GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ESCOLAR: UMA PRODUÇÃO SUBJETIVA |
PDF
|
Amanda Marina Andrade Medeiros, Cristiano Alberto Muniz |
|
COMBINATÓRIA: CURRÍCULOS PRESCRITO E APRESENTADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
PDF
|
Glauce Vilela Martins, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS: PERSPECTIVAS E TRANSFORMAÇÕES DOS SABERES DOCENTES |
PDF
|
Loise Tarouquela Medeiros |
|
GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DIFERENTES ABORDAGENS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Krein Müller, Maria Madalena Dullius |
|
SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES À FUNÇÃO EXPONENCIAL NA OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Adnielson Lima da Silva, Maria Lucia Panossian, Luciane Ferreira Mocrosky |
|
UM OLHAR SOBRE A FACE OCULTA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ENVOLVENDO SISTEMAS LINEARES |
PDF
|
Wagner Gomes Barroso Abrantes, Tula Maria Rocha Morais, Luiz Gonzaga Xavier Barros |
|
GT3 - Currículo e Educação Matemática
AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A CONSTITUIÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel, Alan Pereira Manoel, Ricardo Gomes Asssunção |
|
O CURRÍCULO E SUAS RELAÇÕES COM A MATEMÁTICA: CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO |
PDF
|
Maria Elizabete Souza Couto, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
|
GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ATIVIDADES COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS |
PDF
|
Janine Freitas Mota, Rieuse Lopes Pinto, Ronaldo Dias Ferreira |
|
GT5 - História da Matemática e Cultura
ETNOMATEMÁTICA E PRÁTICA DOCENTE INDÍGENA: A CULTURA COMO EIXO INTEGRADOR |
PDF
|
Sandra Maria Nascimento de Mattos, Jose Roberto Linhares de Mattos |
|
SENTIDOS PRODUZIDOS AO PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM BASE NA ETNOMATEMÁTICA |
PDF
|
Vanessa Silva da Luz, Celiane Costa Machado |
|
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO TRABALHO E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA |
PDF
|
Geisa Zilli Shinkawa da Silva, Marcela Aparecida Penteado Rossini, Renata Cristina Geromel Meneghetti |
|
GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância
MULTINUMERAMENTO NO WHATSAPP: IMAGENS EM SMARTPHONES COM TELAS DA NEUROCIÊNCIA |
PDF
|
Wagner da Silveira Marques, Marcelo Almeida Bairral |
|
REFLEXÕES SOBRE JOGOS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Claudete Cargnin, Silvia Terezinha Frizzarini, Dayane Moara Coutinho, Milena Molitor |
|
GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Adriana Fátima de Souza Miola, Patricia Sandalo Pereira |
|
Sentidos sobre Problemas na formação inicial de professores de matemática |
PDF
|
Wellington Pereira das Virgens, Vanessa Dias Moretti |
|
Narrativas de aulas e design research como práticas de formação do professor que ensina matemática |
PDF
|
Adair Mendes Nacarato, Kátia Gabriela Moreira |
|
Formação de professores e cultura matemática: um estudo no contexto de uma disciplina de Análise Real |
PDF
|
Victor Augusto Giraldo, Diego Matos, Wellerson Quintaneiro |
|
APRENDIZAGENS DOCENTES SITUADAS E MOBILIZADAS NOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA |
PDF
|
Douglas da Silva Tinti, Ana Lúcia Manrique |
|
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO E ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE E QUE ENSINA MATEMÁTICA – UMA DISCUSSÃO ARTICULADA EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO |
PDF
|
Miguel Ribeiro, Milena Policastro, Alessandra Almeida, Marlova Caldatto, Maria Mellone |
|
GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
INFLUÊNCIA DAS ABORDAGENS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ALGUMAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO BRASIL |
PDF
|
Egídio Rodrigues Martins, Nilton Cezar Ferreira, Cecília Pereira Andrade |
|
É possível se ter raciocínio Funcional no nível dos anos iniciais? Uma investigação com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Sandra Magina, Rozimeire Soares de Oliveira Porto |
|
O QUE SABE SOBRE EQUAÇÃO, EM REPRESENTAÇÃO ICÔNICA, OS QUE FORMALMENTE AINDA NÃO SABEM? |
PDF
|
Vera Lucia Merlini, Sandra Maria Pinto Magina, Antonio César Nascimento Teixeira |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO DE PROPORÇÃO SIMPLES POR ESTUDANTES DO 3º E 5º ANOS |
PDF
|
Sintria Labres Lautert, Vera Lucia Merlini, Ernani Martins dos Santos |
|
VIDEOAULAS E TEORIA DA ATENÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA SE APRENDER MATEMÁTICA |
PDF
|
Egídio Rodrigues Martins, Luis Carlos Leal Junior, Cecília Pereira Andrade, Lilian Esquinelato Silva |
|
GT10 - Modelagem Matemática
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Gabriele de Sousa Lins Mutti, Tiago Emanuel Klüber |
|
O QUE DIZEM AS CNMEM´S SOBRE AS ATIVIDADES DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Ana Paula Malheiros |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E CURRÍCULO: UM CAMINHO ENTRE AS SITUAÇÕES-LIMITES E OS INÉDITOS-VIÁVEIS |
PDF
|
REGIS FORNER, ANA PAULA DOS SANTOS MALHEIROS |
|
A INTEIRAÇÃO E A MATEMATIZAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Thiago Fernando Mendes, Camila Fogaça de Oliveira |
|
PROFESSOR, A AULA HOJE VAI SER DE MATEMÁTICA OU DE MODELAGEM? |
PDF
|
JUSSARA DE LOIOLA ARAÚJO, CELIO ROBERTO MELILLO |
|
REFLEXIONES SOBRE METODOLOGÍA CRÍTICA EN AMBIENTES DE MODELACIÓN MATEMÁTICA: DOS INVESTIGACIONES EN EL CONTEXTO COLOMBIANO |
PDF
|
Gabriel Mancera, Francisco Camelo, Jussara Araújo |
|
O PAPEL DA INFORMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rhômulo Oliveira Menezes, Roberta Modesto Braga |
|
GT11 - Filosofia da Educação Matemática
O MATEMÁTICO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HEIDEGGERIANA |
PDF
|
Fabiane Mondini, Luciane Ferreira Mocroscky, Rosa Monteiro Paulo |
|
GT12 - Ensino de probabilidade e estatística
Educação Estatística e Felicidade: Reflexão sobre suficiência para uma vida saudável e sustentável para o planeta |
PDF
|
Diva Valerio Novaes, Vanessa Maciel Mangelot |
|
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II, APÓS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NAS TURMAS DE 9º ANO DA ESCOLA MARECHAL RONDON – RECIFE – PE. |
PDF
|
Anderson Marcolino Santana, Maria das Dores Marcolino de Santana |
|
CONHECIMENTOS DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE NOÇÕES CONCERNENTES À ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Ruy Cesar Pietropaolo, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Marta Elid Amorim Mateus |
|
GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática
BREVE HISTÓRICO DA ORIGEM DO GRUPO DE TRABALHO DIFERENÇA, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GT13), SEUS PROPONENTES E PRINCIPAIS PRODUÇÕES |
PDF
|
TULA MARIA ROCHA MORAIS, SOLANGE HASSAN AHMAD ALI FERNANDES |
|
PESQUISA SOBRE AUTISMO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PARTÍCULAS CIENTÍFICAS ESTÃO SENDO IDENTIFICADAS? |
PDF
|
Elton de Andrade Viana, Ana Lúcia Manrique |
|
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SOB UM OLHAR INCLUSIVO: A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO |
PDF
|
Thiago Ferreira de Paiva, Meire Nadja Meira de Souza |
|
CONTAGEM: ESTUDO COM ALUNOS SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS |
PDF
|
Silene Pereira Madalena |
|
GT14 – Didática da Matemática
IDEIAS BASE DO CONCEITO DE FUNÇÃO MOBILIZADAS (OU NÃO) POR ESTUDANTES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO |
PDF
|
Veridiana Rezende, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E SUA ARTICULAÇÃO COM A GEOMETRIA DOS FRACTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Mariana Moran, Veridiana Rezende |
|
GT15 – História da Educação Matemática
O DESENHO NA REFORMA JOÃO PINHEIRO DE 1906 EM MINAS GERAIS |
PDF
|
Andréia Magalhães Dias Almeida |
|
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DOS ESTUDOS SOBRE HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE |
PDF
|
Maria Edneia Martins-Salandim |
|
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: UMA FONTE DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Elmha Coelho Martins Moura |
|
A GEOMETRIA E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM MINAS GERAIS: referências em práticas de uma professora de Juiz de Fora |
PDF
|
Thiago Neves Mendonça |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .