Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Matemática e Sustentabilidade caminhando juntas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
PDF
|
Isabelly Cristina Mottin, Polyanna Mondadori Santos |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Flavia Cristine Fernandes Souto, Ettiène Cordeiro Guérios |
|
O TETRIS 3D NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcelo Botura Souza, Igor José Nascimento, Antonio Rodrigues Junior, Matheus Maziero, Marcos Lübeck |
|
LABIRINTO DAS OPERAÇÕES – CAMINHANDO PARA UM NOVO APRENDIZADO |
PDF
|
Ana Flávia Correia de Abreu, José Luiz de Andrade Barbosa, Guilherme Vinicius Favoretto, Lucas Schechtel, Ana Beatriz dos Reis, Marli Terezinha Van Kan |
|
O ENSINO DE FRACTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: um estudo nos documentos oficiais do Paraná |
PDF
|
Fernando Henrique Silva, Flávia Keiko Simada, Simone Luccas |
|
TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Maiara Aline Junkerfeurbom, Luciana de Souza, Tânia Stella Bassoi |
|
Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO EMERGENTES EM UMA QUESTÃO ADAPTADA DO ENEM E O ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak, Celine Maria Paulek, Dirceu Scaldelai, Natali Angela Felipe |
|
UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO: “PROVAS SEM PALAVRAS – DESPERTANDO O OLHAR GEOMÉTRICO” |
PDF
|
Stephany Priscila Correia, Mirian Fernanda Dolores Granado Martins, Línlya Sachs |
|
A CULTURA ESCOLAR DO CAMPO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS |
PDF
|
Maykon Jhonatan Schrenk, Barbara Winiarski Diesel Novaes |
|
OFICINAS DE ESTÁGIO – uma experiência com a resolução de problemas na formação inicial |
PDF
|
Alisson Henrique dos Santos, Pamela Emanueli Alves Ferreira |
|
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA |
PDF
|
ANA MÁRCIA F TUCCI DE CARVALHO, André Lima Rodrigues, Juliana Aparecida de Lima Simões, Maria Aparecida da Silva Carvalho |
|
DESENVOLVENDO UM SISTEMA TUTOR INTELIGENTE SOBRE FRAÇÕES |
PDF
|
Lyssa Priscyla Scherer, Claudia Brandelero Rizzi, Rogério Luis Rizzi |
|
UMA EXPERIÊNCIA INTUITVA E OS MODELOS DIDÁTICOS |
PDF
|
Thiago Fabricio Silva, Clélia Ignatius Nogueira |
|
O TANGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE POLÍGONOS |
PDF
|
Lucas Schechtel, Fernanda Brendalise, Ana Flavia Correia de Abreu, José Luiz de Andrade Barbosa |
|
XADREZ E MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
PDF
|
solange favero, Geralda Neri Santana, Paulo de Barros Vieira Jr |
|
Avaliação em Matemática: indicadores e apontamentos |
PDF
|
Adriana Stefanello Somavilla, Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Priscila Gleden Novaes da Silva, Carla Renata Garcia Xavier da Silva |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Daiane Cristina Silva Aliatti, Carolaine Souza Santos, Diessica Aline Quinot, Matheus Alexandre Alves Anzolin |
|
Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Katia Socorro Bertolazi |
|
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRÊS VISÕES E UMA ANÁLISE |
PDF
|
Cesar Augusto da Rocha Santiago Santos, Fernando Paulino de Cerqueira Netto, Luiz Otávio Fernandes, Mirian Maria Andrade Gonçalez |
|
PENSAMENTO ALGÉBRICO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE ENSINO |
PDF
|
Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Eduardo Machado da Silva |
|
APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SISTEMAS PRODUTIVOS |
PDF
|
Lucas Henrique dos Santos, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA: A LITERATURA PRESENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E DE CONTEXTOS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Francini Damiani e Silva, Iziane Lais Rodrigues Nunes, Michel Teston Semensato |
|
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Amanda Stefani, Marcelo Carlos de Proença |
|
FABRICAÇÃO DE BISCOITO: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
José Elias Pereira Calixto, Antonella Fernandes, Camila Iorio Marton, Luana Carvalho dos Santos, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
Eixo 5: Educação Matemática Inclusiva
Tarefas sobre área e perímetro para alunos surdos |
PDF
|
Tânia Stella Bassoi, Steffani Maira Colaço Miranda |
|
SÍNDROME DE ASPERGER: REFLEXÕES E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO |
PDF
|
Larissa Leal Scapin, Joel Staub, Josiele Camargo Rodrigues, Luciana Del Castanhel Peron, Michely Mara Pereira |
|
Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática
A MATEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS |
PDF
|
Adan Santos Martens, Marcio Virginio da Silva |
|
ALUNO INGRESSANTE NO CURSO DE MATEMÁTICA: SONHOS E DESEJOS, UM NOVO DESAFIO |
PDF
|
Thiago Iatecola Rodrigues, Luciano Ferreira, Talita Secorun dos Santos |
|
OS NÚMEROS RACIONAIS, A ESTRUTURA ALGÉBRICA CORPO E A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR |
PDF
|
Henrique Rizek Elias, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
|
FINALIDADES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Dayani Quero da Silva, Jader Otavio Dalto |
|
Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UMA ATIVIDADE SOBRE SISTEMAS DE NUMERAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Eliane Siviero da Silva, Lucieli M. Trivizoli |
|
MOVIMENTO DE IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR – CAMPUS DE CAMPO MOURÃO: EXPECTATIVAS, OBJETIVOS E DESAFIOS |
PDF
|
