GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES, ANÁLISE E CONCLUSÕES A PARTIR DOS DADOS: COMO INVESTIGAR A COMPREENSÃO DESSAS FASES DO CICLO INVESTIGATIVO |
PDF
|
Erica Cavalcanti, Gilda Guimarães |
|
PLANEJAMENTO, EXPLORAÇÃO E ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ENVOLVENDO NOÇÕES DE PRÉ-ÁLGEBRA |
PDF
|
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo |
|
GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
A competência de Resolução de Problemas que envolvem o Pensamento Algébrico: um experimento no 9º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
|
CONTRIBUIÇÕES DA GEOMETRIA DINÂMICA NA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PERSPECTIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Vera Helena Giusti de Souza, Lucas Cunha Bastos |
|
ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE FUNÇÕES COMPOSTA E INVERSA DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU |
PDF
|
Jeferson Silva Gonçalves, Rosana Nogueira Lima |
|
GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A SALA DE AULA |
PDF
|
Rúbia Barcelos Amaral-Schio, Liara Alves Gentil, Sandy Barros Potyrala |
|
INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DE PROJETOS DE FEIRAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Lauro Chagas e Sá, Araceli Gonçalves, Leandro Furlam Turi |
|
GT3 - Currículo e Educação Matemática
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS |
PDF
|
Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
|
Contribuições do Projeto “Estudo Comparativo sobre o Ensino de Matemática em Currículos de Educação Profissional Técnica: Brasil e Estados Unidos” para Estudos Curriculares em Educação Matemática Comparativa |
PDF
|
Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Ana Lúcia Braz Dias, Deise Aparecida Peralta |
|
A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E AS DISCIPLINAS ESCOLARES DO PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Elenilton Vieira Godoy, Fabio Gerab, Vinício de Macedo Santos |
|
MUDANÇAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UFRJ NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990: UMA NARRATIVA POSSÍVEL |
PDF
|
Cleber Dias da Costa Neto, Victor Giraldo |
|
POSSIBLIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFFLUMINENSE: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS CONTEXTUALIZADOS |
PDF
|
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Ana Carolina Serra Ribeiro, Lívia Azelman de Faria Abreu, Lívia Ladeira Gomes |
|
GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior
CÁLCULO, ANÁLISE E ÁLGEBRA LINEAR: INDICAÇÕES PARA NOVAS PESQUISAS A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES DO GT04 |
PDF
|
Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima, Eloiza Gomes |
|
GT5 - História da Matemática e Cultura
ETNOMATEMÁTICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA |
PDF
|
Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
|
GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática
O BALANÇO ENTRE RISCO E CONFORTO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER MUDANÇAS NA PRÁTICA |
PDF
|
Rita Santos Guimarães, Leonardo Barichello |
|
TENSÕES ENTRE OS TEXTOS MOVIDOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR E O DISCURSO PEDAGÓGICO DO PROFMAT |
PDF
|
FLÁVIA CRISTINA DE MACÊDO SANTANA, JAQUELINE DE SOUZA PEREIRA GRILO, JONEI CERQUEIRA BARBOSA |
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES ORIENTADORES DE ESTUDOS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: PROTAGONISMOS E POSSIBILIDADES |
PDF
|
Neura Maria De Rossi Giusti, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
|
Formação de professores e cultura matemática: um estudo no contexto de uma disciplina de Análise Real |
PDF
|
Victor Augusto Giraldo, Diego Matos, Wellerson Quintaneiro |
|
GT12 - Ensino de probabilidade e estatística
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O INCENTIVO AOS PROJETOS |
PDF
|
CASSIO CRISTIANO GIORDANO, JOSÉ RONALDO ALVES ARAÚJO |
|
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA |
PDF
|
Keli Cristina Conti, Luciana Neves Nunes, Amari Goulart |
|
CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS PARA O CAMPO DE INVESTIGAÇÃO E PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA INFÂNCIA |
PDF
|
Roberta Schnorr Buehring, Regina Célia Grando |
|
CONHECIMENTOS DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE NOÇÕES CONCERNENTES À ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Ruy Cesar Pietropaolo, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Marta Elid Amorim Mateus |
|
GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática
POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR E EQUIDADE: QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA? |
PDF
|
Guilherme Henrique Gomes da Silva |
|
MATH LIBRAS: NOSSOS PRIMEIROS VÍDEOS DE MATEMÁTICA COM LIBRAS |
PDF
|
Thais Philipsen Grutzmann, Rozane da Silveira Alves |
|
UMA ATIVIDADE SOBRE O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO PARA UMA ALUNA COM SURDOCEGUEIRA |
PDF
|
Thaís Philipsen Grützmann |
|
GT15 – História da Educação Matemática
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM/ENSINARAM MATEMÁTICA NO BRASIL |
PDF
|
Antonio Vicente Marafioti Garnica |
|
GENEALOGIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO NORTE |
PDF
|
Wguineuma Pereira Avelino Cardoso, Liliane dos Santos Gutierre |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-65-87305-08-0