GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
GEOMETRIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES? |
PDF
|
Leila Pessôa Da Costa, Regina Maria Pavanello |
|
GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
CONTRIBUIÇÕES DA GEOMETRIA DINÂMICA NA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PERSPECTIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Vera Helena Giusti de Souza, Lucas Cunha Bastos |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DIFERENTES ABORDAGENS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Krein Müller, Maria Madalena Dullius |
|
GT3 - Currículo e Educação Matemática
Contribuições do Projeto “Estudo Comparativo sobre o Ensino de Matemática em Currículos de Educação Profissional Técnica: Brasil e Estados Unidos” para Estudos Curriculares em Educação Matemática Comparativa |
PDF
|
Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Ana Lúcia Braz Dias, Deise Aparecida Peralta |
|
UM CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: ENDEREÇAMENTOS A UM SUJEITO PROFESSOR |
PDF
|
Júlio César Gomes de Oliveira, Deise Maria Xavier de Barros Souza |
|
MUDANÇAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UFRJ NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990: UMA NARRATIVA POSSÍVEL |
PDF
|
Cleber Dias da Costa Neto, Victor Giraldo |
|
GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior
UMA ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO |
PDF
|
Vânia Bolzan Denardi, Eleni Bisognin |
|
EXPLORANDO REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS A PARTIR DO GEOGEBRA 3D |
PDF
|
Frederico da Silva Reis, Márcio Antônio Cometti, Edson Crisostomo dos Santos |
|
GT5 - História da Matemática e Cultura
APROXIMAÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA E INTERCULTURALIDADE NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS COM A TEMÁTICA INDÍGENA |
PDF
|
MARIA APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA |
|
GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICO E TECNOLÓGICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O GEOGEBRA |
PDF
|
Sérgio Carrazedo Dantas, Loreni Aparecida Ferreira Baldini |
|
GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO: PROCESSO DE APROPRIAÇAO DA AVALIAÇÃO COMO ASPECTO CONSTITUINTE DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA |
PDF
|
Maria Marta da Silva, Wellington Lima Cedro |
|
A PREPARAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA ESTADUNIDENSE NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL |
PDF
|
Sabrina Bobsin Salazar, Patrícia da Conceição Fantinel, Daniela Stevanin Hoffmann |
|
GT8 - Avaliação em Educação Matemática
A QUALIDADE EDUCACIONAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA? |
PDF
|
Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen |
|
CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE AVALIAÇÃO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES |
PDF
|
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto |
|
O que estudantes de Matemática disseram em uma ficha de autoavaliação |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Regina Luzia Corio de Buriasco |
|
GT10 - Modelagem Matemática
Modelos Matemáticos em Atividades de Modelagem Matemática: uma terapia filosófica |
PDF
|
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Emerson Tortola, Cintia da Silva |
|
GT11 - Filosofia da Educação Matemática
CALEIDOSCÓPIOS E ESPELHOS NO ENSINO DE GEOMETRIA: ASPECTOS PRAGMÁTICOS E FILOSÓFICOS |
PDF
|
Marli Regina dos Santos, Rosemeire de de Fátima Batistela |
|
INTENCIONALIDADE E EMPATIA NA ELABORACAO DE RECURSOS |
PDF
|
Marli Regina dos Santos, Maria A. V. Bicudo |
|
GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): FORMAÇÃO E PRÁTICAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS |
PDF
|
Renata Aparecida de Souza, Maria Elizabete Rambo Kochhann |
|
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE ADIÇÃO POR ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
PDF
|
Andiara Cristina de Souza, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
|
AULA INVERTIDA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA) |
PDF
|
Luis Fernando Pacheco Pereira, Elisabete Leopoldina da Silva |
|
PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
PDF
|
RENATA DA SILVA DESSBESEL, SANI DE CARVALHO RUTZ DA SILVA, ELSA MIDORI SHIMAZAKI |
|
GT15 – História da Educação Matemática
UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO |
PDF
|
Adriana de Bortoli, Zionice Garbelini Martos Rodrigues |
|
UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
PDF
|
Jéssica Ignácio de Souza, Cláudia Regina Flores |
|
O DESENHO E A PROFISSIONALIDADE DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS NO SÉCULO XIX |
PDF
|
Maria Cristina Araújo de Oliveira |
|
História oral, identidade e a constituição de um currículo |
PDF
|
Jardel da Silva Costa, Márcia Maria Fusaro Pinto |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .