Eixo 1 – Tecnologias digitais na formação de professores
CRIAÇÃO DE UM MATERIAL MANIPULÁVEL ADAPTADO PARA RESOLUÇÃO DO “PROBLEMA DOS QUATRO QUATROS” COM A IMPRESSORA 3D PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA |
PDF
|
Bruno Elian Strapasson da Cunha, Vanessa Largo Andrade, Aline Keryn Pin, Renato Francisco Merli |
|
UM ESTUDO DE TRIGONOMETRIA COM AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
Francielle Silva Gardin, Fernanda Boa Sorte Rocha, André Lima Rodrigues |
|
O USO DO CUBE SOLVER E DO CUBO MÁGICO NO ENSINO DE GRUPOS E SUBGRUPOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO |
PDF
|
Tuila Caroline Frantz, Adriano Schneider, Renato Francisco Merli, Robson Vinciguerra, William Araujo |
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Albino Szesz Junior |
|
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E O ENSINO DA MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS COM TAREFAS (DES)PLUGADAS |
PDF
|
Ana Karen Gonçalves, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Gustavo Henrique Zanette, Clodis Boscarioli |
|
O MAPA CONCEITUAL COMO UMA ESTRATÉGIA PARA ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES |
PDF
|
Vanessa Garcia Shiinoki, Marília Meletti de Abreu Probst |
|
POTENCIALIDADES DO GEOGEBRA NO ENSINO DE CÁLCULO: UM RELATO SOBRE O ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO |
PDF
|
Thiago Nagafuchi |
|
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES E O GEOGEBRA: Interpretações gráficas |
PDF
|
Lucas Gabriel Silva Rodrigues de Jesus, Fernanda de Araújo, Magna Natalia Marin Pires |
|
GEOMETRIA DO TÁXI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: TECNOLOGIAS COMO APORTE NA APRENDIZAGEM |
PDF
|
Beatriz dos Santos Silva, Talisson Fernando Leiria |
|
MINICURSO 6 – UMA INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DE IMPRESSORAS 3D NO ÂMBITO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EDUCACIONAIS |
PDF
|
Renato Francisco Merli, Taimara Mikieta de Paula, Tuila Caroline Frantz |
|
Eixo 2 – Tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM PROGRAMAÇÃO EM SCRATCH E ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos, Fernando Vinícius Jansen |
|
MINI CURSO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM |
PDF
|
Sonia Regina Mincov de Almeida, Amanda Liebl Grosskof, Marcelo Souza Motta |
|
LEI DO RESFRIAMENTO DE NEWTON: UMA ANÁLISE SOBRE AS AÇÕES DO PROFESSOR |
PDF
|
Tais Mara dos Santos, Mariana Martini Rodrigues, Henrique Rizek Elias |
|
RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS NO 5O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Susane Cristina Pasa Pelaquim, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
O SCRATCH NO ESTUDO DAS RAÍZES DE UMA EQUAÇÃO DO 2º GRAU NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Amanda Liebl Grosskopf, Sônia Regina Mincov de Almeida, Marcelo Souza Motta |
|
O MINECRAFT NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO STEAM |
PDF
|
Tatiane Cristine Pessoa, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
EXEMPLIFICANDO O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCRATCH NO ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Ana Karen Gonçalves, Clodis Boscarioli |
|
UMA PRÁTICA SOBRE ÁREA DE FIGURAS PLANAS NUMA VISÃO ETNOMATEMÁTICA COM RESPALDO DO GOOGLE EARTH |
PDF
|
Kelli Caroline Specht, Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos |
|
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA FORMA TRIGONOMÉTRICA DE NÚMEROS COMPLEXOS |
PDF
|
Julio Cezar Rodrigues de Oliveira, Danilo Augusto Ferreira de Jesuz, Gilcimar da Cruz Leal |
|
GEOGEBRA E FUNÇÃO AFIM: UMA PROPOSTA DE TAREFAS PARA SURDOS E OUVINTES |
PDF
|
Gabrielle Thais Werle, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
|
APRENDIZAGEM COMUNICATIVA EM UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA PLATAFORMA KAHOOT: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA |
PDF
|
Suzana Lovos Trindade, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS SEMIÓTICOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA |
PDF
|
Paulo Henrique Hideki Araki, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
USO DAS IMPRESSORAS 3D NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO |
PDF
|
Angela Cesaro, Renato Francisco Merli |
|
PRODUÇÃO DE DADOS COM AS PLATAFORMAS DE ATIVIDADES E GEOGEBRA CLASSROOM EM UMA PESQUISA DE MESTRADO |
PDF
|
Vinícius Aparecido Salatta, Sérgio Carrazedo Dantas |
|
UMA PROPOSTA PARA O USO DO SCRATCH EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA SOBRE ACESSIBILIDADE |
PDF
|
Jeniffer Paula da Cruz, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Letícia Barcaro Celeste Omodei |
|
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA |
PDF
|
Fernanda Boa Sorte Rocha, Gabriel dos Santo e Silva |
|
APLICATIVO TRACKER NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Priscila de Castro Barros Greca, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DOS PARÂMETROS DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS |
PDF
|
Alessandra Assad Angieski, Gilcimar da Cruz Leal |
|
UM SITE EDUCACIONAL INTERATIVO PARA O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NO GEOGEBRA |
PDF
|
Emanuele Burgo Tiroli, Jair Sozzo Junior, Larissa da Silva, Tainá Gomes da Silva |
|
CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DISCUTIDAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA CONSTRUÇÃO NO GEOGEBRA |
PDF
|
Adrieli Cristine Bueno, Camila Maria Koftun, Maria Ivete Basniak |
|
RECURSOS TECNOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM EXPERIMENTAÇÃO |
PDF
|
Robson Aparecido Ramos Rocha, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
OBJETO DE APRENDIZAGEM ONLINE COM FEEDBACKS PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS NECESSÁRIOS PARA O CÁLCULO |
PDF
|
Alex Sandro de Castilho, André Luis Trevisan |
|
A TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO |
PDF
|
Taimara Mikieta de Paula, Maria Ivete Basniak |
|
EXPLORANDO A REALIDADE AUMENTADA COM O GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Tainara Aparecida Lotoski Faria, Joyce Jaquelinne Caetano, Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos |
|
UM RECURSO DIGITAL NO SCRATCH COMO CONVITE PARA A MODELAGEM MATEMÁTICA SOBRE O CRESCIMENTO DAS UNHAS |
PDF
|
Aline Beatriz Noveli, Emerson Tortola, Layana Anderson |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MODELAGEM MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES DOS USOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
Fernando Cardoso, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Edimar de Souza |
|
USO DE OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL NOS ANOS INICIAIS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Nagela Martins, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
|
MÉTODO DEDUTIVO EM UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES UTILIZANDO O CHATGPT |
PDF
|
Paula Délis Baum, Tainara Aparecida Lotoski Faria, Joyce Jaquelinne Caetano, Márcio André Martins |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIA: PROPOSTA DIDÁTICA INTERDICIPLINAR GEOGRAFICA E ESPACIAL |
PDF
|
Marlon Francis Major Ferreira Marques, Fernando Cardoso |
|
SALA DE AULA INVERTIDA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Geovane Duarte Pinheiro, Clodis Boscarioli |
|
A ELABORAÇÃO DAS DEFINIÇÕES DE CENÁRIO ANIMADO, ANIMAÇÃO E SIMULADOR NO SOFTWARE GEOGEBRA |
PDF
|
Emili Boniecki Carneiro, Bruna Aparecida Ferreira de Castro |
|
OS USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM PANORAMA A PARTIR DE PRODUTOS EDUCACIONAIS |
PDF
|
Thiago Bezerra Figueiredo, Michelle Fernanda da Silva, Thiago Sawada, Ariel Cardoso Silva, Ailton da Silva Junior, Geovani Nunes Aguiar, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO |
PDF
|
Larissa Cristina Rotta Galdioli |
|
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENTENDIMENTO DE SISTEMAS BIOMÉTRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Emanuelly Cristina Oliveira, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Bianca Oliveira Martins |
|
O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO COMPLEMENTO ESCOLAR PARA UMA TURMA DE PMA NÍVEL I |
PDF
|
Josiane Aparecida Busquim Mota, Adriana Helena Borssoi |
|
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Eduardo Cesar Tonin, Emerson Alves Rosa, Nabila iasbik Giroti, Adriana Helena Borssoi |
|
LANÇAMENTO DE FOGUETE: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
Camila Garbelini da Silva Ceron, Thais Maya Koga, Adriana Helena Borssoi |
|
QUAIS USOS DO SOFTWARE GEOGEBRA PODEM SER EVIDENCIADOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA? |
PDF
|
Gustavo Avelar, Bianca de Oliveira Martins, Jeferson Takeo Padoan Seki |
|
A Representação na Análise de Modelos apoiada por Tecnologias Digitais |
PDF
|
Nabila Iasbik Giroti, Eduardo Cesar Tonin, Emerson Alves Rosa, Adriana Helena Borssoi |
|
EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA EDUCATIVA EM AÇÃO: EXPLORANDO MICROMUNDO COMPUTACIONAL E PRINCÍPIOS MATÉTICOS |
PDF
|
Luciana Leal da Silva Barbosa, Marcus Vinícius Maltempi |
|
Eixo 3 – Educação a Distância e Ensino Híbrido
O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE TAREFA EXPLORATÓRIA EM UM CONTEXTO REMOTO |
PDF
|
Rogério Fabricio Hening, Adriana Helena Borssoi, André Luis Trevisan |
|
Eixo 4 – Pensamento Computacional e Robótica
UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES ENTRE DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DE MESTRADO NA CONSTRUÇÃO DE UM JOGO UTILIZANDO O SCRATCH |
PDF
|
Maísa Regina Baldicera, Felipe de Oliveira Teixeira, Sergio Carrazedo Dantas |
|
PENSAMENTO COMPUTACIONAL: A CONSTRUÇÃO DO JOGO PAC-MAN NO SCRATCH |
PDF
|
Luan Padilha dos Santos, Suzana Pereira do Prado, Noeli Teresinha de Almeida, Suely Maria de Souza, Sérgio Carrazedo Dantas |
|
INDÍCIOS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA |
PDF
|
Robson Aparecido Ramos Rocha, Rosângela Maria Kowalek |
|
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL |
PDF
|
Dyana Grazielli Altomani Braga, Tiago Henrique de Oliveira |
|
CONCEPÇÕES ACERCA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PRESENTES NA BNCC E DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Vanessa Grazieli Plewka, Sérgio Dantas |
|
Eixo 5 – Jogos Digitais e Gamificação
POSSIBILIDADES PARA A INSERÇÃO DA GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Márcia Regina Kaminski, Ana Karen Gonçalves, Mariangela Deliberalli, Clodis Boscarioli |
|
AS DIREÇÕES PELAS QUAIS CAMINHAM AS INVESTIGAÇÕES SOBRE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA REVISÃO TERCIÁRIA DE LITERATURA |
PDF
|
Edson dos Santos Cordeiro, Clodis Boscarioli |
|
JOGOS E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE COORDENADAS E PLANO CARTESIANO: ESTRATÉGIA PARA MOTIVAR APRENDIZAGEM |
PDF
|
Henrique Zanelatto, Jean Douglas Santos Pimentel, Andréia Büttner Ciani |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-65-87305-08-0