Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Matemática e Sustentabilidade caminhando juntas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
PDF
|
Isabelly Cristina Mottin, Polyanna Mondadori Santos |
|
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
PDF
|
Luiza Destéfani Alves, Luciane Ferreira Mocrosky, Maria Lucia Panossian |
|
O TETRIS 3D NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcelo Botura Souza, Igor José Nascimento, Antonio Rodrigues Junior, Matheus Maziero, Marcos Lübeck |
|
Maratona da Tabuada |
PDF
|
Arielin Dobzinski, Henrique Treml, Izauriane Rodrigues Jagas Neves, Luiza Takako Matumoto |
|
O ESTUDO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL TANGRAM |
PDF
|
Henrique Treml, Arielin Dobzinski, Izauriane Rodrigues Jagas Neves, Luiza Takako Matumoto |
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: TABELAS E GRÁFICOS PARA TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
PDF
|
Antoniely Juliany Rodrigues da Rosa, Karen Cristielle Ribeiro da Rocha, Luzybel Tuski Biba, Elaine Berger de Ramos Marques, Luiza Takako Matumoto, Edérison Luiz Grizafis |
|
MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ‘’De moeda em moeda’’ de crianças consumus a crianças responsabilus |
PDF
|
Sara Reis Cordeiro, Ana Terra Menezes, Isabella Cordeiro Bruz |
|
Expandindo limites com Matemágicas e outros desafios lógicos |
PDF
|
Keith Gabriella Flenik Morais, Rogério Otávio Mainardes da Silva |
|
Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO: “PROVAS SEM PALAVRAS – DESPERTANDO O OLHAR GEOMÉTRICO” |
PDF
|
Stephany Priscila Correia, Mirian Fernanda Dolores Granado Martins, Línlya Sachs |
|
O FRACTAL HEXAGONAL TIPO DURER: POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS CONFORME A OPINIÃO DE PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO |
PDF
|
Fabricia de Carvalho Paixão, Mariana Moran Barroso |
|
NA MINHA CASA TEM MATEMÁTICA: uma proposta à luz da Pesquisa de Desenvolvimento (Design Research) |
PDF
|
Cleiton Antonio Marino, Marcele Tavares Mendes |
|
O HEXÁGONO DE DURER E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Thais Michele Martires, Veridiana Rezende |
|
OS SOFTWARES HOT POTATOES E GEOGEBRA NA ELABORAÇÃO DE UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE FUNÇÕES |
PDF
|
Fernanda Meredyk, Alcione Cappelin |
|
O ENSINO DE GEOMETRIA SOB A LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS |
PDF
|
Fernanda Caroline Cybulski, Márcio André Martins |
|
CLIENTES EM UM SUPERMERCADO: UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
PDF
|
Daniela Harmuch, Marcele Tavares Mendes |
|
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DE CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES SOBRE NÚMEROS IRRACIONAIS |
PDF
|
Suélen Rita Andrade Machado |
|
A ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: um recurso para uma prática de avaliação da aprendizagem |
PDF
|
Tiago Ponciano Antunes, Marcele Tavares Mendes, Jader Otávio Dalto |
|
Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior
FABRICAÇÃO DE BISCOITO: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
José Elias Pereira Calixto, Antonella Fernandes, Camila Iorio Marton, Luana Carvalho dos Santos, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
Eixo 5: Educação Matemática Inclusiva
Tarefas sobre área e perímetro para alunos surdos |
PDF
|
Tânia Stella Bassoi, Steffani Maira Colaço Miranda |
|
UM ESTUDO SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR MEIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA |
PDF
|
Aline Batista de Oliveira Martins, Andresa Maria Justulin |
|
UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES QUANTO AOS DEFICIENTES VISUAIS |
PDF
|
Milena Molitor, Claudete Cargnin |
|
REFLEXÕES SOBRE O ACESSO AOS OBJETOS OSTENSIVOS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES CEGOS |
PDF
|
Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
|
SITUAÇÕES DE ENSINO ENVOLVENDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ESTUDANTES DE ALTAS HABILIDADES |
PDF
|
Gabriel José Cavassin Fabri, Gabriela Martos, Anadir dos Reis Miranda, Neusa Nogas Tocha, Maria Lucia Panossian, Edna Sakon Banin |
|
Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática
A MATEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS |
PDF
|
Adan Santos Martens, Marcio Virginio da Silva |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PRÁTICAS FORMATIVAS EM CONTEXTO DE PESQUISA |
PDF
|
Adan Santos Martens, Carla Melli Tambarussi, Tiago Emanuel Klüber |
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Gabriele de Sousa Lins Mutti, Tiago Emanuel Klüber |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: GRUPO FOZ DO IGUAÇU |
PDF
|
Gabriele de Sousa Lins Mutti, Silvio Rogerio Martins, Tiago Emanuel Klüber |
|
O CASO DA LAGOA DAS LÁGRIMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE NOÇÕES DE CÁLCULO INTEGRAL COM O AUXÍLIO DE SOFTWARES |
PDF
|
Renata Grossko, Márcio André Martins, Dhyonatan Cais |
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESPAÇO ESCOLAR |
PDF
|
Salete Pereira de Andrade, Luciane Ferreira Mocrosky |
|
Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
MOVIMENTO DE IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR – CAMPUS DE CAMPO MOURÃO: EXPECTATIVAS, OBJETIVOS E DESAFIOS |
PDF
|
Clarice de Almeida Miranda, Talita Secorun dos Santos, Luciano Ferreira |
|
(DES)CAMINHOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Moreira, Carine Gonçalves da Silva, Luciene Aparecida de Oliveira Campos, Rafael Gustavo Rospirski, Línlya Sachs, Mirian Maria Andrade |
|
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM HORIZONTE DE COMPREENSÕES |
PDF
|
Joice Yuko Obata, Luciane Ferreira Mocrosky |
|
Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente
O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO MÉDIO COMO MEDIADOR NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS E DISPOSITIVOS MOVEIS NA SALA DE AULA |
PDF
|
Leonardo Sturion, Daiane Aparecida Miliossi Morais, Marcia Cristina dos Reis, Maristela Pinheiro de Góes Bortolotto |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E NÍVEIS DE PRODUÇÃO DE MELANINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Bianca de Oliveira Martins, Jeferson Takeo Padoan Seki, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
O USO DO GEOGEBRA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CÁLCULO |
PDF
|
Gustavo Granado Magalhães, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Milene Nagila Mesquita, Amauri Jersi Ceolim |
|
USO DO GEOGEBRA 3D NA FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA GEOMETRIA ESPACIAL |
PDF
|
Jotair Elio Kwiatkowski Junior, Marcio André Martins, Maria Regina Carvalho Macieira Lopes |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: UMA ANÁLISE DE MISCONCEPÇÕES |
PDF
|
Thiago Fernando Mendes, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
ANÁLISE PERCEPTIVA E A TERCEIRIDADE PEIRCEANA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Thiago Fernando Mendes, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUSSÕES A PARTIR DE UMA PROPAGANDA |
PDF
|
Cristiane Elise Reich Matioli |
|
Eixo 10: Minicursos
PIBID INTERDISCIPLINAR PEDAGOGIA E MATEMÁTICA: LIVRO-JOGO COMO DESAFIO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi |
|
MINICURSO: PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Renato Francisco Merli, Pablo Chang |
|
DESENHO DE TAREFAS PARA AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
André Luis Trevisan, Nélvia Santana Ramos, Anna Flávia Magnoni, Thamires da Silva Souza, Daniela Pamela dos Santos |
|
Mesa Temática 5: Educação Matemática nos Anos iniciais e a continuidade no processo de ensino de matemática
O SER MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAS E AS PRODUÇÕES SUBJETIVAS NAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS: APRENDIZAGEM E DIVERSIDADE |
PDF
|
Cristiano Alberto Muniz |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-65-87305-08-0