Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
PROGRAMAÇÃO LINEAR NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Danielle Durski Figueiredo, Luiz Fernando Nunes |
|
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandes, Graziella Fátima Amorin Natali Machado, Luiza Silva de Paula |
|
ESSES CARROS EXISTEM? UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM MINIATURAS |
PDF
|
Cristiana Fadin, Mirian Ferreira Rezende, Emerson Tortola |
|
DINÂMICA POPULACIONAL: MODELAGEM MATEMÁTICA UTILIZANDO EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS |
PDF
|
Guilherme Henrique Ferreira, Marília Davoli Moreira Lopes, Monica Fürkotter |
|
GEOGEBRA: UM ALIADO NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO |
PDF
|
CARLA MELISSA SANGUINO BIAZON, Elaine Cristina Ferruzzi |
|
PRATICANDO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Leandro Caciolato de Souza, Carla Melissa Sanguino Biazon, Rafaela Martins da Silva, Caio Barreto de Oliveira Reis, Elaine Cristina Ferruzzi |
|
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA ANÁLISE DO NÚMERO DE MORTES POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL |
PDF
|
Marina Cunha Ferreira, Leandro de Paula Ribeiro Pereira, Ingrid Rodrigues Pimentel, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
PROVA-ESCRITA-COM-COLA, PROVA-ESCRITA-EM-FASES E VAIVÉM EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes, Cristiano Forster |
|
LEI DO RESFRIAMENTO DE NEWTON: MODELAGEM MATEMÁTICA E ENSINO-APRENDIZAGEM |
PDF
|
Wesley Muniz Domingos Rodrigues, Monica Fürkotter, Marília Davoli Moreira Lopes |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
O CASO MULTIMÍDIA “EXPLORANDO PERÍMETRO E ÁREA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Taynara Fraga, Márcia Cyrino |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO: algumas considerações a partir da aplicação de uma Prova-Escrita-com-Cola |
PDF
|
Cristiano Forster, Regina Luzia Corio de Buriasco, Gabriel dos Santos e Silva, Diego Barboza Prestes |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA E LITERATURA: APRENDENDO ALGARISMOS COM LEITURA |
PDF
|
Ingrid Fiorentin, Elisângela Regina Melz, Daiane Rosa, Daiani Goedert |
|
O MANUSEIO DO MATERIAL DOURADO COMO AUXÍLIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. |
PDF
|
Fernando Sanches, Matheus Pantoja Ricci, Thiago Trombini, Pamela Emanueli Alves Ferreira |
|
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Edilson de Araújo dos Santos, Caroline Verza de Carvalho França, Luciana Figueiredo Lanacallo Arrais |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO ÁBACO COMO RECURSO NAS SALAS DE AULA |
PDF
|
Keyti Alyne Francisco de Souza, Alex Vardenski, Núbia Aline Núbia, Ana Schirlo, Marceli Goulart |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
PDF
|
Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues, Paulo Jorge Dias Filho, Leonardo Sturion |
|
TANGRAM COMO RECURSO PARA ENSINO |
PDF
|
Gabriela Dauber Facioni, Camila Picotte Vidigal, Rosimeri Cristina Martins Mendes |
|
A UTILIZAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E PROGRESSÃO GEOMÉTRICA |
PDF
|
Anderson Kohut, Sebastião Romero Franco, Renata Maria de Carvalho Schimitz |
|
APONTAMENTOS A RESPEITO DA CORREÇÃO DE PROVAS MATEMÁTICA |
PDF
|
Emily Caroline Felix Cordeiro, Cristiano Foster |
|
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
DO LÚDICO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
PDF
|
Ellen Akemi Lodi Daikuhara, Nara Hitomi Lodi Daikuhara, Pamela Emanueli Alves Ferreira |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: CONSTRUINDO UM BANHEIRO SOLIDÁRIO |
PDF
|
Cleonice Ricardi Nunes Feyh, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO: RELATO DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA JUNTO AOS ALUNOS INDÍGENAS |
PDF
|
Danieli Felichak, Daniela Carolina Ludvig, Renato Francisco Merli |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INDÍGENA : GEOMETRIA ANALÍTICA NA PLANTAÇÃO DE BANANEIRAS |
PDF
|
Cleonice Ricardi Nunes Feyh |
|
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960: DANDO VOZ A ALGUNS EGRESSOS |
PDF
|
Giovanna de Fátima Alvarenga, Maria Eduarda Diniz Ferreira, Bárbara Tamires Costa dos Santos, Hudson Matheus dos Santos, Adriana Quimentão Passos |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
A CIÊNCIA É RACIONAL? TENTATIVA DE RESPOSTA EM PAUL FEYERABEND E EDGAR MORIN. |
PDF
|
Deise Leandra Fontana, Ettiène Cordeiro Guérios |
|
Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
POSSIBILIDADES DE COORDENAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS EM UMA ATIVIDADE DE FUNÇÃO DE 1⁰ GRAU |
PDF
|
Aparecida De Faria |
|
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva
O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRENTE AO FENÔMENO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Wanderson Thiago Pires Furlan, Marcos Lübeck |
|
Estratégias inclusivas para estudantes com autismo: uma proposta a partir da exploração de materiais |
PDF
|
Maximiliam Albano Hermelino Ferreira, Elton de Andrade Viana, Ana Lucia Manrique |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN:
2595-5586