADA PDF
Rafael Marques Pinheiro, Eliane Maria de Oliveira Araman
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PDF
Luiza Destéfani Alves, Luciane Ferreira Mocrosky, Maria Lucia Panossian
A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
CINTIA CARLA BERNARDI, Jenifer Rodrigues de Almeida, Janecler Aparecida Amorin Colombo
PROTÓTIPO DE UM JOGO DIGITAL PARA CONTRIBUIÇÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA SOMA E DA SUBTRAÇÃO PDF
Claudia Brandelero Rizzi, Rogerio Luis Rizzi, Francieli Cristina Agostinetto Antunes
UMA ANÁLISE NOS ANAIS DOS XI, XII E XIII EPREM EM BUSCA DE TRABALHOS QUE ABORDAM OS ANOS INICIAIS ASSOCIADOS AO USO DE TECNOLOGIAS PDF
Priscilla Frida Salles Tojeiro, Eliane Maria de Oliveira Araman
OPERAÇÕES ADITIVAS COM NÚMEROS INTEIROS A PARTIR DA INTERAÇÃO COM UM JOGO DIGITAL PDF
Edson Ribeiro de Britto Almeida Junior, Valdinei Cezar Cardoso, Lilian Akemi Kato

Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio

Um breve relato sobre a experimentação de materiais manipuláveis no ensino de matemática PDF
Lucas Campos Araújo, Ana Maria Foss
OPERAÇÕES COM POTÊNCIA POR MEIO DE JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PIBID PDF
Gabriela da Silva Oliveira, Ariane da Silva Landgraf, Eliane Maria de Oliveira Araman
EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS PIBID NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO ENSINO DE FRAÇÕES PDF
Maiara Canan Koetz, Klara Granetto Lusitani, Janecler Aparecida Amorin Colombo
PALAVRAS CRUZADAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA A IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS PDF
Francieli Agostinetto Antunes, Cláudia Brandelero Rizzi, Rogério Luiz Rizzi, Lucas Zanella, Viviane Ribeiro
Avaliação em Matemática: indicadores e apontamentos PDF
Adriana Stefanello Somavilla, Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Priscila Gleden Novaes da Silva, Carla Renata Garcia Xavier da Silva
RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Daiane Cristina Silva Aliatti, Carolaine Souza Santos, Diessica Aline Quinot, Matheus Alexandre Alves Anzolin
A ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: um recurso para uma prática de avaliação da aprendizagem PDF
Tiago Ponciano Antunes, Marcele Tavares Mendes, Jader Otávio Dalto

Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior

FABRICAÇÃO DE BISCOITO: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
José Elias Pereira Calixto, Antonella Fernandes, Camila Iorio Marton, Luana Carvalho dos Santos, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa

Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESPAÇO ESCOLAR PDF
Salete Pereira de Andrade, Luciane Ferreira Mocrosky
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES PDF
Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Eliane Maria de Oliveira Araman

Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática

A HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE EM ALGUNS TRABALHOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Mirian Maria Andrade Gonçalez, Fernando Paulino Cerqueira Netto, Maria Carolina Gomes Pulcinelli
(DES)CAMINHOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Ana Paula Moreira, Carine Gonçalves da Silva, Luciene Aparecida de Oliveira Campos, Rafael Gustavo Rospirski, Línlya Sachs, Mirian Maria Andrade
QUANDO O SERVIÇO “NÃO COMPENSA”: A ETNOMATEMÁTICA NO CÁLCULO DE ORÇAMENTOS DE PINTURA PDF
Kelly Rodrigues Araujo, Línlya Sachs
ETNOMATEMÁTICA NA PREPARAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR PDF
Línlya Sachs, Kelly Cristina Correia Pfahl, Tiago Ponciano Antunes, Whendelly Lorena Leite Alves

Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente

O USO DO GEOGEBRA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CÁLCULO PDF
Gustavo Granado Magalhães, Lourdes Maria Werle de Almeida
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: RELATO DE UMA ATIVIDADE QUE RELACIONA A ÁREA DA SUPERFÍCIE CORPORAL E A ÁREA DA SOLA DO PÉ PDF
Letícia Barcaro Celeste Omodei, Lucineide Keime Nakaiama de Andrade, André Gustavo Oliveira da Silva, Fábio Luís Baccarin
ALARME MECÂNICO DE UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA: UMA PROPOSTA ENVOLVENDO A MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA NUMA ATIVIDADE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PDF
Giovany Fernando Faria, Eliane Maria de Oliveira Araman, Mirian Maria Andrade
O VÊ EPISTEMOLÓGICO DE GOWIN COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Cíntia da Silva, Lourdes Maria Werle de Almeida
USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO APP INVENTOR PDF
Sidnéia Valero Egido, Thais Cristine Andreetti

Eixo 9: Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

A AUTORIA DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA E A ANÁLISE DE DISCURSO: EFEITOS DE SIGNIFICAÇÃO PDF
Lucilene Lusia Adorno de Oliveira, Clelia Maria Ignatius Nogueira

Eixo 10: Minicursos

MINICURSO: TECNOLOGIAS DE AUTORIA PARA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PDF
Francieli Agostinetto Antunes, Viviane Ribeiro, Lucas Zanella, Cláudia Brandelero Rizzi, Rogério Luiz Rizzi, Edson Luiz Reginaldo

Grupo de Discussão 4: História da Educação Matemática e os usos da História na Educação Matemática

GD 4: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS USOS DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Lucieli M. Trivizoli, Eliane Maria de Oliveira Araman, Talita Secorun dos Santos


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .