Eixo 1: Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Cleomar Viater Junior, Luiz Felipe Zitkoski, Matheus Henrique Dal Molim Ribeiro |
|
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE TEÓRICA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA |
PDF
|
Jéssica da Costa Ricordi, Everson Luiz Ricordi |
|
PROTÓTIPO DE UM JOGO DIGITAL PARA CONTRIBUIÇÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA SOMA E DA SUBTRAÇÃO |
PDF
|
Claudia Brandelero Rizzi, Rogerio Luis Rizzi, Francieli Cristina Agostinetto Antunes |
|
PROBLEMAS DE ESTRUTURAS ADITIVAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS: UMA CLASSIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
PDF
|
Tiago Pereira, Fátima Jacinta de Aguiar, Victor Hugo Ricco Bone Antunes, Veridiana Rezende |
|
Eixo 2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
O HEXÁGONO DE DURER E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Thais Michele Martires, Veridiana Rezende |
|
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA |
PDF
|
ANA MÁRCIA F TUCCI DE CARVALHO, André Lima Rodrigues, Juliana Aparecida de Lima Simões, Maria Aparecida da Silva Carvalho |
|
PALAVRAS CRUZADAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA A IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS |
PDF
|
Francieli Agostinetto Antunes, Cláudia Brandelero Rizzi, Rogério Luiz Rizzi, Lucas Zanella, Viviane Ribeiro |
|
DESENVOLVENDO UM SISTEMA TUTOR INTELIGENTE SOBRE FRAÇÕES |
PDF
|
Lyssa Priscyla Scherer, Claudia Brandelero Rizzi, Rogério Luis Rizzi |
|
SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO SINAL DE IGUAL E MANEIRAS PARA A APRENDIZAGEM DE SUA UTILIZAÇÃO EM SENTENÇAS MATEMÁTICAS |
PDF
|
Eliandra de Oliveira, Andreia Buttner Ciani, Jaqueline do Nascimento, Mariana da Rosa |
|
A MALA MISTERIOSA: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FRAÇÕES |
PDF
|
FERNANDA FATIMA RATAJCZYK TURRA, Bárbara Winiarski Diesel Novaes, Vanessa Largo |
|
Eixo 3: Educação Matemática no Ensino Superior
ENSINO DE CÁLCULO I ATRAVÉS DA METODOLOGIA COOPERATIVO-COLABORATIVA ASSOCIADA À MONITORIA |
PDF
|
Ariane Sommer Rebolho, Adriana Sbardelotto Di Domenico |
|
APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SISTEMAS PRODUTIVOS |
PDF
|
Lucas Henrique dos Santos, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA: A LITERATURA PRESENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E DE CONTEXTOS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Francini Damiani e Silva, Iziane Lais Rodrigues Nunes, Michel Teston Semensato |
|
Eixo 5: Educação Matemática Inclusiva
SÍNDROME DE ASPERGER: REFLEXÕES E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO |
PDF
|
Larissa Leal Scapin, Joel Staub, Josiele Camargo Rodrigues, Luciana Del Castanhel Peron, Michely Mara Pereira |
|
Eixo 6: Formação de professores que ensinam Matemática
ALUNO INGRESSANTE NO CURSO DE MATEMÁTICA: SONHOS E DESEJOS, UM NOVO DESAFIO |
PDF
|
Thiago Iatecola Rodrigues, Luciano Ferreira, Talita Secorun dos Santos |
|
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES COMPARTILHADAS E CONTRIBUIÇÕES PARA REPENSAR A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Afrânio Austregésilo Thiel, Elaine Cristina Fuchs dos Reis |
|
Eixo 8: História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática
A OBRA MATEMÁTICA DE ARY QUINTELLA E AS IDEIAS DE VOLUME |
PDF
|
Ana Cristina Dellabetta, Dulcyene Maria Ribeiro, Jean Sebastian Toillier |
|
(DES)CAMINHOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Moreira, Carine Gonçalves da Silva, Luciene Aparecida de Oliveira Campos, Rafael Gustavo Rospirski, Línlya Sachs, Mirian Maria Andrade |
|
UM CONVITE AOS NÚMEROS PRIMOS: O CRIVO DE ERATÓSTENES COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Paulo Henrique Rodrigues, Eliane Maria de Oliveira Araman, Tiago Henrique dos Reis |
|
DE LÁ PARA CÁ: TENTATIVAS DE RESOLUÇÃO DA QUADRATURA DO CÍRCULO E SUAS POTENCIALIDADES |
PDF
|
Luiza Camile Rosa da Silva, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho |
|
Identificação de Produções do PDE envolvendo a História da Matemática |
PDF
|
Vanessa Cristina Rhea, Lucieli M. Trivizoli |
|
Eixo 7: Processos metodológicos que fundamentam a prática docente
FASES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PESQUISA |
PDF
|
Thaís Dutra da Hora, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim, Rudolph dos Santos Gomes Pereira |
|
O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO MÉDIO COMO MEDIADOR NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS E DISPOSITIVOS MOVEIS NA SALA DE AULA |
PDF
|
Leonardo Sturion, Daiane Aparecida Miliossi Morais, Marcia Cristina dos Reis, Maristela Pinheiro de Góes Bortolotto |
|
LEITURA DE EMBALAGENS: O GÊNERO TEXTUAL ADIVINHA ASSOCIADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Andrea Delfim Alves, Greice Aparecida Facioli de Bitencourt, Veridiana Rezende |
|
PESQUISAS SOBRE FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Fabricia Bernardino, Wellington Fernando Delvechio Garcia, Veridiana Rezende |
|
Eixo 10: Minicursos
ALGUMAS POSSIBILIDADES DO APLICATIVO SCRATCH E DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos |
|
DESENHO DE TAREFAS PARA AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
André Luis Trevisan, Nélvia Santana Ramos, Anna Flávia Magnoni, Thamires da Silva Souza, Daniela Pamela dos Santos |
|
MINICURSO: TECNOLOGIAS DE AUTORIA PARA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS |
PDF
|
Francieli Agostinetto Antunes, Viviane Ribeiro, Lucas Zanella, Cláudia Brandelero Rizzi, Rogério Luiz Rizzi, Edson Luiz Reginaldo |
|
Mesa Temática 3: Diferentes abordagens para o ensino de matemática e os desafios da sala de aula
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA E OS DESAFIOS DA SALA DE AULA: uma experiência relacionada aos números irracionais |
PDF
|
Veridiana Rezende |
|
Grupo de Discussão 8: Educação Matemática Inclusiva
Educação Matemática Inclusiva |
|
Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges, Carlos Roberto Vianna |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .