Última alteração: 2024-08-19
Resumo
O objetivo desse texto é caracterizar a concepção de número presente nos livros didáticos destinados à Educação Infantil. Este trabalho é decorrente de uma investigação realizada entre 2022 e 2023 por um Projeto de Iniciação Científica (PIBIC). Foi no ano de 2022, que pela primeira vez, este material chegou aos CMEI, garantido pelo Plano Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD. Esta etapa do ensino possui especificidades, uma vez que se defende como prioridade de trabalho, o espaço dedicado às interações e brincadeiras como princípios para ensinar. Assim, é essencial que os materiais e recursos didáticos disponíveis para os CMEIs ofereçam um ensino de qualidade, que traga sentido as crianças mobilizando seu pensamento. O material analisado apresenta uma grande quantidade de tarefas que priorizam o traçado e o reconhecimento do número, tarefas estas que não demonstram o real significado do número. Na análise feita, impera a concepção de que a criança repetir a sequência numérica e representar o número solicitado, seja um indicativo de que ela se apropriou desse conceito. Ressaltamos que isso é um equívoco, pois estas ações são vazias de significado e não representam o real conceito do número e nem indicam que a criança se apropriou do que ele significa.