Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente
Proporcionalidade direta e inversa: uma introdução através da Resolução de Problemas |
PDF
|
André Lima Rodrigues, Francielle Silva Gardin, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO A SER CONHECIDA |
PDF
|
Fabricio Luiz Rech, Andriéli da Luz Bortolli, Érica Fernanda Massolo, Larissa Winck Donadel |
|
ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Wanderson Rocha Lopes, Andresa Maria Justulin |
|
OVOS DE PÁSCOA: UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rafaeli Ramos, Adriana Cristina Loli, Liane Maria da Silva, Dionísio Burak |
|
A DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS: DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
PDF
|
Eliane Siviero da Silva Dalbon, Dulcyene Maria Ribeiro |
|
ESSES CARROS EXISTEM? UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM MINIATURAS |
PDF
|
Cristiana Fadin, Mirian Ferreira Rezende, Emerson Tortola |
|
PRATICANDO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Leandro Caciolato de Souza, Carla Melissa Sanguino Biazon, Rafaela Martins da Silva, Caio Barreto de Oliveira Reis, Elaine Cristina Ferruzzi |
|
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO PERIÓDICO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA |
PDF
|
Ingridh Fernandes Beliato, Camila Domingues Venturino, Willian Damin, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim |
|
CONHECENDO A SAÚDE DOS MESTRANDOS DE MATEMÁTICA DO PPGEN POR MEIO DE UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rafaeli Ramos, Adriana Cristina Loli, Liane Maria da Silva, Dionísio Burak |
|
PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O GEOGEBRA |
PDF
|
Rafael Machado Silva, Tereza Aparecida Rozário, Lucieli Trivizoli |
|
LEI DO RESFRIAMENTO DE NEWTON: MODELAGEM MATEMÁTICA E ENSINO-APRENDIZAGEM |
PDF
|
Wesley Muniz Domingos Rodrigues, Monica Fürkotter, Marília Davoli Moreira Lopes |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA: PRECIPITAÇÃO DA CHUVA E O ENSINO DE FUNÇÕES |
PDF
|
Daine Rosa, Daiani Goedert, Rosane Hildebrandt, Morgana Scheller, Elisângela Regina Melz |
|
Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática
CONHECIMENTO DO CONTEÚDO E DOS ESTUDANTES MOBILIZADO POR UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Flávia Maria Gonçalves, Silmara Ribeiro Rodrigues, Henrique Rizek Elias, André Luis Trevisan |
|
CONTRIBUTO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO PARA O COMPROMISSO SOCIAL DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Susimeire vivien Rosotti de Andrade, Patrícia Sandalo Pereira |
|
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE DISCUSSÃO E INVESTIGAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Solange Mariano da Silva Santos, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
|
Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E DESENVOLVIMENTO DE TAREFAS NAS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Nélvia Santana Ramos, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca, André Luis Trevisan |
|
Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA E LITERATURA: APRENDENDO ALGARISMOS COM LEITURA |
PDF
|
Ingrid Fiorentin, Elisângela Regina Melz, Daiane Rosa, Daiani Goedert |
|
O MANUSEIO DO MATERIAL DOURADO COMO AUXÍLIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. |
PDF
|
Fernando Sanches, Matheus Pantoja Ricci, Thiago Trombini, Pamela Emanueli Alves Ferreira |
|
PROBLEMAS MISTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
PDF
|
Carla Larissa Halum Rodrigues, Veridiana Rezende |
|
Exploração de Padrões e Pensamento Algébrico - um estudo com alunos de diferentes níveis de escolaridade |
PDF
|
Iracema Sbizera dos Santos Ribeiro, Mirian Ferreira Rezende, Rafaela Martins da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
DA PESQUISA A UTILIZAÇÃO ESTATÍSTICA COMO MEIO DE APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA |
PDF
|
Celia Alves PEREIRA, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
|
DIÁLOGO ENTRE ALUNOS COMO INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAR CONCEITOS MOBILIZADOS DURANTE A REALIZAÇÃO DE TAREFAS SOBRE FUNÇÃO AFIM |
PDF
|
Pricila Basilio Marçal Lorencini, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Veridiana Rezende |
|
A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E QUÍMICA: PRIMEIROS RESULTADOS DE UMA PESQUISA COM O OLHAR PARA O ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Adrieli Mazurek Cieslak, Veridiana Veridiana Rezende |
|
LER E APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE |
PDF
|
ÉRIKA APARECIDA NAVARRO RODRIGUES |
|
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE |
PDF
|
Ana Carolina Rolim de Freitas, Miguel Dancini Oliveira, Sérgio Penteado |
|
A PROVA EM FASES E INTERVENÇÕES ESCRITAS: RECURSOS PARA UMA PRÁTICA AVALIATIVA PARA ALÉM DA VALORAÇÃO |
PDF
|
Celia Alves PEREIRA, Marcele Tavares MENDES, Zenaide de Fátima Dante Correia ROCHA |
|
O FRACTAL HEXÁGONO DE DÜRER: UMA POSSIBILIDADE DE EXPLORAÇÃO COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
PDF
|
LEONARDO FERREIRA ZANATTA, KARINE DA SILVA MACEDO, REBECA LAIANE CEZARINO SEISCENTOS, MARIANA MORAN, VERIDIANA REZENDE |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE IDEIAS DE FUNÇÃO COM ALUNOS DO 6°ANO E DA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Caio Juvanelli, Paula Eduarda Bazanela, Fabrícia Bernardino, Verdiana Rezende |
|
ARTICULAÇÕES ENTRE OS REGISTROS SIMBÓLICO ALGÉBRICO E GRÁFICO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS UTILIZANDO O GEOGEBRA |
PDF
|
Wellington Fernando Delvechio Gama Garcia, Lisiane Cristina Amplatz, Veridiana Rezende |
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A PARTIR DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DO GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Emilly Gonzales Jolandek, Ana Lúcia Pereira, Luiz Otavio Rodrigues Mendes |
|
A PRODUÇÃO ESCRITA DO ALUNO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Renata Graciele Batista Rodrigues, Marcele Tavares Mendes, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADES UTILIZANDO JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
PDF
|
Thallia Aline Ramos, Glaucia Maria Bressan |
|
Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA ABORDAGEM EM DIFERENTES NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Robson Aparecido Ramos Rocha, Rodolfo Eduardo Vertuan, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva
UM JOGO COMO ATIVIDADE EDUCATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN |
PDF
|
Vânia de Fatima Tluszcz Lippert, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Marcos Lübeck |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-65-87305-08-0