Clarice de Almeida Miranda, Talita Secorun dos Santos, Luciano Ferreira |
|
(DES)CAMINHOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Moreira, Carine Gonçalves da Silva, Luciene Aparecida de Oliveira Campos, Rafael Gustavo Rospirski, Línlya Sachs, Mirian Maria Andrade |
|
QUANDO O SERVIÇO “NÃO COMPENSA”: A ETNOMATEMÁTICA NO CÁLCULO DE ORÇAMENTOS DE PINTURA |
PDF
|
Kelly Rodrigues Araujo, Línlya Sachs |
|
Investigando Sistemas de Numeração: Uma abordagem histórica no ensino de matemática |
PDF
|
Priscila Gleden Novaes da Silva, Carla Renata Garcia Xavier da Silva, Adriana Stefanello Somavilla |
|
O CÁLCULO DE ÁREAS E O PROBLEMA DE QUADRATURA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. |
PDF
|
Grasielly Santos Souza, Kelly Cristina Correia Pfahl |
|
ETNOMATEMÁTICA NA PREPARAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR |
PDF
|
Línlya Sachs, Kelly Cristina Correia Pfahl, Tiago Ponciano Antunes, Whendelly Lorena Leite Alves |
|
HISTÓRIA ORAL PARA CONHECER UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO |
PDF
|
Jader Gustavo de Campos Santos, Thaís Maiara Bailão, Cíntia Aparecida Paião, Línlya Sachs |
|
Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente
PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Elenice Josefa Kolancko Setti, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS ANAIS DO XIII EPREM |
PDF
|
Viviane Bergamini Fonteque, Elenice Josefa Kolancko Setti, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL A PARTIR DO ESTUDO DO FENÔMENO TERREMOTO |
PDF
|
Maria Lucia Panossian, Neusa Nogas Tocha, Mara Viviane da Silva Pellegrinello Camargo, Aline Ferreira Marius do Nascimento, Adnielson Lima da Silva |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE EMBALAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Joice Caroline Sander Pierobon Gomes, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: DIFICULDADES DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APONTADAS EM PESQUISAS |
PDF
|
Amanda Stefani, Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença |
|
O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO MÉDIO COMO MEDIADOR NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS E DISPOSITIVOS MOVEIS NA SALA DE AULA |
PDF
|
Leonardo Sturion, Daiane Aparecida Miliossi Morais, Marcia Cristina dos Reis, Maristela Pinheiro de Góes Bortolotto |
|
PLANO DE ESTUDOS E AULAS DE MATEMÁTICA: IDEIAS PARA O COMPLEXO “PRODUÇÃO DE ALIMENTOS” DAS ESCOLAS ITINERANTES |
PDF
|
Larissa Gehrinh Borges, Línlya Sachs |
|
O USO DE TRAJETÓRIAS HIPOTÉTICAS DE APRENDIZAGEM EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA |
PDF
|
Victor Hugo dos Santos Gois, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E NÍVEIS DE PRODUÇÃO DE MELANINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Bianca de Oliveira Martins, Jeferson Takeo Padoan Seki, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E SEMELHANÇAS DE FAMÍLIA: UMA DISCUSSÃO FUNDAMENTADA NA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA |
PDF
|
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Emerson Tortola, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: RELATO DE UMA ATIVIDADE QUE RELACIONA A ÁREA DA SUPERFÍCIE CORPORAL E A ÁREA DA SOLA DO PÉ |
PDF
|
Letícia Barcaro Celeste Omodei, Lucineide Keime Nakaiama de Andrade, André Gustavo Oliveira da Silva, Fábio Luís Baccarin |
|
CADERNO DE TAREFAS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA ELABORADO NO ÂMBITO DE UM GRUPO DE ESTUDOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
André Luis Trevisan, Daniela Pamela dos Santos, Thamires da Silva Souza |
|
ALUNOS CORRIGINDO PROVAS DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO |
PDF
|
Everton Pinho Silva, Wilson Ivan de Oliveira, Jader Otavio Dalto |
|
O VÊ EPISTEMOLÓGICO DE GOWIN COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Cíntia da Silva, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
O USO DO TEODOLITO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO TRIGONOMETRIA |
PDF
|
Rafael Machado Silva, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DE TRÊS EVENTOS NACIONAIS – ENEM, CNMEM e CBEm |
PDF
|
Raphael Peres Correia Santos, Rafael Montenegro Palma, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
Eixo 9: Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
PROCESSOS COGNITIVOS NECESSÁRIOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA |
PDF
|
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Carine Scheifer, Franciele Isabelita Lopes Novak, Lucas Matheus Sandeski, Guilherme Vinicius Favoretto, Celia Finck Brandt |
|
Eixo 10: Minicursos
DESENHO DE TAREFAS PARA AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
André Luis Trevisan, Nélvia Santana Ramos, Anna Flávia Magnoni, Thamires da Silva Souza, Daniela Pamela dos Santos |
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS |
PDF
|
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto |
|
Mesa Temática 1: Cultura e diversidade no ensino de Matemática
DIVERSIDADE DE CONHECIMENTOS: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CAMPO |
PDF
|
Línlya Sachs |
|
Grupo de Discussão 5: Estágio Curricular e Supervisionado na Formação de Professores que ensinam matemática
GD 5: Estágio Curricular e Supervisionado na formação de professores que ensinam Matemática |
PDF
|
Magna Natalia Marin Pires, Tânia Stella Baossoi |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN:
2595-5586