Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
UMA EXPERIÊNCIA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PIC-OBMEP |
PDF
|
Fernanda Caroline Cybulski, Cassiano Antonio Barboza, Márcio André Martins, Cheila Miranda Tachevski, Giliane Souza de Matos |
|
ANÁLISE DA AÇÃO DOCENTE E DA AÇÃO DISCENTE EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Mariana Passos Dias, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos |
|
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO A SER CONHECIDA |
PDF
|
Fabricio Luiz Rech, Andriéli da Luz Bortolli, Érica Fernanda Massolo, Larissa Winck Donadel |
|
OVOS DE PÁSCOA: UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rafaeli Ramos, Adriana Cristina Loli, Liane Maria da Silva, Dionísio Burak |
|
Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de experiência |
PDF
|
Adriéli Aline Duarte, Adriana Livi, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
Uma atividade de modelagem matemática visando uma aprendizagem significativa com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Camila Iorio Marton, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Sérgio de Mello Arruda |
|
ESTRATÉGIAS HEURÍSTICAS REVELADAS NA PRODUÇÃO ESCRITA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Thais Maya Koga, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Jader Otávio Dalto |
|
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO PERIÓDICO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA |
PDF
|
Ingridh Fernandes Beliato, Camila Domingues Venturino, Willian Damin, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim |
|
CONHECENDO A SAÚDE DOS MESTRANDOS DE MATEMÁTICA DO PPGEN POR MEIO DE UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rafaeli Ramos, Adriana Cristina Loli, Liane Maria da Silva, Dionísio Burak |
|
A UTILIZAÇÃO DO PLUVIÔMETRO E OS IMPACTOS DA CHUVA: UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM |
PDF
|
Maria Mazur, Edina Aparecida Stresser, Fabiano Jose da Cruz, Dionísio Burak |
|
CANUDINHO DE PLÁSTICO X CANUDINHO DE ABACATE – UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Juliana Santoni, Ingrid Ponvequi Oliveira, Emily Gabrieli de Oliveira da Silva, Letícia Barcaro Celeste Omodei |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
PDF
|
Jeferson Takeo Padoan Seki, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
JOGOS MATEMÁTICOS: UTILIZANDO O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
PDF
|
Karen Vanessa Gozer Banheza, Maria Clara Dari Gomes, Denis Rogério Sanches Alves |
|
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTAGEM ATRAVÉS DE JOGOS |
PDF
|
Brendow Pena de Mattos Souto, Luzia da Costa Tonon Martarelli |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
SENTIDOS QUE ESTUDANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES ATRIBUEM À MATEMÁTICA |
PDF
|
Paula Renata Pedroso Avanço, Valdete Dos Santos Coqueiro, Wellington Hermann |
|
FÓRUNS ONLINE COMO UM LUGAR DE INTERAÇÕES E DE PRODUÇÕES DE CONHECIMENTOS |
PDF
|
Sérgio Carrazedo Dantas, Daiane Gisele de Lima |
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: AVALIAR O QUE? AVALIAR PARA QUE? AVALIAR COMO? |
PDF
|
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto |
|
UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO COM POSTAGENS SOBRE A RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA |
PDF
|
Ana Paula Mayara Vitolo, Sergio Carrazedo Dantas |
|
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE DISCUSSÃO E INVESTIGAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Solange Mariano da Silva Santos, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E DESENVOLVIMENTO DE TAREFAS NAS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Nélvia Santana Ramos, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca, André Luis Trevisan |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
NÚMEROS NATURAIS E RACIONAIS NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS LEVANTADAS NO GEAMAI |
PDF
|
Cristina Nalon de Araujo Caniceiro, Josebeli de Oliveira Marigo, Marli Guimarães da Silva |
|
MOVIMENTO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO A INVESTIGAR |
PDF
|
paulo robson duarte barbosa, ettiène cordeiro guérios |
|
Análise dos Problemas elaborados por alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental |
PDF
|
ELIANE SBORGI LOVO, Jader Otávio Dalto, Eliane Maria Oliveira Araman |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
PDF
|
Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues, Paulo Jorge Dias Filho, Leonardo Sturion |
|
“RESOLVER PROBLEMA QUE ENVOLVA EQUAÇÕES DO 1º E/OU 2º GRAUS”: UM DESCRITOR A SER ANALISADO |
PDF
|
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto |
|
UMA SITUAÇÃO DE ENSINO UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Gustavo Teixeira Macedo, Fernando Kolb Domingos, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian, Miguel Antonio Sovierzoski |
|
DO GIZ AO TABLET: UMA POSSIBILIDADE PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DO KAHOOT |
PDF
|
MEIRI DAS GRAÇAS CARDOSO, Grasielly Dos Santos de Souza |
|
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE |
PDF
|
Ana Carolina Rolim de Freitas, Miguel Dancini Oliveira, Sérgio Penteado |
|
USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU |
PDF
|
Beatriz de Oliveira, Matheus Bonafini Chaves, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Rosimeri Cristina Martins Mendes |
|
MATEMÁTICA DIVERTIDA E CURIOSA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM COLÉGIOS DE GUARAPUAVA E REGIÃO |
PDF
|
José Roberto Costa, Ana Flávia Tachevski, Márcia Samile Bonfim, Vanessa Tluscik dos Santos, Amanda Cristine da Cruz |
|
INTERAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA POR MEIO DE UMA PROVA EM DUAS FASES |
PDF
|
Talita Canassa Weber, Marcele Tavares Mendes, Leandro Meneses da Costa |
|
O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL CONCRETO |
PDF
|
Maria Gabriela da Silva, Joseane Scalabrin Neinas, Susiani Back Albano, Luani Back Silvina |
|
UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A CALCULADORA NO COTIDIANO DE UM 6º ANO SOB A VISÃO DA MATEMÁTICA CRÍTICA |
PDF
|
Marcos Poleti Alves, Ana Schirlo, Adriane Aparecida Lorbiete, Andresa Oliveira de Paula, Denise Nascimento de Oliveira |
|
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE UMA QUESTÃO DE TOMADA DE DECISÃO |
PDF
|
Erika Regina Santana da Silva Pereira, Paulo Henrique Hideki Araki, Jader Otávio Dalto |
|
CRIPTOGRAFIA: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Pedro Henrique Monferino Mancini, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian |
|
EVENTO NA QUADRA DE ESPORTES: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM SOBRE FRAÇÕES |
PDF
|
Ana Paula da Silveira Inglat, Flávia Patolea Vilas Boas, Renata Aparecida da Silva, Maria Lucia Panossian |
|
Uma atividade com dobraduras para o ensino de Geometria |
PDF
|
Cássia Cristina de Souza, Layane dos Santos Pereira, Cíntia da Silva |
|
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
DO LÚDICO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
PDF
|
Ellen Akemi Lodi Daikuhara, Nara Hitomi Lodi Daikuhara, Pamela Emanueli Alves Ferreira |
|
RELATO DE UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A ETNOMATEMÁTICA EM UMA ESCOLA INDÍGENA |
PDF
|
Adriana Livi, Adriéli Aline Duarte, Renato Francisco Merli |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
"Na minha época o ensino era bom, mesmo com toda dificuldade": memórias sobre as travessias de uma Educação Rural |
PDF
|
Grasielly dos Santos de Souza, Mirian Maria Andrade |
|
GRUPO DE PESQUISA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: HISTÓRICO, PRODUÇÕES E PERSPECTIVAS |
PDF
|
Cristiane de Fatima Budek Dias, Caroline Subirá Pereira, Marcos Mincov Tenório, Guataçara dos Santos Junior |
|
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA |
PDF
|
ANA MÁRCIA F TUCCI DE CARVALHO, Adenilson Martins |
|
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva
A MATEMÁTICA E A SÍNDROME DE DOWN: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Beatriz Gretter da Conceição, Renata Camacho Bezerra |
|
Grupo de Discussão
GD 2: TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Adriana Helena Borssoi, Sandra Malta Barbosa, Sérgio Carrazedo Dantas |
|
Mesa Temática
MT 2: ARTICULAÇÕES ENTRE AS PERSPECTIVAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A IDEIA DE COMPROMISSO POLÍTICO |
PDF
|
Enio Freire de Paula |
|
MT 5: AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA, COMPROMISSO E SOLIDARIEDADE |
PDF
|
Regina Luzia Corio de Buriasco, Diego Barboza Prestes, Jader Otávio Dalto |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN:
2595-5586