Última alteração: 2017-09-07
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática (3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:MEC/SEF, 1998.
CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, Lisboa, n. 115, p. 11-17, 2011.
CANAVARRO, A.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. In: SANTOS, L. (Ed.), Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática. Portalegre: SPIEM, 2012, p. 255–266.
CYRINO, M. C. C. T. As várias formas de conhecimento e o perfil do professor de matemática na ótica do futuro professor. 2003. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) – FEUSP, São Paulo, São Paulo, 2003.
_________________. (Org.). Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. Londrina: EDUEL, 2016.
ELBAZ, F. Teacher thinking: A study of practical knowledge. London: Croom Helm, 1983.
KELCHTERMANS, G. Who I am in how I teach is the message: self-understanding, vulnerability and reflection. Teachers and Teaching: theory and practice. v. 15, n. 2, p. 257–272, 2009.
OLIVEIRA, H. M. A. P. A construção da identidade profissional de professores de Matemática em início de carreira. 2004. 576 f. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) – Departamento de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004.
OLIVEIRA, H.; MENEZES, L.; CANAVARRO, A. P. Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo para a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, v. 22, n. 2, p. 1-25, 2013.
PONTE, J. P. Gestão Curricular em matemática. In: GTI (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2005, p. 11-34.
PONTE; OLIVEIRA, H. Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial. Revista de Educação, Campinas, v. 11, n. 2, p. 145-163, 2002.
SHULMAN, L. S. Those who understanding: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4 -14, fev. 1986.
SIROTIC, N. & ZAZKIS, A. Irrational numbers: the gap between formal and intuitive knowledge. Educational Studies in Mathematics, v. 65, n. 1, p. 49-76, 2007.
SOUTO, A. M. Análise dos Conceitos de Número Irracional e Número Real em Livros Didáticos da Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Instituto de Matemática – IM. 2010