Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
ANÁLISE DA AÇÃO DOCENTE E DA AÇÃO DISCENTE EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Mariana Passos Dias, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos |
|
A ENGENHARIA DIDÁTICA: um olhar sobre pesquisas acadêmicas que envolvem os registros de representação da função afim |
PDF
|
Tamires Vieira Calado, Lisiane Cristina Amplatz |
|
ARTEFATOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM AS POTENCIALIDADES DA TECNOLOGIA 3D |
PDF
|
Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Rogério de Aguiar |
|
EXPERIMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS PESQUISAS ATUAIS |
PDF
|
Paulo Henrique Hideki Araki, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
FUNÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Tânia Camila Kochmanscky Goulart, Élida Maiara Velozo de Castro, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
Uma atividade de modelagem matemática visando uma aprendizagem significativa com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Camila Iorio Marton, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Sérgio de Mello Arruda |
|
GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Letícia Barcaro Celeste Omodei, Lourdes Maria Werle Almeida |
|
Análise Semiótica de uma Atividade de Modelagem Matemática |
PDF
|
Thiago Fernando Mendes, Ana Paula Zanim, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
AS HIPÓTESES DEFINIDAS PELOS ALUNOS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Ademir Pereira Pereira Junior, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Gezelda Christiane Moraes, Vanessa Terezinha Ales, Mara Franciele Motin, Karla Cristine Arsie, Izabela Patricio Battos, Rodrigo Busato |
|
DA PROPOSIÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO À FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS |
PDF
|
Priscila Gleden Novaes Silva, Luani Griggio Langwinski, Elenice Ana da Silva de Alencar |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
COMPREENSSÃO DE ESTUDANTES A RESPEITO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
PDF
|
Ademir Basso, Flor Monserrat Rodrígrez Vásquez, Inez Estrada Apolinar, Francisco Julían Ariza Hernández |
|
POR UM “NÃO NIVELAMENTO” E “NEM UM CURSO DE PRÉ-CÁLCULO”: REFLEXÕES DE DIFICULDADES DE ESTUDANTES DE CÁLCULO COM BASE EM UMA PROVA DIGNÓSTICA |
PDF
|
Roberta Marcelino de Almeida Alves, André Luis Trevisan, Marcele Tavares Mendes |
|
QUANTOS FUNCIONÁRIOS SÃO NECESSÁRIOS PARA LIMPAR A UNIVERSIDADE ONDE ESTUDO? UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
FRANCIELI CRISTINA AGOSTINETTO ANTUNES |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FISCAL: 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Jocineia Medeiros, Marcos Lübeck, Graciela Siegloch Lins, Fernando Luiz Andretti |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DO 1.º ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Marcelo Carlos de Proença, Érika Janine Maia Afonso, Wilian Barbosa Travassos |
|
AÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSOR QUE EXPLORAM UM OBJETO DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Melllo Arruda |
|
A EXPLORAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA LOUSA DIGITAL EM AULAS DE MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE |
PDF
|
Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Melllo Arruda |
|
USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU |
PDF
|
Beatriz de Oliveira, Matheus Bonafini Chaves, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Rosimeri Cristina Martins Mendes |
|
O QUE PODEMOS APRENDER ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA QUANDO OUVIMOS NOSSOS ESTUDANTES? |
PDF
|
Letícia Barcaro Celeste Omodei, André Gustavo Oliveira SIlva, Lucineide Keime Nakayama Andrade, Fábio Luis Baccarin |
|
ARTICULAÇÕES ENTRE OS REGISTROS SIMBÓLICO ALGÉBRICO E GRÁFICO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS UTILIZANDO O GEOGEBRA |
PDF
|
Wellington Fernando Delvechio Gama Garcia, Lisiane Cristina Amplatz, Veridiana Rezende |
|
O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL CONCRETO |
PDF
|
Maria Gabriela da Silva, Joseane Scalabrin Neinas, Susiani Back Albano, Luani Back Silvina |
|
UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A CALCULADORA NO COTIDIANO DE UM 6º ANO SOB A VISÃO DA MATEMÁTICA CRÍTICA |
PDF
|
Marcos Poleti Alves, Ana Schirlo, Adriane Aparecida Lorbiete, Andresa Oliveira de Paula, Denise Nascimento de Oliveira |
|
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE UMA QUESTÃO DE TOMADA DE DECISÃO |
PDF
|
Erika Regina Santana da Silva Pereira, Paulo Henrique Hideki Araki, Jader Otávio Dalto |
|
Uma análise do tratamento dado ao raciocínio matemático em currículos nacionais |
PDF
|
Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
O ENSINO DA MATEMÁTICA EM CONJUNTO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADA COM RESÍDUOS SÓLIDOS |
PDF
|
Alessandra Assad Angieski, Davi Paula da Silva, Mayumi Kuriyama de Lima, Joana Rupprecht Zablonsky |
|
JOGOS E CRIATIVIDADE NO ENSINO DA GEOMETRIA: O USO DO LEGO DIGITAL DESIGNER COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Frederico Braida, Rodolfo Vertuan, Rodrigo Andrade |
|
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960: DANDO VOZ A ALGUNS EGRESSOS |
PDF
|
Giovanna de Fátima Alvarenga, Maria Eduarda Diniz Ferreira, Bárbara Tamires Costa dos Santos, Hudson Matheus dos Santos, Adriana Quimentão Passos |
|
Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
"Na minha época o ensino era bom, mesmo com toda dificuldade": memórias sobre as travessias de uma Educação Rural |
PDF
|
Grasielly dos Santos de Souza, Mirian Maria Andrade |
|
APONTAMENTOS SOBRE UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DO LIVRETO INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO DA ESFERA |
PDF
|
Fernando Paulino Cerqueira Netto, Mirian Maria Andrade |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN:
2595-5586