Última alteração: 2024-08-19
Resumo
Neste artigo destacamos a importância da mobilização do trabalho da Matemática na educação infantil para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de qualquer criança. Para isso, realizamos um levantamento e estudo interpretativo dos anais do Encontro Paranaense de Educação Matemática (edições VII a XVI) na intenção de apontar práticas pedagógicas inclusivas que contribuem para motivar e engajar as crianças enfatizando a convivência, a brincadeira, a exploração do meio, o conhecer-se, dentre outros, pensando nas particularidades dos alunos. Na busca investigativa, não constatamos trabalhos que apresentam a importância da mobilização da Matemática na educação infantil em uma perspectiva inclusiva. Por outro lado, mostramos alguns resultados de pesquisas que auxiliam a pensar esse trabalho com a Matemática, formação docente e inclusão para essa etapa educacional. Concluímos necessário realizar pesquisas que ajudem a refletir práticas educacionais inclusivas com a Matemática na infância, a fim de incentivar e respeitar o progresso das crianças em relação aos seus processos de aprendizado.