Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES PARANAENSES DA ÚLTIMA DÉCADA |
PDF
|
Rafael Marques Pinheiro, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
PDF
|
Luiza Destéfani Alves, Luciane Ferreira Mocrosky, Maria Lucia Panossian |
|
A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
CINTIA CARLA BERNARDI, Jenifer Rodrigues de Almeida, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
PROTÓTIPO DE UM JOGO DIGITAL PARA CONTRIBUIÇÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA SOMA E DA SUBTRAÇÃO |
PDF
|
Claudia Brandelero Rizzi, Rogerio Luis Rizzi, Francieli Cristina Agostinetto Antunes |
|
UMA ANÁLISE NOS ANAIS DOS XI, XII E XIII EPREM EM BUSCA DE TRABALHOS QUE ABORDAM OS ANOS INICIAIS ASSOCIADOS AO USO DE TECNOLOGIAS |
PDF
|
Priscilla Frida Salles Tojeiro, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
OPERAÇÕES ADITIVAS COM NÚMEROS INTEIROS A PARTIR DA INTERAÇÃO COM UM JOGO DIGITAL |
PDF
|
Edson Ribeiro de Britto Almeida Junior, Valdinei Cezar Cardoso, Lilian Akemi Kato |
|
Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
Um breve relato sobre a experimentação de materiais manipuláveis no ensino de matemática |
PDF
|
Lucas Campos Araújo, Ana Maria Foss |
|
OPERAÇÕES COM POTÊNCIA POR MEIO DE JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PIBID |
PDF
|
Gabriela da Silva Oliveira, Ariane da Silva Landgraf, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS PIBID NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO ENSINO DE FRAÇÕES |
PDF
|
Maiara Canan Koetz, Klara Granetto Lusitani, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
PALAVRAS CRUZADAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA A IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS |
PDF
|
Francieli Agostinetto Antunes, Cláudia Brandelero Rizzi, Rogério Luiz Rizzi, Lucas Zanella, Viviane Ribeiro |
|
Avaliação em Matemática: indicadores e apontamentos |
PDF
|
Adriana Stefanello Somavilla, Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Priscila Gleden Novaes da Silva, Carla Renata Garcia Xavier da Silva |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Daiane Cristina Silva Aliatti, Carolaine Souza Santos, Diessica Aline Quinot, Matheus Alexandre Alves Anzolin |
|
A ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: um recurso para uma prática de avaliação da aprendizagem |
PDF
|
Tiago Ponciano Antunes, Marcele Tavares Mendes, Jader Otávio Dalto |
|
Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior
FABRICAÇÃO DE BISCOITO: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
José Elias Pereira Calixto, Antonella Fernandes, Camila Iorio Marton, Luana Carvalho dos Santos, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESPAÇO ESCOLAR |
PDF
|
Salete Pereira de Andrade, Luciane Ferreira Mocrosky |
|
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES |
PDF
|
Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
A HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE EM ALGUNS TRABALHOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Mirian Maria Andrade Gonçalez, Fernando Paulino Cerqueira Netto, Maria Carolina Gomes Pulcinelli |
|
(DES)CAMINHOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Moreira, Carine Gonçalves da Silva, Luciene Aparecida de Oliveira Campos, Rafael Gustavo Rospirski, Línlya Sachs, Mirian Maria Andrade |
|
QUANDO O SERVIÇO “NÃO COMPENSA”: A ETNOMATEMÁTICA NO CÁLCULO DE ORÇAMENTOS DE PINTURA |
PDF
|
Kelly Rodrigues Araujo, Línlya Sachs |
|
ETNOMATEMÁTICA NA PREPARAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR |
PDF
|
Línlya Sachs, Kelly Cristina Correia Pfahl, Tiago Ponciano Antunes, Whendelly Lorena Leite Alves |
|
Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente
O USO DO GEOGEBRA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CÁLCULO |
PDF
|
Gustavo Granado Magalhães, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: RELATO DE UMA ATIVIDADE QUE RELACIONA A ÁREA DA SUPERFÍCIE CORPORAL E A ÁREA DA SOLA DO PÉ |
PDF
|
Letícia Barcaro Celeste Omodei, Lucineide Keime Nakaiama de Andrade, André Gustavo Oliveira da Silva, Fábio Luís Baccarin |
|
ALARME MECÂNICO DE UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA: UMA PROPOSTA ENVOLVENDO A MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA NUMA ATIVIDADE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PDF
|
Giovany Fernando Faria, Eliane Maria de Oliveira Araman, Mirian Maria Andrade |
|
O VÊ EPISTEMOLÓGICO DE GOWIN COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Cíntia da Silva, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO APP INVENTOR |
PDF
|
Sidnéia Valero Egido, Thais Cristine Andreetti |
|
Eixo 9: Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
A AUTORIA DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA E A ANÁLISE DE DISCURSO: EFEITOS DE SIGNIFICAÇÃO |
PDF
|
Lucilene Lusia Adorno de Oliveira, Clelia Maria Ignatius Nogueira |
|
Eixo 10: Minicursos
MINICURSO: TECNOLOGIAS DE AUTORIA PARA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS |
PDF
|
Francieli Agostinetto Antunes, Viviane Ribeiro, Lucas Zanella, Cláudia Brandelero Rizzi, Rogério Luiz Rizzi, Edson Luiz Reginaldo |
|
Grupo de Discussão 4: História da Educação Matemática e os usos da História na Educação Matemática
GD 4: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS USOS DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Lucieli M. Trivizoli, Eliane Maria de Oliveira Araman, Talita Secorun dos Santos |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .