GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
COMBINATÓRIA: CURRÍCULOS PRESCRITO E APRESENTADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
PDF
|
Glauce Vilela Martins, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
|
GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
CONTRIBUIÇÕES DA GEOMETRIA DINÂMICA NA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PERSPECTIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Vera Helena Giusti de Souza, Lucas Cunha Bastos |
|
O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE CONFIGURAÇÃO RETANGULAR |
PDF
|
Gabriela dos Santos Barbosa |
|
UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A ABORDAGEM DO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
RENATA ARRUDA BARROS, TAISSA DA SILVA LIMA BOAVENTURA |
|
AÇÕES COLABORATIVAS FORTALECENDO CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO - MEMBROS DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA |
PDF
|
Ana Paula Barbosa de Lima, Rute Elizabete de S. Rosa Borba |
|
TEOREMA DE TALES: UM OLHAR SOBRE AS PUBLICAÇÕES DO ENEM NOS ÚLTIMOS 20 ANOS |
PDF
|
Cristiano de Souza Brito |
|
UM OLHAR SOBRE A FACE OCULTA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ENVOLVENDO SISTEMAS LINEARES |
PDF
|
Wagner Gomes Barroso Abrantes, Tula Maria Rocha Morais, Luiz Gonzaga Xavier Barros |
|
GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior
UMA ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO |
PDF
|
Vânia Bolzan Denardi, Eleni Bisognin |
|
GT5 - História da Matemática e Cultura
HISTÓRIA E AS REGRAS DO DISCURSO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Aline Caetano da Silva Bernardes |
|
GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância
MULTINUMERAMENTO NO WHATSAPP: IMAGENS EM SMARTPHONES COM TELAS DA NEUROCIÊNCIA |
PDF
|
Wagner da Silveira Marques, Marcelo Almeida Bairral |
|
UMA LENTE PARA ANALISAR A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Maria Ivete Basniak, Everton José Goldoni Estevam |
|
POR TRÁS DAS CÂMERAS...MATEMÁTICA, VÍDEOS: UM OLHAR A PARTIR DA SEMIÓTICA SOCIAL |
PDF
|
Vanessa Oechsler, Marcelo de Carvalho Borba |
|
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICO E TECNOLÓGICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O GEOGEBRA |
PDF
|
Sérgio Carrazedo Dantas, Loreni Aparecida Ferreira Baldini |
|
CAPTURA E ANÁLISE DE INTERAÇÕES EM TELAS SENSÍVEIS AO TOQUE |
PDF
|
Alexandre Rodrigues de Assis, Marcos Paulo Henrique, Marcelo Almeida Bairral |
|
GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
PDF
|
Cirléia Pereira Barbosa, Celi Espasandin Lopes |
|
O BALANÇO ENTRE RISCO E CONFORTO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER MUDANÇAS NA PRÁTICA |
PDF
|
Rita Santos Guimarães, Leonardo Barichello |
|
A PREPARAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA ESTADUNIDENSE NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL |
PDF
|
Sabrina Bobsin Salazar, Patrícia da Conceição Fantinel, Daniela Stevanin Hoffmann |
|
TENSÕES ENTRE OS TEXTOS MOVIDOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR E O DISCURSO PEDAGÓGICO DO PROFMAT |
PDF
|
FLÁVIA CRISTINA DE MACÊDO SANTANA, JAQUELINE DE SOUZA PEREIRA GRILO, JONEI CERQUEIRA BARBOSA |
|
GT8 - Avaliação em Educação Matemática
ASSESSMENT BELIEFS AND PRACTICES IN PRIMARY SCHOOL MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL |
PDF
|
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Ednei Luis Becher, Marja Van Den Heuvel-Panhuizen, Michiel Veldhuis |
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ENTRE O QUANTITATIVO E O QUALITATIVO |
PDF
|
Renata Aparecida Viana, Roberta D´Angela Menduni Bortoloti |
|
GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
RELACIÓN DE LA ESTRUCTURA DE LOS NUMERALES EN LENGUA DE SEÑAS CON EL DESEMPEÑO EN ESTIMACIÓN NUMÉRICA Y CONTEO EN ESTUDIANTES SORDOS COLOMBIANOS Y BRASILEROS |
PDF
|
Nohemy Marcela Bedoya-Rios, Beatriz Vargas Dorneles |
|
GT10 - Modelagem Matemática
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO PROPICIADO PELO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM |
PDF
|
Eleni Bisognin, VANILDE BISOGNIN |
|
AS PRÁTICAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ: UM OLHAR |
PDF
|
Dionísio Burak, Daniele Regina Penteado |
|
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi, Elaine Cristina Ferruzzi |
|
PRÁTICAS DE ENSINO COM MODELAGEM MATEMÁTICA: INFLUÊNCIAS DE MOMENTOS VIVENCIADOS NA FORMAÇÃO INICIAL |
PDF
|
Bárbara Cândido Braz, Wellington Piveta Oliveira, Lilian Akemi Kato |
|
O PAPEL DA INFORMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rhômulo Oliveira Menezes, Roberta Modesto Braga |
|
GT11 - Filosofia da Educação Matemática
CALEIDOSCÓPIOS E ESPELHOS NO ENSINO DE GEOMETRIA: ASPECTOS PRAGMÁTICOS E FILOSÓFICOS |
PDF
|
Marli Regina dos Santos, Rosemeire de de Fátima Batistela |
|
O SENTIDO DO TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rosemeire de Fátima Batistela, Maria Aparecida Viggiani Bicudo |
|
INTENCIONALIDADE E EMPATIA NA ELABORACAO DE RECURSOS |
PDF
|
Marli Regina dos Santos, Maria A. V. Bicudo |
|
GT12 - Ensino de probabilidade e estatística
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS |
PDF
|
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Natália Galvão Simão de Souza, Nilceia Datori Barbosa |
|
ENSINO EXPLORATÓRIO E PENSAMENTO ESTATÍSTICO |
PDF
|
Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak |
|
A PESQUISA QUANTI-AÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Luciane Souza Velasque, Maria Tereza Serrano Barbosa, Alexandre Sousa Silva |
|
GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática
DIFERENTES FORMAS DE APRESENTAÇÃO DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: SUBSÍDIOS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS |
PDF
|
Fábio Alexandre Borges, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
PDF
|
Fábio Garcia Bernardo |
|
GT14 – Didática da Matemática
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS CONTEÚDOS INICIAIS DO ENSINO DE ÁLGEBRA PARA O 8º ANO |
PDF
|
Luani Griggio Langwinski, Tânia Stella Bassoi |
|
GT15 – História da Educação Matemática
Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática: dos estudos sobre História da Educação Matemática (Inclusiva) |
PDF
|
Ivete Maria Baraldi |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS: A PROPOSTA DE TITO CARDOSO DE OLIVEIRA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES |
PDF
|
Luciane de Fatima Bertini, Ivone Lemos da Rocha |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .