Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: SOBRE OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AOS DOCENTES |
PDF
|
Vantielen da Silva Silva, Dionísio Burak |
|
A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
CINTIA CARLA BERNARDI, Jenifer Rodrigues de Almeida, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
Maratona da Tabuada |
PDF
|
Arielin Dobzinski, Henrique Treml, Izauriane Rodrigues Jagas Neves, Luiza Takako Matumoto |
|
O ESTUDO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL TANGRAM |
PDF
|
Henrique Treml, Arielin Dobzinski, Izauriane Rodrigues Jagas Neves, Luiza Takako Matumoto |
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: TABELAS E GRÁFICOS PARA TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
PDF
|
Antoniely Juliany Rodrigues da Rosa, Karen Cristielle Ribeiro da Rocha, Luzybel Tuski Biba, Elaine Berger de Ramos Marques, Luiza Takako Matumoto, Edérison Luiz Grizafis |
|
Expandindo limites com Matemágicas e outros desafios lógicos |
PDF
|
Keith Gabriella Flenik Morais, Rogério Otávio Mainardes da Silva |
|
Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
O FRACTAL HEXAGONAL TIPO DURER: POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS CONFORME A OPINIÃO DE PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO |
PDF
|
Fabricia de Carvalho Paixão, Mariana Moran Barroso |
|
SISTEMA MONETÁRIO E ALGUMAS CONVERSÕES: LEITURA ALIADA A MATEMÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM |
PDF
|
Lucimara Aparecida dos Santos |
|
As Sete Tábuas da Sabedoria |
PDF
|
Guilherme Zambianco Quadros, Marcio Roberto da Rocha |
|
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA |
PDF
|
ANA MÁRCIA F TUCCI DE CARVALHO, André Lima Rodrigues, Juliana Aparecida de Lima Simões, Maria Aparecida da Silva Carvalho |
|
VISÕES DISTORCIDAS NA INTERPRETAÇÃO DE NOTÍCIAS: uma investigação a respeito das interpretações de dados matemáticos apresentados em notícias jornalísticas |
PDF
|
Marlon Dal Pasquale, João Henrique Lorin |
|
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GRAPHMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO |
PDF
|
Cristiane Marcheti dos santos |
|
ALGORITMO DA DIVISÃO DE EUCLIDES COMO FERRAMENTA PARA JUSTIFICAR A NÃO DIVISÃO POR ZERO EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Willms Capra, Lauren Isabely Cavali, Moisés Aparecido do Nascimento |
|
USO DE PORTIFÓLIOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA: CADERNO VOLANTE |
PDF
|
Nataly Barbosa de Castilho, JANAINA PONTES, MARISETE DO ROCIO KOPIS, MARLI VAN KAN |
|
O TANGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE POLÍGONOS |
PDF
|
Lucas Schechtel, Fernanda Brendalise, Ana Flavia Correia de Abreu, José Luiz de Andrade Barbosa |
|
A ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: um recurso para uma prática de avaliação da aprendizagem |
PDF
|
Tiago Ponciano Antunes, Marcele Tavares Mendes, Jader Otávio Dalto |
|
O ENSINO DE POLÍGONO REGULARES POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
PDF
|
Ana Maria Foss, Daniele Donel |
|
Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior
ENSINO DE CÁLCULO I ATRAVÉS DA METODOLOGIA COOPERATIVO-COLABORATIVA ASSOCIADA À MONITORIA |
PDF
|
Ariane Sommer Rebolho, Adriana Sbardelotto Di Domenico |
|
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRÊS VISÕES E UMA ANÁLISE |
PDF
|
Cesar Augusto da Rocha Santiago Santos, Fernando Paulino de Cerqueira Netto, Luiz Otávio Fernandes, Mirian Maria Andrade Gonçalez |
|
PENSAMENTO ALGÉBRICO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE ENSINO |
PDF
|
Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Eduardo Machado da Silva |
|
Eixo 4: Ensino e aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I |
PDF
|
Maria Helena da Costa Bianchi, Marcia Borin da Cunha |
|
Eixo 5: Educação Matemática Inclusiva
UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM SALA DE AULA REGULAR COM DEFICIENTES VISUAIS: RECONHECENDO POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO |
PDF
|
Camilla Ehrat Dias, Quelen Silveira Coden, Maria Lucia Panossian |
|
REFLEXÕES SOBRE O ACESSO AOS OBJETOS OSTENSIVOS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES CEGOS |
PDF
|
Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
|
Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática
VULNERABILIDADE E AGÊNCIA PROFISSIONAL NA CoP-PAEM: A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR |
PDF
|
Tânia Marli Rocha Garcia, Laís Maria Costa Pires De Oliveira, Márcia Cristina De Costa Trindade Cyrino |
|
FINALIDADES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Dayani Quero da Silva, Jader Otavio Dalto |
|
Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
A OBRA MATEMÁTICA DE ARY QUINTELLA E AS IDEIAS DE VOLUME |
PDF
|
Ana Cristina Dellabetta, Dulcyene Maria Ribeiro, Jean Sebastian Toillier |
|
Teatro Uma Alternativa ao Ensino de Conteúdos de História da Matemática |
PDF
|
Marlon Luiz Dal Pasquale Junior, Eliana Claudia Graciliano |
|
(DES)CAMINHOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Moreira, Carine Gonçalves da Silva, Luciene Aparecida de Oliveira Campos, Rafael Gustavo Rospirski, Línlya Sachs, Mirian Maria Andrade |
|
UM CONVITE AOS NÚMEROS PRIMOS: O CRIVO DE ERATÓSTENES COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Paulo Henrique Rodrigues, Eliane Maria de Oliveira Araman, Tiago Henrique dos Reis |
|
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: REFLETINDO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
PDF
|
Wesley Emannuel Ribeiro de Freitas, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
|
Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente
LEITURA DE EMBALAGENS: O GÊNERO TEXTUAL ADIVINHA ASSOCIADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Andrea Delfim Alves, Greice Aparecida Facioli de Bitencourt, Veridiana Rezende |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E NÍVEIS DE PRODUÇÃO DE MELANINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Bianca de Oliveira Martins, Jeferson Takeo Padoan Seki, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PRÁTICA AVALIATIVA DE UM GRUPO DE PROFESSORES E LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Iara Souza Doneze, Jader Otavio Dalto |
|
RESOLUÇÕES DE ATIVIDADE SOBRE MÉDIA ANALISADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Ronaldo Batista de Lima, Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Jader Otavio Dalto |
|
COMO UM ALUNO DO SÉTIMO ANO ANALISA A PRODUÇÃO ESCRITA EM UMA PROVA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Fernando Francisco Pereira, Jader Otavio Dalto |
|
ALUNOS CORRIGINDO PROVAS DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO |
PDF
|
Everton Pinho Silva, Wilson Ivan de Oliveira, Jader Otavio Dalto |
|
ANÁLISE PERCEPTIVA E A TERCEIRIDADE PEIRCEANA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Thiago Fernando Mendes, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Lourdes Maria Werle de Almeida |
|
Eixo 9: Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
PROCESSOS COGNITIVOS NECESSÁRIOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA |
PDF
|
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Carine Scheifer, Franciele Isabelita Lopes Novak, Lucas Matheus Sandeski, Guilherme Vinicius Favoretto, Celia Finck Brandt |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA: um estudo bibliométrico |
PDF
|
Willian Damin, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Francyelle Tomenos de Oliveira |
|
Eixo 10: Minicursos
A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES GEOMÉTRICAS |
PDF
|
Leila Pessôa Da Costa |
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS |
PDF
|
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto |
|
Grupo de Discussão 1: Modelagem Matemática
Desafios e perspectivas para aprender e ensinar Matemática por meio da Modelagem Matemática nos diferentes níveis de ensino: uma discussão a partir de algumas experiências |
PDF
|
Lilian Akemi Kato, Lourdes Maria Werle de Almeida, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
Grupo de Discussão 2: Tecnologias no Ensino de Matemática
RETROSPECTO DO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E OS ATUAIS SMARTPHONES |
PDF
|
Sérgio Dantas, Loreni Aparecida Ferreira Baldini, Valdeni Soliani Franco |
|
Grupo de Discussão 4: História da Educação Matemática e os usos da História na Educação Matemática
GD 4: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS USOS DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Lucieli M. Trivizoli, Eliane Maria de Oliveira Araman, Talita Secorun dos Santos |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-65-87305-08-0