GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE ESTUDOS ACERCA DA PROPORCIONALIDADE |
PDF
|
Angélica da Fontoura Garcia Silva, Sandra Cristina Lopes, Ruy Cesar Pietropaolo, Tânia Maria Mendonça Campos |
|
A PRODUÇÃO DE TEXTOS ALGÉBRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Ana Virginia Luna, Elizabeth Gomes Souza, Larissa Borges de Souza Lima |
|
GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Exploración del Potencial para aprender álgebra a través del descubrimiento y generalización de patrones |
PDF
|
Luis Rolando Padilla, Lilian Nohemy López, Evelin Johana Lagos, Josué Alejandro Izaguirre |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
JOÃO BOSCO LAUDARES, Clistenes Lopes Cunha |
|
ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE FUNÇÕES COMPOSTA E INVERSA DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU |
PDF
|
Jeferson Silva Gonçalves, Rosana Nogueira Lima |
|
AÇÕES COLABORATIVAS FORTALECENDO CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO - MEMBROS DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Barbosa de Lima, Rute Elizabete de S. Rosa Borba |
|
GT3 - Currículo e Educação Matemática
AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A CONSTITUIÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel, Alan Pereira Manoel, Ricardo Gomes Asssunção |
|
GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior
CÁLCULO, ANÁLISE E ÁLGEBRA LINEAR: INDICAÇÕES PARA NOVAS PESQUISAS A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES DO GT04 |
PDF
|
Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima, Eloiza Gomes |
|
TRABALHO COLABORATIVO: EM BUSCA DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO ENSINO PRESENCIAL DE GEOMETRIA ANALÍTICA NA UNIVERSIDADE |
PDF
|
Érika Maria Chioca Lopes, Arlindo José de Souza Junior |
|
REPRESENTAÇÃO EM GEOMETRIA: UMA HABILIDADE A CONSTRUIR? |
PDF
|
José Carlos Pinto Leivas |
|
GT5 - História da Matemática e Cultura
ETNOMATEMÁTICA E PRÁTICA DOCENTE INDÍGENA: A CULTURA COMO EIXO INTEGRADOR |
PDF
|
Sandra Maria Nascimento de Mattos, Jose Roberto Linhares de Mattos |
|
SENTIDOS PRODUZIDOS AO PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM BASE NA ETNOMATEMÁTICA |
PDF
|
Vanessa Silva da Luz, Celiane Costa Machado |
|
A ETNOMATEMÁTICA NA AGRICULTURA FAMILIAR EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA REGIÃO AMAZÔNICA: ELO ENTRE O CONHECIMENTO EMPÍRICO E O ESCOLARIZADO |
PDF
|
Romaro Antonio Silva, Jose Roberto Linhares de Mattos |
|
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO HUMANA DO FUTURO PROFESSOR |
PDF
|
Janine Barbosa Lima Fransolin |
|
GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância
REPRESENTAÇÕES DINÂMICAS DE FUNÇÕES: O SOFTWARE SIMCALC E A ANÁLISE DE PONTOS MÁXIMOS E DE MÍNIMOS |
PDF
|
Paulo Rogério Renk, Rosana Nogueira de Lima |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA E A TEORIA DO MOBILE LEARNING: UM REVISÃO SISTEMÁTICA |
PDF
|
Learcino dos Santos Luiz |
|
GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática
IDENTIDADE E PARTICIPAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS: ENTRETECENDO TENSÕES E DISCURSOS ENTRE O MUNDO ACADÊMICO E O DA PRÁTICA DOCENTE |
PDF
|
Ana Leticia Losano, Dario Fiorentini |
|
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
PDF
|
Cirléia Pereira Barbosa, Celi Espasandin Lopes |
|
AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DE ALUNO A PROFESSOR |
PDF
|
Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
|
DIÁLOGO, INVESTIGAÇÃO E CRITICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Aldinete Silvino Lima, Iranete Maria Silva Lima |
|
GT8 - Avaliação em Educação Matemática
CONTEÚDOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA E O SARESP: ANÁLISE DE REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DO ENSINO |
PDF
|
Juliana Silva de Andrade, Jair Lopes Júnior |
|
GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO DE PROPORÇÃO SIMPLES POR ESTUDANTES DO 3º E 5º ANOS |
PDF
|
Sintria Labres Lautert, Vera Lucia Merlini, Ernani Martins dos Santos |
|
VIDEOAULAS E TEORIA DA ATENÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA SE APRENDER MATEMÁTICA |
PDF
|
Egídio Rodrigues Martins, Luis Carlos Leal Junior, Cecília Pereira Andrade, Lilian Esquinelato Silva |
|
GT12 - Ensino de probabilidade e estatística
MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO GT 12 DO SIPEM |
PDF
|
NATHALIA TORNISIELLO SCARLASSARI, CELI ESPASANDIN LOPES |
|
GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática
INCLUSÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL |
PDF
|
Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes, Priscila Coelho Lima |
|
GT14 – Didática da Matemática
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS CONTEÚDOS INICIAIS DO ENSINO DE ÁLGEBRA PARA O 8º ANO |
PDF
|
Luani Griggio Langwinski, Tânia Stella Bassoi |
|
GT15 – História da Educação Matemática
TRABALHO MANUAL E GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (FINAL DO SÉCULO XIX) |
PDF
|
Claudia Regina Boen Frizzarini, Maria Célia Leme da Silva |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .